Consumo anormal de água após treino

MSoares

Member
Boas

Esta manhã ao longo da volta que fiz durante um pouco mais de 2 horas consumi 0.7L de água. Sei que não é muito, mas é a quantidade que eu costumo consumir quando está uma temperatura mais amena como hoje (18 a 20 graus). Durante o tempo que andei nunca nunca tive sede mas depois de chegar a casa e ao longo de todo o dia tenho andado a beber água como um camelo :) e já bebi certamente perto de 3L . Por algumas vezes isto já me tem acontecido, mas em menor escala. E convosco também se passa algo parecido? Isto é normal/comum?
 

bvilela

New Member
Boas, por vezes acontece-me o mesmo. Ainda hoje foi o caso, numa volta só pela cidade (estrada) durante 24km e aproximadamente duas horas.

Também já me tinha perguntado qual a razão. Não fiz nenhuma pesquisa mas deduzi que poderá ser um consumo deficiente de água durante a volta juntamente com a mesma situação durante as horas anteriores (e provavelmente com uma alimentação menos apropriada). Se o corpo está a pedir água é porque está em falta.
Há uns dias li, aqui no fórum, uma dica para o ciclismo que poderá dar alguma ajuda: "beber antes de ter cede, comer antes de ter fome".

Pode ser que alguém com conhecimentos sobre o assunto possa dar uma dica.

Cumprimentos.
 

Kamoes

Active Member
bvilela, ora aí está a resposta !

É sempre melhor fazê-lo antes do que sofrer as consequências (seja a falta de força nas canetas por causa da fome ... ou as dores de cabeça por falta de hidratação).

Normalmente bebo 0,75l/hora :)
 

MSoares

Member
Esse principio de "beber antes de ter cede, comer antes de ter fome" já o conheço há algum tempo, mas da minha parte só se aplica à parte de beber, já que raramente levo alguma coisa para comer.
 

bttsempre

Member
Penso que os prós aconselham beber cerca de 0,75 L a 1 L por hora de esforço.
No btt o suor é muito, só não damos conta porque o material permite a evaporação rápida!
Experimentem uma t-shirt de algodão e tirarão as dúvidas!

Boas pedaladas!
 

Erdna

New Member
Isso e muito relativo, tu em 1h andar de bike quem e que vai ingerir 1L de agua, chegavas as 2hy de prova já nem tinhas agua na camel...
Isso não "aplicável" a meu ver...
 

_King_Pin_

New Member
Usa bebida isotónica de compra ou faz alguma mistura caseira com sal. Além dos benefícios base do seu uso também "dão sede"... É o meu truque para beber líquidos como deve ser particularmente com tempo mais fresco. Adicionalmente, ganhar o hábito de andar sempre a "molhar" os lábios.

Pessoalmente, volta e meia acabo os passeios com mais peso do que comecei e passo a tarde é a mijar e sem absolutamente sede nenhuma.
 

robtor2

New Member
Muitos factores são importantes ter em conta para chegar a uma conclusão. Com certeza haverá aqui muita gente com mais experiência do que na nutrição no btt, mas do que posso tirar como profissional de saúde, e praticante de outros desportos onde a alimentação é importante (noutros sentidos) é o seguinte:

A hidratação (reposição de electrólitos, sódio, potássio essencialmente) é mais rápida com bebidas isotonicas. Esta tem uma osmolaridade idêntica à do fluidos corporais. Há a teoria de colocar sal na bebida, esta fará retenção de fuidos, mas não necessariamente a hidratação. Eu uso isso para voos longos de Parapente, para não urinar nas horas de voo (se não tenho de levar fralda). Basta comer por ex. um pão com presunto é o suficiente para reter bastantes liquidos durante algumas horas. Pessoalmente, embora não veja relação directa, eu já urino muitos menos com bebida isotonica do que só com agua.

Beber com comida no estômago, também retarda a absorção da agua, pelo que bebidas energéticas são uma boa solução para quem leva a coisa mais a serio juntamente com suplementos espcialmente desenvolvidos e de abosorção rapida (ex maltodextrina).

Na teoria se sentimos sede, já estamos a sofrer de desidratação, e no desporto intenso já é serio.

Uma forma de veres se perdeste muita agua, ou se bebeste o suficiente, pesa-te antes de arrancar e depois no final. Se tiveres o mesmo peso em principio a hidratação foi suficiente. O ideal é pesar mais um pouco. Durante o exercido a perda de gordura é minima, algumas gramas... pós exercício (nas horas seguintes) é que se dá a maior perda de gordura até o metabolismo abrandar totalmente.

Mas beber tanto pos exercicio eu votava em beber mais antes. Não me parece normal. Vê também a ingestão de sal e se não coincidiu com alguma refeição menos aconselhada (charcutaria etc).

A temperatura do ar tb faz toda a diferença. Numa caminha na montanha com 40 graus preciso de 4 litros sem fazer quase nada. Agora com esforço imagina.

Descarta também a possibilidade de diabetes mellitus... que muitas vezes pode causar vontade de beber, mas ai com certeza terias outros sintomas associados. Mas nunca é demais fazer o reparo.

São apenas algumas ideias pessoais que eu acho úteis.. algumas podem não ser de opinião unânime..;)
 

bvilela

New Member
Apercebi-me agora que cometi ali uma imprecisão. Ao ler as últimas respostas é que me lembrei que não uso apenas água.
Quando comecei a praticar BTT apenas levava água, mas com o aumentar das distâncias e do esforço comecei a usar Powerade e passado pouco tempo passei para Isostar e actualmente uso Gold Drink.

No Verão levo 0,75L de GD e 0,5L de água, nesta altura do ano apenas o GD.
Tenho consciência de que não é muito, mas as nossas voltas passam quase sempre por pelo menos uma fonte.
Até ao momento apenas uma vez tive falta de líquidos durante um passeio domingueiro (subida às antenas da Gardunha, em pleno Verão, com partida do Louriçal) e era o que levava mais líquidos do grupo. Aqui passei um mau bocado.

Por natureza não sou de beber muita água no dia-a-dia. Com o ínicio desta actividade comecei a repensar a minha alimentação, a reduzir no sal (onde abusava um bocado) e comecei a tentar beber mais água.
Geralmente esforço-me por beber mais do que me apetece (dentro dos possíveis). Se me apetece meio copo de água tento beber um, se me apetece um tento um e meio.

Atenção que não tenho qualquer plano alimentar e como de tudo, apenas tento comer menos do que faz pior e comer mais do saudável. O BTT é apenas um hobby, mas se me ajudar a melhorar condição física, a saúde e a alimentação tanto melhor.
 

Pedro Lima

New Member
E normal eu bebo bastante liquidos quando dou as minhas voltas por vezes faço um desvio para abaster....
As primeiras horas e beber beber ... Penso que normal...
 

MadD0X

New Member
Já agora aproveito para tirar uma dúvida.

No tempo fresco da época, nas voltas que dou levo cerca de 1.5l de GD e só depois da volta (no carro e casa) é que bebo água.

A minha pergunta é: posso continuar assim ou devo levar metade/metade ? GD e água?
 

Joel Lucas

New Member
é normal sem duvida esse exagero de água... uma limpeza o corpo assim o obriga!
Desde que não faça retenção... e atenção á agua após o esforço, dá um trabalho bastante forte aos rins! E por vezes pode atrasar a recuperação muscular!
 
Top