Cannondale prophet 4 - problemas

raposo1978

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Pelo que vejo tenho de experimentar a posição FR,

e estive a ver as caracteristicas (o quadro que está em anexo está no manual da prophet suplement, na pág 25) que está no pdf em anexo a esta mensagem, e as caracteristicas do quadro da prophet 4 para a prophet MX são exactamente as mesmas, o material, as medidas, os ângulos, o desenho técnico apenas muda o tipo de eixo traseiro como se pode ver no quadro e as medidas da forquilha que na 4 é de 530mm e na MX é de 570mm.

Um pouco estranho não?

Fico À espera de mais observações.

Abraço.
 

raposo1978

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Pois mas se fores ao site da ROCK SHOX a Pike não ultrapassa os 530mm, está na secção --- services -- for manufacturers -- User Specs and Standards do site da Rock Shox. A pike na sua extensão máxima (140mm) tem 518mm, por isso as utilizam nas prophet de origem.

Por isso acho que a pike que tens será uma excelente opção.

Já agora uma questão que me deparei ontem com a minha prophet, na suspensão quando mudo o curso de 80 para os 130 ou vice versa o disco da frente fica a roçar nas pastilhas...tenho de o afinar sempre que faço isto para deixar de fazer barulho, será ainda da fase de rodagem, visto ainda só fiz à volta de 250 km?

Abraço.
 

mantorras

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raposo1978 said:
e estive a ver as caracteristicas (o quadro que está em anexo está no manual da prophet suplement, na pág 25) que está no pdf em anexo a esta mensagem, e as caracteristicas do quadro da prophet 4 para a prophet MX são exactamente as mesmas, o material, as medidas, os ângulos, o desenho técnico apenas muda o tipo de eixo traseiro como se pode ver no quadro e as medidas da forquilha que na 4 é de 530mm e na MX é de 570mm.

Não é só o braço que é diferente.
Também o triângulo frontal o é. O quadro da MX traz suporte ISCG e supostamente (nunca consegui reparar nisso bem nas fotografias e não conheço ninguém com uma MX para comparar) a parte inferior do quadro é mais reforçada. Agora se existem outras diferenças menores e imperceptíveis não sei, mas também não me parece, senão fariam publicidade a tal facto.
 

raposo1978

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Por acaso estive a ver no site da cannondale e não consigo ver diferenças a nível de quadro da prophet 4 para a MX e pelo que dizem no site o quadro é o mesmo, passo a citar o texto promocional da MX:

"For those who choose to ‘earn the right to use gravity’, the Prophet MX is the ideal freeride machine. Lightweight and flick-able, the Prophet frame is light enough for ascents while the Thru-12 axle makes it plenty burly for ‘down time.’"

Como se vê eles apenas se referem ao quadro da prophet e não a um quadro prophet MX (the prophet frame is light enought for ascents) e para a resistencia nas descidas eles referem o eixo de 12mm (thru12 axle makes it plenty burly for down time).

O que depreendo é que eles fazem a distinção MX apenas pelo equipamento de série que é mais direccionado para o freeride.

Já agora falo num problema que estava a afectar os meus travões de disco, eles estavam a ter um efeito de ABS quando travava, apesar de existir um tópico sobre isso nunca consegui resolver o meu problema. Levei-a este fim de semana à loja onde me venderam a bike e viram que os parafusos que agarram os travões ao garfo estavam desapertados e os que seguram os embolos também estavam desapertados por isso fazia o efeito ABS (tremia toda quando travava a bike), depois de um aperto correcto os travões ficaram impecáveis.

Abraço.



Abraço.
 

mantorras

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raposo1978 said:
Por acaso estive a ver no site da cannondale e não consigo ver diferenças a nível de quadro da prophet 4 para a MX e pelo que dizem no site o quadro é o mesmo, passo a citar o texto promocional da MX:

Vou voltar a repetir o que disse. Dizem que a parte inferior do tubo inferior é mais grossa na Prophet MX. Eu nunca consegui ver tal coisa. Aqui têm uma fotos de ambas as bicicletas.

