Cannondale Scalpel Carbon Sub 9Kg by Emparlace

emparlace

Member
Depois de alguns amigos daqui do fórum o tanto me darem na cabeça para mostrar a minha bike aos colegas daqui do fórum, eis que finalmente apresento a minha scalpel sub-9kg.

Este projecto teve início em meados de Março (se não me falha a memória), e só no sábado passado é que atingi o peso a que me tinha proposto.

Depois de ter-me passado pelas mãos algumas bikes como a Epic, a Taurine e a Occam que ainda a tenho, queria partir para um objectivo mais arrojado que era montar uma suspensão total com peso inferior a 9kg, mas que em nada comprometesse a fiabilidade.

Hoje posso dizer que o objectivo foi cumprido e só tenho a agradecer ao amigos Zanetti, Bob76, Marko Pinho, Marreiros, e Patitos (desculpem-me se me esqueci de alguém), pela ajuda que me deram a concluir este projecto.

A base do projecto foi uma scalpel carbon de 2009 e quando chegou a casa tinha este aspecto:

SANY0166.jpg


Foi então hora da pesagem:
SANY0183.jpg


SANY0180.jpg


10,86kg, nada mau para uma FS toda de origem já com pedais, e pronta a rolar, mas muito longe do objectivo.
Era então hora de desmontar e começar a pesar alguns componentes e comparar com alguns que já aguardavam por serem montados:

SANY0202-1.jpg

conjunto espigão e selim 463gr
a substituir:
SANY0192.jpg

Tune speednedle marathon e thomson masterpiece com parafusos ti e yokes kcnc 262gr

Nada mau, já lá vão umas gramas...

SANY0233.jpg


324gr de cassete para isto:

SANY0236.jpg

cassete xtr 11-32

a saga continua...

SANY0214.jpg

SANY0217.jpg

SANY0218.jpg

Conjunto dos travões de origem...deram lugar a estes...
SANY0213.jpg

Este peso diz respeito ao travão da frente, desculpem mas não pesei o de trás, ou não sei onde coloquei a foto...

SANY0209.jpg

estes, por estes:
SANY0211.jpg

Exustar 28 ti com algumas gramas de sujidade, :p

SANY0229.jpg

aperto da roda de trás que veio substituir este...
SANY0228.jpg


e a pedaleira de origem o qual não tenho o peso deu lugar a uma peça de arte:
SANY0016.jpg


SANY0277.jpg

Linda não é????
GetAttachmentaspx-1.jpg


tenho fotos de outro material que foi desmontado e do que veio em substituição, mas o que o voçês querem ver mesmo é o resultado final, por isso cá vai...

P9070330.jpg

P9070328.jpg

P9070333.jpg

P9070326.jpg

P9070337.jpg


Do material que foi montado assim que ela chegou, já houve algum que foi substituído, caso do espigão que se deveu ao facto do kcnc ser de 400mm e o thomson ser de 330. Neste componente não gosto de arriscar e andar com mais umas gramas do que ter um dissabor de partir um quadro por o espigão andar próximo do limite.

Do mesmo modo os avid ultimate foram substituídos pelos formula r1 carbon, e os discos os ashima 140/160 vieram substituir os alligator starlite 160/160.
Quanto aos parafusos ti tive um pequeno azar com estes e no seu lugar meti uns convencionais de aço. O azar deveu-se em parte a parvoíce minha, pois meti anti-seize em demasia nos parafusos, e o que aconteceu é que ao fim de umas voltas os parafusos começaram a desenroscar por eles, e perdi 3 na roda de trás.
Como a finalidade é a bike ser o mais fiável possível e não ter dores de cabeça ou uma voz por trás da orelha a cada volta a dizer "olha que vais perder os parafusos"...

A transmissão passou da pedaleira fsa bb30 para a fantástica cannondale si. Para além de ser quanto a mim das pedaleiras mais bonitas do mercado, é sem dúvida de uma rigidez brutal.
O desviador da frente xt foi substituído por um xtr.
O traseiro X0 de caixa longa por um de caixa média vermelho.
A corrente nem sei bem a que vinha, mas foi prontamente substituída por uma kmc x9 sl.
A cassete sram qualquer coisa 11/34 pela XTR 11/32.
Os manípulos x9 branquinhos, pelos precisos gripshift X0.
No que toca a transmissão foi estas as mudanças.

As rodas foram-se as dtswiss 1.4, e vieram as slr. Aqui foi mais uma questão do coração do que a razão, pois as dtswiss são rodas fantásticas e ainda apresentavam um peso inferior as slr (se bem que não me recordo de pesos). De notar que o cubo traseiro das dt era o 240.

O guiador de alumínio da cannondale foi substituído pelo easton ec90, o suporte de bidão por um muito mais jeitoso de carbono da cannondale e o aperto de roda por um da kcnc.

Foram colocados alguns parafusos ti (avanço, lefty, suporte de bidão).

Os pneus já andei com tantos que já começava a perder a esperança de encontrar aqueles que mais se adequavam ao tipo de trilhos que faço e andamento, mas finalmente acho que acertei na escolha... Bontrager X0 atrás e speedking supersonic 2.1 na frente.

