Obrigado pelos comentários!
Rui, o peso total neste momento é de 9.220kg. No entanto não me "preocupa" porque está com algum material bem pesado. Está com os esigrips na versão chunky que apesar de super confortáveis são pesados (60gr).
Quando a cassete Recon partiu montei uma SLX 11-36 (chumbo) enquanto não tinha a resposta da garantia. A verdade é que gostei do 11-36 e foi ficando, ficando, ficando... Quando acabar esta corrente que entretanto montei, tenho que decidir o que monto. Se volto a dar oportunidade à Recon que entretanto tem estado encostada ou se monto uma cassete 11-36 mais levezinha que a SLX que pesa "apenas" 370gr. Provavelmente vou mesmo optar por uma cassete 11-36, resta decidir qual. Entretanto vou gastando a SLX, sempre vai perdendo um pouco de peso :lol:
Nas rodas novas acabei por montar 2 Maxxis Monorail (que já tinha experimentado e gostei). Na frente, na versão exception com 509gr e atrás na versão normal que deve rondar os 540-550gr. A juntar aos novos pneus estão 2 copos de Notubes (em cada roda) para prevenir algum dissabor.
Por falar em dissabores, o Pedaleiro Race Face acabou por ceder com a conversão a 2 pratos. Mesmo a usar as anilhas no exterior da aranha, enquanto limpava a bike reparei que 2 dos apoios estavam fissurados! Obviamente que não houve garantia e, como tal, como parece que com a idade estou a ganhar algum juízo não vou arriscar a montar outro pedaleiro convertido. Assim sendo, verificando o que existe no mercado específico para 2 pratos as opções seriam: Tune smartfoot, Sram XX, Shimano XTR e Rotor 3D(+). O engage da Ax Lightness teima em sair para venda.
Analisando os pesos tínhamos o rotor e o tune num saco e o XX e XTR no outro. O rotor, confesso que não me enche as medidas, não lhe consigo achar grande piada. Sei que é um excelente pedaleiro mas não me faz bater o coração. O Tune (BOR) parece-me demasiado caro para o peso que ganha aos concorrentes. Assim, entre XTR e XX a escolha foi para o XX e assim ficar em sintonia com o resto da transmissão (pois....falta a cassete!). Entretanto, enquanto não monto o XX tenho andado com um XT que é um pedaleiro de guerra mas contribui também para o aumento de peso da bike!
Ou seja, resumindo, em situação normal (depois de montar o pedaleiro e trocar a cassete/corrente) conto que a bike fique a pesar em torno de 8.8-8.9kg. Eventualmente trocar os pneus para uns mais leves depois....veremos!
Em relação à troca dos travões. Os R1 são aquela maravilha que todos conhecemos. No entanto quis experimentar os XX para ficar com um guiador mais arrumado e porque este novo modelo de 2012 havia sido aligeirado ficando muito próximo do peso dos R1. Em termos de potência os R1 dão-nos, talvez, um pouco mais de potência final (não fosse aliás por isso que são conhecidos). O "feeling" destes xx wc está mais brusco que os anteriores travões da avid que tinha experimentado. Têm, no entanto, uma manha que é o facto ganharem algum ar e perder curso depois das primeiras utilizações. Nada que um sangramento não resolva! Vantagem no verdadeiro sentido do termo pois querer arrumar a "tralha" no guiador é uma vantagem subjectiva, é o facto de serem muito, muito mais fáceis de afinar (aliás, o grande "defeito" dos R1 é mesmo esse). De resto é uma daquelas trocas "higiénicas" que não é mais do que arranjar justificação para trocar algo que não precisamos de trocar mas que, por alguma razão que por vezes nem nós próprios sabemos, nos apetece trocar eheheheheh
O peso dos travões:
O peso do travão traseiro foi uma decepção inicial. No entato creio que nunca vi um travão que trouxesse um tubo tão comprido de origem! Não o pesei depois de cortado mas perdeu à vontade 20-30gr. Hei-de matar a curiosidade e pesar.
Bom peso para o travão da frente com o tubo por cortar apesar de faltar o clamp que na verdade não foi usado, monta-se directamente no do bloqueio da suspensão.
Os pesadíssimos matchmakers, na verdade só foi usado um!
Só em termo de comparação, o peso dos clamps "normais" dos travões, sem matchmaker!
Os punhos amarelos! Está visto que não ficaram aprovados pelo pessoal do Forum! Não é por razão nenhuma em especial. Apeteceu-me montar ali qualquer coisa diferente e que dê alguma vida à, agora escura, frente da bike. No limite, posso dizer que foi para condizer com os óculos mas não, foi mesmo por pancada!
Entretanto ponho das rodas, está difícil de fazer o upload! Fica só uma amostra:
abraço
David