Continuo a dizer k é relativo pois sempre pode andar com mudanças leves... Um rider k pese 100kg ou 65kg se pedalar na 1-1 a força será sempre a mesma... É tudo uma questão de saber gerir mudanças... Agora se fizer como já vi muitos na 1-9 certamente não á corrente k aguente ...
Caro amigo Ruca,
Não concordo!
Se bem me lembro da física, quando dois corpos de massas diferentes querem transpor um obstáculo com a mesma velocidade, as forças aplicadas nestes corpos têm que ser obrigatoriamente diferentes. Maior força aplicada no corpo mais pesado e menor no mais leve.
Passando este conceito para as bicicletas embora possas fazer a mesma força nos pedais, usando diferentes relações de mudanças, essa força vai ser transmitida à roda traseira através da corrente.
Ora sendo esta roda um dos elementos da bicicleta que sustenta parte do peso do rider, o resultado é que no rider mais pesado, embora este faça a mesma força de pedalada que o mais leve, existirá maior tensão na corrente, logo mais desgaste da transmissão comparativamente com o mais leve.
Obviamente que os factores referidos anteriormente são muito importantes, lubrificação, sujidade, torção da corrente, mas existe um outro que contribui para as diferenças de durabilidade, que são as ligas de metal a partir das quais a corrente é feita assim como os tratamentos térmicos e químicos que ela levou.
Espero ter ajudado a esclarecer algumas das dúvidas,
Já agora, penso que KMC não faz correntes para a SRAM, a SRAM produz as suas correntes em Coimbra na Transmeca ou pelo menos até há muito pouco fazia-o.
Boas pedaladas,