Configuração suspensão

demorider

Active Member
Boas,

Estou com uma pequena dificuldade em afinar a suspensão e amortecedor da minha bike, queria experimentar as definições recomendadas pela marca (trek) mas não estou a perceber a tabela do pdf que a trek disponibiliza.. Já agora fica o pdf: http://www.trekbikes.com/pdf/2011/suspension/scratch_2011_june9.pdf

A parte que eu não percebo é os "clicks out".. Isto é contado do + para o - ou do - para o +?

Pela lógica quanto mais pesada for a pessoa mais compressão precisa e como pelo que se pode ver no pdf quanto mais pesado o rider menos clicks tem, por isso calculo que os clicks sejam contados do + para o -.. Mas a dúvida surge porque pela minha lógica quanto mais pesada for a pessoa mais rebound precisa ou seja precisa de ter um rebound mais rápido, mas no caso do rebound quanto maior o peso menos clicks por isso neste caso seria contado ao contrario ou seja seria contado do - para o +..

Só para me fazer intender em relação ao + e ao -, o + na compressão corresponde a mais "duro" e no rebound o + corresponde a mais lento..
 

TiagoMAIAC

New Member
Seria mais fácil dizeres o modelo exato da suspensão que tens montada, embora a Trek dê valores base, também era bom te guiares com os 20% de sag e começar a configurar a partir daí.

Essas tabelas ajudam, mas acho que no fim de tudo vais ter de andar uns tempos a ajustar até chegares ao ''ponto de açúcar'' das tuas suspensões. Isto porque existem muitos factores a ter em conta; tipo de terreno, inclinações, desafio da gravidade etc e tal. :D

O rebound sim, o + será a suspensão a recuperar MAIS lenta.
Na compressão já vai depender da suspensão acho eu.

Mas tenta ir configurando aos poucos, hás-de ver que vais chegar ao dia em que nem pensaste nas suspensões. Esse dia é o dia em que tens tudo a trabalhar impec!
 

demorider

Active Member
A suspensão é uma fox 36 van rc2 fit de 2010 e o amortecedor é um fox dhx rc4..

A minha intenção em por com as configurações recomendadas era mesmo para ter um ponto de partida para depois ser mais fácil "procurar" a configuração para mim.. Geralmente as definições recomendadas pela marca costumam andar muito proximas da configuração que eu gosto e acho que era um bom ponto de partida para não andar tão "perdido" no meio de tanta afinação que a suspensão e amortecedor oferecem..

Mas não estou mesmo a intender a tabela porque na minha teoria a rebound e compressão estão contraditórios.. Ou seja na parte da compressão os clicks out de certeza que são contados do + para o - mas no rebound faz-me confusão porque acho que quanto mais pesada for a pessoa precisa de um rebound mais rápido mas pelo pdf está ao contrario..

Que grande "nó" que já tenho no cérebro :fpalm:
 

demorider

Active Member
Após alguma pesquisa e de ter entrado em contacto com a trek (coitados devem ter-se visto "gregos" para entender o meu "chingles") lá consegui descobrir o que são os "clicks out".. Clicks out são contados no sentido contrário aos ponteiros do relógio e os clicks in são contados no sentido dos ponteiros do relógio..

Fiz tanta complicação para algo tão simples :fpalm:
 

TiagoMAIAC

New Member
Se a explicação é essa a maneira da Trek mostrar isso está então bastante confusa também.... se eles queriam dizer isso simplesmente tinham adicionado em vez de In seria ''clockwise'' e out ''counter-clockwise''.

Mas sendo assim não estás completamente livre de uma boa configuração. Ainda vais ter muitos pequenos ajustes para fazer até chegares aquele ponto perfeito.

cumpz
 

demorider

Active Member
Sim, agora é leva-la pro terreno para "acabar" de configurar a meu gosto, a ideia dos ajustes recomendados era só mesmo para ter o melhor ponto de partida possível.. O sag foi correctamente configurado quando troquei a mola, com a antiga só dava cerca de 25mm e o recomendado era 48mm, com esta mola soft já esta a cerca de 40mm (mais do que isto já não me interessa senão fica a suspensão macia de mais para o meu gosto).. O resto dos ajustes estavam configurados pelo anterior dono e no meio de tanta compressão, rebound, botom-out e pressões da boost valve estava completamente perdido..

A parte "estupida" da minha parte é que nas ultimas paginas do pdf explicava o que queriam dizer com clicks out :fpalm:

No pdf nas páginas 4 (suspensão) e 5 (amortecedor) em letras bem minúsculas dizia o seguinte:
2. Adjust high speed compression [RC2 only]a) Turn adjustment knob clockwise until knob stops – this is your base setting
b) Turn knob counter-clockwise to your recommended setting

Isto é o que dá não ler as letras pequeninas :D
 
Top