Compra de nova bicicleta! Help!

RGuiomar

New Member
Boas pessoal,

Necessitava de ajuda na escolha de uma bicicleta nova. Tenho um orçamento de 750€ para gastar. O uso que iria dar a bicicleta seriam apenas passeios por estrada e monte, com a possibilidade de dar um uso mais intenso ao longo do tempo.
Até agora estou de olho em duas;

Ktm ultra fire (850€) mas consegui baixar 100 euros numa loja da ktm, ou seja fica por 750€.
Coluer ascent 296 por 665€.

A coluer parece me superior em relação ao equipamento, como nas mudanças que é 2x10 (creio eu) conta a ktm (3x9). Entre outras coisas.. mas há muita malta que me diz que a diferença está no quadro, mas está mesmo??

Não sou muito entendido na matéria e gostava de ouvir umas opiniões de malta que entende.

Obrigado ;)
 

Joseelias

Well-Known Member
Entre as duas a Coluer está melhor em termos de equipamento, embora em alguns pontos a KTM tenha componentes melhores.

Em termos de transmissão a KTM tem um desviador (SLX) uma gama acima da Coluer mas ainda tem um sistema 3x9 e todos os outros componentes da transmissão parecem-me ser inferiores à Coluer. Isto é, a KTM usa de um truque normal que é montar um desviador traseiro mais vistoso e corta nas outras partes. A Coluer tem um Deore atrás que está uma gama abaixo do SLX, mas já tem um sistema 2x10 e tem o grupo completo Deore na transmissão (do que consegui ver) incluindo pedaleira, manípulos e desv. dianteiro.

Nas suspensões ambas são da gama XC da Suntour embora a da KTM esteja um nível acima e tenha 100mm contra os 80mm da Coluer. No entanto a Coluer tem um bloqueio na guiador enquanto a KTM tem o bloqueio na coroa o que o torna muito menos prático. Em termos mecânicos ambas as suspensões são iguais. O que o pessoal por aqui comenta é que se sente que a XCR da KTM é mais sensivel que a XCM e penso que seja um pouco mais leve.

Não consigo comparar o peso das duas pois não sei o da Coluer. Em relação aos quadros não vejo diferença entre eles em termos de tecnologia, e sem se saber o peso e outros detalhes não é possível afirmar que o da KTM seja superior.

Nessa gama de preços tens ainda a Rockrider 560 da Decathlon (599€). A diferença é que tem roda 27.5 em vez das 29 dos dois modelos que referiste. Mas por esse preço consegues uma bicicleta 1kg mais leve que a KTM (13,9kg) o que é muito mesmo. Para tirares 1kg a qualquer uma das outras terias que gastar muitas, muitas centenas de euros.

Para além de ter o melhor em termos de componentes que a KTM e a Coluer oferecem, tem ainda um quadro mais moderno em termos de design pois já aceita suspensões cónicas e tem espessura interna dupla variável. A menos que queiras especificamente roda 29, a bike da Decathlon é imbatível em todos os aspectos e por um preço muito inferior. Acho que isso é ponto assente aqui pelo fórum quando se fala nestas gamas/preços.

Em relação aos quadros. Esse argumento é frequentemente usado para justificar os preços inflacionados de muitas marcas, onde estás a pagar única e exclusivamente o autocolante. E nesta gama de preços que falas e com quadros de alumínio, a menos que se ande a analisar as geometrias ao pormenor (que serão todas parecidas) nada deve de distinguir umas das outras. Excepto o da Rockrider 560 que mencionei que é visivelmente superior. E se as marcas oferecerem garantia vitalícia para o quadro, ainda menos importância isso tem.

Os quadros podem fazer diferença quando se começa a falar de suspensões totais com os seus diferentes designs de suspensão. Ou em materiais inovadores como o carbono em que algumas marcas podem ter mais investigação investida. Agora em bicicletas rígidas e de alumínio com geometrias mais que provadas e comprovadas, não me parece.
 

Joseelias

Well-Known Member
Se a 560 a custar 600€ já é bem superior por um preço mais baixo à KTM e Coluer, essa RR 900 já está noutro campeonato totalmente diferente.
 

RGuiomar

New Member
Consigo contar por os dedos de uma mão as vezes que entrei na decatlhon. Como vos disse não percebo quase nada de bicicletas. Só tenho pena da roda 27.5" em vez da 29". Vocês, que tem muito mais experiência, o que é que notam de uma para a outra. Agradeço a todos por a ajuda ;)
 

Joseelias

Well-Known Member
Bem, há aqui pessoal muito mais batido na questão dos tamanhos de roda que eu, mas dos vários testes comparativos que têm sido feitos a diferença de tempos no mesmo percurso entre os vários tipos de roda situa-se na casa dos segundos em cada 10km... Por isso, a menos que se faça competição o tamanho da roda não é assim tão relevante. Ainda para mais quando a roda 27.5 tem um tamanho real mais próximo do tamanho da roda 29" que o nome daria a entender. Isto é, as rodas 27.5 não têm 27.5" mas são de facto maiores que isso.

