Boas pessoal!
Bom finalmente consegui comprar a minha bike de sonho e como tal já lhe comecei a dar o devido uso
Hoje finalmente consegui ir dar a volta inaugural, e aqui deixo as primeiras impressões da bicla.
A volta foi maioritariamente por trilhos técnicos e pouco rolantes, com subidas e descidas com elevado grau
de inclinação, prefazendo um total de 37.5 km´s.
Como é hábito nas primeiras voltas que se dá numa nova bicla, há sempre coisas a acertar durante a volta,
e foi o que aconteceu comigo, a altura do selim, a posição do mesmo, a posição dos manipulos (sim porque
isto do Dual-lever para mim ainda é novidade como utilizador), pressão de ar de ambas a suspensões...etc...
Posto isto e com todas as afinações a meu gosto toca a arrepiar caminho.
A minha principal curiosidade era ver como se comportava a bicla em subidas, visto ser uma bicla com peso
baixo e suspensão com pouco curso na traseira, e o resultado não me desapontou. Tanto com as suspensões
bloqueadas como normais a bicicleta tem um bom comportamento em subida agarrando-se ao trilho (com a suspensão
desbloqueada) e sendo mais nervosa e rápida com o DT bloqueado. A posição de condução ainda tem que ser
revista visto que o avanço de guiador é mto grande para o meu gosto e vou substitui-lo em breve.
A rolar a bicicleta era como eu previa, uma verdadeira máquina de XC, rápida nas acelerações e muito estável
mesmo em mau piso. O pouco curso anunciado da suspensão traseira revelou-se mais que suficiente para mim
que estava á espera de levar mais "porrada" nas costas, mas felizmente isso não acontece na Scalpel, por
isso posso dizer tratar-se de uma bicicleta confortável.
A lefty funciona ás mil maravilhas, os 100mm de curso dão e sobram para uma utilização em XC e com ela podem-se
fazer descidas a grandes velocidades sem perder o controle da bicicleta. Em relação á minha anterior
Marz Marathon SL náo noto diferenças ao nivel da rigidez lateral e por incrivel que possa parecer gosto muito mais
do funcionamento da Lefty, revelando-se muito suave e absorvente, apesar de "apenas" ter regulação do rebound,
bloqueio e compressão através da válvula de ar. Estou cativado pela segurança, simplicidade e eficácia desta
suspensão.
A posição desta bicicleta é outra das coisas que gostei, sendo que a frente é muito incisiva permitindo-me
sempre que queira "apontar" a bicicleta para onde queria sem que o centro de gravidade normalmente alto nas FS
comprometesse o bom desempenho desta bike, que se revelou muito manobravel em zonas mais técnicas.
O resto do equipamento funciona como se esperava, as crossmax SL são um mimo de suavidade, os travões XTR apesar
de guincharem um pouco quando aquecidos, fazem o seu trabalho na perfeição, a pedaleira Cannondale Si pareceu-me
bem rigida, identica em funcionamento á XTR. Os manipulos Dual Lever (ou Dual Control) ainda não ganharam
a minha simpatia, continuo a preferir os Sram Attac, especialmente no manuseamento do desviador.
Em jeito de conclusão devo referir que esta bike é excelente para Maratonas e tb para provas de XC (mas não tanto
como uma HT), é leve, rápida, nervosa ou confortável conforme de queira, bem equipada. Não era á toa que era a minha
bicicleta de sonho, pois para mim tem tudo o que procuro numa bicicleta de todo o terreno, posso afirmar que aqui vou
ser feliz
Pontos a evoluir brevemente na bicicleta:
- Novo selim
- Novos pedais
- Kit de parafusos de baixo peso (cerca de 20 no total)
- Avanço de guiador mais curto (90mm)
- Instalação de 2 grades de bidon
- Instalação de conta voltinhas
Num futuro um pouco mais longiquo mudança dos Dual Lever XTR para um combinado Manetes Saint + Sram Attac.
http://castroma.fotopic.net/p28840152.html
Cumps
Castroma
Bom finalmente consegui comprar a minha bike de sonho e como tal já lhe comecei a dar o devido uso
Hoje finalmente consegui ir dar a volta inaugural, e aqui deixo as primeiras impressões da bicla.
