tkul said:
André, o melhor é experimentar um eixo 20mm, e verificares a precisão que tens a curvar.
não tem nada que ver com o peso, mas uso da bike.
Depois de ter trocado,nunca mais compro uma de QR normal (9mm).
Sem querer entrar em off-tópico...
Para mim, a descontinuada gama ES tinha uma coisa fantástica que era a RS Pike com eixo Maxle (aperto rápido de 20mm da RS). Este eixo já tem 3 anos e ainda não tem rival ou melhor, os restantes fabricantes não querem pagar royalties à RS. Para vocês verem o impacto que o eixo Maxle teve no mercado, a maioria dos fabricantes, no que toca quadros de AM e FR, já faz os drop Out's das escoras ou mesmo drop out's removiveis em Maxle (eixo de 12mm e para cubos de 135 ou150mm de largura). Este Maxle atrás garante uma maior rigidez das escoras e já é um standard!
A Shimano assim que viu isto agarrou-se às restantes marcas para lançar o eixo de 15mm... E sabem a parte mais triste? É que o eixo de 15mm é apenas 10g mais leve que o de 20mm e no geral, as suspensões com eixo de 15mm aguentam uma torção lateral que mal chega a metade duma susp. de 20mm.
10g a menos e metade da torção duma de 20mm. Dá que pensar, né?
Mas voltando ao assunto, a gama ES tinha a Pike com 20mm e a AM tinha Fox mas com o vulgo 9mm. Ora eu já tinha graves problemas de falta de precisão de pilotagem nas susp. de XC com 100mm de curso, bainhas de 30mm e eixo de 9mm. A sério, eu descia mais depressa e controladamente com o ETA da Marzocchi ligado (curso da Marzo no mínimo) que desligado (curso normal). A Pike foi a melhor coisa que tive até hoje no que toca a rigidez e em pilotagem. Eu passo por onde quero! Para individos como eu (104kg) e com ideas para Enduro, a gama ES era o ideal.
P.S. - O eixo Maxle Lite (15mm) é que pesa menos 10g que o Maxle de 20mm.
P.P.S. - A Shimano Fox insistem em manter o aperto rápido do lado do disco, o que é uma burrice. Marzo, tal com a RS, já tem do lado oposto ao disco.