Como Abrir Loja?

SandroPedais

New Member
Depois de alguma pesquisa sobre o que era necessário para abrir uma loja de bicicletas o que encontrei foi nada.

Não quer dizer que estou interessado em abrir uma loja mas seria mais a titulo de curiosidade, apesar de com a crise não deixo a ideia de parte.

Gostaria de saber a vossa opinião de o que seria necessário, qual o investimento e como falar c\ os distribuidores acho que são as perguntas básicas que não as encontrei.

Sei que vão fazer perguntas sobre mim, Eu pedalo desde sempre em btt e estrada e considero que a mecânica ao nível de um profissional.

São perguntas simples que gostava de debater e que este assunto deixasse de ser tabu.
 

paff

New Member
Olá Sandro,

Também já pensei nisso, até porque aqui na minha zona não há nada desse género. Mas a crise fez-me pensar duas vezes e desisti da ideia.

Gostava de tirar alguns cursos, até porque o meu conhecimento é básico e de um curioso. Mas gosto, e quando se gosta de algo, aprende-se e faz-se melhor.

Desejo-te sorte e quanto às tuas perguntas, não tenho respostas.

Mas decerto haverá aqui pessoal que te poderá responder a tudo isso.
 

SandroPedais

New Member
Pois penso que o problema é que muita gente tem a ideia de começar mas são muito poucas que sabem de como avançar e menos as que arriscam.

Será apenas ligar aos distribuidores pagar e receber a mercadoria?

Vou já a começar a dar valores, fazendo umas contas rápidas de cabeças o que acham de 15000€ para investir numa loja? arrendada claro...
 

brembo

New Member
Boa noite

tb nao tendo nenhum conhecimento no assunto acho isso muito pouco isso sao meia duzia de bicicletas de gama média hoje em dia , se juntar mais um zero já acredito que dê
 
Acima de tudo, tens de perceber o que pretendes fazer.
É apenas venda directa ou queres ter assistência? Na tua zona tens mais alguma loja? O que pretendes ter à venda? Já foste a alguma loja ver condições necessárias e perceber se falta alguma coisa e que possas explorar para servir de base de negócio?
Tens know-how técnico para as perguntas mais exigentes e sabes dar uma resposta inequívoca?

Algumas perguntas apenas. Se quisesse fazer algo do género, não me safava pois já tenho em Lisboa 2 lojas que me dão resposta a estas questões e que se complementam.
 

korreya

New Member
Boas...realmente também acho muito pouco para arrancares com o negócio...tens a loja e sua decoração...depois vem o recheio (onde além de um certo número de bicicletas também terás que ter material diverso e equipamento variado...e o que é bom e de marca é caro!)...e terás que ter as inúmeras e específicas e caras ferramentas para assistência...a não ser que a mecânica entregues a outra pessoa.
No que respeita a marcas de bicicletas...terás que sondar fabricantes e fornecedores...(penso que há certas marcas que não aceitam partilhar o mesmo espaço com a concorrência).
Mas se realmente é isso que queres força nisso...informa-te num centro de emprego (onde existem apoios a fundo perdido para a criação do própio posto de trabalho e acesso a empréstimos vantajosos para o mesmo propósito)
Abraço
 

edumad

Member
Com popularidade do ciclismo hoje em dia, é perfeitamente viável. Aliás até parece dos poucos negócios onde tem aparecido mais novas empresas.
Acho que só na venda directa não será muito lucrativo, a não ser que tenhas a loja num centro urbano de alguma dimensão. Aí a massa critica de clientes com poucos conhecimentos e pouca apetência para procurar negócios e maior e pode safar-te. O pessoal que rola muito, por isso desgasta o material, entusiasma-se com o hobby e aspira sempre a mais, também pesquisa mais e procura o melhor preço (usados, net).

Atendimento e assistência técnica excelentes são a razão para ir a uma loja física. Já gastei mais numa loja do que gastaria online, de propósito porque gostei de como era servido.
No fundo é profissionalismo: conhecer o produto o melhor possível, competências técnicas, honestidade e cordialidade com o cliente. Quando somos servidos por alguém assim, ficamos satisfeitos com o resultado, satisfeitos com nós próprios por termos feito uma boa escolha.

Uma para perceber o que o negócio implica uma boa forma seria conseguires um lugar numa boa loja, ganhas prática e conhecimentos de como funcionam as coisas.
Informação geral de como abrir um negócio não deve faltar ai pela internet.
 

