Centerlock vs 6 Furos IS

BigFoot

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Embora que nos utlimos meses tem sido dificil por vezes arranjar discos shimano (em alguns modelos e medidas) de 6 furos.. agora ja ta melhor.. mas lembro de andar ai muita gente a procura.. porque embora a shimano esteija em maioria.. tambem existem outros fabricantes desde travoes rotores e cubos.. exepto a shimano tudo é 6 furos.. a meu ver acho que o center lock não tem muita razao de existir.. só complica :mrgreen:
 

Alf

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Não escrevi bem o que queria, eu referia-me à folga dos próprios centerlock em cubos centerlock. :mrgreen: :mrgreen: Referi-me foi no sítio errado...

Eu tenho 6 parafusos (eu tenho mais, os discos é que têm 6 parafusos :mrgreen: :mrgreen: ), e optei por estes para não ficar preso à shimano, se bem que já há rotores de outras marcas com centerock e cubos também...

Bahh, o centerlock é só mais uma invenção, não é assim tão útil, acho eu...
 

Djatnet

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Vou fazer uma comparação

Aqui à uns anos atrás depois de ser lançado o CD, a SONY pôs no mercado algo chamado Minidisc e a Philips a DCC, nenhum destes formatos de audio singrou, só porque foi feito por uma grande marca!!! Simplesmente não tinham grandes vantagens em relação ao CD que entretanto se veio a tornar STANDARD!!!

O que quero dizer com isso é que neste momento a shimano tem vindo a lançar peças para o mercado que só podem ser reparadas com as própias ferramentas shimano, isso pode-se vêr por ex. em várias coisas: Pedaleiras com sistema Hollowtech, nos centerlock, nas pinças de travão XTR 2007 que têm um parafuso no êmbolo, que à primeira vista parece um TORX, mas não é!!! Existem muitos mecânicos que não têm essa ferramenta e vão ter de comprar a Shimano.
"The advantages of centerlock are that the splined interface is stiffer and removing the disc is quicker because it only requires one lockring to be removed. Some of the disadvantages are that the design is patented requiring a licensing fee from Shimano. A Shimano cassette lockring tool is needed to remove the rotor and is more expensive and less common then a Torx key. Advantages of IS six-bolt are that you have more choices when it comes to hubs and rotors. IS rotors use button head socket cap screws with either a hex socket or Torx socket to secure them to the hub. This can makes IS rotors more time consuming to remove."

Já usei o centerlock porque fui nas modas e depois de um disco desapertar (sim podem desapertar!) a meio de uma volta, e eu ter ficado a pé, nunca mais...
Neste momento só uso o 6 furos.

Existem varias marcas de travões e todas elas nos seus topos de gama têm 6 furos, só a shimano insiste em ter na sua gama alta (XTR) só o sistema Centerlock. (pode ser mais uma teoria de conspiração, mas estão como que a dizer... "Queres estes discos tão bonitos??? Então muda pra centerlock!!!!"
 

P.M.

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Não me parece que essa ultima questão se ponha, pois a chave para apertar o centerlock é a mesma que a da cassete... E fabricantes de chaves dessas não faltam.
Na questão das pedaleiras o mesmo sucedia com ISIS, quadrados, Splined...

P.M.
 

Jorgex

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A Shimano lançou o Octalink II como o novo standard para pedaleiros com eixo integrado. Lembram-se à uns tempos atrás, quando saiu o pedaleiro CODA MAGIC? Sistema quase identico, mas o Deparamento de acessórios da Cannondale não conseguiu nadar com a corrente. Puf!

Shimano lançou o center lock, rotores semi-flutuantes e com aperto igual ao da cassete. Lembram-se à uns tempos atrás quando só havia uma marca de travões de disco para btt? Foi a HOPE que criou este sistema.


A Shimano aprende com o passado! É por isso que ainda está à frente da SRAM. :evil:
 

P.M.

Member
Por acaso fiquei curioso com a questão da pedaleira CODA. Como a net é um mundo fiz uma pesquisa e a história não é bem assim...
As Coda Magic (que foram inicialmente concebidos por uma empresa chamada Magic Motorcycles, posteriormente comprada pela Cannondale), possuiam rolamentos externos e cada crank era feito de 2 metades coladas. Os cranks eram separados do eixo pedaleiro e montados genero ISIS.

Já a história do eixo integrado, partiu de uma empresa chamada Sweet Wings, que utilizava um eixo que ligava os dois cranks, suportado por rolamentos externos. O eixo era fixo aos cranks por meio de um parafuso.

Não há nada de invulgar em aproveitar sistemas já existentes e modificá-los, tornando-os melhores. O mercado está cheio de exemplos, e não em apenas bicicletas. A falha da introdução dos produtos que mencionaste podem estar relacionados com problemas de fiabilidade ou de marketing. A não esquecer que ambos os casos que mencionei, apareceram no inicio dos anos 90.

