curso traseiro?!

Gavião

New Member
Re: Curso dos Quadros FS

Sim, normalmente temos essa informação pelo fabricante, mas e quando este não a divulga? :shock:
por outro lado, já li que nem sempre o curso real é o declarado pelo fabricante, podendo haver diferenças de alguns mm.
Posso estar enganado, mas acho que exite fórmula para calcular, tendo a ver com a desmultiplicação.
Obrigado :p
 

Bravellir

New Member
Re: Curso dos Quadros FS

sim, mas a desmultiplicação, essa sim é que não é quase nunca declarada pelos fabricantes. Normalmente, quem testa bikes, tira o ar do amortecedor, segura a bike pelo espigão e levanta a roda de trás ao máximo. A distancia do pneu ao chão é o curso ( ou do eixo da roda para ser mais exacto.). Dai eles pegam e calculam o inverso para obter a desmultiplicação.

p.ex: se o curso do amortecedor for 50 mm e a bike tiver de curso real 115mm, então temos uma desmultiplicação de 2.3
 

nelsonasp

New Member
Re: Curso dos Quadros FS

Bravellir said:
sim, mas a desmultiplicação, essa sim é que não é quase nunca declarada pelos fabricantes. Normalmente, quem testa bikes, tira o ar do amortecedor, segura a bike pelo espigão e levanta a roda de trás ao máximo. A distancia do pneu ao chão é o curso ( ou do eixo da roda para ser mais exacto.). Dai eles pegam e calculam o inverso para obter a desmultiplicação.

p.ex: se o curso do amortecedor for 50 mm e a bike tiver de curso real 115mm, então temos uma desmultiplicação de 2.3


Saudações

Explica lá isso melhor??? Obrigado...

Abraço
 

Xure

New Member
Re: Curso dos Quadros FS

Boas!

Este assunto despertou-me uma duvida.

O Curso útil de uma bike não é o conjunto do amortecedor com o curso que o quadro permite? Ou seja, por exemplo existem varios modelos de fox float, com varias distancias entre olhais, essa distancia entre olhais não significa ter mais curso ou menos, mas sim o espaço que o quadro tem entre olhais, para colocar lá um amortecedor.
Mas existem quadros que usam uma dada sups e outros que usam essa mesma susp, mas com mais curso pk o quadro assim o permite, certo?

Melhor ainda para ilustrar a minha pergunta. Uma spec stump jumper tem de curso traseiro 120, salvo erro e vamos supor que se usa um fox float rp23, com 190 mm de distancia entre olhais. A minha tomac, tem um float, com 200 entre olhais, mas só faz ou 90 mm de curso ou 100, (não sei ao certo). Supondo que este dois quadros tinham a mesma distancia entre olhais, e com dois foz float rp 23 iguais. O que faria variar o curso útil de amortecimento? Apenas o quadro, certo?

Espero ter me feito entender,

Abraço
 

Gavião

New Member
Re: Curso dos Quadros FS

Acho que estamos a chegar perto 8). O mesmo amortecedor, ex. fox de 165mm entre olhais, tanto pode servir num quadro que faz 100mm de curso ou 120mm :p. Daí a questão da desmultiplicação do quadro que fala o Bravellir :shock:. Eu queria saber é como é que podemos calcular, ou medir, o curso efectivo do quadro :-K. Amanhã vou pesquizar numa SoloBici que li há uns meses :pesquisa:. Acho que lá num ensaio a uma bike, eles calcularam o curso com base nas medidas do amortecedor (distância entre olhais e curso do êmbolo) mas não tenho a certeza. Será pssível? :nsei:
Obrigado
 

Bravellir

New Member
Uni vários tópicos sobre o mesmo.

bem..

1. Distancia entre olhais de um amortecedor. É a distância entre os pontos de apoio do amortecedor ao quadro, quando o amortecedor está completamente esticado. Os quadros são desenhados a pensar numa determinada distância entre olhais. Afectar esta distância, altera a geometria do quadro e pode inclusivamente fazer perder completamente a eficácia do sistema de suspensão traseiro.
Certos fabricantes disponibilizam varios pontos de fixação para o amortecedor no quadro. Isso não faz variar a distancia entre olhais, mas pode ou não variar o curso e varia de certeza a geometria. É para isso que servem esses apoios extra. Exemplo? A Prophet com a posição XC e FR

1668-0-tn-prophet_geometry_adj-41.jpg


2. Curso do Amortecedor. A diferença entre a distância entre os olhais, com o amortecedor completamente encolhido e completamente esticado. É a capacidade de movimento do lado do amortecedor.

