Circular nos passadiços das praias

abanix

New Member
respeito a opinião de cada um

eu acho que passadiços da praia é para partilhar por todos

temos de andar devagar 8)
 

PRODIGY

New Member
concordo com o abanix o problema é que maior parte das vezes vejo pessoal a fazer das ciclovias autenticos autodromos pondo em risco as outras pessoas ...e é claro depois ve-se sinais a proibir o pessoal de andar de bicicleta e é mt bem feito
 

Peixinhus

Active Member
Se os passadiços foram feitos para lazer pedonal e uma vez que existe sinalização proibitiva contra a circulação das biclas há que acatar e respeitar. O desrespeito pelo próximo existe em tudo o que é lugar e o incumprimento das leis é constante. É porreiro andar no passadiço mas vamos deixa-lo para a malta que circula a pé ok.
Mesmo as ciclovias destinadas pá malta das biclas é ocupada por toda a gente ( quem conheçe a marginal de Espinho até Gaia onde elas existem sabe do que falo ) no fim de semana nem se fala, é o Manel a passear o bobi e o tono a pessear o bébé no seu carrinho bacano. As vias ciclovias portanto não são pós cãezinhos andarem lá a cagar nem pó Huginho andar lá de triciclo sujeito a levar uma pranchada porque o bacano do papá anda a micar as catraias que passam em vez de olhar pelo puto. Migos pedalar portanto nas estradas ou montes onde o eventual risco de acidente seja talvez menos constante, tudo vai da sorte....
 

kamuf

New Member
e a epopeia continua, porque continuam a querer andar de bike em locais para peões??? aqui onde moro qué no interior do país ( sim que também é protugal ) não se vê ninguem andar em cima de passeios porque estes são para os peões, será assim tão dificil... a bicleta é para andar na estrada ou nos trilhos, senão qualquer dia ainda querem ir ás compras de bike
 

SEVEN7

Member
Boa tarde

Eu também ando em alguns sitios onfr assim "não se deve". Mas sempre com civismo.
Por vezes ao atravessar o túnel da estação de Algés, e isto já mais do que uma vez, fui abordado pelos senhores da Securitas, que não podia circular nequele espaço de bicicleta, tendo sido obrigado a desmontar.
Argumentei que ia com devagar e com cuidado, e naquele momento não se encontravam sequer peões no local. Mesmo assim fizerem questão de eu atravessar o túnel a pé. Achei estranho ao sucedido. Mas acabei por desmontar e passar a pé. Não custou nada.
Acho que se todos formos compreensivos, julgo que alguns problemas se podem evitar.
Assim alguns condutores tomassem alguns cuidados em relação aos ciclistas.
As vezes é cada razante que até assunta. Até fazem de forma provocatório. Para quê???

Acho que o civismo parte a parte só tem a melhorar a imagem de todos.

Boas pedaladas
SEVEN7
 

usaralho

Member
Na Figueira da Foz os passadiços tem faixas para peões e para bicicletas. Muitas vezes ando nos passeios por ser mais seguro para mim :s
 

koddok

New Member
nos passadiços na praia, ando sempre com a bike à mão...pois eu enquanto peão, também não gosto de apanhar um "pintas" montado que não se desvia e que nem lá devia andar. Eu não faço, porque também não gosto que me façam...

Agora nos passeios das nossas cidades, isso tenho de andar por vezes (mas sempre que não cause problemas aos pedestres), sempre que a circulação automóvel o não permita em estrada...Por vezes tenho mesmo de alternar entre estrada, passeio e escadas :D
 

nikado

New Member
Já tive 1 acidente algo violento na Marginal das praia de Gaia e por acaso o unico que se magoou bastante foi o peão.
:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
 

cavadas13

Utilizador Banido
Isso é o forte nas ciclovias no norte, os peões andarem nas ciclovias, quando teêm paseios para eles, e ainda mandam vir quando se passa perto deles.
PS: algem sabe se há um limite de velocidade nas ciclovias?
Cumps
 

jopedru

New Member
Portugal é um pais muito engraçado. Enchem-se alguns de ar no peito para cuspir leis, ou simples normas de comportamento em nome da liberdade, de uma liberdade apenas entendida por estes, os SENHORES das hegemonias.

O respeito pelo proximo, não se entenda: que é dividir isto para uns e aquilo para os outros. Respeito é saber partilhar.

