29er Cannondale Trail SL29er 2

gcaetano

Member
Grande Miguel!

Opá, ando um bocado aos arames com a roda traseira, ou melhor, com o cepo. O material da Mavic demora milénios a chegar! Já tive de desenrascar uma roda para ir à Idanha ao Domingo... Até já estou a ponderar comprar uma roda traseira diferente (porque cubos de 24 furos são difíceis de encontrar...).
Ainda ontem numa loja estava um representante de uma outra marca de rodas que diz que de facto a principal desvantagem da mavic é a "exclusividade" do material. Aquilo é bom, sem dúvida, mas para reparar é um pincel autêntico!

A ver se consigo encontrar uma anilha de retenção para deixar a roda capaz de andar... A partir daí logo penso o que lhe hei-de fazer.

Mas para a semana conto atualizar aqui o tópico!
 

MiGuEl_82

Active Member
Que grande galo pá!! De facto essa roda parece que está enguiçada...

Fico a aguardar essa actualização, isto se entretanto n constatar a mesma in loco ;)
 

gcaetano

Member
Podes crer. Depois de um ano e quase 6mil km de bom relacionamento, a coisa está azeda... Já parece estes casamentos modernos entre vedetas! Heheh
 

gcaetano

Member
Viva pessoal,

A minha 29er sofreu mais uma importante, e até agora mais significativa evolução. O conjunto pedaleiro era o componente mais limitado que vinha na bicicleta, pelo que cedo decidi que seria das primeiras coisas a trocar. O FC-M522 octalink hollowtech 1, em quase 6 mil kms (e pouco mais de um ano), nunca comprometeu, e foi desmontado 2 vezes para limpeza e lubrificação. Ainda assim, estava a destoar um pouco, e na mudança de corrente e cassete, saiu também para dar lugar a uma SLX de 2 pratos!
De facto, as diferenças de performance são notórias, principalmente a nível de rigidez e na canalização da energia, minimizando as perdas.

Com a mudança de 3 para 2 pratos, entrou também um desviador Deore XT, que ajudou a dar precisão às passagens, muito embora o anterior Deore nunca tenha dado qualquer problema a esse nível!

Assim, nesta alteração, troquei:
Corrente
Cassete - mantive as relações: 11-36
Pedaleira – entrou a tal SLX 2 pratos 26-38
Desviador – para Deore XT
Roldanas do desviador

Agora é habituar-me a 100% à nova transmissão, e carregar kms!

Próximo passo é meter película nos cranks para não serem "decapados" ao pedalar! :D

Estou a ponderar trocar brevemente mais algumas coisas, nomeadamente, o guiador, para um mais largo, já com os 660mm são demasiado curtos para mim e para a bicicleta, os pedais (os m520 começam a acusar a idade) e, eventualmente, o selim! Entretanto tenho também de fazer a revisão à suspensão.

Para já ficam umas fotos, antes do noturno de ontem, de qualidade duvidosa, mas enfim...!





Boas pedaladas!!
 

PedroC

Member
gcaetano, para além das diferenças de performance quanto foi o ganho no peso com a troca do conjunto pedaleiro? 200 / 300 gr?

Também pretendo fazer um upgrade semelhante.

A cassete nova foi também SLX??
 

gcaetano

Member
Olá Pedro,

Os ganhos de peso foram marginais. O eixo pedaleiro hollowtech 2 é muito mais leve, sem dúvida, e será aí que está o principal ganho. O peso do pedaleiro anda ela por ela. Não tenho os valores bem presentes, mas segundo me lembro, não chegou aos 200g. Esse não era o principal objetivo, de modo que também não me preocupei muito.

A cassete, por ser material de desgaste, optei pela gama Deore, não custa tanto na hora de substituir.;)
 
Top