3. Curso da bike. Não tenho a certeza desta defenição, mas não deve ser muito longe disto. É a capacidade da roda levantar para passar um obstáculo.
Mede-se da seguinte maneira:
-Com a bicicleta em situação de pedalar, no chão, prende-se o tubo do selim de maneira a esta não se mover. ( é fácil de fazer com um daqueles stands de mecânica ).
-Tira-se o ar todo ao amortecedor de maneira a este encolher facilmente.
-Puxa-se a roda para cima, e mede-se a distancia do chão até ao ponto do pneu que ficou mais perto do chão. Esse é o curso da bicicleta.

Como é que 50 mm do curso de um amortecedor se transformam em 140mm do curso de uma suspensão traseira?
Todos os sistemas de suspensão, vpp,4bar,dwlink,etcetc... de uma maneira ou de outra se baseia em alavancas. As alavancas, para alem de multiplicar forças, também multiplicam distâncias.

leverexkl3.gif


Neste exemplo ( o de baixo ) pode ser visto isso perfeitamente, quando um curso de 50 cm ( lado esquerdo, amortecedor), se transforma do outro lado num curso de 150 cm ( lado direito, curso roda).


Em conclusão.
A distância entre olhais é muito bem calculada por quem desenha uma bike e não deve ser alterada.
O ponto de apoio dos amortecedores, varia essencialmente a geometria da bike.
O curso final e real da bike, apesar de combinação dos três factores, é fundamentalmente definido pelo quadro e pela desmultiplicação que este tem ( ver gráfico ).

Para alterar o curso traseiro de uma bike, lamento que só mesmo trocando o combo quadro+amortecedor.
 

Gavião

New Member
Obrigado, o pessoal do Forum é mesmo espectacular. :clap:
A nossa paixão é mesmo as bicicletas! :p
Hoje já vou tentar medir o curso da minha (Univega Ram ES 950 8)) com o método aqui explicado.
No entanto, não me esqueci da promessa de procurar o artigo da SoloBici em que eles calculam o curso de uma bike.
Depois dou o respectivo Feed-Back.
Alguém vais estar Domingo em Sepins na Rota dos Besouros?
Mais uma vez obrigado :p
 

antonioantao

New Member
boas! do pouco que sei, o q vosses falam axo k ta mal! porque nao é desmultiplicaçao, mas sim multiplicaçao!
visto que os amortecedores tem ,por exe,190 entre olhais mas na verdade so comprimem uma parte da medida do amortecedor!
logo um amortecedor com 190 entre olhais comprime(por exe)81.42mm, e se a bike faz 120mm de curso atao vai multiplicar o curso util do amortecedor!!!
corrijam-me sff se eu tiver enganado!
 

usaralho

Member
Então só mais uma coisinha: se dois amortecedores tiverem a mesma distancia entre olhais mas o curso de um for maior, este vai dar um maior curso à bicicleta, certo?
 

Bravellir

New Member
Sim, certo. Mas é a tal coisa, mesmo que metal não bata em metal ou outra coisa ( no meu caso, se aumentar o curso o pneu bate no suporte do cabo do desviador da frente, que está preso por detrás do tubo do selim. Ou seja, desfazia o pneu na hora ) vais estar a trabalhar com o sistema todo de suspensão em ângulos e com forças para as quais não foi desenhado. É certo que todas as bikes tem margens de tolerância que até suspeito serem bem razoáveis, mas.......

Já vi quem o fez, ( acreditem ou não, com um link feito de madeira :shock: ) e a bike não partiu ( nem tão pouco o link de madeira :D ). Mas eu não o faria.

