Ciclista pesado = Cubo "partido"??

harlem

New Member
Boas companheiros do pedal.

O meu dilema é o seguinte, a minha roda de trás tem "folga", ou seja, ela está bem apertada, mas abana imenso, penso que será o interior do cubo que terá qualquer problema. O abanar torna-se ainda mais evidente quando pedalo, porque a roda torce de tal maneira que a cada pedalada roça nas escoras, do lado do disco.
Esta mesma situação já me tinha acontecido ainda com a bicicleta em garantia, mas não tão grave na altura, e foi me dito que tinha o eixo partido e que tinham colocado um eixo novo :confused::confused:

Será que isto se deve à qualidade das rodas? Ao meu excesso de peso? Ao facto de eu descer, maioritariamente, sentado?

Não faço descidas demasiado agressivas, muito menos qualquer tipo de drops.

A bicicleta é uma Berg de gama relativamente baixa, o ciclista pesa cerca de 96kg.

Aguardo opiniões!
 

SeteGu

Active Member
Sim... eixo partido. Fraca qualidade das rodas.

Arranjando vai voltar a acontecer. O ideal é trocar essas rodas (para roda livre, suponho) por outras para cassete. Quantas velocidade tem?
 

xmeiro

Member
Também pode não estar partido mas estar desapertado.
O melhor é levar a sitio onde saibam mexer. A mim já me aconteceu ao tirar a roda de trás cairem as esfera todas do cubo, e não estava nada partido, tinha era falta de manutenção e desapertou-se tudo.
 

SeteGu

Active Member
O harlem diz que está bem apertado... não é uma coisa difícil de ver.

Mas sim... se fores a uma loja confirmam-te logo o que é...
 

xmeiro

Member
Se o aperto rápido de fixação estiver apertado o miolo do cubo pode estar desapertado na mesma, e foi isso que me aconteceu.
A unica vez que tive um eixo partido foi numa altura em que emprestei a bike ao meu irmão e ele apesar de ser imensamente mais leve é muito mais agressivo. O resultado foi o mesmo: assim que se desapertou a roda para meter dentro do carro as esferas foram para o chão.

Se os cubos em causa forem de cones e esferas podem só precisar de um ajuste, mas isso é coisa que só alguém com experiencia vai conseguir ver e meter como deve ser.
 

Atomic22

New Member
Boas, eu diria que são sintomas de desperto do eixo da roda, no entanto também poderá ser desgaste das pistas de esferas caso as rodas não sejam de rolamentos. Se retirares a roda fora e puxares pelo eixo ficas a saber sé é desgaste ou apenas desaperto, porque se for desaperto, as porcas que apertam o eixo vão estar muito leves ou até mesmo soltas por forma a conseguires apertar com os dedos (sem chave), se for desgaste o eixo abana por um todo ao contrario de partido que apenas rodará uma parte do eixo. Abraço.
 

SeteGu

Active Member
Eu digo que é eixo partido porque já aconteceu a um amigo meu várias vezes e a solução foi trocar de rodas. Se a roda for com sistema de roda livre é com 90% de certeza que digo que seja esse o problema... até porque já aconteceu 1x. É um defeito desse tipo de rodas (acho que principalmente com 8v, não sei bem porquê).
Já agora... quanto pesas se não é indiscrição?

Depois diz o que foi. ;)
 

harlem

New Member
Ainda não consegui ver nada por falta de tempo, provavelmente na segunda feira vou conseguir dizer mais alguma coisa...

A roda é mesmo de 8 velocidades. Neste momento estou com cerca de 96kg, estava referido no primeiro post :)
 
eu quando comecei no btt tinha +-120kg agora com 100 kg e 3 anos depois e nunca parti um eixo, apenas 2 raios(s não me engano) e rodas para desempenar pelo menos 1x ao ano.
as rodas sao as rockrider da rr8.1 em 9v
 

harlem

New Member
Realmente era o eixo partido como o SeteGu tinha dito, e como também ele tinha dito, voltou a acontecer e já está outra vez na mesma situação...

A solução é trocar as rodas? Que tipo de rodas para 8v poderia colocar e isto não voltar a acontecer??
 

harlem

New Member
Acabei por desmontar e afinal desta vez o veio não estava partido, estava apenas desapertado, no entanto, voltei a apertar e aquilo continua miserável, a roda parece estar toda torta, dá imensos estalos, às vezes a rodar sem estar em carga, acho que vou mesmo ter que tratar de mudar a roda...

Não ligo a pesos, nem sou um ciclista agressivo, apenas sou um ciclista pesado, alguém aconselha alguma coisa que não seja muito cara?
 

SeteGu

Active Member
Em qualquer loja de bicicletas arranjam umas rodas talvez a partir dos 50-60€ o par... tem é também de se comprar uma cassete de 8 velocidade (12€ +/-). Se a corrente estiver gasta poderá também ter de se trocar (+/- 5€).
 

harlem

New Member
Tenho de me informar de preços nalguma loja de bicicletas então... A cassete não é problema, até porque já estava a pensar trocar porque a minha tem uns andamentos muito estranhos, por volta dos 14/28 ou algo do género... a corrente tem 1500km, acho que não é preciso trocar...
Acho é que tive mesmo azar com as rodas, praticamente só tenho conhecimento de rodas de roda livre até às 7 velocidades...
 

SeteGu

Active Member
Com 7 velocidades não há tanto esse problema... com 8 acontece mais. Daí o sistema de roda livre praticamente só existir até 7v e a partir daí ser cassete.

Com 1500 kms pode já ser preciso, com cassete nova, alterar a corrente. Também é questão de na altura se experimentar (pedalar com força em todas as velocidades... principalmente na última). Se saltar tem de levar corrente nova (caso contrário irá inclusivamente desgastar mais depressa a cassete).
 

harlem

New Member
Estou a ver que me saiu mesmo a fava em termos de rodas!! A corrente também não é cara, por isso por descargo de consciência posso meter uma nova também...
 
Top