Cannondale Scalpel: Quadro 26" Rodas 27,5"

Baba

Member
Por acaso é o pneu que tenho atrás e gosto imenso dele, mas sinceramente não vejo com um à frente.
 
Madvibes.
Se reparares na primeira foto que coloquei da bicicleta, os pneus são os Furious Fred- vinham de origem nas rodas-, usei-os algumas vezes mas não são de confiança e mudei para os Larsen TT.
Os FF por exemplo, em terrenos de gravilha são falsos.
E eu não pretendo pneus para estrada mas sim estradão. ;)

Já percebi entretanto- pelo fóruns estrangeiros- que há utilizadores com os Swalbe Rocket Ron ou Racing Ralph (ainda não percebi bem quais ao certo, porque utilizam a terminologia "RR", que serve para ambos os modelos.)

E por ali há esta- entre outras fotos- da Scalpel com rodas 27,5 " e os pneus Thunder Burt
2558klf.jpg
[/IMG]
 
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SeteGu
Já utilizo os Maxxis Larsen TT há uns anitos.
Tenho agora uns na Rush e outros na Scalpel.
(portanto, como vês, dou-me bem com a "coisa").
Uso o modelo Tubeless que é reforçado e ainda o líquido notubes. Posso dizer-te que nunca parei devido a furo!!!
Os pequenos furos o líquido é suficiente para resolver em andamento e nunca rasguei.
São pneus que fazem, perfeitamente 5.000 km (troco o de trás para a frente e vice-versa aos 2.000 km, sensivelmente), porque a borracha é dura.
Quando caí, nunca foi devido aos pneus. É claro que são uns pneus pesados. Muito até e talvez seja esse o motivo para, quando gastar estes, experimentar outros. (falo da roda 26" e não nas futuras 27,5")
 

nunokas

Member
Boas.

paulo_mg_ribeiro, não conheço as especificidades do terreno por aí onde andas mas garanto-te que o Thunder Burt é um pneu "honesto" para rolar e não se safa nada mal a curvar porque o perfil dos tacos laterais é semelhante ao RaRa.
Na frente não o aconselho. Para isso vai para um RoRo em 2.10 e ficas com um bom combo para estradão e caminhos menos técnicos ;)

Saltei de uma 26" para 650B e garanto-te que a diferença é quase imperceptível ao fim de duas ou três voltas :)


cumps
 

madvibes

New Member
boas,

o Ralph é um bom pneu, mas desaparece como água. Na Spark da minha mulher tenho dois RORO, sao porreiros, mas como sao os performance os picos laterias sao uma preocupacao, mas vao até gastar.

Custa-me um bocado dar 60 paus por uma pneu de bike! comprei os vitoria barzo, mas no entanto para o que queres nao servem. ja viste o vitoria peyote? ou o bontrager XR1.
 
Nunokas

Realmente, nunca usei combinações nos pneus; isto porque o de trás gasta-se sempre mais rápido e acabo a trocar com o da frente e vice-versa.
(não daria para fazer isso com "combo".) Mas é uma hipótese colocar agora na 650B um pneu com mais grip à frente.
( o Rocket Ron parece-me muito boa hipótese para isso)

E que queres significar com a diferença é quase impercetível de uma 26" para a 650B!?!
Impercetível porque te habituaste logo? Mas sentes vantagens mais que desvantagens?
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Eu utilizo desde há pouco tempo esta combinação: rocket ron na frente (2.25) ; Racing ralph atrás (2.25). Sente-se outro grip e segurança nas curvas , neste momento tenho os EVO - TLready ( uso com camara de ar + liquido)...
São muito resistentes, comprei porque estavam a 27€ cada!!! aguentam muita porrada.. Tive um que após um rasgo feito no flanco, num " passeio" pela via Algarviana a abrir, entre Monchique, Foia e Aljezur... ainda durou mais 1000km de treinos e 4 maratonas... até, que na última maratona (do pneu), fiquei apeado no quilometro 17...já foste... fui no carro vassoura ;)

Anteriormente tinha Racing Ralph frente/ tras...
 

nunokas

Member
Boas.

paulo_mg-ribeiro, quero dizer que depois do efeito placebo inicial não noto diferenças. Aliás, até as noto, mas isso é mais devido à geometria do quadro, as rodas 200gr mais leves que as anteriores e pneus praticamente novos :) Ou seja, ganhei em agilidade e grip mas reduzir esses ganhos somente ao tamanho da roda é um erro.

De uma 26" para 29" é bem mais perceptível ;)


cumps


cumps
 

SeteGu

Active Member
É verdade que os Larsen a nível de desgaste duram bastante. Eu também os usei bastante tempo (4 pneus no total).

