Cannondale Scalpel 2 2012 (Upgrade)

Rui Marçal

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Já tenho a minha "nova" lefty. Chegou ao fim de 4 semanas, muito mais do que me disseram, mas numa das semana estivemos com temporais por cá e por essa Europa fora e pode ter havido atrasos, avancemos para o que interessa mais.

A 88+ não me meteu autocolantes novos, pelo que eles disseram não tinham para as lefty que não são de carbono. Também não me preocupei nada com isso, pois a minha já estava personalizada como eu gosto e com publicidade à 88+. Entretanto vou avançar para outra decoração nova feita cá em Portugal. Já tenho umas maquetes e está muito fixe.

Em relação ao peso, nunca me disseram se tiravam muito peso ou não, o que sai foi residual. Antes da 88+ tinha 1398grs e agora tem 1383grs, portanto menos 15grs...



O responsável por ter menos 15grs deve-se mais ao fole que foi trocado por outro que ao toque apresenta-se mais grosso, mas também com melhor aspeto estético, ficando mais esticado.



Fiquei com um cartão onde consta uma marcação feita por eles com um código que deve acompanhar a lefty se lá voltar. Esse código foi marcado na própria lefty.




Como ela ainda não foi montada não posso dizer mais nada sobre o seu comportamento e é isso que mais importa.
Logo que possa experimentar depois digo algo.

Boas pedaladas.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Estava a ver que os correios também não tinham aberto hoje...

Será que amanhã já podemos ter um review preliminar?

Um abraço

ny12xx
 

Rui Marçal

New Member
Bom dia ny12xx,

Vai ser difícil hoje fazer o tal ensaio preliminar, tal como amanhã. Quando muito, pode ser que consiga pedalar 15 minutos e tecer algumas coisas quanto ao comportamento dela. Saio tarde do trabalho, depois tenho a filha, etc, etc...lol...Mas, quando for buscar a bike, ao pé da loja pode ser que dê para dar uma pedaladas, tenho por lá umas escadarias, para simular uns drops, uns paralelos para simular estradões, etc...

Quando não se tem cão, caça-se com gato lol...
 

Rui Marçal

New Member
Bom, lá consegui arranjar uns míseros 25 minutos e já pedalei com os Rotor e claro, com a lefty by 88+...

O que fiz não foi muito mas já foi um pouco esclarecedor. Tenho a sorte de morar mesmo ao pé de vários tipos de terreno que conheço muito bem para fazer os meus testes e ver se o material fica melhor ou não, ou aquela afinação se resulta ou não...

Em relação aos pratos Rotor não tenho ainda muito a dizer...

As mudanças estão a entrar bem e pensei que nas trocas do prato pequeno para o grande fosse pior, mas não achei diferenças...

Depois a pedalar, de inicio, parecia-me a mesma coisa, mas depois achei que não poderia ser e concentrei-me numa subida no que is a sentir. A pedalada é realmente diferente. Nota-se os músculos das pernas a trabalhar mais dando a sensação que me irei cansar mais cedo, mas a pedalada é mais redonda, mais natural porque o ponto morto está mais disfarçado...

Fiz um pouco de subida técnica com lama e também notei que os picos de potência de força versus os pontos em que temos menos força é menor. Na prática o pneu traseiro está a patinar menos, o que é positivo. Não tive muito tempo para analisar bem isto que estou a descrever, mas para as primeiras sensações é o que sinto. Para já, pior não fica.

Agora resta-me fazer mais uns quilómetros para ver como os músculos se adaptam à nova realidade, mas para já, pensei que a adaptação fosse mais difícil e não foi o que se passou.

Passando à parte que tem mais interesse hoje, será que compensa pagar quase 250€ por uma lefty que vai à 88+ fazer um tunning. Será que uma suspensão já de si tão boa ainda se pode melhorar? Tinham-me dito que sim, mas uma coisa é o que dizem e outra é o que sentimos...

Como já ontem tinha dito, perdeu umas magras 15grs, o fole ficou mais bonito...

Hoje, antes de ir buscar a bike, liguei ao Júlio, o mecânico de serviço que me disse que já a tinha experimentado. Ele disse que estava francamente melhor e que se notava logo que se começava a andar, comecei a ficar curioso...

Antes de andar, experimentei a amortecer com ela parada e o que notei foi muita fluidez, sem qualquer atrito, muito suave a descer, isto prometia e pelo menos já se nota algo diferente.

Cheguei a casa, calibrei os pneus para as pressões com que costumo andar e verifiquei a pressão que vinha na lefty da 88+. Eu andava com 110psi e ela vinha com 90psi. Já me tinham comentado que depois do tunning poderíamos baixar a pressão que a eficácia era a mesma. Mesmo assim meti a pressão a 110psi para ter um ponto de referência para o que estava antes. Também meti o rebound como costumava ter, lento.

