Uni vários tópicos sobre o mesmo.
bem..
1. Distancia entre olhais de um amortecedor. É a distância entre os pontos de apoio do amortecedor ao quadro, quando o amortecedor está completamente esticado. Os quadros são desenhados a pensar numa determinada distância entre olhais. Afectar esta distância, altera a geometria do quadro e pode inclusivamente fazer perder completamente a eficácia do sistema de suspensão traseiro.
Certos fabricantes disponibilizam varios pontos de fixação para o amortecedor no quadro. Isso não faz variar a distancia entre olhais, mas pode ou não variar o curso e varia de certeza a geometria. É para isso que servem esses apoios extra. Exemplo? A Prophet com a posição XC e FR
2. Curso do Amortecedor. A diferença entre a distância entre os olhais, com o amortecedor completamente encolhido e completamente esticado. É a capacidade de movimento do lado do amortecedor.
3. Curso da bike. Não tenho a certeza desta defenição, mas não deve ser muito longe disto. É a capacidade da roda levantar para passar um obstáculo.
Mede-se da seguinte maneira:
-Com a bicicleta em situação de pedalar, no chão, prende-se o tubo do selim de maneira a esta não se mover. ( é fácil de fazer com um daqueles stands de mecânica ).
-Tira-se o ar todo ao amortecedor de maneira a este encolher facilmente.
-Puxa-se a roda para cima, e mede-se a distancia do chão até ao ponto do pneu que ficou mais perto do chão. Esse é o curso da bicicleta.
Como é que 50 mm do curso de um amortecedor se transformam em 140mm do curso de uma suspensão traseira?
Todos os sistemas de suspensão, vpp,4bar,dwlink,etcetc... de uma maneira ou de outra se baseia em alavancas. As alavancas, para alem de multiplicar forças, também multiplicam distâncias.
Neste exemplo ( o de baixo ) pode ser visto isso perfeitamente, quando um curso de 50 cm ( lado esquerdo, amortecedor), se transforma do outro lado num curso de 150 cm ( lado direito, curso roda).
Em conclusão.
A distância entre olhais é muito bem calculada por quem desenha uma bike e não deve ser alterada.
O ponto de apoio dos amortecedores, varia essencialmente a geometria da bike.
O curso final e real da bike, apesar de combinação dos três factores, é fundamentalmente definido pelo quadro e pela desmultiplicação que este tem ( ver gráfico ).
Para alterar o curso traseiro de uma bike, lamento que só mesmo trocando o combo quadro+amortecedor.