Os discos shimano não são flutuantes (ou não foram concebidos como tal). Apenas têm aquela parte em plástico para reduzir peso e fazer a integração com o centerlock.

P.M.
 

Polegar

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Boas estou a utilizar este tópico porque preciso da vossa ajuda e para não abrir um novo

comprei un cubos xtr centerlock, e agora tenho a possibilidade comprar os Avid juici ultimate baratos, no entanto estes vem com discos de 6 furos. è possivel comprar os discos com sistema centerlock e utilizar no sistema de travoa ultimate. Desculpem a minha ignorancia neste sistema.
Obrigado pela vossa ajuda.
Polegar
 

Bravellir

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Os rotores serem centerlock ou 6 furos não os torna incompatíveis com nenhuns travões. O tamanho ou espessura dos rotores é que pode dar problemas. Ou seja, podes usar qualquer rotor centerlock com os Ultimate desde que compatível.

Casos testados:
lpsfereira, rotores formula com travões Shimano xtr 2003
vitorzip, rotores Hope e Avid Ultimate
eu, rotores Hope flutuantes e Avid 7 Carbon
Ludos, rotores deore e Avid 7 Carbon
SM-RT97-large_v1_m56577569830587578.jpg


Mas a solução mais simples para ti ( embora não deve ser a mais leve ) é meter um adaptador e usar os rotores que vem com os Ultimate.
Adaptador DTSwiss
ACC_SMALL_61013113817.jpg
 

P.M.

Member
Boas,

Tenho actualmente exactamente essa combinação (XTR+Ultimate) e funcionam lindamente...
O Bravellir já explicou o resto.

P.M.
 

ruisas

Member
Boas

Só uma pequena correcção, a maioria das chaves para as cassetes só dá para remover o center-lock depois de tirar o eixo do cubo. Isto porque as chaves para cassetes não têm profundidade suficiente para chegar ao center-lock com o eixo no sitio. Pior ainda, é que para apertar os cubos é necessário tirar o disco, o que torna impossível fazer qualquer tipo de manutenção ao cubo sem a chave de cassetes (ou center-lock) com a profundidade adequada. Escusado será dizer que apenas as chaves center-lock da shimano têm essa profundidade.
 

P.M.

Member
Ahhh.. Quê?
A minha chave é de um estojo que a decathlon vende e serve perfeitamente.
Se por eixo do cubo te referes ao aperto rápido, isso é obvio que tens de retirar...

P.M.
 

ruisas

Member
Daaaaaa, claro que não é o aperto rápido :s
Sortudo, a minha chave é shimano e não dá, mas valeu a dica.
Eles vendem a dita chave em separado, ou só vem no estojo ?
 

P.M.

Member
Hei,
Aquela vinha no estojo e sinceramente nem reparei se a vendem em separado. Muito provavelmente têm em separado...
Mas, fiquei curioso com o facto de teres de retirar o eixo... Mas nesse caso, terás o mesmo problema com a cassete, não?

P.M.
 

ruisas

Member
Boas

Do lado da cassete não tem problema, porque a distancia entre o topo do eixo e a cassete é menor. Não te esqueças que do lado oposto à cassete o eixo tem um casquilho e umas anilhas extra que aumenta a distancia entre o topo do eixo e o center-lock.
 

Gavião

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:sorry: Desculpem lá estar a usar o vosso tópico para colocar a minha questão :shock:, que pode ser daquelas " Helloooo, onde é que tu andaste???!!" :mrgreen:, mas aqui vai. A minha bike tem travões de disco mecânicos da Tektro, e eu queria alterar para uns hidraulicos da Shimano ou Hayes. No entanto os discos são apertados às rodas com 7 parafusos :wtf: e nos sites reparei que anunciam os Hayes com 6. Não reparei nos Shimano. E agora é que vai a questão "Danh"... Posso instalar os Hayes/Shimano a travar nos discos que já lá estão instalados??? :rotfl: Assim não tinha que mudar de cubos ou de rodas :barafustar:. :eish:
 

Bravellir

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Gavião, desculpa a pergunta, mas contaste bem?? É que eu pensava que só havia dois sistemas de fixação de discos. Podes ao menos dizer qual o modelo dos travões. E já agora, muito importante, dos cubos??
 

Vitorzip

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Bravellir said:
Gavião, desculpa a pergunta, mas contaste bem?? É que eu pensava que só havia dois sistemas de fixação de discos. Podes ao menos dizer qual o modelo dos travões. E já agora, muito importante, dos cubos??

Cá para mim contaste com a roda as voltas...

Vê lá bem se não são só seis furos, só existem 4 e 6 furos. Edit : existem também 5 furos, nos Hope antigos.

No entanto, mesmo que fossem 7 furos, poderias manter os teus discos, desde que compres uns travões para esse diametro... (ex.-160mm)
 
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