Cansaço inicial - ajuda / opiniao

Marko Augusto

New Member
Boas companheiros do pedal
Queria saber a opinião do pessoal acerca de uma situação que me acontece varias vezes nas provas, a qual passo a explicar... aquando a partida tento a maioria das vezes seguir no grupo da frente mas passados uns Kilometros o cansaço/fadiga a pudera-se de mim e tenho que abrandar... mas depois passados vários kilometros exemplo 5 / 10km, parece que o ritmo estabiliza e começo a dar novamente o meu melhor até ao final... posto isto, qual é a vossa opinião para contornar esta situação, além de treinar :) claro .... ou será que terei de fazer uma melhor gestão de esforço?
Aguardo pelas vossas respostas
Cumps
 

ernez

Active Member
São as voltinhas de fim-de-semana que criam esse habito, :D, é pá, eu também tenho esse problema, mas é por três factores, alimentação deficiente, aquécimento, deficiente e hábitos criados nas voltinhas Domingueiras, mas isso é o meu problema, quanto ao teu, verifica com atenção, os teus treinos, se começas com força, se fazes o aquecimento correto, toma mais atenção aos teus treinos e hábitos alimentares, abraço.
 

alupo

New Member
Na minha opinião tudo se deve ao ritmo que cada um possui conciliado aos treinos que fazes específicos. Se queres participar em provas de BTT deves ter treino especifico para essa modalidade, pois a exigência requer força, destreza, e o corpo preparado para o evento, aliado a um aquecimento que é necessário para se ter um bom desempenho.
Boas pedaladas.:p
 

Eduardojsg

New Member
É muito simples, por exemplo, o meu limiar anaeróbio é 185 bpm, se eu no início andar acima desta frequencia cardíaca, porque ando os arranques são sempre explosivos para manter o grupo da frente, os musculos vão começar a produzir ácido láctico (é provavelmente o que dá a sensação de fadiga).
Caso ande a abaixo desse limiar não há produção de ácido láctico, e se for a uma intensidade de 160 bpm por exemplo, o ácido láctico acumulado nos músculos vai-se difundir em poucos minutos.

O aquecimento é muito pouco provável, pode ser alimentação, mas como é no inicio duvido, só se a fadiga ocorresse com algumas horas de prova, mas tambem seria normal.

Para saberes o teu limiar so com um teste de esforço ou calculos de frequancias cardiacas teoricas e controlares isso em prova e treinos através de um pulsómetro.

Espero ter ajudado...
 

JoaoPeixe

New Member
Isso é muito simples, no dia que antecede a maratona deverás comer muitos hidratos de carbono (massas, arroz, etc) para que os músculos fiquem "carregados". Normalmente, à noite o "nervoso" miudinho está lá e não se consegue descansar muito bem (isso acontece-me muitas vezes, ir para a cama e não consigo dormir ou se consigo dormir, parece que é a correr...) o que é perfeitamente normal o corpo não descansa bem. Depois de certeza que antes do inicio da prova não fazes um aquecimento eficaz, ou seja partes a "frio" o que é um grande choque para o corpo daí sentires esse "mau estar"/cansaço excessivo e ao fim desses 7 km's o corpo já aqueceu e já te sentes bem...
Convém sempre fazer um aquecimento, ou seja, antes da partida depois de teres tudo arranjado, vai dar uma volta de bike, subir a rua, dar umas voltas ao recinto da partido, ao parque estacionamento, pedalar um bocadinho para o corpo se ir habituando e não haver aquele "choque" inicial...
 

raul061990

New Member
Cá para mim, é por causa de uma alimentação deficiente, pouco rica em hidratos de carbono, pão, massa e isso assim, falta de um aquecimento, eu sinto que o aquecimento para mim, tem de ser em 8 km, para os musculos aquecere, tembem poder ser falta de um treino de resistência, por exemplo, a bike de estrada é muito boa para isso, pois temos que andar a um nível rápido, desde que ando de bike de estrada que tenho sentido uma grande diferença na partida, nos 10 km iniciasis e na resistência durante as provas, já faço as provas de 70 km sem parar e com muitas subidas, aconselho vivamente andar de estrada e btt, isto é a minha opinião
 
Last edited:

meloy

New Member
Também sinto o mesmo! ao início não estou tão bem como os meus companheiros e depois lá fico bem ou melhor que eles!

À uns tempos também me andei a debruçar sobre o tema, e a conclusão que cheguei é que cada um tem o seu próprio ritmo!

Mas é de ter em conta que no inicio devido à adrenalina de começar muitos andam acima da sua capacidade e depois pagam mais tarde, e tu também podes pagar a factura de um início acima das tuas capacidades e devido à falta de treino acabares por pagar essa factura mais cedo que outros...

