Criar gráficos de altimetria dos trilhos para BTT

cgomes

New Member
Pessoal, uma destas noites andei a brincar com o Google Earth e penso ter descoberto a pólvora, ou não. Trata-se de fazer gráficos de altimetria dos trilhos para BTT através do Google Earth.
Então, para quem não sabe é assim:

- Abram o Google Earth
- Centrar a vista de “Satélite”
- No menu Ferramentas, clicar em “Régua” e na caixa que vai aparecer clicar no separador “Caminho”
- Agora com muita calma e algum jeito, tipo arrastar/largar com o rato delinear o caminho,(tal como no gpsies) não importa o numero de pontinhos que se façam, até porque depois vão desaparecer, o mais importante é que a linha fique o mais possível sobre o trilho.
- Depois de concluído vamos clicar em guardar, aqui podemos dar um nome, (por ex. “Pista de XC do Monte” ou “Volta de domingo”), escolher a distancia em metros km etc.
- No menu “Ver” clicar em Barra Lateral ou Ctrl+Alt+B, nos Locais/meus locais estará então a azul o nome que demos ao caminho, clicamos com o botão direito do rato e escolher “Mostrar perfil de elevação”.
- Temos então o gráfico, com vários dados: percentagem de inclinação; distancia etc. passando com o rato em cima do gráfico podemos ver na vista de “Satélite” o local correspondente e aproximar para ver em mais detalhe os locais onde impera a avózinha :D :D :D.
E pronto, não sei se já sabiam disto mas de facto quando descobri fiquei com a ideia que era útil em especial para quem não tem GPS, pode não ser muito pratico, é pena não dar o acumulado de subida, (embora eu ache que é no Ganho/perda de elevação tem o acumulado de subida/descida) mas tem a vantagem de podermos fazer vários caminhos e guardá-los para analise, ocultar e voltar a mostrar (pondo o “v” verde no quadrado). Como é obvio também dá para a malta da roda fina. Experimentem e digam qq coisa.

Boas pedaladas ;) ;)
 

Markulino

Member
Ehehehe!

Tb já tinha visto isso. Convem avisar que só dá nesta ultima versão, a 6.qq coisa. Nas mais antigas não aparece essa possibilidade.

1 abraço
 

Santoss

New Member
Ao fazer-se os percursos nestes programas convém sempre aproximar ao máximo(carregar no sinal + no máximo), para que fique traçado o mais o possível da realidade. Se o fizer-mos com uma pequena resolução e depois for-mos ver na máxima todo o trajeto feito estará desviado da realidade. Depois no teereno os próprios GPS tem uma margem de erro, no meu caso tenho um Garmin Oregon 450, que não é nada mau, e esse desvio pode ir aos 10 metros. Algumas vezes uso no BTT, mas é mais normal usar quando ando em Kart de Cross, que foi a razão pelo que o comprei. Mas já tenho descarregado alguns tracks para BTT e seguindo-os e dá algum jeito.
São programas muito divertidos, pois podemos fazer os nossos percursos, descarregar outros e depois ir para o mato, ou andamos com o GPS sem qualquer percurso feito e gravamos, para depois os descarregar-mos.
 
Top