Definição de etapas - Porto - Santiago de Compostela

nunobiklas

New Member
Pois isso foi o que eu fiz...Mas a burra merece pois portou-se muito bem. Fiquei espantado com a resistencia da bicha pois havia descidas com calhaus em que dava por mim que a bike ia partir-se ao meio...:)
 

jmdcfigueiredo

New Member
Sim, há muitas zonas que se não se meter travão a bike leva porrada que é uma coisa parva!

Também ouve alturas em que ao sentir cada pedrada que levava por baixo pensava que o quadro havia de ficar bonito, mas alem de uns risquitos não teve nada demais!
 

nirvugo

New Member
Se alguem estiver estiver disposto a dar um salto a Santiago este Sábado ;) pode acompanhar-me a mim e a um amigo. Vamos sair de Vila Praia de Âncora pelas 06h00 por estrada até Valença e daqui pelos caminhos até Santiago. Esperamos fazer os, cerca de, 150km até às 16h00 e encontrar-nos com um grupo que saíu hoje para fazer o caminho junto à costa (por A Guarda-Baiona) em dois dias.
 

jmdcfigueiredo

New Member
Isso é puxado nirvugo!

Partindo do pressuposto que nessas 10 horas pedalam efectivamente 9 têm de fazer uma média de 16,6 km/h o que já é qualquer coisa, mais ainda durante 9 horas!!!!!!!!

Isso com bikes de estrada, certo?
 

nirvugo

New Member
Com as nossas "burritas", duas scott Genius de 2005. Um amigo comum fez Porto-Santiago de uma tirada só, 265km em 18h00 e tal.. por isso nós vamos fazer bem menos... :)
Vamos com calma e sem pressas e esperamos chegar a Santiago inteiros por volta das 15h00 ou 16h00 (hora portuguesa). Só espero que o S. Pedro dê uma ajudinha... hoje não foi nada benevolente com os que partiram de manhã.. :)

Depois deixo-vos o relato da aventura.
 

SandraS

New Member
jmdcfigueiredo said:
O quê!!???

Porto-Santiago por trilhos de uma vez só, com a subida da Labruja e outras que tais!!!????

E já não eram os 1ºs!!

Já não é a 1ª vez que fazem Porto-Santiago num só dia ;) incluindo labrujas e labrujinhas, tais como a chegada a Pontevedra :D

Conta-nos tudo depois nirvugo. E bom "passeio" :D
 

jv-

New Member
Boas pessoal
Qual o melhor dia da semana para começar o camiño no porto e apanhar menos gente possível nos albergues? (fazendo porto - santiago em 3 dias) Estava a pensar partir sábado 23 de Julho. É uma boa data?
 

SandraS

New Member
Olá jv , Sábado não é de certeza o melhor dia, ehehhe

O melhor será mesmo à semana.. e mesmo assim, no Verão, és capaz de apanhar bastante gente ....

Bom caminho :yeah:
 

Giro

New Member
Boas pessoal
Qual o melhor dia da semana para começar o camiño no porto e apanhar menos gente possível nos albergues? (fazendo porto - santiago em 3 dias) Estava a pensar partir sábado 23 de Julho. É uma boa data?
JV vais levar a Ransom? Vais curtir a descida na labruja:mrgreen:
Quanto aos albergues, a não ser que faças muita questão de ficar neles, não te preocupes muito com a dormida se não ficares em albergues podes ficar em pousadas da juventude, em quarteis de bombeiros ou pavilhões em desportivos;)
 

nirvugo

New Member
Cá estou de volta depois de um fim de semana de BTT com um total de 230km. Tal como provisto saímos bem cedo de casa (eram umas 06h00) e rumamos, pela N13, até a entrada de S. P. da Torre onde paramos para reforçar o pequeno almoço com um pastel e um café bem forte. De regresso à estrada recebemos a benção de S. Pedro com uma chuva míudinha que mais parecia orvalho que nos acompanhou até Valença. Passada a ponte internacional o tempo começou a melhorar e o sol a espreitar por entre algumas nuvens. Era tempo para tirar os corta-ventos e abastecer água. A partir daqui seguimos as setas amarelas até Pontevedra onde paramos por volta das 10h15 para tapar o enorme buraco que tinhamos no estômago. Retomamos o caminho meia hora mais tarde e ainda tivemos oportunidade de passar por um grupo de bttistas portugueses junto à linha do comboio nas proximidades da Igreja de Alba e outro grupo de espanhois já muito próximo de Padron. A próxima paragem foi feita antes de chegar a Teo (num café ao lado da estrada) e aproveitamos para provar a tortilha que, diga-se de passagem, estava otima. Daqui seguimos para Santiago. Na periferia da cidade optamos por seguir a via do Corxo (acho que é assim que se chama) que nos levou por um singletrack junto a uma linha de água e depois até ao casco velho da cidade, evitando a subida do hospital. Parece-me uma alternativa nova, bem marcada, com menos trânsito e que nos leva até ao jardim nas imediações da zona velha da cidade. Ás 15h00 estavamos reunidos na praça do Obradoiro com o grupo que havia saído um dia antes. Foram 160km que nos levaram um total de 9h a completar com uma média de 21km/h e mais de 7h a pedalar.
No dia seguinte viajamos de comboio até Vigo de onde saímos para pedalar até casa pela belas paisagens da costa espanhola.
 