A volta foi maioritariamente por trilhos técnicos e pouco rolantes, com subidas e descidas com elevado grau
de inclinação, prefazendo um total de 37.5 km´s.
Como é hábito nas primeiras voltas que se dá numa nova bicla, há sempre coisas a acertar durante a volta,
e foi o que aconteceu comigo, a altura do selim, a posição do mesmo, a posição dos manipulos (sim porque
isto do Dual-lever para mim ainda é novidade como utilizador), pressão de ar de ambas a suspensões...etc...
Posto isto e com todas as afinações a meu gosto toca a arrepiar caminho.
A minha principal curiosidade era ver como se comportava a bicla em subidas, visto ser uma bicla com peso
baixo e suspensão com pouco curso na traseira, e o resultado não me desapontou. Tanto com as suspensões
bloqueadas como normais a bicicleta tem um bom comportamento em subida agarrando-se ao trilho (com a suspensão
desbloqueada) e sendo mais nervosa e rápida com o DT bloqueado. A posição de condução ainda tem que ser
revista visto que o avanço de guiador é mto grande para o meu gosto e vou substitui-lo em breve.
A rolar a bicicleta era como eu previa, uma verdadeira máquina de XC, rápida nas acelerações e muito estável
mesmo em mau piso. O pouco curso anunciado da suspensão traseira revelou-se mais que suficiente para mim
que estava á espera de levar mais "porrada" nas costas, mas felizmente isso não acontece na Scalpel, por
isso posso dizer tratar-se de uma bicicleta confortável.
A lefty funciona ás mil maravilhas, os 100mm de curso dão e sobram para uma utilização em XC e com ela podem-se
fazer descidas a grandes velocidades sem perder o controle da bicicleta. Em relação á minha anterior
Marz Marathon SL náo noto diferenças ao nivel da rigidez lateral e por incrivel que possa parecer gosto muito mais
do funcionamento da Lefty, revelando-se muito suave e absorvente, apesar de "apenas" ter regulação do rebound,
bloqueio e compressão através da válvula de ar. Estou cativado pela segurança, simplicidade e eficácia desta
suspensão.
A posição desta bicicleta é outra das coisas que gostei, sendo que a frente é muito incisiva permitindo-me
sempre que queira "apontar" a bicicleta para onde queria sem que o centro de gravidade normalmente alto nas FS
comprometesse o bom desempenho desta bike, que se revelou muito manobravel em zonas mais técnicas.
O resto do equipamento funciona como se esperava, as crossmax SL são um mimo de suavidade, os travões XTR apesar
de guincharem um pouco quando aquecidos, fazem o seu trabalho na perfeição, a pedaleira Cannondale Si pareceu-me
bem rigida, identica em funcionamento á XTR. Os manipulos Dual Lever (ou Dual Control) ainda não ganharam
a minha simpatia, continuo a preferir os Sram Attac, especialmente no manuseamento do desviador.
Em jeito de conclusão devo referir que esta bike é excelente para Maratonas e tb para provas de XC (mas não tanto
como uma HT), é leve, rápida, nervosa ou confortável conforme de queira, bem equipada. Não era á toa que era a minha
bicicleta de sonho, pois para mim tem tudo o que procuro numa bicicleta de todo o terreno, posso afirmar que aqui vou
ser feliz
Pontos a evoluir brevemente na bicicleta:
- Novo selim
- Novos pedais
- Kit de parafusos de baixo peso (cerca de 20 no total)
- Avanço de guiador mais curto (90mm)
- Instalação de 2 grades de bidon
- Instalação de conta voltinhas
Num futuro um pouco mais longiquo mudança dos Dual Lever XTR para um combinado Manetes Saint + Sram Attac.
http://castroma.fotopic.net/p28840152.html
Cumps
Castroma