Como afinar manete de travoes hidraulicos

rmpro

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Ora boas pessoal, tenho aqui um pequeno problema, acabei de comprar um bicicleta á GoodBikes e ela está 5 estrelas, mas acho que os travões podiam estar melhor, tenho travões de disco Deore BR-M525 e manete tambem Deore, a manete do travão de traz vai muito a baixo, já estive a tentar fazer como o pessoal aqui diz e apertar a porca de lado da manete, mas ia passando a rosca pq já não roda mais e ficou igual, agora digam me se a minha shirla de 30 euros afinava-se em 30 segundos não me digam que não consigo na minha Fuji afinar esta coisa ...
É que não encontro nada para afina-la, a unica coisa que vejo é talvez ser falta de oleo, não sei, acho que não tem é muita logica ser assim pq devia ser mais userfriendly.
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

os travões Deore não têm qualquer tipo de afinação para além do alcance da manete. Assim sendo provavelmente tens pouco óleo, ou então ar no sistema.

Jepas
 

rmpro

New Member
Como vieram assim de fabrica não sei, mas visto não ter afinação deve ser ou ar no sistema ou falta de oleo, mas não gosto nada de não puder regular o curso da manete...
 

zykon

Super Moderador
:wtf: :wtf:

Jepas said:
Boas,

os travões Deore não têm qualquer tipo de afinação para além do alcance da manete. Assim sendo provavelmente tens pouco óleo, ou então ar no sistema.

Jepas
 

Alf

Active Member
Ó zykon então, alcance não é curso :mrgreen: É a distância a que a manete está do guiador. O curso da manete é sempre o mesmo, a não ser que varie a quantidade de pastilha ou de óleo (ou de disco :lol:)
 

zykon

Super Moderador
Alf_PKS_0 said:
Ó zykon então, alcance não é curso :mrgreen: É a distância a que a manete está do guiador. O curso da manete é sempre o mesmo, a não ser que varie a quantidade de pastilha ou de óleo (ou de disco :lol:)

:sorry: :sorry: :cheers:
 

andremariz

New Member
Boas,
Tenho exctamente o mesmo problema.Troquei os meus travões de disco mecanicos da promax pelos hidraulicos deore m525.Compreio o conjunto frente/trás e tambem queria afinar o de trás pois está muito "mole".Será que se cortar um pouco a bicha resolve alguma coisa? Já agora...porquê que se tem que comprar aquelas pecinhas novas e não dá para cortar e usar as que já lá estavam?
 
Exprimenta fazer o seguinte:
Desaperta a manete de maneira a que o deposito do oleo fique na horizontal,
volta a apertar a manete para ela ficar fixa,
de seguida desaperta os parafusos da tampa do deposito com cuidado,
poe um pano por baixo da manete para no caso de entornares oleo não sujares nada.
Depois de retirares a tampa do deposito retira tambem a borracha que esta por baixo,
agora que ja estas a ver o oleo dentro do deposito, vai apertando e soltando a manete,
para retirares eventuais bolhas de ar de dentro da tubagem e, vais reparar que
a manete vai ficar mais rija e a travar mais em cima.
Quando isto acontecer já podes voltar a por a tal borracha de novo no sitio e a
colocar a tampa no deposito.
E já está!
Espero que tenhas ficado bem esclarecido
Cumps
 

andremariz

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Ok obrigado pela dica.Já agora...não consigo meter a roda da frente sem que o disco não fique a raspar nas pastilhas ( mais de um lado que do outro ).O mesmo acontecia com os travões antigos (mecanicos) que posso eu fazer!!!?? Já tentei mil e uma coisas e sem sucesso.É que a pinça não maneira de afinar para poder centra-la no disco.GRRRRRR :s
 

Diogo_fcr

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Boas.

Faz uma coisa... Desaperta os parafusos da pinça do travão junto á suspensão de maneira a quando carregues na manete a pinça ca em baixo mexa.
Depois faz o seguinte...
Com uma das mãos a apertar a manete com a outra aperta de novo os parafusos da pinça.
Isto vai permitir que a pinça fique centrada em relação ao disco. :wink:
Depois ve se ainda roça nas pastilhas.

Se ficar bom tudo ok. :D

Se não ficar bom e só roçar quando uma certa parte do disco passa na pinça e não todo é porque o disco está ligeiramente emprenado.
Se for disso vê para que lado está empenado e tiras a roda e com as mãos dás uns ligeiros toques e vais conseguir desempenar o disco.
Depois montas e fazes novamente o que eu disse primeiro (centrares de novo a pinça). :wink:
Deve ficar bom.
Se o disco continuar ligeiramente empenado não vale a pena comprar um novo pois compras um novo e na volta seguinte pode voltar a empenar e gastas-te dinheiro e não resolves-te o problema.Vais dando uns toques com as mãos e vais centrando-o. Se aquilo travar á mesma é o que interessa. :D :wink: Disco empenado é muito natural.

Espero ter ajudado. :wink:
 

Diogo_fcr

New Member
Obrigado :oops:,mas há malta que sabe mais do que eu,só que eu gosto muito de mecanica e então sou eu que faço praticamente tudo na minha bike,só quando não tenho chaves é que não faço. :)
Ainda bem que consegui ajudar. :D
Se quizeres faz o mesmo no de trás,aproveitas e ficas com ele já centrado. :wink:

Abraço :wink:
Boas pedaladas :wink:
 
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