Comecei logo à bruta, a descer escadas, lol...Foi estranho e não percebi à primeira o que estava a acontecer e se estava a gostar ou não...Antes, a roda descia os degraus e sentia os degraus todos um a um. Agora não é bem assim, os degraus estão lá, mas a "queda" é mais pequena, mais suave, os degraus passaram para metade do tamanho. Só depois de descer várias vezes é que comecei a perceber isso...
A outra coisa que notei, é que a lefty quando afundava "assoprava" devido ao fole, agora há silêncio, quando muito um suspiro. Outra coisa que se notou foi a progressividade. Antes notava quando ela estava no fim do curso quase que parando de amortecer no final. Agora tem outro "fôlego". Mesmo no fim do curso não nos apercebemos disso. Quando o curso está a acabar o amortecimento mantém a mesma fluidez, muito bom.

De seguida fiz algum alcatrão e estradão com a lefty bloqueada. Antes bloqueava a 100% e agora já não é bem assim. Com ela bloqueada não há bombeio a pedalar em pé, mas tem um pequeno amortecimento e não é tão dura como antes. Parece-me melhor embora eu sempre tenha gabado o bloqueio a 100% da lefty. Só que agora, até dá para andar com ela bloqueada noutro tipos de piso que antes não andava pois era muito dura.

O teste seguinte foi subir algo técnico com regos e pedras. Aqui não posso afirmar ainda o que senti, mas parece que a frente está mais colada ao chão, mas não o posso confirmar para já.

Depois fiz uma descida num estradão e aqui que diferença há...O estradão tem muitas imperfeições e pequenos ressaltos que antes faziam alguma trepidação a nível do guiador. Agora, passou a alcatrão, literalmente e não o digo por exagero. Acontece que a lefty 88+ ficou muito mais sensível, mais confortável. Se nos degraus isso já se notou, aqui não seria de esperar muita diferença. Quando comprei a Scalpel, eu tinha dito que a melhor forma de descrever o funcionamento da lefty era como se estendêssemos um tapete por cima das pedras. Notávamos que elas estavam lá e passávamos suavemente.
Agora estendemos outro tapete por cima do outro e muitas das imperfeições desapareceram, não as sentimos e as maiores passaram a metade.

Concluindo, ainda não vou dizer que vale o que gastei, pois quero fazer um teste com mais quilómetros e outro tipo de terreno, mas está bastante positivo. O que posso afirmar são as menos 15grs, o fole esteticamente fica melhor e não "assopra", muito mais suave e confortável. Também está mais progressiva.
 

essence_s

New Member
Muito bom report, deu para perceber bastante bem o que foste sentindo nos diversos pisos/escadas.
Se tudo se mantiver, apesar de n ser uma operação barata, parece que se ganha uma nova dimensão num produto já de si bom:acho que vale a pena!
 

Rui Marçal

New Member
Boas essence_s,

Com pena minha ainda não consegui fazer o ensaio que se merece e pretende, pois andei muito pouco e agora sinto que tenho de fazer umas experiências no campo da pressão da lefty e do rebound pois ela mudou muito o comportamento.

O que agora também noto é uma diferença maior entre a frente e a traseira...Agora noto o amortecedor com falta de sensibilidade, algo bruto. Também terei de lhe dar alguma atenção nesse sentido. É que a lefty ficou de tal maneira sensível que a traseira mudou também...Mas isto foram só as primeiras impressões e tenho de fazer mais km ainda para tentar entender melhor o que se pode fazer.

Como disse já uns tempos atrás, a Scalpel (em inglês quer dizer bisturi, precisão) é muito sensível a qualquer alteração feita em termos de pressão de pneus, amortecedor, etc...E a lefty está muito diferente....

É tempo de arregaçar as mangas e arranjar um novo setup, lol...mais uma dor de cabeça, mas o que é certo é que fiquei com uma frente melhor.
 

tinric

Super Moderador
Boa descrição, sim senhor...

Agora é meter uns kms que isso no inicio está sempre tudo muito bom e diferente... depois habituamo-nos e aí sim conseguimos ser mais precisos nas nossas avaliações.

O que acho é que pagar digamos que 1/4 do valor de uma suspensão para melhorar 1/4 do seu "funcionamento"parece positivo, dada a "durabilidade" e percentagem do que representa uma suspensão na bicicleta toda... parece-me bem

Se pensássemos em pagar 250€ para melhorar uma suspa de 400€ pareceria no mínimo absurdo.. agora assim... e se é como dizes... pode bem valer o preço ... e daqui a um tempo o preço já foi e o bom funcionamento fica :)

Abraço e boas pedaladas.
 

