Como sangrar travões de disco hidráulicos

TheTraveler

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Podias começar por ler. Num dos tópicos inamovíveis está lá explicadinho, não há necessidade de andar a repetir.
Como cortar a bicha dum travão hidráulico
 

nioxys

New Member
TheTraveler said:
Podias começar por ler. Num dos tópicos inamovíveis está lá explicadinho, não há necessidade de andar a repetir.
Como cortar a bicha dum travão hidráulico


tens toda a razao.. nem tinha reparado nesse inamovível... peço desculpa.. :oops:

obrigado "TheTraveler" :wink:
 

PETERD

New Member
Boas


Por engano coloquei oleo DOT 4 nos Travõe Shimano SLX . Vou ter problemas no futuro? Qual a melhor forma para retirar o oleo por completo e colocar novo.


Cumprimentso,
 

Jepas

Super Moderador
PETERD,

o óleo DOT4 é mais corrosivo que o Mineral e as tubagens/vedantes da Shimano estão feitos para o óleo Mineral. Seria desejável que voltasses a colocar óleo Mineral assim que possível para evitares a degradação do teu sistema. A melhor forma de fazer isto creio que seja sangrares com óleo Mineral até sair todo o DOT4.

JPRocha,

consegues identificar na tua pinça o parafuso de sangramento? http://www.hygia.com.tw/upload/200711269372427491.pdf

Estando identificado é só usares o mesmo processo descrito acima. Contudo, como o reservatório da manete fica "dentro" dela, tens de arranjar maneira de fixares a manete de modo a que o reservatório continue acessível.

Se preferires, a Hygia tem um kit de sangramento e as instruções estão aqui: http://www.hygia.com.tw/upload/200871013394739815.pdf

Jepas
 

rain

New Member
Boas .
Tenho uma duvida e precisava de ajuda .
Alguem conheçe o processo de sangramento dos travões hayes sole ,pelo que pesquisei o processo é um pouco diferente do normal,
tenho que introduzir o oleo(dot 4) pela pinça com recurso a uma seringa e recuperar o oleo usado na manete.
Será esta a maneira correcta ?
Ou haverá outra ?

Desde já agradeço uma possivel resposta.
 
L

luisfigo

Guest
Ajuda. tenhos uns travões avid juicy 7 , fui sangra-los mas esqueci-me de apertar o control pad , agora tenho o control pad de tal forma k não vai para a posição in, k devo fazer para o control pad voltar a funcionar?
 

pastel10

New Member
Boas, eu também estou com um problema, adquiri uns avid juicy 3 e o problema é que as pastilhas estão juntas de mais e assim o disco não passa entre elas, o que tenho que fazer???
Ajuda urgente se puderem.

[[]]
 

Ray Bonga

New Member
Ena, segui o video dos espanholitos e deu resultado. Consegui purgar os travões Shimano XTR. Pareceu-me bem fácil. Até fácil demais!

Já experimentei e parecem-me OK, espero que continuem assim!

Obrigado pelas dicas.
 

Jepas

Super Moderador
rain said:
Boas .
Tenho uma duvida e precisava de ajuda .
Alguem conheçe o processo de sangramento dos travões hayes sole ,pelo que pesquisei o processo é um pouco diferente do normal,
tenho que introduzir o oleo(dot 4) pela pinça com recurso a uma seringa e recuperar o oleo usado na manete.
Será esta a maneira correcta ?
Ou haverá outra ?

Desde já agradeço uma possivel resposta.

O sangramento pode ser perfeitamente feito usado uma seringa através da pinça de travão. Até é um método bem mais rápido que o descrito por mim no início, tem é desvantagem da perda de óleo pela manete. Se conseguires que o óleo não babe tudo (colocando a manete num recipiente qualquer) podes fazer pelo método da seringa sem problemas. Espero acrescentar em breve esse método ao primeiro.

pastel10 said:
Boas, eu também estou com um problema, adquiri uns avid juicy 3 e o problema é que as pastilhas estão juntas de mais e assim o disco não passa entre elas, o que tenho que fazer???
Ajuda urgente se puderem.

[[]]

Usa uma chave de fendas grande e força as pastilhas para dentro outra vez. Se não couber lá a chave, retira as pastilhas e empurra directamente os êmbolos, mas com cuidado para não recuarem desalinhados.

Jepas
 

Jepas

Super Moderador
Normalmente os travões não precisam nunca de ser sangrados. Mas os fabricantes (como a Hope) aconselham a troca do óleo dos travões ao fim de 4 anos para XC e 1 a 2 anos para DH. A melhor maneira de trocar o óleo é por sangramento.

Contudo podem acontecer várias coisas que exigem um sangramento:

quando se verifica que a manete está "esponjosa" (ar no sistema)
quando se encurtam os tubos com perda de óleo e/ou entrada de ar
quando o óleo está contaminado com humidade

O problema mais comum costuma ser ar no sistema. Eu por exemplo fiz o tutorial sem qualquer problema no travão, apenas para praticar.

Jepas
 

andrextr

Active Member
Por experiência própria, o travão de trás costuma ser mais esponjoso do que o da frente. Não tenho a certeza, mas penso que isso tenha a ver com o facto da bicha dilatar quando a pressão do óleo aumenta (quando se aperta a manete), e como a bicha de trás é maior, no total há mais dilatação e o tacto do travão é mais esponjoso.

Sei que existe umas bichas hidráulicas metálicas que penso que seja para evitar isso. Não devem dilatar tanto, e devem dar ao travão um tacto mais bruto e menos esponjoso...
 

Rider88

New Member
andrextr said:
Sei que existe umas bichas hidráulicas metálicas que penso que seja para evitar isso. Não devem dilatar tanto, e devem dar ao travão um tacto mais bruto e menos esponjoso...

Boas,

Os meus novos mono mini têm o cabo hidraulico revestido em malha de aço, o chamado braided hose. Ainda nao montei, quando experimentar digo se é melhor ou não nesse aspecto.

Cumps
 
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