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O que é certo é que a Prophet MX (antiga Prophet 4x) traz apoio ISCG, e as restantes (infelizmente p mim) não o trazem.

Foto do site da Cannondale:
6VE4X_tech.jpg


Foto de um utilizador de um outro fórum, onde dá para reparar nos mesmos:
attachment.php



EDIT:

Procurei mais um pouco e arranjei uma imagem mais explícita! :)

506587527_0f7f5d6500_b.jpg
 

Alf

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Provavelmente o quadro não é mais grosso em largura, mas sim em espessura, por isso não se consegue ver. Batendo com as unhas ou os nós dos dedos no tubo produz sons diferentes, se a espessura for diferente.
 

raposo1978

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Pois tenho de ver se apanho MX uma para dar uns carolos no quadro para ver se a espessura é diferente.

Outra coisa que reparei é nos acrescentos do tubo por onde passa o tubo da forquilha no quadro, desculpem a confussão mas não sei o nome. Na MX tem um acrescento por baixo de 20mm que é uma peça que se pode comprar à parte, pelo menos aparece no site da cannondale.

Mas por exemplo se na prophet 4 dá para colocar na posição de freeride é porque ela deve aguentar um freeride não muito agressivo certo? Mudando os cubos, e as jantes de origem ou acham que a nível de alterações ainda à muito para fazer?

Já agora o que é o ISG?

Abraço.

Rui Raposo
 

mantorras

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Alf_PKS_0 said:
Provavelmente o quadro não é mais grosso em largura, mas sim em espessura, por isso não se consegue ver. Batendo com as unhas ou os nós dos dedos no tubo produz sons diferentes, se a espessura for diferente.

Yah, muito bem visto, não me tinha lembrado dessa possibilidade, deves ter razão!

raposo1978 said:
Outra coisa que reparei é nos acrescentos do tubo por onde passa o tubo da forquilha no quadro, desculpem a confussão mas não sei o nome. Na MX tem um acrescento por baixo de 20mm que é uma peça que se pode comprar à parte, pelo menos aparece no site da cannondale.

Tubo de direcção. Essa peça é apenas utilizada em suspensões com tubos de direcção 1" 1/8 (ou em algumas delas, nas Fox acho que é sempre usado).
A sua finalidade é impedir que a a coroa da suspensão (normalmente os botões de regulação das suspensões) bata no quadro, no caso das coroas mais direitas.
Nas Lefty esse problema não se põe (porque de um lado bate e do outro não bate porque não tem braço) e nas suspensões OnePointFive também não existem.
Havia uma foto a mostrar esse problema acho que no fórum da MTBR, mas como agora é preciso ter registo para se ver as fotos e ainda não me registei não a posso indicar.

raposo1978 said:
Já agora o que é o ISG?

ISCG é um standard internacional para a colocação de guias de corrente. Na prática consiste naqueles 3 apoios à volta do eixo pedaleiro onde é aparafusada a guia, em vez de ser prendida ao eixo.

Mais info em: http://www.iscg.org/
 

raposo1978

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Já percebi isso do ISG, mas uma se eu colocar uma guia de corrente com o isg terei de perder as cremalheiras certo? e ficar com uma só, pois uma guia de corrente não deixa espaço para a corrente andar lateralmente nas diferentes cremalheiras não é? Assim para quem quer fazer um freeride mais "light" talvés não compense este sistema, pois também tem de se subir e descer, sendo necessário uma gama vasta de mudanças.

Já agora acham que o eixo pedaleiro também é reforçado? pelos desenhos técnicos não me parece que seja reforçado.

