Controlar a respiração

afpereira

New Member
Boas noites pessoal, em pequenino tive bronquite asmatica(ainda tenho claro, mas controlada) mas desde cedo larguei as bombas e o desporto ajudou-me bastante, só que neste momento e com este tempo seco estou a ter muita dificuldade em controlar a respiração e chego a ter quase 200 pulsações p/m quando faço mais esforço nem que seja uma subida pequena o que me deixa bastante preocupado.
Alguns conselhos de como controlar a respiração?

Obrigado e boas pedaladas....
 

vitor nherf

New Member
Ola, eu por vezes também fico mais ofegante, quando isso me acontece utilizo mudanças mais leves e tento não elevar a cadencia para o ritmo cardíaco não elevar muito.
 

FMCurto

Active Member
Inspirar pelo nariz e expirar pela boca ajuda,sobretudo para perceberes o limite.Exprimenta tb inspirares segundo a cadencia a que estas a pedalar,tipo: duas inspirações seguidas por duas expirações.
Além de que tb ajuda por vezes a manter um esforço pq estas mais "focado" na respiração e nem ligas tanto a dores nas pernas,rabo,etc...

No extremo inspirar pelo nariz pode não chegar,mas ai é porque já estás a ultrapassar o teu limite.
 

Erdna

New Member
FMCurto

Esta e a minha opinião, digo-te o que o metedo do nariz depois boca não dá bom resultado quando a fisiologia do corpo e forçadaa esse metodo, se quiseres respirar assim naturalmente e se o aprenderes não precisas mais de utilizar o outro metedo de uma respiração "incompleta", acredita, quando esse metedo da controlação pela cadencia tambem não acho grande ideia, irá criar um descompasso de certeza vai haver uma falha e a performence acaba por agua abaixo...
E apenas a minha opinião....
Faz um search por exercicios de educação respiratoria e ai irão aprender a respiração diafragmatica...


Cumprimentos
André Lopes ;)
 
Last edited:

FMCurto

Active Member
Não sou teórico da coisa o que sei é empírico e fruto de alguns anos de artes marciais que se focavam muito na parte da respiração , talvez alguém com mais conhecimentos de facto no assunto possa deixar aqui a sua opinião.

Mas a inspiração pela boca era considerada de "emergencia", e tem bastantes desvantagens: não aquece o ar e inspiras mais particulas.
A cadencia é um meio de "focares" a atenção na respiração e obrigar a pensar na mesma em vez de ser automatica.

Funciona comigo,mas...não tenho formação no assunto e até posso estar a dizer alguma barbaridade,.
 

zequitomba2

New Member
Já tenho uns anos disto, e a minha opinião é de que quando estamos em ritmos altos´, devemos respirar ( inspirar e expirar) também pela boca pois quanto maior for o caudal de ar que entre no nosso organismo melhor e não nos preocuparmos com o aquecimento do mesmo e forçar ao máximo a ampplitude da respiração.
 

Erdna

New Member
zequitomba2

Com a respiração pela dita "boca" o ar sai com um oxigénio viciado e como o FMcurto disse e muito bem "não aquece o ar e inspiras mais partículas" alem de que um oxigénio viciado não faz subir os níveis de sangue ao máximo e não estabiliza, levara a uma respiração mais forte exemplo a subir e surgir-a o cansaço precoce, e um gajo ali todo a sacrificar-se a subir e parece que esta no mesmo sitio com o pulso a subir e nós sempre na mesma velocidade...
respiração diafragmática, e essa sim utiliza todos os músculos para respirar, é uma respiração mais profunda...observem um recém nascido a respirar, vejam como respira, é essa a maneira correcta e que desaprendemos ao longo do tempo e maioria das pessoas cria este mau habito.
CONCLUSÕES: Com este metedo podes vir a inspirar até mais um litro de ar para os pulmões que o metedo menos correcto e mais convencional...

P.S - E como disse no ponto anterior...se teu organismo não tiver a fazer habituado naturalmente a respiração diafragmática pouca ou nenhum beneficio vais tirar desse metedo, não admira que as pessoas dizem que custa mais ou não dá comodidade ou que chega a pontos que já não dá mais o metedo porque o ritmo fica demasiado intenso, pois claro, o organismo não foi ensinado assim...

Não quero estar a duvidar da vossa experiençia e apenas a minha opinião...
Cumprimentos
André Lopes
 
Last edited:

jm.cruz

Member
Peço desculpa estar a intrometer-me, eu tambem tenho a mesma dificuldade do amigo afpereira. Estou a trabalhar a tecnica da respiração diafragmatica, aos pouco vou conseguindo é tudo uma questão de educar-mos o nosso organismo. Já tenho notado essencialmente em subida que o meu nivel de resistencia está aumentar, á outra coisa experimentem quando estão mais stressados, ajuda a ficar mais calmo. Sim é uma boa tecnica.


Boas pedaladas a todos.
 
Top