Cubos de disco com V-brake???!!! Esclareçam...

kochab

New Member
Não consigo dormir de noite com esta duvida.... :?
Posso rolar com uns cubos para disco mesmo usando um travao v-brake e uns aros para v-brake?
Existe algum contra, estou a cometer um erro?
E se depois comprar um travao de disco...posso continuar a usar os mesmo aros?
Em principio só existe incompatibilidade entre aros para disco e travões v-brake...certo!!?

Tenho quase a certeza que posso fazer isto, mas gostava de confirmar... no meu ponto de vista tem haver apenas com a aparencia das rodas em si, quando finalmente meter disco vou continuar a ter as paredes laterais dos travoes v-brake...claro que é mais visivel se as rodas forem pretas!!

Estas perguntas é só para poupar dinheiro... daqui a uns tempos estou a pensar trocar de rodas, mas so queria meter uns travões de disco lá para 2010 :lol: , e não me apetece gastar dinheiro em cubos e aros que nao suportem os travoes de disco que depois vou comprar...

Tks..
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Hum...

A tua duvida é pertinente, no entanto um amigo meu que quer umas rodas novas pensou da mesma forma que tu, para já desenrasca-se coms o v-brakes e quando puder mete disco, eu sugeri umas Mavic Crossland visto que o aro dá para V-Brake e os cubos dão para disco, seguindo esta lógica não deve haver problemas em colocar uns cubos para disco com uns aros de v-brake.

Existe sim como disseste, impossibilidade de usar uns aros para disco com v-brake.

:)

Cumprimentos e boas pedaladas :)
 

kochab

New Member
Pois... eu sei que essas Mavic Crossland tem essa possibilidade, e partindo dessa ideia cheguei à solução que estou aqui a propor...

Mas em principio não serão umas Crossland, mas possivelmente uns aros Mavic da série XM ou EX em conjunto com uns cubos XT.. no final tem que aguentar com os meus 100kg...eheheh

Tks.
 
POdes por os cubos de disco a vontade!
O unico inconveniente para os mais "sensiveis" e o peso extra! PQ um cubo de disco normalmente tem mais umas 50-100g (WOW) q uns cubos "normais"!
 

frezite

New Member
boas... eu tenho uns cubos deore de disco, com aros mavic que dão para v brakes... e não há porblema nenhum!!! e podes por disco e continuares com os mesmos aros...

um abraço

Rui
 

kochab

New Member
Hoje já vou conseguir dormir... :D :D :D Obrigado a todos...
Sim os XM819 são uma boa solução e tem excelentes criticas em vários sites... embora um pouco caros
"Peso-Pluma", a serie XC seria uma boa solução mas o meu receio é que seja demasiado "fraca" devido ao meu peso, 100kg... pelo que tenho lido por exemplo os Crossland não sao recomendaveis só as Crossmax Enduro ou as XL que já são mais resistentes... mas pelo preço de uma roda Crossmax XL compro faço duas rodas com os aros XM819 e uns cubos XT... e acho que já fico muito bem servido...

Tks.
 

doc

Member
A mondraker pensacola de 2004, traz uns aros para v-brake com cubos para disco, logo de loja, facilita a vida para mais tarde por uns discos.
 

Albertoliveira

New Member
A Kona Cindercone tambem trazia vbrakes com cubos para disco, é uma mais valia na hora de fazer o upgrade para disco, neste caso a factura resume-se ao travão somente.... :wink:
Se não deres importancia ao peso extra força nisso, porque mais cedo ou mais tarde mais querer disco :wink:
 

ruimatias

New Member
eu por exemplo tinha uns cubos normais e uns aros ust para v brake
aproveitei os aros e meti uns cubos de disco
penso que ate da para trabalha com disco e v brake no caso de a travagem nao chegar ao mesmo tempo
:evil: :evil: :evil: :evil:


claro que da
so nao da os aros para disco a trabalhar com travoes v brabes mas se forem aros dt 4.1 ( mesmos os de disco tb da para v brake)
 

Peso-Pluma

New Member
KOCHAB porque não etes logo uns cubos de rolamentos? se fores um gajo de muito poucas idas a oficina..etc é a melhor solução!

abraços

Pluma
 

JCSC

Member
Eu precisei de trocar de roda da frente uns tempos atras, e optei por apesar de ter vbrakes comprar um aro mavic x221 e um cubo para disco, e pelo menos na oficina disseram que o aro ja dara para por disco quando o prentender.
 