Ja que estou numa de questões faço mais algumas.... Eu gosto de descer passeios, escadas, fazer uns pequenos saltos, andar no mato a descer (não naqueles caminhos de DH nem nada parecido) fazer uns drops (pequenos no máximo de uns 50 cm) e gostava de saber que alterações me aconcelham? mas alterações realistas e em conta, nada de coisas extravagantes e milionárias. Faço o apontamente de dizer que a minha prophet 4 está toda de origem, incluindo os pedais originais que são uma vergonha.

Abraço.
 

mantorras

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Como o Pax_Eco disse, existem guias que dão para as duas pedaleiras

raposo1978 said:
Já agora acham que o eixo pedaleiro também é reforçado? pelos desenhos técnicos não me parece que seja reforçado.

Não, nunca ouvi tal coisa nem me parece. O eixo pedaleiro não é reforçado.
A diferença é que ao usares uma guia convencional ela vai ficar presa entre o eixo pedaleiro (ou o rolamento, no caso destes novos pedaleiros) e o quadro, um pouco à semelhança do que acontece agora com o teu desviador da frente. Assim, todas as forças a que a guia estiver sujeita (pancadas, etc.) serão transmitidas ao eixo.
No ISCG o que tens é uma separação das águas. Carne para um lado peixe para o outro. A transmissão é a transmissão, e não sofre influências externas (não é "esforçada" pelo suporte da guia) e a guia está sozinha presa ao quadro, através de um suporte mais robusto.

raposo1978 said:
Ja que estou numa de questões faço mais algumas.... Eu gosto de descer passeios, escadas, fazer uns pequenos saltos, andar no mato a descer (não naqueles caminhos de DH nem nada parecido) fazer uns drops (pequenos no máximo de uns 50 cm) e gostava de saber que alterações me aconcelham? mas alterações realistas e em conta, nada de coisas extravagantes e milionárias. Faço o apontamente de dizer que a minha prophet 4 está toda de origem, incluindo os pedais originais que são uma vergonha.

Estou a partir do princípio que a tua bike é a seguinte: http://es.cannondale.com/bikes/07/ce/mountain/prophet/model-7VE4.html

Eu ando com muito pouco tempo ultimamente, e apenas uso a bike para ir e voltar da universidade. Nesse percurso ainda apanho algumas escadarias, escadas, saltos pequenos (40cm) e saltos médios (1m). Costumo fazer isso diariamente. Quanto ao mato, só consegui ir uma ou duas vezes.

E em relação à tua bicicleta, acho que está óptima.
A nível mais "estravagante" acho que o amortecedor e a suspensão é que podem ser algo limitativos, mas estou a falar sem conhecimento pois não conheço nenhum deles. Apenas quero dizer que se mudares os travões para uns Avid Code vão travar ligeiramente melhor, enquanto que se mudares a suspensão e o amortecedor és capaz de ter uma bicicleta completamente diferente. Mas pronto, isto é mto subjectivo e quero falar de coisas reais.

1) Pedais. Não consigo ver bem na foto, mas aprecem aqueles pedais de alumínio que se usavam há 10 anos nas bikes de montanha. Isso era logo uma coisa a mudar, como dizem muito bem. Ou meter uns de encaixe, ou meter algo que tenha melhor aderência. Existe por aí muita coisa. Eu tenho uns NS Bikes Pancake e estou bastante contente.

2) Punhos. Não estou a ver quais é que a bike trazem, mas o que eu conheço são um que atêm umas tantas "faces" e que são meios "torcidos". Trocar isso por algo bom e com sistema de fixação. O meu voto vai para os ODI Rufian, mas há por aí mta outra coisa (Lizard Skins, etc.).

3) Cubos. Nas especificações da bicicleta os cubos podem parecer do mais fraco, mas eu tenho andado há luta há mais de um ano com um cubo parecido a esses (de facto até mais fraco, da gama alívio) atrás e com drops, tanto com a Prophet como com a Chase que tinha, ele ainda não tem folgas. Está mesmo a surpreender-me. E eu não sou propriamente leve. (82kg) Portanto, apesar de parecer que se deve mudar, deixa-os andar até ser mesmo necessário. Pode ser que também te surpreendas.

