Cannondale TRAIL SL 6 mas POUCO

Boas caros colegas do pedal. Sou novo no fórum, mas já passei muitas horas a ler muitos dos tópicos do mesmo, e depois de analisar muitas das opiniões dadas, fui utilizando algumas na escolha das alterações que fui fazendo na minha Cannondale TRAIL SL 6 de 2010. Isto do BTT começou a entrar-me no espírito ainda este ano, na brincadeira com uns colegas começamos a dar uma voltas ao sábado de manha. Como não tinha bicicleta desde os 14 anos, decidi começar a procurar uma bicicleta que tivesse um quadro que fosse uma boa base para futuros upgrades caso o bichinho do BTT fica-se, caso não gosta-se e a quisesse vender não perderia muitos € . Dentro de todas as que vi para o orçamento limite de 500€ a que mais gostei foi a Cannondale Trail SL 6.
Ao inicio era tudo 5 estrelas, pois nunca tinha andado numa bicicleta que me desse tanto gozo, mas com o tempo começaram a aparecer os primeiros defeitos, a pedaleira vinha empenada e fazia com que a corrente ficasse presa entre os dentes desta e a escora do quadro, resultado arrancou-me um bom pedaço tinta do quadro, na oficina deram um jeito para que esta aguenta-se mais algum tempo. A primeiro coisa a mudar foram os travões, comprei uns Shimano M445 Brancos com expirais brancas, pois os Tektro Mecanicos nunca me preencheram as medidas e eram uns autênticos abrandadores.

Depois de dois meses a andar ao fim de semana, e durante a semana quando me era possivél, entrei na primeira prova, e para começar logo em grande, a Gradiosa maratona dos 5 cumes de Barcelos. Nunca tinha feito nada do género e participei com o objectivo de tentar terminar pelo menos os 3 cumes, objectivo conseguido apesar de ter demorado mais de 4horas a consegui-lo. Mas foi a partir desta prova que senti a real necessidade de começar a alterar os componentes chave da bicicleta. Durante a prova o sistema de mudanças desafinou quando ainda faltavam 10Km para o fim, já só conseguia ter a 1 e 2 mudança da frente e até a 3 de trás, cheguei a um ponto em que me apetecia atirar a bicicleta pelo monte abaixo :).
Durante estes últimos 3 meses, alterei praticamente tudo na bicicleta sendo que de momento de origem só permanece o quadro, caixa de direcção e selim.
Refiro que as alterações feitas por mim são mais no sentido de tornar a bicicleta mais fiável, e mais agradável a nível estético, do que propriamente a nível de peso, pois esse terá que ser puxado pelo KIT de pernas.
Fica a Lista de Alterações actual:
* Quadro: Trail SL S.A.V.E. tamanho L
* Suspensão: RST Gila Pro TnL 100mm - FOX FLOAT RL 130mm
* Caixa de Direcção: Cane Creek 1-1/8*
* Desviador Frente: Shimano Altus M311 – Shimano SLX
*Desviador de Trás: Shimano Alivio – Shimano SLX 9spd
* Manipulos: Shimano Alivio – Shimano SLX
* Travões: Tektro 10 de Disco Mecânicos – Shimano M445 – Formula ORO K18
* Discos Travão: Tektro 160mm – Ashima Airotor RED 160mm
* Pedaleiro: Suntour XCT V2 – Nova DEORE - Shimano DEORE XT
* Guiador: Cannondale C4 Riser – TITAN LITE 580mm
* Pedais: Wellgo Plataforma – Shimano M520 white - Exustar PM25
* Espigão de Selim: Cannondale C4 31.6mm – KCNC Ti Pro Lite 31.6mmx400mm
* Aperto de espigão: Cannondale - TITAN
* Corrente: Shimano HG50 8spd – KMC 9spd
* Cassete: Sunrace 12-32t 8spd – Shimano SLX 9spd
* Cubo Frente / Trás: Formula
* Raios: CN Rodas MAVIC Crossmax XL
* Aros: Novo Maddux DC 3.0 Disc
* Apertos Rápidos: TITAN EVO
* Pneus Frente: Hutchinson Iguana 2.0 – Rubena Charybdis Tubeless Supra 2.0 - Maxxis Ignitor Lust 1.95
* Pneus Trás: Hutchinson Iguana 2.0 – Rubena Zefyros Tubless Supra 2.1 - Maxxis Larsen TT Lust 1.90
* Espaçadores e Tampa de Direcção - Aerozine
* Grade de Bidon - Cannondale
Agora Ficam a Galeria de FOTOS Desde estado actual(A primeira foto será actualizada sempre que for alterado algum componente) Sendo posteriormente colocado a sua evolução.

Estado actual Agosto de 2011:


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Evolução

Setembro de 2010 Com alteração dos travões para os Shimano, e ja tem a pedaleira deore e desviador da frente SLX

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Após ter completado os 3 cumes na maratona de Barcelos (Aqui nesta foto é que ainda so possui a alteraçao dos Travoes para os Shimano de resto tudo de origem)

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Depois da Volta de ontem onde mostrou para aquilo que é feita J
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Agora podem comentar a vontade, os defeitos e as virtudes que encontram na minha Bicicleta.
Com o tempo irei postar qualidades e defeitos do material, e possíveis alterações futuras, pois esta secção é de Análises e Testes.

