Correntes

RUI VENTURA

New Member
Acho que o desgaste rápido de uma corrente, seja ela qual for, é devido a vários factores. Ex: peso do cilclista;modo de transitar as mudanças nas diversas fases,o tipo de terreno e na própria geometria da bike.
No meu inicio de BTT, desgastava muito mais material de transmissão com menos km, que hoje com muito mais km percorridos.
 

rucaf3

New Member
Acho que o desgaste rápido de uma corrente, seja ela qual for, é devido a vários factores. Ex: peso do cilclista;modo de transitar as mudanças nas diversas fases,o tipo de terreno e na própria geometria da bike.
No meu inicio de BTT, desgastava muito mais material de transmissão com menos km, que hoje com muito mais km percorridos.

O peso do ciclista e a geometria é irrelevante, a transição de mudanças, terreno e falta de limpezas e lubrificações sim...
 

joks

New Member
Boas...

Vou deixar o meu comentário.
O desgaste da transmissão deve-se essencialmente à falta de lubrificação e sujidade, este ponto penso que seja indiscutível.
Outros factores tem a ver com a forma como se fazem as passagens de mudanças e as mudanças que se utilizam. Nunca se deve utilizar relações que provoquem demasiada torção na corrente, tal como nunca se deve meter uma mudança em esforço.
Se tivermos atenção a estes pormenores é quase garantido que uma corrente aguenta acima de 2000Km.

Em relação às escolhas não vou dizer nada de novo, pois já utilizei SRAM e Shimano. Particularmente acho um bocado de "desperdício" utilizar uma XTR, pois esta foi a corrente que menos tempo durou, sem conseguir explicar os motivos...
As correntes Shimano são mais suaves na passagem de mudanças, mas as SRAM mais precisas.
Utilizo corrente XT e cassete SRAM PG990 e já vou no segundo conjunto e é o meu eleito.

Cpts.
 

RUI VENTURA

New Member
Boas...

Vou deixar o meu comentário.
O desgaste da transmissão deve-se essencialmente à falta de lubrificação e sujidade, este ponto penso que seja indiscutível.
Outros factores tem a ver com a forma como se fazem as passagens de mudanças e as mudanças que se utilizam. Nunca se deve utilizar relações que provoquem demasiada torção na corrente, tal como nunca se deve meter uma mudança em esforço.
Se tivermos atenção a estes pormenores é quase garantido que uma corrente aguenta acima de 2000Km.

Em relação às escolhas não vou dizer nada de novo, pois já utilizei SRAM e Shimano. Particularmente acho um bocado de "desperdício" utilizar uma XTR, pois esta foi a corrente que menos tempo durou, sem conseguir explicar os motivos...
As correntes Shimano são mais suaves na passagem de mudanças, mas as SRAM mais precisas.
Utilizo corrente XT e cassete SRAM PG990 e já vou no segundo conjunto e é o meu eleito.

Cpts.

Pois, esqueci do pricipal factor do desgaste " a falta de limpeza e lubrificação"
Abraço
 

RUI VENTURA

New Member
O peso do ciclista e a geometria é irrelevante, a transição de mudanças, terreno e falta de limpezas e lubrificações sim...

Peço desculpa por discordar. Mas se o atleta for pesado, logo a força exercida será maior e se passar mal as mudanças pior será.
Abraço
 

rucaf3

New Member
Continuo a dizer k é relativo pois sempre pode andar com mudanças leves... Um rider k pese 100kg ou 65kg se pedalar na 1-1 a força será sempre a mesma... É tudo uma questão de saber gerir mudanças... Agora se fizer como já vi muitos na 1-9 certamente não á corrente k aguente ...
 

tonyV

New Member
Pelo que vejo para além das relações o factor crucial é mesmo a limpeza/lubrificação. Fiz recentemente uma volta organizada de 53km com muita lama e chuva à mistura onde travei conhecimento com um grupo de pessoal porreiro. Vi duas pessoas nesse grupo apeadas com correntes partidas. Só chamei a atenção para compararem a minha corrente com a deles, suja e cheia de lama, em quando a minha apesar de ligeiramente suja não tinha ponta de lama. Para além de não lubrificarem (lubrificante para ambiente de chuva) não levavam power links...Mas fizeram questão de pagar o lanche:)
 

rucaf3

New Member
Sim ... Existe lubrificante para tempo humido e seco ...

P.S. power links ??? Não queres dizer... Elo rápido ??
 