4) Bahsring. Se não usas o prato da pedaleira de fora considera a aquisição de uma bashring. Não só impede que em pancadas se evite bater na pedaleira maior, permitindo continuares a andar (pois a bash amortece e tu continuas, enquando que se fosse na pedaleira os dentes podiam prender e depois não conseguires continuar, como por ex a subir um banco) como num acidente também impede a tua perna de entrar em contacto com os dentes. Tens várias marcas (E13, Blackspire, etc) e vários materiais (plástico, alumínio). Eu pessoalmente prefiro as E13 (plástico).

5) Guia de corrente. Isto já é uma coisa a considerar. Eu tenho 2 pratos e ainda não tenho, ainda ando indeciso no que hei de fazer. Meter uma guia para dois pratos, ficar só com um....

6) Corrente. Se tirares o prato de fora (maior) não faz sentido teres uma corrente tão grande, pois não precisas. A mesma só irá saltar com maior facilidade. Assim sendo podes tirar-lhe os elos extra. Outra cena importante que já era para ter dito. Esta semana eu parti a corrente. Quando fui voltar a colocá-la, reparei que tenho a parte inferior do braço toda marcada, de pancadas da corrente. Eu tenho uma protecção de neopene para aí na segunda metade do braço (SpeedStuff MonsterGuard). A cena é que as marcas aparecem logo desde cima. Não percebo como tal acontece, visto eu até andar com a corrente bastante curta. Ia então dizer às pessoas para terem atenção a isso. Um dos meus próximos investimentos vai ser uma protecção do swingarm da cannondale daquelas de 2007, que protegem todo o swingarm por baixo.

7) Por fim, se fores andar com a bicicleta para o mato fazer descidas algo maiores ou mesma na cidade, considera trocar os discos por uns maiores, mas isso só se sentires necessidade.


Em resumo, eu mudava: pedais, punhos e metia uma bash. Depois logo se via.
 

raposo1978

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Boas,

sinceramente a ajuda do mantorras neste ultimo post foi das melhores, senão a melhor, que vi no forumbtt, pois estava farto de ver posts inúteis, com conselhos completamente desapropriados, para não dizer milionários na maior parte das vezes. Que é uma das coisas que acho ridiculo nas revistas da especialidade no mercado, fazem testes a materiais que apenas uma mão cheia de pessoas pode adquirir. É escusado dizer que deixei de comprar este tipo de revistas.

Um obrigado ao mantorras e acho que vou seguir todos os concelhos, pois para aquilo que dizes acho que chega e sobra, por agora.

Apenas tenho uma questão, pois não encontro nada sobre isso no forum, o que são punhos com lock on? tentei ir aos sites das marcas que falaste (odi e Lizard skins) e não explicam como funcionam mas adorei os lizard lock on logo , com as laterais em aluminio:

http://lizardskins.com/products/vie...go Lock-On&name2=&page_number=1&page_number=1

Em relação aos pedais também vou tentar trocar, vou ver se encontro alguma loja em lisboa para ir comprar, mas vou para os de plataforma, pois apesar de poder ficar com os pins cravados na canela acho que vou me sentir mais seguro com eles.

Vou procurar estes itens para começar e dar uma olhadela na bash, depois tento por fotos das alterações aqui.

Já agora achas que consigo colocar sózinho estes tais punhos lock on? ou é preciso ajuda profissional.

Abraço.
 

Alf

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Punhos lock on são os punhos com parafusos nas anilhas na extremidade, para não rodarem.

São extremamente fáceis de colocar, é desapertar os parafusinhos, colocar no sítio e voltar a apertar.

D_190%20SETHL6_0.jpg


São os parafusos que vês nas anilhas do punho de baixo, na imagem.
 

mantorras

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Em relação aos punhos acho que o Alf_PKS_0 já disse o que havia a dizer, não têm nada que saber.

