Chegar ao limite do curso

Foxanon

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Sempre tive esta curiosidade e gostava de saber se chegar ao limite do curso do amortecedor/suspensão tem consequências negativas.

Ps: Caso importe para alguma coisa tenho um RP23 e uma Sektor r a frente!
 

Jepas

Super Moderador
Eu acho que andar a bater com as suspensões não lhes dá saúde. Interiormente costuma existir um batente, mas é para preservar o sistema em último caso. Sugiro que uses mais pré-carga para evitares isso. Mas cada um sabe de si, podes estar a precisar de uma suspensão nova.
 

ANFO

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Então por essa ordem de ideias o pessoal do DH está todo a precisar de uma suspensão, pois é perfeitamente normal esgotarem os cursos...

Há vários factores a ponderar, se for uma suspensão a ar pode estar com baixa pressão, se for uma suspensão a mola pode estar a precisar de uma mola mais "forte".

As suspensões foram pensadas para esgotarem o curso, senão tinham-nas concebido de outra forma e o curso anunciado não seria o real. Uma suspensão de 100mm deve trabalhar os 100mm.

No meu caso tenho uma Pike e esgoto o curso imensas vezes. Entretanto coloquei uma mola mais forte e, embora menos vezes, continuo a esgotar o curso.

No caso dos amortecedores, por exemplo, os DHX têm o bottom-out que regula o fim de curso. Se fosse tão prejudicial esse esgotamento não tinham lá essa afinação.
 

NSilvaXP

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Acho que depende da forma como o curso está a ser esgotado.
Eu normalmente esgoto o curso do amortecedor mas não o da forqueta.
Mas o curso do amortecedor é esgotado sem pancadas violentas no fim de curso - isso penso que poderá ser prejudicial!
 

Pauloruy

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A minha opinião é como a do Jepas.. Ao notar bater até ao fim o melhor é colocar mais pressão tanto na suspensão como no amortecedor...
Quanto ao DH obvio que as suspensões são mais fortes e com mais curso.
 

ESTIMA

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Utilizar seja o que for no limite é possivel, desde que tenham a noção que o periodo de vida do objecto usado no limite diminui drasticamente. Isso é uma questão elementar ao nivel Fisico e Mecanico.
A questão em concreto das suspensões, podem ser usadas atingindo o limite, apesar de eu não entender a razão para tal acontecer excepto em situações extremas, a duração das mesmas é que vai diminuir.
 

Foxanon

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A minha suspenção é de 150 mm e normalmente quando esgota o curso é quando vou mandar uns saltos, escadas etc, mas uma coisa +/- básicas, nao ando ai em drops de 2m nem downhills...!Está montada numa bike de all mountain (heckler)!
Secalhar entao é dar lhes mais ar...!
 

andrextr

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Não há problema a suspensão esgotar uma vez ou outra. Quem tem um SAG de 25% em coisas agressivas esgota. Mas as vezes nem notas. Agora se for porradas muito secas, entao se calhar tens que aumentar a pressao. Ou entao aumentar a compressão (caso tenhas ajuste para isso).

Mas é claro que se andas ai a mandar flatadas, vais ter que meter muita pressao para nao esgotar em seco, e nesse caso, perdes muita tracçao nos trilhos do dia-a-dia. Portanto, começa a escolher saltos com recepções EHEHEH
 

froids

Active Member
Mas é claro que se andas ai a mandar flatadas, vais ter que meter muita pressao para nao esgotar em seco, e nesse caso, perdes muita tracçao nos trilhos do dia-a-dia. Portanto, começa a escolher saltos com recepções EHEHEH

:sabichao: :pinuteis:
 
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