SandroPedais

New Member
Realmente 15mil € pode ser pouco mas não sei ate que ponto deixa de ser mentira mas 150mil...

A verdade é que uma loja sem mecânico não vale mesmo abrir...porque cada vez há mais vendas online infelizmente para quem está a pensar abrir uma loja só lhe resta o atendimento profissional...

Mas por exemplo imaginando que eu queria ter a minha loja com bicicletas da marca de Ktm de btt e stevens de estrada como iria proceder a procura do distribuidor?
 

afpereira

New Member
Boas,
venho dar aqui o meu contributo,
vou abrir uma loja e neste momento estou a tratar do financiamento, o que é certo é que no banco me pedem quais os fornecedores e os valores a investir
e o fornecedores só disponibilizam informação tendo já o financiamento.
Bom estou aqui num impasse e o mais certo é "pedir" um valor as "escuras" para poder negociar com os fornecedores e se o "guito" não chegar nem o totta me safa...
o que é certo é que a loja vai mesmo avançar e que não é fácil investir em portugal, não é, pois é só burocracia... Haja paciência e calma...
 

paff

New Member
Desejo-te boa sorte e que tudo corra bem afpereira!

Também investi num negócio (não de bicicletas) e realmente investir em Portugal é muito complicado.

Quando o negócio abrir tens de dizer onde é.

Mais uma vez boa sorte!
 

abelha2

Active Member
Eu acho que abrir uma loja completamente "às escuras" é um risco muito grande. Se já tivesses trabalhado numa ou assim já sabias como a coisa funciona. Ainda para mais as pessoas são sempre reticentes a dar certas informações com medo da concorrencia (como por exemplo as margens de lucro, ou se as bicicletas em exposição são da loja (certamente há muitos casos que são do distribuidor)).

Eu no teu lugar começava com umas reparações entre amigos e tal, nem que fosse na garagem lá de casa, até ter clientes para sustentar um negócio. Porque no inicio não deve ser nada fácil aguentar-se, as vendas são cada vez menos por causa das lojas online, as reparações é preciso ir ganhando a confiança dos clientes.

Para vender peças e etc, sabes que "quanto mais se vende, mais fácil é vender" e o contrário também. Ou seja, uma pessoa que venda 5 bicicletas por mês, vai ter melhores preços (consegue melhores descontos do importador) do que uma que só venda 1. Ou seja é mais dificil para essa pessoa vender 1, do que o outro 5.

Mas não quero desmotivar, o que precisamos é de pessoas que andem para a frente.
 

mpc

New Member
Eu acho que abrir uma loja completamente "às escuras" é um risco muito grande.

Pois é, eu também tenho esta opinião, e mais ainda nos tempos difíceis que correm! Com o poder de compra em queda! Devemos pensar 2 vezes!! :confused:

Contudo, para quem quer avançar, aconselho primeiro analisar outras questões, como, a existência de outras lojas na zona (até um raio de 20Km), conhecimentos do sector, facilidade de financiamento, encargos com a loja, dimensão actividade na zona (neste caso o BTT, se há muitos praticantes), etc. :p
 
Ola
Se queres abrir um negocio força nisso
Mas primeiro vê o que necessitas para estares verdadeiramente legal pois a famosa licença de laboração (antigo alvará) de distrito para distrito faz diferença
Se te informares junto a camara onde vives vais ver o difícil e abrir algum negócio e só burocracia
Quanto aos fornecedores não te preocupes pois eles vão aparecendo
 

afpereira

New Member
obrigado a todos,
pelos avisos e pela força que me desejam,
como é obvio a loja não vai ser aberta "às escuras" e foi muito bem ponderada.
É certo que nos dias de hoje temos que pensar 2x, mas se for bem planeado, organizado e a cima de tudo uma grande força de vontade é certo que tudo ande para a frente,
depois muito trabalho, trabalho e trabalho só assim se consegue alcançar o sucesso...
 

mvit

New Member
Força!!!
parece-me que deve ser dos poucos negocios hoje em dia que era capaz de investir algum dinheiro...
Boa sorte!
 

zetobtt

New Member
É verdade. Hoje em dia é muito complicado abrir seja o negocio que for. Penso que ja esta tudo dito sobre este assunto. Desejo boa sorte para o futuro negocio.

BOAS PEDALADAS
 
Top