Já que queres seguir essa direcção vou dizer mais algumas coisas. Atenção que isto não é imparcial, às vezes é a minha opinião, outras vezes é fruto de pesquisa, bem como de gosto. Portanto não façam 20 replies a dizer que estou mal! :p Agora, raposo, se tirares daqui alguma coisa, mesmo que seja veres que não é aquilo que queres, ainda bem! :)

Começando pelos punhos, existem várias marcas, mas normalmente a Odi e a Lizard são as mais vistas (lock-on). Não sei se o sistema deles é compatível ou não, na verdade ainda vou comprar uns punhos desses, pois os meus estão nas últimas e não são lock-on. A Odi tem mais "fama" nesse mercado e se vires em acessórios, tais como as terminações de guiadores (por exemplo, vendo na Chain Reaction Cycles) muitas dizem que são compatíveis com Odi. Em relação ao preço há quem diga que vale a pena, outros dizem que não. Eu pessoalmente não vou estar com coisas, vou logo comprar os Odi.

ODIWeb_WIP_15.gif

Em relação ao desenho dos punhos, é uma questão pessoal. Eu gosto muito do tipo "diamante". Os meus punhos actuais são uns BBB com esse desenho. É por isso que vou comprar uns Odi Ruffian, que são iguais. A borracha é mole, agarra muito bem com e sem luvas e é sempre "homogéneo", se é que me entendes. Também amortece muito bem. Tem um ponto negativo, que como é mole e são "diamantezinhos" aquilo gasta-se e em dias quentes, como hoje, vinha de bike a subir e acabamos por ficar com bocadinhos da borracha preta nas mãos. Mas bate-se uma na outra e sai logo. Mas há quem não suporte isso.

4.jpg

Outro tipo de desenho são os punhos "lisos". Também são feitos de borracha mole. Há quem prefira este tipo de punhos. Eu também já os usei, mas gosto mais do "tipo" de aderência dos anteriores.

Por fim existem os punhos com letras, bonecos, etc. Eu não gosto pois prefiro punhos todos iguais, sempre com o mesmo padrão, homogéneos.


Pedais de plataforma.

Não há muito a dizer. Basicamente existe com rolamentos selados ou não. Os mais caros que aí andam são os Crank Brothers. Também são os mais personalizáveis, a nível estético e de pins. Eu tenho uns NS Bike Pancake, como já tinha dito, e estou contente. São leves, têm levado alguma pancada e não têm folgas (consideráveis, apenas mínimas). E sim, os pedais têm sido bem sacrificados. Talvez quando morrerem considere os Crank Brothers, mas ainda vai levar muito muito tempo.

Em relação às pernas o que dizes é verdade. Os pedais acabam por escorregar e acabas por ficar com as tíbias todas marcadas. Portanto aconselho a comprar umas protecções. Eu tenho umas Fox que são joelheiras com protecção das canelas e são 5 estrelas. Mas as 661 também são muito boas, acho que em relação preço qualidade compensam face às Fox. É claro que não as uso no dia a dia para ir para a universidade, mas quando vou assim dar umas voltas levo-as. E já levei algumas vezes com os pedais nas protecções que me fizeram pensar que foi o melhor dinheiro que gastei. ;)


Bash rings.

Aqui há também coisas a dizer. Existem de alumínio e plástico. Existem também bastantes fabricantes. Dos de alumínio diria que o principal é a Blackspire (não estou mto dentro). Dos de plástico o principal é a E13 (e a Blackspire tb tem).

Eu prefiro as bash rigns de plástico pois, apesar de gostar mais esteticamente, têm algumas características interessantes : (nunca vi em relação ao peso, sempre foi secundário, mas vale a pena, se for alto importante) se a pancada for fraca, a estrutura de plástico deforma-se ligeiramente, o que permite uma pessoa continuar a andar, é complicado explicar. O plástico é duro, mas não parte (pelo menos logo). Primeiro deforma-se (e bastante) amortece e fica com a marca. Se a pancada for muito muito grande a bash parte. Eu já vi algumas partidas (só na net), mas só em usos mais agressivos, nada do que tu queres fazer com a bike. E nesses casos mais agressivos a bash parte, evitando estragar outros componentes (ou estragar mais!).