Peso-Pluma

New Member
Pessoal vamos esclarecer já o assunto.
Todos os AROS(26) DÃO PARA DISCOS sem excepção..agora para V-BRAKE é que já existe aros especificos com parede lateral mais alta para poder levar os calços, com parece em aluminio ou cerâmica(esta ultima necessita de calços especificos).
Para discos também existe aros especificos (que são aqueles que não tem parede de aluminio(prata) nem ceramica(cinza escuro), tem apenas um parede pintada da cor do aro e é mais baixa) mas quer usem ou não aros para discos não há problema nenhum(se usarem travões de disco claro).

espero terem sido esclarecidos

Abraços

Pluma
 

zuperman

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a unica limitação é mesmo o aro.. se o aro der para v-brake podes usar um cubo de disco com um v-brake montado nessa roda.. e mesmo q o aro n seja para v-brake.. desde q tenha parede para o calço travar podes usar.. eu proprio cheguei a ter uma roda com cubo e aro de disco com v-brake nela.. como o aro tinha parede, travava.. o unico mal é q essa parede era pintada e n polida como a dos aros mesmo para v-brake, portanto dava cabo da pintura e chiava devido ao facto de estar a travar em cima da pintura.. no entanto travava q era uma maravilha.. :)
 

kochab

New Member
E conseguias travar com o aro molhado? Em seco e com umas boas pastilhas é bem possivel...agora com o aro molhado não quero nem pensar nisso.... :shock: :shock: :shock:

As rodas indicadas para v-brake tem geralmente a parede lateral sem pintura e algumas delas tem mesmo estrias ou sulcos milimetricos para ajudar na travagem, e como foi dito atrás parece questão totalmente compativeis com v-brake.

"Peso-pluma", os cubos com rolamentos são demasiado caros e para a minha condução acho que não justifica, acho que os XT já sao bastante bons e pelo menos metade do preço de uns com rolamentos...mas fica a tua sugestão...tks. :D
 

zuperman

New Member
pah, travava mesmo mto bem.. alias, travava melhor q agora com o hfx9 q tenho.. só q com lama era merdoso..de resto, n senti melhoras.. quer dizer, e a manete mais sensivel.. menos dura..
 

Peso-Pluma

New Member
Ok. Se o problema é o preço vais por um bom caminho de escolha.
Mas se queres que o cubo dure muitos e muitos anos...faz a revisão antes de os cubos precisarem e não quando precisarem e acima de tudo nada de jactos, petroleo(em exagero)..etc para os cubos.

Abraços

Pluma
 

vitorgrilo

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Boas

Só queria acrescentar ke as Crossland, são uma excelentes rodas por várias razões:

Preço - 220 € o par
Cubos com rolamentos e dá para disco
Aros - Resistentes e leves
(resistentes pq, além de usar a bike para enduro ou light freeride, esta já voou de cima do meu carro na crel a mais de 100km/h, e ainda ai andam prás curvas)

abraço

VG
 

kochab

New Member
Se me permites uma pergunta Vitor, qto é que pesas? Nao duvido e sei que as Crossland são boas e baratas, mas tenho quase a certeza que com uns aros xm819 por exemplo fico com uma rodas no minimo mais resistentes....pelo menos para os meus 100kg...pelas criticas que tenho visto não sao aconcelhaveis a tipos pesadotes como eu...

Asta...
 

marioconde

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Com tanta preocupação na referencia dos aros o pessoal esquece um pormenor muito engraçado: As rodas para gente de mais peso devem ter ñ os habituais 32 raios, mas sim 36, outro aspecto tem k ver com o cruzamento da enraiação, se para travagem no aro uma roda pode ser enraiada radial para a frente e com cruzamentos a 2 de 1 lado e radial do outro, com raios finos, no entanto para travão de disco a solicitação sobre os raios aumenta por isso tanto na frente como na roda de traz é necessário fazer um cruzamento a 2 ou mm a 3.

De resto nada se opõe a uma montagem mista no k toca a cubo de disco e aro com superficie de travagem.
 
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