Bom, lá consegui arranjar uns míseros 25 minutos e já pedalei com os Rotor e claro, com a lefty by 88+...
O que fiz não foi muito mas já foi um pouco esclarecedor. Tenho a sorte de morar mesmo ao pé de vários tipos de terreno que conheço muito bem para fazer os meus testes e ver se o material fica melhor ou não, ou aquela afinação se resulta ou não...
Em relação aos pratos Rotor não tenho ainda muito a dizer...
As mudanças estão a entrar bem e pensei que nas trocas do prato pequeno para o grande fosse pior, mas não achei diferenças...
Depois a pedalar, de inicio, parecia-me a mesma coisa, mas depois achei que não poderia ser e concentrei-me numa subida no que is a sentir. A pedalada é realmente diferente. Nota-se os músculos das pernas a trabalhar mais dando a sensação que me irei cansar mais cedo, mas a pedalada é mais redonda, mais natural porque o ponto morto está mais disfarçado...
Fiz um pouco de subida técnica com lama e também notei que os picos de potência de força versus os pontos em que temos menos força é menor. Na prática o pneu traseiro está a patinar menos, o que é positivo. Não tive muito tempo para analisar bem isto que estou a descrever, mas para as primeiras sensações é o que sinto. Para já, pior não fica.
Agora resta-me fazer mais uns quilómetros para ver como os músculos se adaptam à nova realidade, mas para já, pensei que a adaptação fosse mais difícil e não foi o que se passou.
Passando à parte que tem mais interesse hoje, será que compensa pagar quase 250€ por uma lefty que vai à 88+ fazer um tunning. Será que uma suspensão já de si tão boa ainda se pode melhorar? Tinham-me dito que sim, mas uma coisa é o que dizem e outra é o que sentimos...
Como já ontem tinha dito, perdeu umas magras 15grs, o fole ficou mais bonito...
Hoje, antes de ir buscar a bike, liguei ao Júlio, o mecânico de serviço que me disse que já a tinha experimentado. Ele disse que estava francamente melhor e que se notava logo que se começava a andar, comecei a ficar curioso...
Antes de andar, experimentei a amortecer com ela parada e o que notei foi muita fluidez, sem qualquer atrito, muito suave a descer, isto prometia e pelo menos já se nota algo diferente.
Cheguei a casa, calibrei os pneus para as pressões com que costumo andar e verifiquei a pressão que vinha na lefty da 88+. Eu andava com 110psi e ela vinha com 90psi. Já me tinham comentado que depois do tunning poderíamos baixar a pressão que a eficácia era a mesma. Mesmo assim meti a pressão a 110psi para ter um ponto de referência para o que estava antes. Também meti o rebound como costumava ter, lento.
Comecei logo à bruta, a descer escadas, lol...Foi estranho e não percebi à primeira o que estava a acontecer e se estava a gostar ou não...Antes, a roda descia os degraus e sentia os degraus todos um a um. Agora não é bem assim, os degraus estão lá, mas a "queda" é mais pequena, mais suave, os degraus passaram para metade do tamanho. Só depois de descer várias vezes é que comecei a perceber isso...
A outra coisa que notei, é que a lefty quando afundava "assoprava" devido ao fole, agora há silêncio, quando muito um suspiro. Outra coisa que se notou foi a progressividade. Antes notava quando ela estava no fim do curso quase que parando de amortecer no final. Agora tem outro "fôlego". Mesmo no fim do curso não nos apercebemos disso. Quando o curso está a acabar o amortecimento mantém a mesma fluidez, muito bom.
De seguida fiz algum alcatrão e estradão com a lefty bloqueada. Antes bloqueava a 100% e agora já não é bem assim. Com ela bloqueada não há bombeio a pedalar em pé, mas tem um pequeno amortecimento e não é tão dura como antes. Parece-me melhor embora eu sempre tenha gabado o bloqueio a 100% da lefty. Só que agora, até dá para andar com ela bloqueada noutro tipos de piso que antes não andava pois era muito dura.
O teste seguinte foi subir algo técnico com regos e pedras. Aqui não posso afirmar ainda o que senti, mas parece que a frente está mais colada ao chão, mas não o posso confirmar para já.
Depois fiz uma descida num estradão e aqui que diferença há...O estradão tem muitas imperfeições e pequenos ressaltos que antes faziam alguma trepidação a nível do guiador. Agora, passou a alcatrão, literalmente e não o digo por exagero. Acontece que a lefty 88+ ficou muito mais sensível, mais confortável. Se nos degraus isso já se notou, aqui não seria de esperar muita diferença. Quando comprei a Scalpel, eu tinha dito que a melhor forma de descrever o funcionamento da lefty era como se estendêssemos um tapete por cima das pedras. Notávamos que elas estavam lá e passávamos suavemente.
Agora estendemos outro tapete por cima do outro e muitas das imperfeições desapareceram, não as sentimos e as maiores passaram a metade.
Concluindo, ainda não vou dizer que vale o que gastei, pois quero fazer um teste com mais quilómetros e outro tipo de terreno, mas está bastante positivo. O que posso afirmar são as menos 15grs, o fole esteticamente fica melhor e não "assopra", muito mais suave e confortável. Também está mais progressiva.