Convivência entre bicicletas e motos nos trilhos

Spaceboy

Member
Boas.

Hoje, num trilho que não se pode dizer que seja de btt pois serve de acesso a hortas e é frequentado por tractores, tive um encontro com uma moto de motocross que vinha no sentido oposto a "esgalhar", mesmo no meio de uma curva.

Limitei-me a parar encostado a um lado, e por momentos achei que a moto não ia parar a tempo, mas ficou a menos de um metro de mim.

O rapaz até foi simpático, pediu-me desculpa imediatamente e avisou os outros 3 companheiros para que não acontecesse o mesmo.


Eu não tenho nada contra estas motos, nem mesmo quando nos estragam os trilhos, mas acho que por vezes não têm a noção do perigo que é a alta velocidade em que por vezes circulam nos trilhos, ainda para mais em sítios com pouca visibilidade.


Cps.
 

abelha2

Active Member
Nessas situações, somos nós que temos de nos proteger, porque nos consegui-mos ouvir à distancia, é como se fossem um camiao a buzinar nas curvas... Eles a nós não.

è encostar na zona menos perigosa, e deixar passar, geralmente o da frente avisa os colegas, e o ultimo avisa que podemos continuar...
 

Spaceboy

Member
Eu também achava que numa situação semelhante ia sempre ouvir as motos, mas como estava algum vento não ouvi nada.
Só foi pena não ter a câmara ligada...

Já me aconteceu cruzar-me com motos em single tracks, consegui ouvi-los mas quase não tinha espaço para me enconstar.

É mesmo um problema que não tem grande solução...
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Já me aconteceu uma muito semelhante a essa no trilho do Rio Lizandro...

Só o ouvi quando ele já estava quase em cima de mim.

Foi uma sorte.

Um abraço

ny12xx
 
Por norma ouvem-se e a malta que tenho apanhado tem sido consciente.
Se nós vamos a curtir à nossa maneira, não é de condenar que um motard tb o queira fazer. Aí concordo com o abelha2, somos nós que nos devemos encostar à berma, para nos protegermos a nós e ao motard.

Pela minha experiencia até abrandam qdo o terreno é rochoso, para não mandarem nenhum calhau.
 
Já me aconteceu de tudo.Desde pessoal civilizado aos que nem por isso...
O pior mesmo foi uma vez que parei na parte de fora de uma curva para deixar passar, passou a moto 4 e depois ele acelerou a fundo e lá levei com as pedras.
 

Spaceboy

Member
ny12x, eu apanhei as motas nos trilhos (estradões) do lizandro antes de chegar à sra. do Ó que ficam ao lado das hortas!

Nessa zona já apanhei de tudo, desde tractores a pedestres que estão a passear o cão.
 

TLouro

Member
Boas,

Cá pelo Algarve cruzo-me com alguma frequência com o pessoal das motas, mas como fazem um enorme barulho, tem dado sempre muito tempo para me precaver e nunca apanhei nenhum susto.

Ás vezes arrepiu-me é com a possibilidade de apanhar um companheiro de pedal quando faço alguns singles a abrir, com curvas cegas... é que ao contrário das motas, nós somos muito silenciosos!

Cumps
 

Jocas22

Active Member
tem de have lugar pra todos, e as motos ouvem-se bem, e a maioria é simpática, claro que é como em tudo, tambem no btt á parvos.

já me aconteceu um motoqueiro para pra perguntar se estava tudo bem.
 

ny12xx

Super Moderador
Ás vezes arrepiu-me é com a possibilidade de apanhar um companheiro de pedal quando faço alguns singles a abrir, com curvas cegas... é que ao contrário das motas, nós somos muito silenciosos!

Já pensei nisso umas quantas vezes...

... antes de chegar à sra. do Ó que ficam ao lado das hortas... já apanhei de tudo, desde tractores a pedestres que estão a passear o cão.

... até já te deves ter cruzado comigo...