Se experimentares um Nobby Nic ou provavelmente até Rocket Ron (este nunca o usei) sentirás muito mais aderência na frente quer a travar quer a curvar... principalmente com lama ou piso solto. São ideais para percursos mais técnicos. Tem atenção é para comprar uma versão reforçada (evita pelo menos as liteskin ou performance).

Atrás não aconselho tanto estes porque se desgastam depressa. O único da Schwalbe que se aguenta bem atrás é o Smart Sam (5/6).

No que toca a esses Thunder Burt... se ainda não reparaste vê no site o que a marca diz dos pneus (nos gráficos de barras) para não teres surpresas.

Devem derreter num instante... "Service life: 2/6" assim como não serão muito resistentes... "Puncture resistance: 2/6" que inclui "pucture", "snake bite" e "sidwall" tudo a 2/6.
Mesmo em estradão se calhar convém que uses um bom liquido anti-furo... e cuidado com os trilhos mais "pontiagudos".
 

crisgcj

New Member
Paulo_mg_ribeiro.

Acho que deve avançar sim para as rodas 650b. Não me vou alargar com paleio, pois está tudo mais do que discutido aqui:
http://www.forumbtt.net/showthread.php?41343-Rodas-650-B-27-5-quot/page70
O que lhe quero desde já dizer é que neste assunto é difícil reunir consenso! Se não se nota diferença das 26 para as 27.5, então também não há diferença das 27.5 para as 29! A física não se engana e os numero são diferentes precisamente porque falamos de rodas fisicamente diferentes. Não vale a pena dizer que não há diferença.
Termino dizendo para quem quiser acreditar! Que no passado fim de semana o meu irmão foi fazer uma maratona e a sua 29 resolveu partir o desviador quase na véspera. Eu disse ao puto, "leva a minha, mas já sabes! Não é uma 29. É uma 26 híbrida, com rodas 650b". Resultado?No final da maratona o puto disse para mim o que eu já estava á espera. " Não notei assim tanta diferença e até gostei bastante do desempenho e geometria da bicicleta!Está muito melhor do que quando andei nela com rodas 26!"

Boas pedaladas
 

SeteGu

Active Member
A diferença de 26 para 27,5 é menor que de 27,5 para 29... isto porque a 27,5 não é bem 27,5 mas sim 27 (ou muito próximo disso).
 
Eu usei pela primeira vez este fim de semana no Raid Alv-PCôvo atrás o Thunder Burt e de facto gostei muito , tem uma facilidade de rolar muito superior ao que usei antes , o Race King , apenas na minha opinião perde um pouco na areia , e nas subidas com piso solto.
Para a frente é uma questão de arriscar , eu pessoalmente desde que conheci , só quero XKing á frente , mas cada um tem o direito á sua opção.

Eu antes de comprar a minha 27,5 ainda pensei converter a 26 , mas vi que o centro de gravidade iria ser afectado , o que para quem tem muita técnica se calhar é irrelevante , mas para mim iria afectar um pouco , pelo que optei por nova bike e ainda hesitei em vender ou não a 26 , mas como há de facto uma diferença substancial entre as 2 em todas as situações optei por a manter e continuo a preferir "partir pedra" na serra com a 26 pois é muito mais ágil e rápida a reagir e a 27,5 fica para outras opções onde a acho melhor.

Boa sorte com a escolha e boas pedaladas.
 
fernando_sesimbra

...a subida do centro de gravidade é pertinente mas não creio que 2,5/3,5 com , possa ser algo muito relevante.
Aliás, ainda este fim-de-semana, andei no PNSAC com a Scalpel na roda 26" e dei por mim a pensar que, em certos drops e transposições onde o Bottom Bracket e o pedal quase batem- ou batem mesmo- no obstáculo, com uma roda 27, 5" esse problema seria minimizado.

É claro que se perderá em domínio e reação da bicicleta. Como tudo, há vantagens e desvantagens e, em breve, poderei aferir de uma e outra coisa, uma vez que terei a mesma bicicleta podendo usar rodas diferentes.

No limite, quem sabe as 27,5" me fazem abdicar das 26" mas isso duvido.
 
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Jepas

Super Moderador
Permitam-me a correcção, mas creio que o aumento do diâmetro em 1,5 polegadas (+/- 4cm) se reflicta apenas em 2cm de aumento da altura ao solo (o raio é metade do diâmetro).
 
Será ainda menos, a diferença entre as duas medidas é de 1" (584-559=25mm ou seja, cerca de 1"). Assim a altura do BB sobe apenas 1.25cm
 

miguelcarromeu

Active Member
Uma diferença de 1 cm na altura do BB reflete-se de forma bastante notória em curvas a alta velocidade (mais baixo = a mais estável). O que não significa que possam fazer essa comparação directamente e per si, em quadros diferentes. Essa comparação só será justa se testarem com ambas as rodas (26 e 650b) no mesmo quadro. Caso contrário, entram em jogo diversas variáveis para que a equação possa ser linear.
 
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