Quanto ás bicicletas serem veiculos, é certo e qualquer um o entende, mas como é este veiculo entendido pela lei?
Esta é uma questão muito lata e controversa, até pela própria lei: é um veiculo movido a tracção humana, logo 100% ecolócico, no entanto no de3creto de lei que beneficia fiscalmente os veiculos ecológicos, há um artigo que elimina a bicicleta deste beneficio.

Não pode andar nos passadiços, em alguns! Mas pode andar no metro!

Caro Jepas, reparei que és um cidadão atento e respeitador do código da estrada, e com muita moral a transmitir, não vou sequer colocar aqui em causa que não tenhas os reflectores exigidos por lei nas rodas!

Relax, isto dá para todos :yeah:
 

tartaruga

New Member
Boas,

relativamente a este assunto acho que isto esta uma confusão do carago.

É verdade que a lei diz que não podemos cicular nos passeios nem nos passadiços. Mas tambem é verdade que no Porto na Abenida Brasil a ciclovia é no passeio e na Figueira da Foz é no passadiço.

E agora que lei respeitar a que diz que não posso andar nos passeios e passadiços ou que obriga um ciclista a circular nas ciclovias????
 

gabrieljla

New Member
boas, sempre soube k é proibido mas sempre tolerei, uma vez k ha ruas em k é quase impossivel circular com os carros devidod ao perigo.
mas desde k quase que parti um braço ao levar com um senhos e sua bike pelas costas em quarteira nem posso ver malta nos passeios!
respeitemos os peoes!

abraço
 

Leco

New Member
Nos passadiços... nunca andei e também nunca me incomodou o ppl que lá anda de bicicleta, mesmo antes de me tornar adepto das bikes, para ser sincero, nunca prestei atenção a isso, tal como nunca prestei atenção aos que andam nos passeios... :)
Agora, nos passeios... ando sempre que posso... :( e porquê? tenho medo de andar na estrada... Ia sendo atropelado já por duas vezes na estrada e visto que a bicicleta tem cerca de 500 km, isto dá um quase atropelamento por cada 250 km... neste momento faço cerca de 150 km por semana... um quase (espero eu) atropelamento por cada semana e meia... :shock:
Os únicos dias que me aventuro á vontade em Loures e arredores é ao fim de semana... e já pensei em colocar um espelho na bicicleta!! Nem sequer sei se isso ainda existe visto já não encontrar nenhum á imenso tempo...
Um colega que andou comigo á dias, anda do lado errado da estrada como os peões porque tem mais medo que eu... infelizmente ele tem boas razões para ter medo... :cry:
 

rodacurta

New Member
Na Praia da Rocha existe um passadiço talvez com uns 4 m de largura e estão fazer outro em alvor. Não concordo nada com o facto de ser proibido por sinalização a circulação de Bikes num passadiço tão largo. :mrsock:

Por sua vez já existe uma ciclovia de muitos kilometros que está em vias de conclusão. Verifica-se que mesmo em passeios muito largos onde existe essa ciclovia de apenas 1 metro e pouco de largura os peões lá vão passeando precisamente na ciclovia fazendo inclusive as curvas e contracurvas como se bicicleta andassem. Agora estão a aumentar a ciclovia desaparecendo por completo o passeio pois não existe espaço para ambos.

Se haver um atropelamento na ciclovia como será atribuida a responsabilidade????????? :shock:
 

filomix

New Member
Num destes fins de semana passados fui dar 1 volta maior e resolvi terminar a dita a "rolar" pela marginal do Douro até Matosinhos, só para o relax...
Estava de facto muita gente a passear, correr, saltar, parada, distraída, a andar na perpendicular para passar para o outro lado da rua (sem ser na passadeira na grande maioria dos casos :|) e em algumas zonas do passeio com ciclovia, verdadeiramente "encavalitadas" no interior da ciclovia, deixando o restante passeio pedonal livre para que os ciclistas passassem em segurança. Simpáticos... :twisted:

Nada que eu já não estivesse à espera, por isso, levo comigo doses extra de calma, paciência e bom humor...
Penso que em situações destas, o civismo, a boa educação, a calma e sorriso q.b. são os aliados essenciais para o passeio sem sobresaltos e agradável (e uma boa dose de técnica de trial para se fazer todas as "paradinhas" necessárias e ultrapassar os "obstáculos" devagar, devagarinho e parado :mrgreen:).

