CRONICA COM FOTO REPORTAGEM ALDEIAS DO XISTO 5; 6 e 7 OUT 2012

Paranhos

New Member
Já está em marcha a aventura para 2013...este ano vai ser na Serra da Estrela, 4 dias...estou a pensar 1 dia na zona do Piodão....1 dia na margem norte da serra...Seia ou Gouveia e 2 dias na zona de manteigas..aqui pretendo fazer 1 dia para o lado da Torre e o outro dia para o lado do Vale do Mondego....quem tiver tracks interessantes para partilhar que me informe....
para esta aventura estava a pensar percursos entre os 40 e os 50km pois por essa zona as altimetrias não são de brincar!!!
 

chasdegua

New Member
Se vai de Seia para o Piódão e não quiser muito alcatrão, recomendo subir a encosta Oeste da Serra do Açor. Na N230 que passa em Vide e vai para a Covilhã, tem 2 placas que dizem Piódão 4x4, uma logo a seguir a Vide, outra ao pé de Teixeira de Cima. Ao chegar ao topo da Serra do Açor, existe um estradão que segue sempre nos pontos mais altos da Serra, passa por cima da aldeia de Chãs D'Égua e vai dar ao Piódão.
Há volta, à saída de Piódão existe um percurso pedestre que desce para Fóz D'Égua muito interessante para o BTT, pena estar tão inacessível...
O retorno a Seia é melhor ser por alcatrão, por que isso já é volta para exceder os 80kms. Entre Vide e Seia, não conheço nenhum percurso sem ser por alcatrão.
Em alternativa leva o carro até Vide e parte daí.

Na encosta Este da Serra do Açor, também existem bastantes estradões e alguns trilhos/caminhos pedestres interessantes... infelizmente não conheço metade.

Boas voltas ;)
 
Top