Depois de alguns amigos daqui do fórum o tanto me darem na cabeça para mostrar a minha bike aos colegas daqui do fórum, eis que finalmente apresento a minha scalpel sub-9kg.
Este projecto teve início em meados de Março (se não me falha a memória), e só no sábado passado é que atingi o peso a que me tinha proposto.
Depois de ter-me passado pelas mãos algumas bikes como a Epic, a Taurine e a Occam que ainda a tenho, queria partir para um objectivo mais arrojado que era montar uma suspensão total com peso inferior a 9kg, mas que em nada comprometesse a fiabilidade.
Hoje posso dizer que o objectivo foi cumprido e só tenho a agradecer ao amigos Zanetti, Bob76, Marko Pinho, Marreiros, e Patitos (desculpem-me se me esqueci de alguém), pela ajuda que me deram a concluir este projecto.
A base do projecto foi uma scalpel carbon de 2009 e quando chegou a casa tinha este aspecto:
Foi então hora da pesagem:
10,86kg, nada mau para uma FS toda de origem já com pedais, e pronta a rolar, mas muito longe do objectivo.
Era então hora de desmontar e começar a pesar alguns componentes e comparar com alguns que já aguardavam por serem montados:
conjunto espigão e selim 463gr
a substituir:
Tune speednedle marathon e thomson masterpiece com parafusos ti e yokes kcnc 262gr
Nada mau, já lá vão umas gramas...
324gr de cassete para isto:
cassete xtr 11-32
a saga continua...
Conjunto dos travões de origem...deram lugar a estes...
Este peso diz respeito ao travão da frente, desculpem mas não pesei o de trás, ou não sei onde coloquei a foto...
estes, por estes:
Exustar 28 ti com algumas gramas de sujidade,
aperto da roda de trás que veio substituir este...
e a pedaleira de origem o qual não tenho o peso deu lugar a uma peça de arte:
Linda não é????
tenho fotos de outro material que foi desmontado e do que veio em substituição, mas o que o voçês querem ver mesmo é o resultado final, por isso cá vai...
Do material que foi montado assim que ela chegou, já houve algum que foi substituído, caso do espigão que se deveu ao facto do kcnc ser de 400mm e o thomson ser de 330. Neste componente não gosto de arriscar e andar com mais umas gramas do que ter um dissabor de partir um quadro por o espigão andar próximo do limite.
Do mesmo modo os avid ultimate foram substituídos pelos formula r1 carbon, e os discos os ashima 140/160 vieram substituir os alligator starlite 160/160.
Quanto aos parafusos ti tive um pequeno azar com estes e no seu lugar meti uns convencionais de aço. O azar deveu-se em parte a parvoíce minha, pois meti anti-seize em demasia nos parafusos, e o que aconteceu é que ao fim de umas voltas os parafusos começaram a desenroscar por eles, e perdi 3 na roda de trás.
Como a finalidade é a bike ser o mais fiável possível e não ter dores de cabeça ou uma voz por trás da orelha a cada volta a dizer "olha que vais perder os parafusos"...
A transmissão passou da pedaleira fsa bb30 para a fantástica cannondale si. Para além de ser quanto a mim das pedaleiras mais bonitas do mercado, é sem dúvida de uma rigidez brutal.
O desviador da frente xt foi substituído por um xtr.
O traseiro X0 de caixa longa por um de caixa média vermelho.
A corrente nem sei bem a que vinha, mas foi prontamente substituída por uma kmc x9 sl.
A cassete sram qualquer coisa 11/34 pela XTR 11/32.
Os manípulos x9 branquinhos, pelos precisos gripshift X0.
No que toca a transmissão foi estas as mudanças.
As rodas foram-se as dtswiss 1.4, e vieram as slr. Aqui foi mais uma questão do coração do que a razão, pois as dtswiss são rodas fantásticas e ainda apresentavam um peso inferior as slr (se bem que não me recordo de pesos). De notar que o cubo traseiro das dt era o 240.
O guiador de alumínio da cannondale foi substituído pelo easton ec90, o suporte de bidão por um muito mais jeitoso de carbono da cannondale e o aperto de roda por um da kcnc.
Foram colocados alguns parafusos ti (avanço, lefty, suporte de bidão).
Os pneus já andei com tantos que já começava a perder a esperança de encontrar aqueles que mais se adequavam ao tipo de trilhos que faço e andamento, mas finalmente acho que acertei na escolha... Bontrager X0 atrás e speedking supersonic 2.1 na frente.
A bike foi pesada e acusou 8900gr certas, mas como poderá haver erro da balança vou esperar por pesar noutra para confirmar e tirar foto.
De qualquer modo o objectivo foi cumprido... uma FS fiável com peso inferior a 9kg.
Tenho de dizer que esta foi a bike que sonhei durante anos e que roubou muito do meu tempo (e dinheiro ) a montar, mas não podia estar mais satisfeito.
Queria acrescentar também que não faço competição nem aspiro a tal, mas sou um simples amante da modalidade que gosta de dar uns passeios mais os amigos e de vez em quando ir a umas MEIAS-maratonas, orgulhoso de ter a bike que tanto sonhei.