Em relação às marcas, tens a E13 e Blackspire (pode haver outras, mas não me interessa mto). Eu tenho uma E13, e aconselho-te esta, pois é bem mais larga que as Blackspire. Agora não sei, mas é uma questão de ires aos sites (E13 Supercharger e Blackspire C4) e veres as diferenças, mas acho que a E13 ronda os 12-13mm e a Blackspire os 8-9mm, mas assim por alto. Portanto a capacidade de absorção de impactos da E13 é natural que seja bastante superior. Contudo é uma questão de uso, vou agora comprar uma para a bicicleta da minha namorada (passeio) e vou optar pela Blackspire, claro, mais leve e chega.

No caso da E13 podes escolher as cores (transparente, vermelho transparente, laranja transparente, branco opaco e preto opaco). Os transparente são engraçados, mas antes de te decididres vê fotos na net. Aquilo com o passar do tempo acaba por ficar tudo sujo de óleo e porcaria. Por isso eu optei por uma preta, que está sempre igual. :p

Outra coisa que tens de ver, no caso da E13 é o tamanho da bash. Se vai retirar o prato de fora há que pensar o que queres fazer na pedaleira. Manter o prato do meio (não sei quantos dentes tem), meter um prato do meio maior como normalmente se fazer? Como o tamanho da bash é em função desse prato do meio, convém pensares nisso antes de gastares dinheiro. Eu comprei um bash, se não me engano, para 36 dentes. Apesar de manter o prato do meio de origem, estou a pensar trocá-lo no futuro, logo assim não vou ter que comprar uma bash nova. Isso há que pensar bem, gasta um pouco de tempo a ver as configurações que existem a nível de pratos pedaleiros antes de te meteres nisso, para depois n te arrependeres.

Outras duas coisas que me lembrei agora:

1) Protecção do swingarm. Vê aquilo da protecção do swingarm, para não te acontecer como a mim. Até pode ser que não venha a acontecer, mas a mim aconteceu, portanto acho que há razão para se ter cuidado.

2) Câmaras de ar. Lembrei, se queres dar um uso mais agressivo não sei se as câmaras de ar suportam. Se não quiseres correr riscos e o peso não te importar, fazes como eu, arranjas umas de Dh (atrás tenho uma para 2.75 :p) e nunca mais te preocupas. Senão arranjas um compromisso entre o peso e a resistência. De qualquer das formas também depende, se não fores fazer passeios muito compridos e andares sempre perto podes sempre manter essas e se não aguentarem voltas com a bike à mão. Mas acho que é algo a ter em atenção para um uso um pouco mais agressivo.


Penso que é tudo. Espero que sirva para alguma coisa.

Se precisares de mais alguma coisa, diz.

Abraço

PS: Peço desculpa pelo português, mas foi da pressa.
 

raposo1978

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Muito bons posts, acho que devia haver pessoas a receber por isto.

Bom fiquei interessado realmente nos punhos e vou avançar para os pedais de plataforma, não se se vou para os crank brother mas vou ver preços...conhecem algumas lojas na zona de lisboa que vendam este tipo de produtos? Ou se alguêm estiver interessado em encomendar algo pela chainreactions podemos dividir custos de transporte.

Em relação aos punhos acho que vou para os ruffian, pois pelo que o mantorras disse talvés seja melhor o padrão diamond em termos de aderência. Já agora estes punhos são universais certo? dão nos guiadores da cannondale certo?

Em relação ao comentários dos bocados de borracha que ficam nas palmas da mão nunca me inportei, pois eu tenho uma trek em que os punhos de origem eram um pouco moles (mas são excelentes em aderência) e nunca me importei com esses bocados que ficam nas mãos.