Rui Marçal

New Member
Boas tinric,

Amanhã devo fazer uma noturna para testar com mais precisão a lefty e também os Rotor.

Ainda em relação à lefty e à só com muitos poucos km andados, parece-me que ficou melhor mais de 25%, mas como dizes e bem o tempo o dirá. Por agora ainda não vou afirmar que fiz um bom investimento, embora me possa parecer que sim, mas preciso de "visitar" outros terrenos para comparar e mais km em cima.
 

pimentoski

New Member
A descrição que fazes da lefty faz-me parecer que a suspensão é tão perfeita, tão perfeita que até me admira porque é que a cannondale não manda uma suspensão para a 88+ e depois faz as alterações para ficarem todas assim... é que de repente não vejo nenhum contra. Normalmente quando se faz tuning em componentes há sempre um contra... Aqui são só vantagens... Tirando o facto de não bloquear a 100%.
 

Rui Marçal

New Member
Olá pimentoski,

Posso tentar explicar-te o porquê da Cannondale não vender já assim as lefty.

1º iria encarecer ainda mais as lefty, lembra-te que uma como a minha já custa 1200€, imagina com mais o tunning...

2º a Cannondale manda fazer um produto à Rock Shox igual e que tenha características que agrade à maioria dos rideres. A lefty quando vem da 88+ vem com as características que eu pedi para mim e o que pode ser bom para mim, pode ser mau para ti.

3º Além disso, esta lefty está adaptada para o meu peso e para o peso da bike. Está adaptada ao tipo de terreno que faço e ao que gosto de fazer. Está personalizada para mim, não para ti, como podes ver nunca poderia vir de fábrica assim, não é...

Concluído, até o Citroën C4 WRC é extraordinário mas o carro que se vê por aí não é nada de especial. Então porque e Citroën não vende ao público a versão de competição?

O contra deste tunning e para já é o preço. Outro contra poderá ser a fiabilidade do setup, durante quanto tempo se vai manter com estas características...

O facto de não bloquear a 100% também foi um pedido meu. Antes bloqueava a 100% e eu pedi para bloquear entre os 90% a 100% e embora não pareça quando estou parado e faço força nela, a andar está mais confortável bloqueada, não que me importasse muito quando ela bloqueava a 100%...Pois só a uso bloqueada em bom piso ou quando pedalo em pé.

Quanto a serem só vantagens, para já são, mas como já disse ainda andei muito pouco. Hoje vou fazer durante a noite mais de 40km e depois já terei algo mais a dizer.
 

pimentoski

New Member
Sim é verdade, mas acredito que além de encarecer o custo da suspensão este tuning pode ver a fiabilidade comprometida. é como chipar os carros, ficam melhores em tudo mas afectam a fiabilidade.

Mas fiquei curioso sobre o comportamento num teste mais a sério. E também acho que podias trocar o fole por uma protecção igual à do mecânico, ainda são mais umas gramas e ainda fica mais bonito na minha opinião.
 

Rui Marçal

New Member
Lembro-me de ter visto o do Mecânico e ter achado piada. Tenho de ver isso melhor...

Em relação à fiabilidade, segundo o que sei que fizeram na lefty, não a irá comprometer. Eles poliram-na onde andam os rolamentos de agulha. O que pode acontecer é com o tempo começar outra vez a ganhar mais atrito, mas isso também acontece com as normais.

Depois a viscosidade do óleo foi também alterada, para mais fino, acho. Aqui não deve apresentar problemas...

Eles também mudaram o cartucho onde está o ar e penso que também não deve dar problemas. Ou seja, o que eles fizeram não foi nada de muito radical, o peso não se alterou, ou o que se alterou foi devido à troca do fole que também é mais rixo que o de origem...

A primeira vista, parece-me que a fiabilidade não sairá beliscada...Além disso, os problemas que possam aparecer relacionados com o reset das leftys também parece que fica quase todo resolvido.

A ver vamos.

Nos carros realmente a fiabilidade normalmente fica comprometida...
 

Rui Marçal

New Member
Não perdemos a garantia de fábrica visto eles trabalharem diretamente com Cannondale fábrica.

Depois já soube de clientes que tiveram desgate na lefty e eles até fizeram o serviço de troca de material sem levarem nada. Eles tem fama de serem porreiros.
 

Rui Marçal

New Member
Finalmente uma volta com 50km e cerca de 600m de acumulado com alguma lama à mistura. Agora já me sinto mais à vontade para falar dos pratos Rotor e do tunning na lefty pela 88+.

Começando pelos pratos Rotor, pensei que demorasse mais tempo a habituar-me aos pratos, mas não, foi imediato e nem parece que são ovais...