superveloce

New Member
Boas, eu também vou fazer o caminho em Agosto, e as nossas etapas vão ser estas:
Dia 1
Casa --- Vilarinho (10/15KmKm)
Vilarinho (Vila do Conde) --- Ponte de Lima (56km)
Dia 2
Ponte de Lima --- Tui (67Km)
Dia 3
Tui --- Padrón (58Km)
Dia 4
Padrón --- Santiago de Compostela (21Km)

Se alguém tiver alguma dica de locais onde ficar alojado nestes locais, agradeço, já que como vamos em Agosto vamos optar por não ficar nos albergues devido a poderem estar cheios.

ps: Tui é paragem oficial, certo?
 

jmdcfigueiredo

New Member
O que é que é para ti paragem oficial!?
Se têm albergue e se faz parte do caminho "oficial"!? Sim!

Eu se fosse a ti tentava na mesma os albergues pois embora estejam cheios de certeza que arranjam alternativas, como seja o caso de pavilhões ou tendas da protecção civil...
 

SandraS

New Member
superveloce said:
Boas, eu também vou fazer o caminho em Agosto, e as nossas etapas vão ser estas:
Dia 1
Casa --- Vilarinho (10/15KmKm)
Vilarinho (Vila do Conde) --- Ponte de Lima (56km)
Dia 2
Ponte de Lima --- Tui (67Km)
Dia 3
Tui --- Padrón (58Km)
Dia 4
Padrón --- Santiago de Compostela (21Km)


superveloce, :confused::confused:

Onde raio viste tu esses kilómetros ? :confused:

porque vais só fazer 10/15KM no 1º Dia?!

Repara :

De Vilarinho a Ponte de Lima devem ser pelo menos uns 65 km (+-) e não 56km, como dizes...

E dizes que de Ponte de Lima a Tui são 67km??? Onde viste isso ? Nem a 50km chegam, quanto mais a 67km.. Serão 40km, pelos caminhos...

Dizes também que de Tui a Padrón são 58km, mas está completamente errado... na realidade de Tuy a Padrón são 92km ;)

Mais vale veres melhor os km e etapas a fazeres ;)

Aqui para trás, não faltam links com toda a informação ;)
 

superveloce

New Member
No primeiro dia vamos até Ponte de Lima, eu só separei pois só entramos no caminho em Vilarinho, ou seja, o 1º dia fazemos desde casa a Ponte de Lima.

Em relação às distâncias tirei de um site www.caminhoportuguesdesantiago.com/PT/

Mas obrigado pelo alerta, já vi que estava completamente errado mesmo...

Das que estão atrás já tinha preferência de 1 que vi:
Casa-Ponte de Lima
Ponte de Lima-Valença
Valença-Ponte vedra
Ponte Vedra - Santiago

Se souberem de algum site com informação fidedigna, ou alguém que possa dar informação eu agradeço, que é para disponibilizar pelo resto do pessoal.

edit: Mas tínhamos alguma preferência em fazer menos Km no ultimo dia, de forma a almoçar em Santiago.
 
Last edited:

superveloce

New Member
jmdcfigueiredo, em relação aos Albergues, sinceramente também tinha preferência em ficar em albergues, mas não consegui convencer o restante grupo, recebendo sempre como resposta a possível lotação.

Acho que esse é que é mesmo o espírito peregrino, mas julgo que vamos sentir o caminho à mesma.
 

SandraS

New Member
Olha, em relação aos mapas, o site do albergue de Rates, está muito bem conseguido ( http://www.alberguederates.com/) lado esquerdo, clicas em mapas do caminho!

Em relação a fazeres menos kms no ultimo dia, podes mudar a 2ª etapa. Em vez de dormirem em Valença, tentem dormir ou em Porrinho ou em Pontevedra; pois , ao sairem de Ponte de Lima, têm a labruja, mas mesmo assim chegam a Valença cedo... ;)

Se conseguirem dormir em Porrinho, no 3º dia podem ir até Padrón, e no ultimo ficam só com 23km +- :yeah:
 
Last edited:

superveloce

New Member
SandraS, Muito bom o site do albergue de Rates, sendo assim e seguindo as distâncias que tem nos mapas de lá, alterei então o segundo dia até Porrinho. Acho que estão mais equilibrados os dias.

Dia 1
Casa - Vilarinho (Vila do Conde) - Ponte de Lima - 70 Km

Dia 2
Ponte de Lima - Porrinho - 56.6Km

Dia 3
Porrinho - Caldas de Reis - 55.5Km

Dia 4
Caldas de Reis - Santiago - 43.1Km

Mesmo fazendo 43Km no ultimo dia, acho que ficou equilibrado, e se não sairmos muito tarde ainda deve dar para almoçar em Santiago.
 
Top