Em relação à bash acho que vou esperar mais um pouco pois, ainda não sei qual a cremalheira deveria tirar, pois nunca utilizo a mais pequena e pelo que tenho visto deveria tirar a maior certo?

Dgiam alguma coisa se souberem onde posso comprar estes equipamentos, é que trabalho em lisboa e dava-me jeito comprar nessa zona, ou então encomendar.

Mais uma questão, em relação às camaras de ar, o mantorras falou numa 2.75 mas o meu pneu é um 2.35, não poderei colocar uma camara maior não é? Ou é mesmo essa a intenção, é que posteriormente a estas alterações mais básicas irei colocar umas jantes double track e talvés coloque uns pneus 2.6, mas esse é un assunto para mais tarde. Quero me habituar assim como está.

Abraço.
 

mantorras

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raposo1978 said:
Muito bons posts, acho que devia haver pessoas a receber por isto.

Depois já meto o NIB! :mrgreen:

Just kidding...

raposo1978 said:
Bom fiquei interessado realmente nos punhos e vou avançar para os pedais de plataforma, não se se vou para os crank brother mas vou ver preços...conhecem algumas lojas na zona de lisboa que vendam este tipo de produtos? Ou se alguêm estiver interessado em encomendar algo pela chainreactions podemos dividir custos de transporte.

Por acaso fiz uma encomenda anteontem, portanto tão cedo duvido. Mas existem muitas lojas, não só em Portugal como também na Europa. Acho que não deves ter pressa. Primeiro analisa bem todas as possibilidades que existem (em pedais há mesmo mesmo muitas!) e depois vês quanto vais gastar e vês como poupar dinheiro. Pode ser que no sítio X seja mais barato comprar a peça P, mas que mesmo assim compense mandares vir tudo do mesmo sítio. Eu normalmente compro na ChainReactionCycles (coisas muito específicas que não existem noutros sítios), na ActionSports (a maior parte das coisas) e na FizzBikes (promoções de outro mundo).



raposo1978 said:
Em relação aos punhos acho que vou para os ruffian, pois pelo que o mantorras disse talvés seja melhor o padrão diamond em termos de aderência. Já agora estes punhos são universais certo? dão nos guiadores da cannondale certo?

Tu tens dois tipos de guiadores: os normais (25.4mm) e os Oversize (OS 31.8mm salvo erro). A diferença está no diâmetro dos mesmos na parte central, onde são fixos ao avanço. A parte dos punhos e dos manípulos e manetes sempre o mesmo diâmetro em todos os guiadores de montanha.



raposo1978 said:
Em relação à bash acho que vou esperar mais um pouco pois, ainda não sei qual a cremalheira deveria tirar, pois nunca utilizo a mais pequena e pelo que tenho visto deveria tirar a maior certo?

Grande confusão que aí vai! :p
Quando se fala em meter uma bash ring consiste em se tirar o prato de fora, que é o maior, e substituí-lo por um prato plástico ou de alumínio.
Assim sendo vais ficar apenas com 2 pratos, o mais pequeno e o do meio. Passa-se é um problema, penso que normalmente os pratos do meio têm 32 dentes. Isso é um valor bom, pois dá para andares bem, na subidas muito íngremes acabas por meter na mais pequena e nas descidas ou troços mais rápidos metes no prato de fora.
A questão que eu dizia na minha resposta anterior é que, se tirares o prato maior, o prato do meio acaba por às vezes ser um pouco "pequeno", em algumas zonas em que queres andar mais depressa (num troço de estrada a descer, por exemplo). Assim, há que considerar se calhar substituir esse prato por um ligeiramente maior. Eu ainda não fiz muito bem esse estudo. Mas tudo é uma questão do tipo de utilização que a bicicleta tem.

