Boas,
Aqui fica um pequeno tutorial para sangramento de travões. Para este exemplo usei um par de travões Hope Mono Mini que usam óleo DOT 5.1 (sintético). Marcas como a Hayes, Formula, Avid e Hope usam óleo DOT 4 ou 5.1. A Magura e a Shimano usam óleo Mineral.
Notas iniciais:
O óleo DOT é bastante corrosivo, usar sempre luvas e ter álcool à mão para limpar resíduos que podem atacar a tinta e a pele.
Nunca tocar nos discos e nas pastilhas com as mãos, podem ficar contaminados
Usar jornais no chão ou fazer o trabalho na rua para evitar sujar tudo
Material necessário:
Chave de bocas 8mm
Chaves Allen
Par de luvas de latex
Tubo PVC transparente
Óleo Sintético DOT 5.1
Álcool etílico
Papel absorvente
Chave de fendas grande
Seringa
Retirar o sistema completo da bicicleta
Retirar o pino e as pastilhas da pinça
Retrair os êmbolos com a chave de fendas e encher o espaço com cartão para que não saiam na operação nem fique ar retido atrás deles
Fixar o sistema numa bancada
Nivelar a manete de modo a que o reservatório fique horizontal
Remover a tampa do reservatório e retirar a membrana
Fixar a pinça à bancada
Retirar a tampa do parafuso de sangramento e ligá-lo com o tubo PVC a um recipiente estável (não precisa de ter óleo no fundo)
Abrir o parafuso de purga ¼ de volta e apertar a manete devagar
Fechar o parafuso de purga e largar a manete várias vezes sem deixar que o óleo se esgote.
Repor óleo até ao topo do reservatório com a seringa
Repetir até que o óleo saia limpo e sem ar
Colocar a membrana e a tampa no reservatório
Voltar a montar o sistema na bicicleta
Instruções em vídeo
Instruções em vídeo para Sangrar Travões SHIMANO
Jepas
Aqui fica um pequeno tutorial para sangramento de travões. Para este exemplo usei um par de travões Hope Mono Mini que usam óleo DOT 5.1 (sintético). Marcas como a Hayes, Formula, Avid e Hope usam óleo DOT 4 ou 5.1. A Magura e a Shimano usam óleo Mineral.
Notas iniciais:
O óleo DOT é bastante corrosivo, usar sempre luvas e ter álcool à mão para limpar resíduos que podem atacar a tinta e a pele.
Nunca tocar nos discos e nas pastilhas com as mãos, podem ficar contaminados
Usar jornais no chão ou fazer o trabalho na rua para evitar sujar tudo
Material necessário:
Chave de bocas 8mm
Chaves Allen
Par de luvas de latex
Tubo PVC transparente
Óleo Sintético DOT 5.1
Álcool etílico
Papel absorvente
Chave de fendas grande
Seringa
Retirar o sistema completo da bicicleta
Retirar o pino e as pastilhas da pinça
Retrair os êmbolos com a chave de fendas e encher o espaço com cartão para que não saiam na operação nem fique ar retido atrás deles
Fixar o sistema numa bancada
Nivelar a manete de modo a que o reservatório fique horizontal
Remover a tampa do reservatório e retirar a membrana
Fixar a pinça à bancada
Retirar a tampa do parafuso de sangramento e ligá-lo com o tubo PVC a um recipiente estável (não precisa de ter óleo no fundo)
Abrir o parafuso de purga ¼ de volta e apertar a manete devagar
Fechar o parafuso de purga e largar a manete várias vezes sem deixar que o óleo se esgote.
Repor óleo até ao topo do reservatório com a seringa
Repetir até que o óleo saia limpo e sem ar
Colocar a membrana e a tampa no reservatório
Voltar a montar o sistema na bicicleta
Instruções em vídeo
Instruções em vídeo para Sangrar Travões SHIMANO
Jepas