Segue o teu ritmo! e verás que ficas surpreendido no final mesmo que tenhas de engolir uns sapos ao ínicio!
 

jopedru

New Member
Peço desculpa, mas devo fazer aqui um reparo, a internet tem tanto de bom como de mau e acabamos por retirar muita informação incorreta da net, ou simplesmente não a sabemos aplicar. E digo isto por nesta primeira página li muita coisa errada, há muito desconhecimento sobre o comportamento do corpo quando exposto ao exercicio.

Marko, procura um treinador ai de Santarém, creio que terei colegas dessa zona que te podem ajudar.

Eduardo, o limiar aerobio não funciona dessa forma linear como descreves, está muito longe disso aliás.

João Peixe, para que o corpo acumule hidratos de carbono é preciso treina-lo para isso. Infelizmente a nossa alimentação diária está normalmente tão carregada de hidratos de carbono que a mensagem que enviamos ao corpo é quase de que, este elemento é tão abundante, que o corpo não necessita de o acumular, não pelo menos onde ele seria util (musculos e figado).

Boas pedaladas a todos e não brinquem com o corpo que o preço pode ser muito elevado.
 

Jocas22

Active Member
Comigo geralmente, se for com pessoal cheio de ritmo, no inicio custa-me e se eles puxarem e eu tentar acompanhar acabo por rebentar mais cedo ou mais tarde e depois nunca mais recupero.
Se ao contrário for com pessoal que respeita o meu ritmo, ou mesmo se andar sozinho, o melhor ritmo aparece depois de algum tempo a pedalar.
 

Moreno88

New Member
Tal e qual... eu também noto que só ao fim de uns 5km ou mais é que começo a ganhar a pica toda, mas acho que isso é normal! Conheço muita gente assim... :rolleyes:
 

Marko Augusto

New Member
Companheiros do pedal
As vossas opiniões têm sido bastante esclarecedoras, com muito boa informação, o que agradeço.
Sei que fazer estrada é uma mais valia, mas não sou possuidor de bike de estrada, será uma das minhas próximas compras, mas só para o final do ano. Não tenho nenhum plano de treino especifico, corro cerca de 5/6km 3x por semana e faço pelo menos 1x durante a semana estrada com a bike de BTT, no entanto tenho um certo cuidado com a alimentação. Em relação ao aquecimento, no geral faço sempre aquecimento (3/4km) e depois entro para o control 0, cerca de 20/15minutos antes da partida, e ai o tempo que estou em espera arrefeço.... alem dos conselhos que o pessoal deu, vou também seguir o conselho do Jopedru e procurar um treinador para me ajudar a passar esta barreira.
Cumps pessoal e obrigado
Abraço Marko.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Eu sou um betetista 200% amador, treino como e quando posso. No que diz respeito à alimentação, tenho dias em que abuso (comida/bebida), mas nada de exagerado. Nos meus primeiros 10/15km, também tenho que os fazer ao meu ritmo (por vezes até penso; ui, nunca mais chego ao fim LOL). Aliás, nem consigo fazer mais do que aquilo que faço, o corpo não deixa. Então lá deixo o pessoal ir na frente na boa. Certo é que após estes km iníciais, pedalo nem que seja o dia todo sem qualquer problema. Tenho boa resistência..... pressas não é comigo. :D

...quantas e quantas vezes, tenho colegas que arrancam com um power infernal, e a meio desistem (terminam pelas escapatórias), e eu sempre ao meu ritmo lá concluo os traçados na sua totalidade ainda com força para fazer mais uns km. Temos que conhecer bem o nosso corpo e ponto. ;)
 
Last edited:

Eduardojsg

New Member
Jop Pedro, eu sei do que falo, tenho um treinador pessoal, faço competição e sou aluno de ed.fisica e desporto... E não é aeróbico é anaeróbico como disseste!
 

city_hunter

New Member
Também sofro disso..e se começar muito forte, ao fim de 4 ou 5km até os pulmões me doem e acontece até vomitar. Depois disso sinto-me lindamente...
Mas esta situação limita-me bastante, pois nos primeiros 5 km tenho que manter um ritmo médio, para conseguir aguentar os restantes 40, 50, etc. De certeza que será uma situação treinável.
 

ernez

Active Member
Depois de consultar uns amigos e analizar alguns planos de treino, pergunto eu a toda a malta aqui do pedaço, no sabado alguem faz algum tipo de treino, ou seja, na vespera da prova alguem treina. Eu não treino, será que é uma das causas!!!
 
Last edited:

city_hunter

New Member
Depende do treino! Há diferentes formas de treinar! Acho que ninguem na vespera de uma maratona, faz 80km com 2500m de subida acumulada (digo eu...há por aí uns "cavalões" que se calhar fazem!). Eu por norma não treino na vespera ou então faço uma voltinha para verificar de está tudo ok com a bicla e com as pernas, mas nunca mais do que 10 ou 15 km. As tantas faço mal, mas se fizer de forma diferente, no dia seguinte mais vale ficar a dormir, pk as pernas não estão a 100%.
 
Top Bottom