E não, não andei a experimentar :mrgreen: apenas quando tirei o amortecedor para limpar, aquilo só parou quando o pneu bateu no tal suporte :mrgreen:

antonioantao:, tens razão claro, mas é apenas uma questão de ponto de vista, se do amortecedor relativamente à bike, se da bike em relação ao amortecedor :mrgreen:
 

Gavião

New Member
Prometido é devido! :roll:
Fui procurar uma SoloBici não muito atrasada (nº 194) e no teste da Proflex, fazem lá o cálculo para obter o curso real do quadro. Assim, multiplicam a racio :pipocas:(que nós chamamos a desmultiplicação - ou multiplicação como diz o AntónioAntao) pelo curso do amortecedor. No caso concreto, com um Fox 215X63, multiplicam os 63 mm por 2.2:1 de rácio, obtendo 140mm de curso real.
Agora, como é que chegamos aos 2.2:1 de racio :-K. Será como muito bem explicou o Bravellir! :clap:
Mas como não fui buscar a minha bike ao mecânico, não posso fazer o teste e finalmente descobrir o curso da :mrgreen: Univega Ram ES 950 de 2005!! Alguém sabe? Alguém tem uma igual? :shock:
 

ptuser_btt

New Member
Medir curso traseiro amortecedor

Boas...

Pessoal tenho uma dúvida/curiosidade... como é que se consegue medir o curso que uma bike faz no armotecdor traseiro. Na suspensão é fácil porque a relação é directa, é só medir o comprimento das pernas da suspensão... e a trás como é???

Se alguém souber agradecia a explicação.

ptuser
 

Jepas

Super Moderador
Re: Medir curso traseiro amortecedor

Boas,

há 2 medidas na suspensão traseira: curso do amortecedor e curso da roda. O amortecedor muitas vezes tem o curso anunciado pelo fabricante, se não tiver é preciso tirar todo o ar (ou a mola) e medir a extensão máxima/mínima.

Para medir o curso da roda há que usar o amortecedor sem ar e fazer a diferença de posição. Não existe uma fórmula porque cada fabricante usa uma geometria diferente para a suspensão traseira.

Jepas
 

Wasp

New Member
Boas,

Em relação ao curso das suspensões traseiras ainda, tenho uma dúvida.

Não tem a ver directamente com a medição do curso, mas sim com a diferença do curso 100mm para 120mm no amortecedor traseiro.

Em termos práticos, é muito notória esta diferença no andamento?

Ou seja, pretendo uma fullsuspension, mas que me permita não só fazer XC, mas abusar um pouco mais nas descidas. Sendo que não sei se 100 será suficiente para pessoas que façam uma utilização que não é necessariamente virada para a performance.

A questão é que quero comprar pela net, e o curso existente é de apenas 100mm.
 

mataburacos

New Member
n sei se será o melhor topico, mas ca fica a minha duvida

quando comprei a bike o rapaz preparou-a, meteu ar no amortecedor e aconselhou-me a n deixar o curso passar de meio sob pena de danificar o amortecedor.
hoje fui para uma volta mais a sério e no regresso qd a estava a lavar reparei que ela foi um bocado mais do que devia



foi cerca de 2/3 (devo referir que peso cerca de 110kg e isto foi no caminho do tejo)
a bike tem cerca de 15 dias e ainda a vou levar à 1ª revisão (gratuita) um pouco antes do natal.
será que devo tratar JÁ de meter mais ar ou ainda está operacional para mais uns quantos trilhos?
 

andrextr

Active Member
AHAHAH Mas quem foi o ignóbil que te disse isso?? O amortecedor é novo? É que se não for, para ele te dizer isso, é porque há qualquer coisa de errado.

É claro que o amortecedor pode passar mais de meio!!!!!! Ele pode ir até ao fim em impactos maiores. Ele foi construido para isso, e do fim não passa está descansado.

Aconselho-te a procurar no fórum por SAG e a ver se tens a pressão correcta.
 
Last edited:

mataburacos

New Member
sim, acho que é novo
pelo menos paguei a bike como nova...

ele n disse que n podia passar de meio.
apenas que se passasse de meio poderia danificar mais depressa
até colocou uma braçadeira para eu me ir orientando e se passasse de meio para rever o ar.

acho que meteu 220psi na altura (o maximo do amortecedor é 300psi)
 

Lure33

New Member
Assino por baixo o que andrextr escreveu, esse mecánico deve de ser de máquinas de costura, vê-se logo pela abraçadeira. Faz um sag de 25% já que és um pouco pesadote.
 
Top