Dúvida sobre altura correcta do selim

Miguel.RS

Member
Encontrei aqui em tempos neste mesmo fórum a seguinte imagem:

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Indica como calcular o tamanho da bike e altura do selim...Espero que te ajude...

Cumps
 

nelsonasp

New Member
Saudações

O métodp mais fácil...

Com o pedal em baixo e o calcanhar sobre o mesmo, a perna deve ficar toda esticada, para que quando pedalas com zona do pé indicada para tal fiques com a perna ligeiramente flectida...

É facil e é uma forma correcta de o fazer, depois de acertares assim a coisa poderá ter que descer ou subir um pouco o banco por uma questão de conforto mas é um bom principio.

Abraço
 

nelsonasp

New Member
NaDa said:
Quando mudei a altura do selim, depois de umas voltas começou me a doer mesmo no meio, em relação a base do assento (nao sei como se chama essa parte do corpo :S)

Eu tentei por o mais horizontal, mesmo assim depois de um pouco, começa me a dor, devo por mais para cima, ou mais para baixo ?

Saudações

Podes ter o selim pela altura certa mas ter mal o angulo do mesmo, ou pode estar muito para tras ou para a a frente... pode também ser um mau selim ou um que simplesmente não serve para ti... cada rabo é um rabo...

Faz várias experiências, move-te em cima da bike tentando perceber o que alivia a dor, inventa...

Abraço
 

artsite

New Member
No exemplo fala que se mede do centro da pedaleira, onde por norma é oco nas de eiixo integrado, até ao topo do selim, mas existem pedaleiras de 170/175/180mm, isso não varia??

Depois, no meu caso, pelo que já analizei na minha pedalada, mais me parece que ando sempre com o calcanhar mais levantado em relaçâo á ponta da sapatilha, logo desta maneira também está incorrecta esta maneira de medir certo? (isto no meu caso).

Depois,, entre o calcanhar e o joelho, se tiver o joelho mais á frente, é mais facil de dar mais força. ou rotação?
 

penhasmac

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Pois tambem tenho a impressão que essas formulas (de 0.88 x a entre perna) do centro da pedaleira ao topo do banco deixam muito a desejar.
Andava com uns cranks de 170mm e agora meti uns de 175mm ....pois e agora por essa formula (a medir do centro da pedaleira) tenho de meter um livro atado ao sapato para chegar ao fundo do ciclo do movimento pedaleiro.
Como pode ser medido do centro da pedaleira se existe crank´s de várias medidas????
 

BrCardoso

Member
Só uma coisa…

Tenho a altura do selim medida da axila ao centro pedaleiro, que já não se usam no mundo desde os anos 70 (ainda nem era nascido! lol), e sinto-me bem assim.
Admito que para descer é demasiado alto, mas pra subir sinto-me bem.

No entanto estive a medir a altura entre pernas e a fazer as contas › [ Alt x 0,885 = Y ], mas agora o selim parece-me demasiado baixo!

Fiquei na dúvida. Mantenho o método dos antigamentes ou habituo-me aos valores ergonómicos aqui sugeridos? :roll:

Obrg
 

NunoCoutinho

New Member
BrCardoso, se da outra maneira não andavas a esforçar demasiado a perna, a esticar penso que não terás problemas.

Esta medida as vezes pode não bater certo consoante o avanço o atraso do selim face ao centro pedaleiro.

Mede com os sapatos calçados e as pernas ligeiramente abertas como se fosses de bicicleta.

Se eu ainda coloca-se mais alto do que pela forma andava na lua...
 

JPontes

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Parecendo que não, a altura do selim conta muito, para já pedalas numa posição correcta e podes tirar melhor rendimento/potência de pedalada, e por outro lado se n tens a altura do selim regulada ao teu tamanho, o teu corpo é que sofre.
 

pedromig85

New Member
Bem... já vi aqui muita opinião e acho que demasiadas contas para ajustar a altura do selim.

Quando comprei a minha bike, o técnico da loja que me a vendeu, um profissional "do melhor", disse-me para experimentar a bike à frente dele, para ver como as pernas funcionavam na pedalada... o que ele queria ver com esta experiencia, era ver-se formado um angulo aproximado de 30º, do alinhamento do femur com a tibia.
O objectivo é que o joelho durante a pedalada, não esteja esticado para não evitar lesões e danificar as cartilagens do joelho. Os 30º ainda é um angulo "jeitoso", mas o ideal para evitar dores nos joelhos após os treinos. Eu antes de me terem ensinado isto, também tinha feito o ajuste com essas medidas por entre pernas, etc... e acreditem que muitas das vezes acabava os treinos com dores e até mesmo no dia a seguir ainda me doiam. Agora isso acabou, nunca tive mais dores,...
Este é o meu testemunho, válido ou não, vale o que vale...

Boas pedaladas
 

BrCardoso

Member
pedromig85,
Parece interessante a parte dos 30º para não esforçar a articulação do joelho.

Mas no início não sentias que fazias mais força nos músculos o que levava a um maior cansaço das pernas? (curiosidade)
 

pedromig85

New Member
BrCardoso said:
pedromig85,
Parece interessante a parte dos 30º para não esforçar a articulação do joelho.

