Converter uma pedaleira com 3 pratos para 2 pratos??

demorider

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Estive a dar uma vista de olhos no movimento pedaleira mais aprofundada e reparei que tem uma etiqueta com indicações de montagem..

As opções para BB 73 são:

BB 73 - clamp-on 1 espacador do lado da transmissão e nenhum do outro lado
BB 73 - E-Type não compatível
BB 73 - chainguide nenhum espaçador do lado contrario a transmissão e raceface iscg braket only do lado da transmissão.

Engraçado que a única opção que aparece com 2 espaciadores do lado da transmissão e para BB68, mas medi e dá 73mm :confused:

Entretanto estive a investigar um pouco sobre esta pedaleira e pelo que parece o mesmo crank pode trabalhar com 1, 2 ou 3 pratos..

A questão do alinhamento referido pelo Jepas também me esta a deixar "confuso" porque a olho e pondo os crancks alinhados com a escora aparentam estar a mesma distancia de um lado e do outro, se retirar um espaçador o crank do lado da transmissão vai ficar a passar muito encostado a escora..

Vou experimentar tirar um espaçador e ver como é que fica..
 

FMCurto

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Pelo menos nos Shimano não é, o prato pequeno fica junto ao encaixe no crank.Não sei como funciona na Receface, talvez se tirasses essa peça provavelmente a corrente raspava no prato grande quando tivesse no pequeno.
Com um espaçador no BB este deveria fica centrado no quadro mas há casos que não dá mesmo por causa da chapa das guias ISCG, e depois se quiseres deslocar a linha da corrente podes usar espaçadores nos parafusos dos pratos, mas isto já são piquiniches.
Se tivesse na tua situação usaria um só espaçador de 2,5mm no BB, mas se achas que fica um dos pedais mais perto das escoras tb podes usar 2x2,5mm e por uns espaçadores de 2mm nos parafusos do prato de meio para este recuar em direção ao quadro.Mandei vir uns para mim daqui: http://www.sjscycles.co.uk/wheels-manufacturing-chainring-spacer-each-prod17702/
 

demorider

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Sera que é viável eu ver se a pedaleira esta centrada pelas escoras? ou seja através do espaço que fica entre o crank e a escora..

Fiz uma simulação de montar a pedaleira só com o prato grande para ver como ficava a linha da corrente e retirei a protecção de escora para ver o espaço que ficava de um lado e do outro entre os cranks e as escoras e do lado da transmissão cabe o dedo indicador e ainda "sobra" espaço, já do lado contrario a transmissão só cabe a ponta do dedo indicador e já meia entalada (isto com as duas anilhas do lado da transmissão)..

Esta pedaleira tem de dar para trabalhar só com um prato e manter uma linha de corrente em condições para não cruzar demasiado porque é uma pedaleira que normalmente é usada nas bikes de dh só com um prato.. Uma vez que a atlas só há um modelo aqui também vai ter de dar..

FMCurto, obrigado pelo link se der para o " torto" já sei para que lado me virar ;)
 

FMCurto

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Pois, quer parecer que com um seria ideal para ficar centrada, mas da mesma maneira que estava para "fora" com 2 tb pode ficar ligeiramente para "dentro" com um mais pequeno ou mesmo nenhum se der uma melhor linha de corrente, duvido que a generalidade das pessoas consiga sentir isso.
Fui ali medir na minha (uma tripla adaptada a dupla) e o espaço para mim entre o interior e o do meio é um tudo nada menor que 1cm e deve ser assim para todos os cranks, por isso mesmo tirando os dois espaçadores deves ficar mais ou menos no meio do que tinhas antes.
 

demorider

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Logo a tarde vou ver se aproveito um tempo livre para fazer "experiencias" com a troca dos espaçadores para ver como é que fica..

Mas quer-me parecer que com os dois espaçadores do lado da transmissão estava bastante descentrada, muito "puxada" para o lado da transmissão.. Logo já dou fedback..
 

demorider

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Ponto da situação.

Fiz a experiencia de mudar os espaçadores e depois de experimentar todas as combinações possíveis acabei por ficar com um espaçador de 2,5mm de cada lado, parece-me que é a melhor opção para ficar centrada..

Quanto a linha de corrente só quando montar tudo é que posso dizer como ficou, penso que no fim de semana já devo ter novidades..