O interessante nessa volta, e que quase me irritava solenemente, foi o protesto, bem audível por sinal, por parte de um atleta corredor (porventura amador, mas já com uma boa idade, boa forma e aparentemente muito traquejado...) que resolveu mandar uma posta do género:
"Isso devia de andar era na rua... Vem para aqui com bicicletas de mil e tal euros para incomodar as pessoas..." :mrsock:
Não me devia ter dignado a responder, mas lá me saíu que não era bonito ter assim tão mau feitio :lol: Um boacdo panisga, mas melhor que mandar umas caral***** :mrgreen:
Convém referir que nunca o incomodei e que só o ultrapassei quando tive condições para o fazer.
O mais engraçado foi ter ouvido as pessoas que passeavam nos passeios "apenas" queixar-se dos grupos de "corredores" que corriam lado a lado (às vezes em grupos de 4...), que não davam espaço para passarem.

Enfim, o texto já vai longo, mas o que interessa reter é que é preciso que HAJA BOM SENSO E EDUCAÇÃO.

Excelentes pedaladas
 

MrOverclock

New Member
Re: Circular nos passadiços das praias

Para responder a alguém que perguntou mais a cima:

Não me lembro bem, mas tenho ideia que para as bicicletas as velocidades máximas são as seguintes:

Cidade: 25km/h
Fora da cidade: 35Km/h

Quanto aos passadiços da praia, aqui na Figueira da Foz, como já referiram, há uma zona onde tem uma passadeira para quem vai a pé e outra para quem vai de bike/trotinete/outra coisa com rodas. Sempre que preciso passar por lá, uso a parte que se me destina, mas há pessoas que gostam de ir a pé na zona das bikes, vão na conversa e mesmo com o barulho das rodas a rolarem na madeira, não ouvem, nem se desviam até eu pedir! Se eles tivessem a noção das velocidades que as vezes atinjo naquelas passadeiras... acho que até na parte para os peões tinham medo de andar (não tirem conclusões percipitadas, eu pratico essas velocidades no inverno quando há vento de norte, mesmo a jeito, e normalmente não há ninguém ali (praia -> inverno = deserto))
 

José Martins

Administrator
A minha modesta opinião, após ter lido este tópico:

Quem tem por hábito andar nos passeios ou passadiços, vai por certo continuar a fazê-lo. Está no sangue português, mesmo que tal não seja permitido.
Quem não o faz, provavelmente não o irá fazer.

Concordo que seria possivel a convivênvia entre ciclistas e peões nesses locais, mas tal implica uma dose muito superior há existente habitualmente nos portugueses de CIVISMO.
Se cada um abrandasse e se desviasse, seria fácil. O problema é que a maioria vê o outro como um desafio, logo, vai ver até que ponto o outro aguenta, tipo ver quem desiste primeiro.

Por fim e até no seguimento de outro tópico existente aqui no Forum, não se esqueçam antes de criticar, que as nossas policias cumprem ordens, tal como as de outro país qualquer. A excepção será aquele que não actue, com terá essa atitude com riscos para si próprio.
Mas todos nós cumprimos ordens nas nossas actividades profissionais.

Para terminar, um passadiço pode não aparecer com essa designação no Código da Estrada, mas é um local onde é suposto circularem peões, logo equiparado a um passeio.
A partir daí, fazemos como entendermos, mas sujeitamo-nos.
 

sparki

New Member
Boas!

Só hoje vi este tópico e gostava de dar o meu contributo.
Sou da zona Norte e, como tal, também passo frequentemente ao lado desse tipo de passadiços, nomeadamente na marginal Gaia-Espinho.
Digo-vos que o passadiço é muito mais aliciante do que a ciclovia.
Contudo, sou apologista que não se deve andar de bicicleta nos passadiços, nunca (bem, se estiver noite e não se vir mesmo ninguém... heheh)
Na minha opinião, é tão mau andar de bicicleta nos passadiços como andar a pé nas ciclovias.
E isso irrita-me tanto....!!!!
O pessoal adora caminhar refasteladamente nas ciclovias, parece que é para gastarem menos solas de sapato!

Cumprimentos
 
Top