A bike foi pesada e acusou 8900gr certas, mas como poderá haver erro da balança vou esperar por pesar noutra para confirmar e tirar foto.
De qualquer modo o objectivo foi cumprido... uma FS fiável com peso inferior a 9kg.

Tenho de dizer que esta foi a bike que sonhei durante anos e que roubou muito do meu tempo (e dinheiro ;)) a montar, mas não podia estar mais satisfeito.

Queria acrescentar também que não faço competição nem aspiro a tal, mas sou um simples amante da modalidade que gosta de dar uns passeios mais os amigos e de vez em quando ir a umas MEIAS-maratonas, orgulhoso de ter a bike que tanto sonhei.

Um abraço a todos os amantes desta bela modalidade!
 

Polegar

Active Member
Bem o que dizer. :) Fantástica

Relativamente a esse material já usei os Pm25 ti mas das duas vezes que usei em menos de um mês rebentei os pedais, mas devo ter tido azar pois toda a gente me fala bem desses, e no que concerne aos travões eu não consegui gostar disso, mas todos os colegas que os tem falam maravilhas dai que dependo que vai mesmo dos gostos. Mas tens uma excelente máquina e muito bem equipado e com fiabilidade acima de tudo. Essa pedaleira tira-me o sono há, muito, mas mesmo muito tempo.
Já agora qual o feedback dessa corrrente? Vou meter a de 10 Velocidades.
Abraço e já agora parabéns pelo teu projecto (já tinha saudades de tópicos recentes com projectos com pés e cabeça)
 

emparlace

Member
Obrigado a todos pelos comentários.
Partilhar com voçês a minha bike é motivo de orgulho para mim, pois sempre quis aparecer aqui pelo cantinho com uma bike digna de aqui estar.

Sr. Agirão, voçê conhece bem do que esta máquina é capaz. Embora você prefira a antiga scalpel tem de concordar que este modelo é uma verdadeira máquina. lolol

Marreiros obrigado pelas dicas que me tens dado, e pela paciência que tens tido.

Patitos, os travões travam que se fartam eheheh

Meridabikes, em princípio domingo estarei lá, mas como há meses que não ando devo ir para o passeio dos 20 e tal km. É que ainda por cima vou trabalhar a seguir e é um bocado puxado.
 

nuno faia

New Member
palavras para quê?é um scalpel!!!
excelente montagem,com componentes leves e fiaveis!gosto particularmente do pedaleiro!é qualquer coisa de fenomenal,e faz todo o sentido na bike em questao!
este topico faz-me desesperar um pouco,pois tenho um quadro igualzinho a este à minha espera!ou melhor,estamos à espera que chegue o amortecedor!

que tenhas muita saude para desfrutar dela!
abraço
nuno
 

nuno faia

New Member
obrigado amigo agirao!provavelmente nao será preciso emprestar-me o amortecedor,pois disseram-me que chegava esta semana ainda!mas se isso nao acontecer,já sei com quem devo falar!

grande abraço

back to topic!
 

GS67

Member
Boas, gosto muito da tua bike,está muito bem conseguida,ainda por cima o teu conceito e forma de estar no btt é igual á minha.Parabéns pela conclusao do projecto.
 

Phalhas

New Member
Bom dia.
Muitos parabéns, excelente projecto.

Vê-se que foi tudo pensado ao pormenor e sem excessos ridículos.
Uma lufada de ar fresco nas novidades do cantinho, muito bom.

Em relação Às tuas opções não tenho nada a dizer/opinar, tudo bem escolhido sem "doideiras" , apenas montaria, se me permites, umas rodas diferentes, mais leves e mais exclusivas, mas são opções e as SLR são sem duvida uma excelente opção.


Assim vale a pena. Agora é meter pó nisso.


Grande abraço leve.

Rui
 

emparlace

Member
as rodas já muito tenho pensado noutras hipóteses, mais particularmente numas notubes alpine ou mmx com cubos soul kozak na frente e novatec atrás. Ficava um conjunto leve e relativamente económico, mas quando olho para as slr, parece que estas foram concebidas para casar com a scalpel :mrgreen:.

Não cheguei a responder ao Polegar em relação aos pedais, de facto já ouvi comentários depreciativos sobre os exustar, mas como o o uso que lhe dou não é competitivo eles têm-se aguentado á bomboca. Mas para não apanhar surpresas já estou a pensar em fazer uma revisão aos rolamentos e colocar massa para passar o inverno sem problemas.

Mais uma vez agradeço a todos pelos comentários. :yeah:
 

David Raquel

Active Member
Também acho a bike espetacular, muito bem conseguida...leve e sem arriscar em nada!

Tal como o Phalhas talvez mudasse as rodas por umas mais leves, não desfazendo as SLR que concordo que são umas rodas excelentes rodas, como diz o Conguito: "carne para canhão". Outra alteração que fazia e isto apenas por uma questão estética, como não gosto de ver guiadores oversized trocava o tubo da Lefty pelo do Mattias Helore com um avanço a condizer e um guiador 25.4 (o ec90, tal como tens, é optimo...tenho um e adoro).

De resto apenas me resta deixar os Parabéns pela perícia em conseguir uma montagem com esse peso e que inspira confiança em cada componente!



David
 
Top