De SANTARÉM (Vale de Santarém) a PENICHE (Praia Consolação)

Dia 06/07/2013-sábado.


Prometia-se o dia de maior calor do ano :fpalm: e assim sendo, decidido a procurar paragens mais refrescantes, estava a sair de casa pelas 4:30h da madrugada para ligar o Vale de Santarém à praia da Consolação.

A madrugada à luz da lanterna, levou-me a encontros imediatos com inúmeros coelhos, um furão, uma cobra estendida no estradão que confundi com um pau,:eek:mg: corujas, morcegos e outra fauna não identificada.

Depois de passar por, entre outras, pelas localidades de VN São Pedro, Manique do Intendente, Tagarro, Serra de Montejunto; Cadaval, Bombarral, Olho Marinho, Serra d´El Rei, BArragem de São Domingos e Atouguia da Baleia, ao fim de 84 km chegava à praia da Consolação.

Uma temperatura do ar de 32.º C (menos 10.º C do que a registada em Santarém) e uma temperatura da água excelente foram a recompensa. :hehe::hehe::hehe:

A repetir, no doubt about it!!!

(Manique do Intendente-5 horas da madrugada)


(Nascer do sol nos moinhos do Cercal-Montejunto)


(passagem de raspão pela Serra de Montejunto)


(Bombarral-Linha do Oeste)


(Olho Marinho-nascente)


(serra d´El Rei)



(serra d´El Rei- o paraíso era além)


(barragem de São Domingos)




(Consolação.chegada-11 horas)


(recompensa )


(Consolação.-descanso )
 
Volta espectacular....conheço os caminhos da Serra D´El Rei e da barragem são 5* e claro a Praia da Consolação é magnifica.

1Abraço e boas pedaladas
 

Manchanegra

New Member
Muito bom! Conheço bem esses trilhos da zona de Peniche e alguns de Montejunto. Alguns de bicicleta outros de jipe. Gosto particularmente da "volta" da Barragem e da zona das Eólicas. Nesse dia andei pelo Baleal e posso confirmar que a agua estava excelente!
 
Miguel79 . As paisagens são bonitas embora durante cerca de 30 kms tenham sido vistas noturnas e com pouco que ver. ;)
Sérgio Gomes; é bem verdade, gostei da Serra d´El Rei (embora cerca de 180 metros de altitude faça dela uma "serrinha") e do ziguezague durante 8 km à volta da barragem de São Domingos.:cool:
Manchanegra , hás de convir que, de jipe, as voltas não são bem a mesma coisa.:eek:
 

Manchanegra

New Member
Paulo, acho que há lugar para tudo desde que as coisas sejam feitas com bom senso.
Actualmente tenho andado mais de bicicleta. O UMMer está parado á porta há 3 semanas. Hoje deve sair para ir ás compras :eek: e para ir deixar a bicla do meu filho na oficina. Mas continua a dar-me um gozo enorme andar com ele fora de estrada.
Os trilhos ali daquela zona conheci-os inicialmente com o 4x4. Quando recomecei a andar de bicicleta foi precisamente por ai há quase dois anos. Era uma volta de 15kms que começava na Bufarda, acompanhava a barragem, ia á Atouguia da Baleia e regressava. O regresso já era bastante complicado. No ultimo domingo foram 60 e ontem mais 24, que, apesar de maioritáriamente em estrada seriam impensáveis há 3 meses atrás. Os teus 84 kms ainda me assustam um pouco, mas, um dia destes aventuro-me numa distância maior.
Não acho que o 4x4 e as 2 rodas (a pedal) sejam incompativeis. São formas diferentes de andar fora de estrada, e, desde que haja respeito mutuo, "tá-se bem". Já fizemos um passeio com orientaçao por GPS em que dois dos participantes foram de BTT e em algumas zonas deixaram mesmo os jipes para trás pelo simples facto de puderem ir por single tracks enquanto os jipes tinham que procurar alternativas mais largas.
Mas isso já são outras histórias. Pode ser que nos cruzemos por esses "Montes e Vales". Obrigado pela partilha.
 
manchanegra, Tenho visto de tudo em relação ao pessoal dos jipes e quads e motocross.
Há respeitadores dos trilhos e que percebem que também os "sem motor"(bicicletas e pedestres) têm direito a circular por ali e há os que deitam as árvores abaixo, passam a abrir por betetistas para que lhes “lambam o pó”.:mad:

No entanto e infelizmente também cada vez mais há pessoal a andar de bicicleta pela natureza que conspurca mais que quem anda de jipe ou quad.

Aparte isso, tenho um afeto especial pelos UMM, andei bastante neles quando fui militar e sinto saudades disso.

em relação à quilometragm, 84 km e mais de 1. 000 metros de acumulado de subidas nem é muito se no final nos esperar um belo mergulho na praia. É uma espécie de cenoura à frente do burro.:p
 

Manchanegra

New Member
Paulo, sou o primeiro a reconhecer que há pessoal com jipes que não devia conduzir nada, apesar de haver situações em que o mal menor é mesmo sair do trilho. Não morro de amores pelas 2 rodas motorizadas (apesar de ter vários amigos que andam de mota), há condutores que são autenticos assassinos (eu proprio reconheço que não cumpro todas as regras), e, já pessoal a andar de bicicleta em zonas cheias de pessoas que se tem se houver um azar, provavelmente matam alguem.
Bons e maus elementos há em todo o lado. Aos poucos vamos tomando consciencia de outras realidades. Há que dar o nosso melhor e saber viver com isso.
Já que o tema foi abordado, então e o regresso a casa? Não havendo relato presumo que não foi da mesma forma.
 
A minha companheira e o meu filhote foram até lá de carro, passámos o resto do dia na praia e depois voltámos.
Assim, o retorno a casa, foi feito de "pópó" com a "menina" de duas rodas no tejadilho.
2 x 84 km já seria difícil (ou mesmo impossível) de eu os fazer.
 

belhinho

Member
Ainda não consegui reunir força suficiente para me levantar tão cedo para andar de bike......
Levantar ás 4 da matina para fazer 84 km de bike; sozinho; num dia que já se sabia que as temperaturas íam chegar aos 40......é obra!!!

Parabéns.....
 

tinric

Super Moderador
Eu a pensar que me tinha levantado cedo no Domingo (pois sai de casa às 6:30 da manhã, com o sol a começar a espreitar por cima da serra...)

Parabéns pela ideia e concretização... boa onda... um tudo em um em que todos ficam a ganhar.


A ver se combinamos uma volta cá por estes lados que isto tem por aqui umas coisas interessantes para se fazer :)


Abraço
 
belhinho ; sair às 4h30m da madrugada é ótimo para sair a pedalar precisamente em dias de elevadas temperaturas. :)
tinric Sabes que o PNSAC com muito calor não é o mais recomendável mas começar às 6h30 quando o sol se levanta é capaz de ser boa ideia.:cool:
camaleao foram fotos feitas a solo e servindo-me do automático da máquina; 10 segundos para armar, correr, apanhar a bike e tentar ficar no local certo no momento do disparo.;)
 
Top