LuisPita

New Member
Continuo a dizer k é relativo pois sempre pode andar com mudanças leves... Um rider k pese 100kg ou 65kg se pedalar na 1-1 a força será sempre a mesma... É tudo uma questão de saber gerir mudanças... Agora se fizer como já vi muitos na 1-9 certamente não á corrente k aguente ...

Caro amigo Ruca,

Não concordo!

Se bem me lembro da física, quando dois corpos de massas diferentes querem transpor um obstáculo com a mesma velocidade, as forças aplicadas nestes corpos têm que ser obrigatoriamente diferentes. Maior força aplicada no corpo mais pesado e menor no mais leve.
Passando este conceito para as bicicletas embora possas fazer a mesma força nos pedais, usando diferentes relações de mudanças, essa força vai ser transmitida à roda traseira através da corrente.
Ora sendo esta roda um dos elementos da bicicleta que sustenta parte do peso do rider, o resultado é que no rider mais pesado, embora este faça a mesma força de pedalada que o mais leve, existirá maior tensão na corrente, logo mais desgaste da transmissão comparativamente com o mais leve.
Obviamente que os factores referidos anteriormente são muito importantes, lubrificação, sujidade, torção da corrente, mas existe um outro que contribui para as diferenças de durabilidade, que são as ligas de metal a partir das quais a corrente é feita assim como os tratamentos térmicos e químicos que ela levou.
Espero ter ajudado a esclarecer algumas das dúvidas,

Já agora, penso que KMC não faz correntes para a SRAM, a SRAM produz as suas correntes em Coimbra na Transmeca ou pelo menos até há muito pouco fazia-o.

Boas pedaladas,
 

tonyV

New Member
Sim ... Existe lubrificante para tempo humido e seco ...

P.S. power links ??? Não queres dizer... Elo rápido ??

Como novato no BTT os nomes técnicos novos que apanho são ingleses, por isso peço desculpa pelos estrangeirismos.
 

rucaf3

New Member
Luispita ... Vendo por essa perspectiva até faz sentido... Como não domino a fisica (tirando a das quedas) hoje aprendi mais qualquer coisa ... ;)

TonyV... Não tens de pedir desculpas algumas só disse o nome pelo k é mais conhecido, e aliás na minha resposta fiz "pergunta" e não afirmação... ;)
 

LuisPita

New Member
Luispita ... Vendo por essa perspectiva até faz sentido... Como não domino a fisica (tirando a das quedas) hoje aprendi mais qualquer coisa ... ;)

Caro Ruca,

Esse é o objectivo do fórum!
Que todos aprendamos com as experiência uns dos outros.
Eu também tenho aprendido bastante.

Abraço,
 

mota

New Member
pessoal sobre correntes, há um limite de elos ou não, é que comprei uma corrente nova KMC e isto acho eu vem muito comprido.
 

LDmartins

New Member
entao pessoal, não me sabem dizer qual destes dois modelos, voçes escolheriam?

Caro joao, eu já tive setup shimano na bike e desde 2008 que mudei para sram e posso te garantir que não quero outra coisa, as correntes 991 e 991 hollow pin nunca me deixaram mal, nunca rebentou uma, talvez porque eu não arrisco, mudo de corrente a cada 1000km, porque não dou vida fácil as mesmas..... a sram pode fazer mais barulho mas é mais precisa a meu ver claro... tenho mais de 7000kms com sram e nunca tive um único problema mecânico na transmissão.
Não foi a toa que vendi um xtr em carbono após ter andado 2 ou 3 meses com ele pra comprar sram....
Mas claro, isto é apenas a minha opinião, para outros pode ser o contrário...
 

LDmartins

New Member
pessoal sobre correntes, há um limite de elos ou não, é que comprei uma corrente nova KMC e isto acho eu vem muito comprido.

Boas, seja qual for a corrente de btt eu corto sempre á medida exacta... a forma mais fácil de nos apróximarmos dela é colocar a corrente em 9ª na cassete e 1ª no pedaleiro e medir até que o desviador não fique demasiado recolhido de forma a evitar que a corrente que sai da roldana de trás não raspe no braço do desviador ou até mesmo na roldana da frente...
 

JMPF

Member
Alguem conhece ou tem opinião sobre esta corrente:
FSA TEAM ISSUE 10V CN-805, que está com um grande preço na alltricks, e tem 264gr com 114 links.
 
Top