Mas no início não sentias que fazias mais força nos músculos o que levava a um maior cansaço das pernas? (curiosidade)

Boas
Desculpa responder só agora... o que te posso dizer é que só achei alguma "estranhesa" até à habituaçao de pedalar assim... pois estava habituado a pedalar praticamente com perna esticada... mas isto ocorreu so mesmo na primeira vez... de resto nao tenho nada de especial. As dores de joelhos nunca mais tive...
 

match

New Member
1. O Sr Paulo Marinheiro fala em medir com Sapatilha, mas o site Escola de Bicicleta fala Descalçado. Acho que com Sapatilha é mais especifico, mais correto. Ok?
2. Pedaleiras de 170mm, 175mm, é praticamente idênticas; diferença de apenas 5mm, o que é irrisório.
3. O mais simples, rápido e eficaz é o método do NelsonASP acima citado: esticar perna totalmente e apoiar a sola no pedal na parte baixa da pedaleira. Daí, ao pedalar com a ponta do pé se tem a pequena dobra do joelho, que é o grande segredo de tudo: nem muito esticada e nem muito encolhida, pra evitar forçar joelho.
Mas ainda vou testar o método perna x 0,885, pra ver se há diferença.
4. Na questão do recuo o que eu sabia era sobre colocar prumo alinhando JOELHO>EIXO PEDAL, estando o pé na parte da frente da pedaleira.
Se entendi, o Paulo sugere algo mais à frente em caso de BTT, pra na subida recuar o corpo;
É isso o que quis dizer?
 

LUIS JONI

New Member
a fórmula é a mais precisa, :roll: para tanto existe a técnica da experiência e prática....

primeiro - adequa o selim na medida que resultar na fórmula e,
segundo - ao pedalar, faça o esplinter e senta, se não encaixar o rabo e sentir desconforto, é porque tá fora da medida,e vai se ajeitando ...

abraços... :lol:
 

carlluchi

New Member
Boas tenho uma wheeler w39pro, e estou com uma dificulade no avanço do selim, na altura é pacifico e está correcto, a formula 0.885 ou o metodo do calcanhar, ambos dão o mesmo valor de altura, tenho 1.80 com 82 de perna.

O que me preocupa é o avanço do selim, mesmo com tudo puxado para a frente, o centro da minha rotula fica a cerca 5 a 6 cm fora do eixo do pedal para tás. A rolar sobretudo em esforço se puxar o rabinho para a frente noto que de facto faço muito menos esforço se alinhar a rotula com o centro do pedal, no entanto vou com o rabinho na ponta do selim, o que se torna desconfortavel.

Que poderei fazer?
 
Last edited:

subeskema

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O teu espigão é recto ou tem offset? Pelo que dizes deves estar a utilizar um espigão com offset ou encaixe recuado, muito comum vir de serie nas bicicletas hoje em dia.

Na minha opinião e pelo que tenho aprendido a ajustar a minha bicicleta visto eu ter 1,90m e nunca foi fácil.

Altura do selim: sentado em cima da bicicleta, calçado, calcanhar no pedal, perna recta.
Avanço/ recuo do selim: sapato encaixado, perna flectida com a pedaleira em paralelo com o chão, eixo do pedal deve ficar a 1/2 dedos atrás da rótula. Se necessário utilizar espigão sem offset (não curvo) normalmente para pessoas mais altas.

Alinhado o selim, passa-se ao volante.

Comprimento do avanço: com os pés encaixados, pedaleira paralela ao chão, flectir os braços/ cotovelo a 90º, o cotovelo deve coincidir com o joelho/ rótula. Alterar avanço conforme a necessidade para o cotovelo coincidir com o joelho.
Altura do Avanço: a extremidade de encaixe do volante deve estar a cerca de 1 a 3 dedos mais baixa que o selim (isto se imaginarmos uma linha recta sem inclinação). Pode e deve ser ajustada conforme o ciclista mais se sentir confortável.

Se nada disto resultar peçam uma segunda opinião porque o mais certo é estarem a utilizar um quadro com tamanho incorrecto ou de uma geometria pouco convencional.

Para mim é a melhor posição para retirar melhor desempenho e sem chegar ao final de uma volta como se tivesse levado uma carga de porrada nas costas.
 

carlluchi

New Member
Obrigado pela resposta.

Um outro membro chamou atenção tambem da questão do recuo do espigão, e até sugeriu roda-lo.

Bem de facto rodar o espigão resolveu o problema do alinhamento da rotula com o centro do pedal, e isso nota-se muito mesmo na força da pedalada, consigo andar 2 ou 3 velocidades acima do que se puxar o corpo para tras.

No entanto e porque não há bela sem senão, 2 problemas.

1) voltei a ficar com o pulso dormente, este problema tinha resolvido ao puxar o selim para tras, ao voltar a meter à frente voltou o adormecimento punho esquerdo.

2) Não fiz monte só estrada, no entanto numa pequena descida de paralelos, senti que o meu corpo queria passar por cima da bicla, ou seja, devo estar muito à frente, e caho que vou ter muitas dificuldades em descer monte.

o Quadro é um wheeler 17.5" e diz para alturas de 1.60 a 1.75, eu tenho 1.80 com 82 de perna.

Esta semana vou passar pela loja e sentar o rabinho nas expostas e tentar chegar alguma conclusão. Entretanto pelas fotos que coloquei antes de virar o espigão conseguem ver mais alguma coisa que esteja menos bem. Acho que o avanço já é bem comprido.

ANTES : http://img23.imageshack.us/i/17092010353.jpg/

DEPOIS:
http://img695.imageshack.us/img695/9857/26092010362.jpg
http://img59.imageshack.us/img59/1146/26092010363.jpg
http://img826.imageshack.us/img826/7122/26092010364.jpg
 

essence_s

New Member
Boas, acho que tens tudo para usar um espigão recto , sem recuo...com o selim apertado no centro dos carris.Se tiveres dormencia , puxas o selim ligeiramente atrás.è muito mais fácil de acertar do que com recuo.
A questão do tamanho do quadro...pela lógica diria que o quadro é pequeno, mas como te queres chegar para a frente, essa problema deve piorar num quadro maior.
 
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