Noto que agora como já tinha descrito antes a pedalada é mais redonda e tenho menos picos de força e quando os tenho não são tão intensos. Também noto que as pernas estão mais tempo a trabalhar, talvez por isso no fim da volta estivesse com os músculos cansados, embora eu já não andasse à cerca de 1 mês, não é normal ficar com os músculos cansados, vamos ver a recuperação amanhã.

As subidas técnicas foram poucas, mas numa das que fiz gostei da resposta quando faço mais força, como já referi a força é melhor distribuída e não noto os pontos mortos.

Quanto à lefty, sinto-me agora capaz de dizer que vale o investimento, embora reconheça que seja caro. Se a fiabilidade se mantiver por mais 4000km, tudo bem, se entretanto tiver problemas antes, tudo mal lol...

A lefty bloqueada está mesmo mais confortável, embora eu não note e pedalei várias vez em pé, ela deve amortecer algo e neste momento até dá para pedalar com ela bloqueada em vários estradões que até me dá algum conforto, por isso ponto positivo.

Com ela desbloqueada, que diferença...está muito mais sensível, e quando digo muito mais, não é exagero, é mesmo muito mais. Onde noto isso muito bem é quando apanho os rodados dos tratores em terra já seca. Antes fugia deles pois a trepidação chega a ser incomodativa, agora tanto faz, não se nota quase nada, mesmo quase nada e mais uma vez não estou a exagerar. Sente-se os rodados mas o que chega aos pulsos é uma espécie de massagem, até sabe bem.

A outra situação com que me deparei foi numa vala que fiz e em que pensei que passaria por cima da bike. Como era de noite e ia num single, a seguir a uma curva apareceu-me a dita vala e não consegui travar a tempo, por isso tive de fazê-la, qual não é o meu espanto que a fiz na boa. A lefty está mais progressiva e parece que tem mais curso, ou então o curso está mais aproveitado que antes e agora faz mesmo os 100mm...

Até agora estou a gostar da experiência.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

O teu feedback da Lefty não me surpreende, visto que há tanto pessoal a despender o valor de uma Reba apenas para aperfeiçoar o seu funcionamento, que à partida já é bem bom.

Quanto aos Q-rings; em que furação os estás a usar?

Alguém te deu umas dicas ou estás à descoberta?

Um abraço

ny12xx
 

HaTrED

Member
C/ Q-rings, no início, tinha algumas dores nos músculos! Depois do período de habituação noto que, por norma, consigo pedalar 1 a 2 mudanças +baixas que o normal! Concordo plenamente contigo quando dizes que a pedalada é "mais redonda" e os ponto mortos muito menos evidentes mas aqui admito que varie de pessoa p/a pessoa, quer pelas suas características, posição, quer pela forma de pedalar. Afinar o desviador da frente é que foi cá uma chatice... porque é uma XC3 mas na altura de trocar os pratos provavelmente meterei um mais pequeno na talega - tenho o de 43 e meterei o de 40 (se não me engano!).
Quanto à posição da furação, c/o estou já habituado e parece-me perfeitamente adequada, nunca experimentei as outras. Tenho a minha na posição "neutra" - a 2!
Eu gostei e ainda gosto! :D
 

Rui Marçal

New Member
Boas ny12xx,

Mas parece que o desempenho da lefty surpreende muita gente, lol...

A perfuração que tenho nos Q-rings é a 2. Do que li e me aconselharam foi esta. Depois se me adaptasse bem a ela mudaria para a posição 3.

Depois da volta de sexta e de ter dito que me doíam os músculos ligeiramente mais que o normal, no sábado estava impecável, só sentia as pernas leves de ter feito algum exercício no dia anterior.

HaTrED,

O que mais me admirei foi nem ter passado pelo período de habituação, as diferenças que noto não são muito grandes e são naturais, mais naturais que nuns pratos normais...

Quanto ao desviador não sinto qualquer problema, embora tenha um prato mais pequeno que o teu e seja um XC2.
 

mlouro

New Member
Boas Rui,

Isso do período de habituação também foi coisa que não me afectou :) Também tenho os meus na posição 2, mas qual é a posição ideal para quem rola pouco? Lembro-me de ler que há uma posição que é melhor para subida, mas não encontrei informação oficial.


Abraço
 

Rui Marçal

New Member
Boas Marco, tufo em cima? Para depois desceres, lol....

Para quem rola pouco e ainda não se habituou a nível muscular, penso que a posição ideal será a 2 ideal. Depois deverá passar-se à posição 3. Segundo o que ouvi e me disseram, foi que o efeito de alavanca na posição 3 é maior que na 2 e destina-se mais a quem pedala em força e menos em rotação...

Mas ainda hei-de experimentar a posição 3 para ver se encontro diferenças, mas mais lá para a frente.

Vê aqui: http://www.docstoc.com/docs/82333606...etup-guidexlsx
 
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