Um abraço a todos os amantes desta bela modalidade!
Este projecto teve início em meados de Março (se não me falha a memória), e só no sábado passado é que atingi o peso a que me tinha proposto.
Depois de ter-me passado pelas mãos algumas bikes como a Epic, a Taurine e a Occam que ainda a tenho, queria partir para um objectivo mais arrojado que era montar uma suspensão total com peso inferior a 9kg, mas que em nada comprometesse a fiabilidade.
Hoje posso dizer que o objectivo foi cumprido e só tenho a agradecer ao amigos Zanetti, Bob76, Marko Pinho, Marreiros, e Patitos (desculpem-me se me esqueci de alguém), pela ajuda que me deram a concluir este projecto.
A base do projecto foi uma scalpel carbon de 2009 e quando chegou a casa tinha este aspecto:
Foi então hora da pesagem:
10,86kg, nada mau para uma FS toda de origem já com pedais, e pronta a rolar, mas muito longe do objectivo.
Era então hora de desmontar e começar a pesar alguns componentes e comparar com alguns que já aguardavam por serem montados:
conjunto espigão e selim 463gr
a substituir:
Tune speednedle marathon e thomson masterpiece com parafusos ti e yokes kcnc 262gr
Nada mau, já lá vão umas gramas...
324gr de cassete para isto:
cassete xtr 11-32
a saga continua...
Conjunto dos travões de origem...deram lugar a estes...
Este peso diz respeito ao travão da frente, desculpem mas não pesei o de trás, ou não sei onde coloquei a foto...
estes, por estes:
Exustar 28 ti com algumas gramas de sujidade,
aperto da roda de trás que veio substituir este...
e a pedaleira de origem o qual não tenho o peso deu lugar a uma peça de arte:
Linda não é????
tenho fotos de outro material que foi desmontado e do que veio em substituição, mas o que o voçês querem ver mesmo é o resultado final, por isso cá vai...
Do material que foi montado assim que ela chegou, já houve algum que foi substituído, caso do espigão que se deveu ao facto do kcnc ser de 400mm e o thomson ser de 330. Neste componente não gosto de arriscar e andar com mais umas gramas do que ter um dissabor de partir um quadro por o espigão andar próximo do limite.
Do mesmo modo os avid ultimate foram substituídos pelos formula r1 carbon, e os discos os ashima 140/160 vieram substituir os alligator starlite 160/160.
Quanto aos parafusos ti tive um pequeno azar com estes e no seu lugar meti uns convencionais de aço. O azar deveu-se em parte a parvoíce minha, pois meti anti-seize em demasia nos parafusos, e o que aconteceu é que ao fim de umas voltas os parafusos começaram a desenroscar por eles, e perdi 3 na roda de trás.
Como a finalidade é a bike ser o mais fiável possível e não ter dores de cabeça ou uma voz por trás da orelha a cada volta a dizer "olha que vais perder os parafusos"...
A transmissão passou da pedaleira fsa bb30 para a fantástica cannondale si. Para além de ser quanto a mim das pedaleiras mais bonitas do mercado, é sem dúvida de uma rigidez brutal.
O desviador da frente xt foi substituído por um xtr.
O traseiro X0 de caixa longa por um de caixa média vermelho.
A corrente nem sei bem a que vinha, mas foi prontamente substituída por uma kmc x9 sl.
A cassete sram qualquer coisa 11/34 pela XTR 11/32.
Os manípulos x9 branquinhos, pelos precisos gripshift X0.
No que toca a transmissão foi estas as mudanças.
As rodas foram-se as dtswiss 1.4, e vieram as slr. Aqui foi mais uma questão do coração do que a razão, pois as dtswiss são rodas fantásticas e ainda apresentavam um peso inferior as slr (se bem que não me recordo de pesos). De notar que o cubo traseiro das dt era o 240.
O guiador de alumínio da cannondale foi substituído pelo easton ec90, o suporte de bidão por um muito mais jeitoso de carbono da cannondale e o aperto de roda por um da kcnc.
Foram colocados alguns parafusos ti (avanço, lefty, suporte de bidão).
Os pneus já andei com tantos que já começava a perder a esperança de encontrar aqueles que mais se adequavam ao tipo de trilhos que faço e andamento, mas finalmente acho que acertei na escolha... Bontrager X0 atrás e speedking supersonic 2.1 na frente.
A bike foi pesada e acusou 8900gr certas, mas como poderá haver erro da balança vou esperar por pesar noutra para confirmar e tirar foto.
De qualquer modo o objectivo foi cumprido... uma FS fiável com peso inferior a 9kg.
Tenho de dizer que esta foi a bike que sonhei durante anos e que roubou muito do meu tempo (e dinheiro ) a montar, mas não podia estar mais satisfeito.
Queria acrescentar também que não faço competição nem aspiro a tal, mas sou um simples amante da modalidade que gosta de dar uns passeios mais os amigos e de vez em quando ir a umas MEIAS-maratonas, orgulhoso de ter a bike que tanto sonhei.
Um abraço a todos os amantes desta bela modalidade!