Muito obrigado por toda a ajuda, quando tiver tudo montado venho cá dar feedback do resultado..
 

demorider

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Sim sem espaçadores ficava igualmente centrada, apenas optei por deixar os espaçadores por uma questão de ficar um bocadinho mais distante das escoras.. Quando montar o material depois vejo como fica a linha da corrente, se ficar muito cruzada retiro os espaçadores..
 

Terramoto

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Boas, tenho um crankset de 2 velocidades e queria tirar o desviador frontal, ficando assim só com uma velocidade, recomendam a troca de de crankset ou é possivel tirando só o prato pequeno? frente 22/36t trás 11/34t, outra dúvida que tenho é, sendo single o combo 36/34 poderá ser utilizado ou continuo sem poder utilizar os dois pratos grandes de trás?
 

demorider

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Boas,

Uma vez que o meu "problema" esta resolvido venho comunicar o resultado final..

Acabou por ficar com um espaçador de cada lado, se retirasse o espaçador do lado da transmissão ia obter uma melhor linha de corrente mas era inviável pois a pedaleira não dá aperto só com um espaçador ficando com folga, alem de que ficava a passar a cerca de 3mm da escora, com a protecção de escora ia andar a raspar..

Não ficou com a melhor linha de corrente mas acho que esta aceitável..
 
Boas amigos..
Queria saber se dá para alterar a pedaleira shimano SLX M672 de três para dois pratos. . Só mudar os pratos os mais alterações significativas??
 

GTI-R

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Apenas tens que limar os parafusos ou então compras uns parafusos novos para esse efeito, no meu caso tive que colocar anilhas no prato pequeno porque a Xtr 970 tem a particularidade de quando trocas o prato original para outro este vai ficar quase a tocar no outro prato, neste caso bastou-me colocar umas anilhas e ficou perfeito. Só não tenho é a melhor linha de corrente no prato pequeno, tenho que ver uma solução para melhorar isso :p
 

Atomic22

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Boas, talvez consigas esse alinhamento retirando uma anilha do eixo pedaleiro que fará aproximar mais o prato pequeno do quadro a assim corrigir o alinhamento
 

GTI-R

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Aquele pedaleiro obriga-me a ter que colocar mais um espaçador, e neste momento tenho 2 de cada lado, vou tentar colocar 3 espacadores do lado dos pratos e ver se o prato de 38 não toca na escora
 

mack1

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Vou ter de trocar os pratos em breve e pensei em passar de 22x32x44 ( pedaleira shimano M371 ) para 22x38 ou 22x40 ou até para 24x38 ( segundo li as mais escolhidas ), mas antes gostaria de saber quais são as maiores vantagens desta troca. Gostaria de saber um pouquinho mais do porquê da malta passar de 9x3 para 9x2. O ganho de peso é significativo já que o processo de troca até parece ser simples.
 

Jocas22

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qual a roda? faz toda a diferenca. e a cassete? e é pra que tipo de BTT
Mas seja qual for a roda coisas como 22*40 sao saltos demasiados grandes, vai ficar uma cagada epica.
Em 29er tinha 24*38 mas achava o 24 pequeno demais, tem cadencias medonhas. Pra rolar o 38 tambem era meio curto mas isso a mim nao me dizia nada, nao gosto de rolar.
 

Jocas22

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eu usava o tal 24*38 com cassete 34. A minha critica era mesmo devia ter metido 26*38 ou mesmo 26*40 e a cassete 36.
As vantagens é menos peso (que tambem é algo marginal, mesmo em grandes canhoes nao sera por ai) e mais simplicidade a mudar velocidades, sinceramente nunca mais senti a necessidade de um 3º prato e andava a carregar aquilo pra nada. È que com 3 pratos pra quem tem preparacao andas ali com uma enormidade de desmultiplicacoes desnecessarias e repetidas entre os 3 pratos. 3 pratos é mais pra quem nao tem pernas e quer uma avozinha bem pequena, mete ali um 22-36 a subir e vais devagarinho ao longe
 

mack1

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Falas também na questão do peso. A minha pedaleira é uma Shimano creio que Acera ( M371). Se passar de 22x32x44 para 24x38 ou 26x40, quanto poderá ser o ganho de peso?
 
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