Entre as duas a Coluer está melhor em termos de equipamento, embora em alguns pontos a KTM tenha componentes melhores.
Em termos de transmissão a KTM tem um desviador (SLX) uma gama acima da Coluer mas ainda tem um sistema 3x9 e todos os outros componentes da transmissão parecem-me ser inferiores à Coluer. Isto é, a KTM usa de um truque normal que é montar um desviador traseiro mais vistoso e corta nas outras partes. A Coluer tem um Deore atrás que está uma gama abaixo do SLX, mas já tem um sistema 2x10 e tem o grupo completo Deore na transmissão (do que consegui ver) incluindo pedaleira, manípulos e desv. dianteiro.
Nas suspensões ambas são da gama XC da Suntour embora a da KTM esteja um nível acima e tenha 100mm contra os 80mm da Coluer. No entanto a Coluer tem um bloqueio na guiador enquanto a KTM tem o bloqueio na coroa o que o torna muito menos prático. Em termos mecânicos ambas as suspensões são iguais. O que o pessoal por aqui comenta é que se sente que a XCR da KTM é mais sensivel que a XCM e penso que seja um pouco mais leve.
Não consigo comparar o peso das duas pois não sei o da Coluer. Em relação aos quadros não vejo diferença entre eles em termos de tecnologia, e sem se saber o peso e outros detalhes não é possível afirmar que o da KTM seja superior.
Nessa gama de preços tens ainda a Rockrider 560 da Decathlon (599€). A diferença é que tem roda 27.5 em vez das 29 dos dois modelos que referiste. Mas por esse preço consegues uma bicicleta 1kg mais leve que a KTM (13,9kg) o que é muito mesmo. Para tirares 1kg a qualquer uma das outras terias que gastar muitas, muitas centenas de euros.
Para além de ter o melhor em termos de componentes que a KTM e a Coluer oferecem, tem ainda um quadro mais moderno em termos de design pois já aceita suspensões cónicas e tem espessura interna dupla variável. A menos que queiras especificamente roda 29, a bike da Decathlon é imbatível em todos os aspectos e por um preço muito inferior. Acho que isso é ponto assente aqui pelo fórum quando se fala nestas gamas/preços.
Em relação aos quadros. Esse argumento é frequentemente usado para justificar os preços inflacionados de muitas marcas, onde estás a pagar única e exclusivamente o autocolante. E nesta gama de preços que falas e com quadros de alumínio, a menos que se ande a analisar as geometrias ao pormenor (que serão todas parecidas) nada deve de distinguir umas das outras. Excepto o da Rockrider 560 que mencionei que é visivelmente superior. E se as marcas oferecerem garantia vitalícia para o quadro, ainda menos importância isso tem.
Os quadros podem fazer diferença quando se começa a falar de suspensões totais com os seus diferentes designs de suspensão. Ou em materiais inovadores como o carbono em que algumas marcas podem ter mais investigação investida. Agora em bicicletas rígidas e de alumínio com geometrias mais que provadas e comprovadas, não me parece.