Um abraço

ny12xx
 

edumad

Member
Ontem cruzei-me com mais bicicletas no meio do monte do que é costume. Ando sozinho e andar no domingo de manha é raro, por isso normalmente tenho os trilhos para mim.
Foi um bom aviso para os cuidados a ter, numa zona a descer vinha um grupo de ciclistas a subir, o primeiro avisou-me. Tomei a parte pior do trilho e desci devagar. Ainda assim quase me espetei contra o dos últimos que não sei como (tem mais pernas do que eu) acelerou para ultrapassar um colega. Ele estava distraído com certeza pois não era numa curva, tal como eu não estava à espera de ver ninguém.

Pode acontecer com todos, caminhantes, ciclistas, motociclistas e outros veículos.

Tive um encontro com um grupo de motociclistas, eram mais de 10, o comportamento foi exemplar. Vinham em fila, encontrei-os perto de uma lomba, e todos, como uma onda, levantaram para sinalizar a quem vinha atrás.

Notei mais velocidade irresponsável naqueles que conduzem moto 4, o que é infeliz, porque são mais difíceis de evitar.

Também é pena que alguns achem necessário levantar poeira é na sua volta pelo monte. Vejo alguns trilhos muito degradados por causa disso. Visto que não se tratam de zonas selvagens, não há muito mal em abrir cicatrizes nas montanhas, mas em estradões que tem de ser utilizados por quem trabalha a terra ou por bombeiros, é pena que se estrague o piso desnecessariamente. Já bastam as últimas chuvadas.
 
Por acaso tb tenho a mesma opinião da malta das moto4, normalmente são mais irresponsáveis.
POr uns pagam outros, mas no geral tenho uma má opinião das moto4.
 

njsfer84

Member
E jipes, nunca apanharam? Aqui à umas semanas ia eu com um colega a descer numa zona larga e como íamos a falar não íamos muito rápido. Foi a minha sorte porque ia à frente e a falar com o meu colega mas sempre a olhar para a frente. Com o vento não ouvia muito e deparei com um Patrol a ocupar a largura do trilho e só tive tempo de me mandar para o mato. Menos mal, porque só tive uns arranhões, mas se fosse mais rápido tinha-me enfiado na grade frontal do jipe. Deu-me um arrepio só de pensar o que poderia ter acontecido. É que o condutor do jipe quase nem travou porque apareci de repente, e não fossem os meus reflexos e tinha-me partido todo.
E na estrada a descer, não têm receio? Tenho colegas mais "malucos" que quando fazemos uma ou outra descida inclinada em alcatrão em estradas secundárias para chegar a determinada montanha, aceleram até não dar mais, mesmo em curvas. Eu abrando sempre e parece que estou a ver quando sai alguém ou algo inesperado de uma casa e lá vão os mais destemidos a voar. Nunca aconteceu e espero que nunca aconteça, mas há muita malta que não pensa nisso. Não acontece isso com vocês?
 

Spaceboy

Member
Que aventura!
às vezes, a descer à bruta em alguns trilhos penso: e se viesse uma mota a subir na curva seguinte?!

Há que estar alerta.
 

Xino

New Member
Andei anos de moto4, e após um susto em pista e nem foi comigo (estava a ensinar um amigo a andar e ele não cumpriu uma das normas que impus, a de não saltar), pus a minha segunda moto4 à venda (Suzuki LTZ400). Doidos há em todas as modalidades, tanto em jeeps, btt e moto4... Porém, um doido de btt é capaz de ser complicado magoar alguém da mesma forma que um de jeep ou moto4, mas isso não atenua a loucura/irresponsabilidade.
Portanto, quem não tem juízo numa coisa, não tem juízo noutra... É uma questão de educação.
 

Cjaneiro

New Member
Andar fora de estrada é sempre perigoso principalmente porque não há sinais. O civismo e a responsabilidade tem de estar presente na cabeça de todos os que circulam mesmo a pé pois já apanhei com atletas com os headphones nos ouvidos a correr em estradões sem qualquer cuidado.
 

mauroferreira

Active Member
Boas
Ontem fui fazer e qual é o meu espanto que quando vou no trilho me dou com um carrinha no meio do caminho, parei e passei ao lado.
Qual foi o meu espanto que quando acabo de passar a carrinha começo a ouvir um moto serra e passado segundos um pinheiro a cair ao chão para o meio do caminho.
O terreno nao era deles porque depois voltei a passar lá e os ditos senhores esconderam todo o material porque nos ouviram.
Pena é não serem apanhados.

cumps
 
Top