Cumprimentos e muitas pedaladas a todos.
 
Last edited:

RicardoCupra

New Member
Boa bike, essa marca Titan nao conhecia, mas os componentes são engraçados.

Fizeste boas modificações, apenas na minha opinião a Fox faz curso a mais, isso é quase suspensão de All Mountain mais agressivo, raramente ou quase nunca montado esse curso numa HT.

De Resto, ve-se que lhe dás com alma, é lama por todo lado! força ;)
 
Pois o caso da Suspensao ter curso A MAIS (130mm), nao será o mais apropriado para uma HT, mas eu dou-lhe uma utilizaçao bastante variada, pois aqui na zona onde vivo, temos todo o tipo de terreno, e acredita que as subidas sao bem duras nos percursos onde faço, e a descer passo por percurso rapidos e duros, mas a suspensao parece que vai a flutuar, tal a facilidade com que ultrapasso os regos, pedras, vegetaçao :) para ja nao me queixo de nada ;-) vamos ver com o tempo.
 

tozas

New Member
Boas

Penso que essa susp da para regular internamente (reduzir curso).
Certifica-te que esses 130 mm não são demais para o quadro, podes danificá-lo

Abraço
 

Qketz

New Member
A minha segunda maratona também foi a dos cumes este ano , foi a segunda que fiz com a minha bike , e tive o mesmo problema com as mudanças , mas foi a 17km's do fim mais ao menos !
Bela bike , mas se fosse a ti reduzia a 100mm , porque isso pode "danificar o quadro" , além de alterar totalmente a geometria !

Parabéns e boas pedaladas ! ;)
 

Kamoes

Active Member
Antes de mexer na transmissão eu tratava era de nivelar esse selim.

Depois disso, uma foto com as duas rodas apoiadas no chão para vermos os ângulos da bike. 130mm é um bocado, mas pode não ficar assim tão abusado.


Abraço ;)
 
Obrigada a todos por estarem a comentar.

"Kamoes" nivelar o selim, é coloca-lo numa posiçao mais horizontal? ou seja em vez de estar a apontar para cima coloca-lo a apontar para o avanço?? é que na volta que dei ontem com a bicicleta cerca de 20 km a puxar bem, começaram a doer-me as costas, mas tambem ja estava parado a 1 mês.

amanha coloco novas fotos da bicicleta sem estar apoiada no suporte para verificarem se acham exagerado o curso da suspensao. Alguém consegue confirmar até que ponto dará para reduzir o curso da suspensao?

Cumprimentos e Obrigado
 

Kamoes

Active Member
edudias999, nivelar o selim é colocá-lo paralelo ao chão. Ou seja, na horizontal... nem a apontar para o avanço, nem a apontar para o céu.
Use um nível para fazer isso, é o mais fácil ;)


Depois, uma foto para ver se o curso é ou não muito exagerado. Não sei é até que ponto dá para baixar o curso nessa suspensão( não sei se é possível, sequer.).


Abraço ;)
 
e tu tens os espaçadores ? :)

Os espaçadores só se estiverem dentro da suspensao... eu comprei-a usada, mas está como nova, veio dos Estates :) mas, algo me diz que nao os deve ter, eu pesei a suspensao numa balança digital e deu 1635Gramas, e no site que tu encontras-te diz que a suspensao pesa 1,68Kg. por isso se ambas as mediçoes estiverem correctas acho que os espaçadores nao devem estar na suspensao.... só mesmo abrindo e confirmando.

Tenho de arranjar algum perito em suspensoes FOX para fazer o serviço de reduçao de curso, na Zona de Braga.

Abraço

Abraço
 

RicardoCupra

New Member
Se conseguires,reduz lhe o curso, vais ver que ganhas a subir, e a descer, a Fox com 100mm faz todo o seu trabalho, até com 80mm fazia na minha opinião ;)
 

jota

Member
Parabéns pela montagem homogénea e equilibrada. Também sou da opinião que esse suspensão devia perder um pouco de curso.
 
Muito bonita e com componentes muito fiáveis. Parabéns.
Só acho que tens curso a mais na suspensão. Devias reduzir isso para uns 100mm no máximo, ou arriscas-te a partir o quadro.
Abraço
 

dand25

Active Member
Bem que bike bacana, tenho uma igual mas ainda origem, e digo-te ja, como esta a tua era mesmo como adorava meter a minha, mas o t€empo nao me permite mesmo nada, tens uns upgrades muito porreiros. A minha tambem vinha com o problema na pedaleira e apos alguma pressao com a loja agora vao colocar uma alivio a custo zero para ver se se resolve.

Quanto aos travoes tens toda a razao, apenas servem para abrandar, ja agora porque trocaste os m445 por esses que tens actualmente? tenho intençoes de colocar uns m575 branquinhos da shimano quando houver possibilidades.

Para breve tambem irei colocar um guiador recto branquinho, mas um FSA. E ja estou a ver que fica a matar, mas antes de isso irá ser uma epicon.

Uma questao, tambem era para colocar um espigao e selim desses, mas fiquei naquela que depois ira se notar se se baixar e subir, constata-se isso?

Quanto as pedais, sao esses mesmo que tambem irei colocar, tambem ja andam fisgados, so é mesmo pena a crise!!lol. no fim a minha bike nao irá ficar muito diferente da tua em aspecto.

cumps e boas pedaladas
 
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