No entanto, tenho a certeza que qualquer vantagem marginal que a roda 29" dos modelos que referiste tivesse a rolar, seria totalmente esfumada pela diferença de peso que a RR 560 tem em relação a elas,em particular no que toca às rodas. E se estivermos a falar da RR 900, ao peso ainda mais baixo que a RR 560 somam-se componentes de tal qualidade, como a suspensão e rodas, que o comportamento em Btt não daria a mínima hipótese às duas 29". Isto claro, analisando do ponto de vista de rendimento. Mas acredito que mesmo sem se andar a competir as RR têm vantagens suficientemente grandes sobre a KTM e Coluer que ajudam e se notam mesmo por quem faz Btt por lazer.

Nas gamas em que a Decathlon compete, as suas bicicletas são praticamente imbatíveis em termos de relação preço-qualidade.

Mas como disse, há pessoal aqui que tem mais experiência prática nos vários tamanho de roda e que poderão dar-te melhores conselhos neste campo.
 

edununo

Well-Known Member
A diferença entre uma 27.5 para uma 29, usando pneus de balão idêntico é de 1.5" no diâmetro. Já de uma 27.5 para 26 é de 1 polegada certa.
A 27.5 está mais próxima da 26 do que da 29.
É acima de tudo uma questão de gosto pessoal e do tipo de percurso que se faz.
 

Joseelias

Well-Known Member
Exigentes, como assim?

Tirando a suspensão da RR 900 que pode ser mais complexa em termos de manutenção se decidirmos nós a fazê-la comparativamente à suspensão das outras, não há diferença entre elas. Aliás a RR 900 até pode ser muito mais simples de manter no que toca a rodas pois as rodas Crossride têm rolamentos selados em vez de esferas e cones que as rodas das outras devem de ter, e a transmissão de 1 velocidade dianteira tem menos cabos, nenhuma mudança dianteira e menos pratos pedaleiros para limpar. Nesse aspecto é muito menos exigente.
 

gfrmartins

Active Member
E relativamente a manutenção? São bicicletas muito exigentes?

Isso depende mais do que faças com ela do que propriamente da bicicleta.

Vais andar a participar em maratonas? Muita lama? Trilhos muito agressivos?

Se sim vai precisar de mais manutenção, agora se é pela bike que vais precisar de mais manutenção? Claro que não.

Muitas vezes é mais o contrário, material de topo, mais leve, etc normalmente requer mais manutenção ou trocas mais regulares, não é material de guerra é material feito para ser o mais leve possível, o mais rápido possível, feito para quem pode ter uma "equipa" de manutenção.

Não me preocupava com isso assim, não é pela bike que vais precisar de mais ou menos manutenção, isso é material de qualidade, mas que não se deve descuidar a manutenção regular, se for puxada ao extremo pode precisar de mais
 

edununo

Well-Known Member
O normal.
Manter a transmissão limpa e lubrificada ajuda e de que maneira a aumentar a sua vida útil.
Limpar as bainhas da suspensão e fazer uma revisão quando necessário.
Nada de muito complexo.
 

RGuiomar

New Member
Obrigado a todos! Estou convencido e talvez vá mesmo para a rr900, mais vale comprar melhor do que depois ter que fazer upgrades. Vou experimenta la na loja e tomar a minha decisão. Depois posto fotos (se a trouxer).

Mais uma vez,
Obrigado
 

Joseelias

Well-Known Member
Seja qual for a bicicleta que comprares tem depois atenção ao ajuste da bicicleta a ti, como uma correcta altura do selim, a distância do selim ao guiador, a posição do selim e um correcto ajuste da suspensão para o teu peso. São pormenores muito importantes e se não forem tomados em consideração não interessa quão boa uma bike seja, prejudica muito a experiência de andar de bicicleta.

Capacete, óculos e luvas são também absolutamente imprescindíveis.
 

RGuiomar

New Member
Boas malta,

Antes de tomar uma decisão precipitada ainda falei com o rapaz que trabalha na coluer que me fez a seguinte proposta:

Quadro em alumínio com cabos interiores,à exceção do cabo de travão de trás e testa cónica--

suspensão R.Shox XC30 a ar com bloqueador ao guiador--

transmissão Shimano SLX de 1x11vl.--

travões Shimano M355 hidráulicos

espigão de selim,avanço e guiador Icon Supernova

Rodas Icon Meteore

selim Selle Italia

caixa de direção FSA

Por 890€

Isto em comparação a rr900? Que dizem?
 

JARBAS83

Active Member
Vai para a RR900...está em promoção a 795€.

Poupas 100€ que dá para comprar alguns extras e ficas melhor servido. Só nas rodas Mavic, apesar de não serem top, está aí uma diferença de alguns €€€ . Está 100€ mais barata e está melhor equipada...
 

RGuiomar

New Member
A r shox
E a transmissão slx não são superiores?
Afinal as rodas são supernova
 
Last edited:

JARBAS83

Active Member
Qual é o modelo da coluer, afinal? Não estou a ver nenhum modelo com slx 1x11 da coluer e suspa XC30 a ar...é de 2017? É nova?
 

Joseelias

Well-Known Member
Tenta também saber o peso da Coluer. Só isso já dá alguma indicação da qualidade dos componentes ao comparar com a RR900. Pesquisei e não encontrei nada, o que poderá querer dizer que não é nada de que se orgulhem pois o peso é sempre um argumento de venda.

Depois calcula quanto terias que gastar para tirar o peso da bike mais pesada e tens aí uma bom elemento comparativo, para além da comparação directa entre componentes.
 

RGuiomar

New Member
Já fiz a pergunta, agora é aguardar resposta, mas deve andar na média das outras. Obrigado ;). Mal ele responda posto aqui a resposta
 
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