Agora outra questão é o prato de dentro, o mais pequeno. Se de facto nunca vai ser utilizado, aí vale mesmo a pena pôr uma boa guia de corrente. Mas para já acho que o melhor é o prato ficar lá, pois pelo menos a mim dá-me jeito às vezes. Se depois chegares à conclusão que nunca o usas, sempre avanças para isso.


raposo1978 said:
Mais uma questão, em relação às camaras de ar, o mantorras falou numa 2.75 mas o meu pneu é um 2.35, não poderei colocar uma camara maior não é? Ou é mesmo essa a intenção, é que posteriormente a estas alterações mais básicas irei colocar umas jantes double track e talvés coloque uns pneus 2.6, mas esse é un assunto para mais tarde. Quero me habituar assim como está.

Sim, eu tenho uma câmara de ar 2.75 atrás. Pode ser que seja um pouco extremo, mas na altura eu tinha a rígida (Chase) e ainda mandava alguns drops para flat com aquilo e não estava para arriscar. Sim, os meus pneus são 2.35 e dá perfeitamente, basta apenas teres algum cuidado ao montar para não trilhar. A câmara de ar é que fica menos "esticada" do que o normal, logo supostamente é mais resistente.

Quanto às Double track, como dizes e muito bem, o melhor é habituares-te assim e depois logo veres, mas não te aconselho. Acho que pneus acima de 2.35 já é um pouco demais para uma Prophet, não faz muito sentido, bem como as Double Track. Eu pessoalmente não as comprava, neste momento tenho uma rodas algo pesadas e se mudasse era para algo mais leve. Acho que o uso que dizes que queres dar ( e que eu dou) não compensa o peso extra e uns pneus 2.6, até porque quando for para fazer mais kms é um pesadelo.

Alguma coisa, diz! ;)
 

raposo1978

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Que pena teres já feito a encomenda mantorras, porque senão tinha feito a transferência e pedias tudo junto, mas vou ver com mais calma então, e realmente tens razão, pois a nível de pedais existe imensa coisa por onde escolher. Em relação ao punhos já decidi e vou avançar com eles. Estive a ver na chainreaction e sai bastante mais barato que em portugal e os custos de transporte até são baratos. Encomendaste os punhos que querias? podes depois mandar fotos deles montados para ver como ficam?

Depois da tua explicação sobre as bash já fiquei elucidado sobre elas não sabia que funcionava assim, mas quando tirar o prato grande, devo trocar o do meio por um prato um pouco maior, pois deve dar jeito nas descidas mais a abrir. E devo manter os dois pratos, pois pelo que vi e disseste dá para colocar uma guia com dois pratos, o que deve ser suficiente pois também não vou ter uma condução tão agressiva que faça saltar a corrente com os dois pratos (acho que deve ser preciso muito para isso acontecer)

Em relação aos double track falei num contexto ainda distante, pois tinha de ter uma pedalada fora de série para os colocar, além de uma condução que não sei se irá se justificar para uns blindados desses.

Abraço. Já agora que bike tens montorras?
 

mantorras

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Pois, foi pena. Não, ainda não encomendei os punhos, neste momento a minha prioridade tem sido outra bicicleta, e como lá gastei algum dinheiro, durante uns tempos a Prophet vai estar parada.

Sim, acho que fazes muito bem em tudo o que dizes, analisar a situação com calma, trocar o prato do meio por um ligeiramente maior e manter o mais pequeno, bem como por enquanto deixar essas rodas e ver como a cena evolui.

Tenho um Prophet com uma Sherman Breakout Plus à frente e um Swinger 4-way atrás. Tenho transmissão Alívio, rodas de trás com cubo alívio e aro Rodi DH, roda da frente com cubo AtomLab e um Ditchwitch. Os pneus são Minion 2.35 macio e médio. À frente tenho um Juicy 7 e atrás um Code e o meu próximo investimento, vai passar pelos travões, mas lá só para o final do verão. Os punhos tenho uns BBB, já estão a chegar ao fim da sua vida, estou à espera que dêem as últimas para os trocar, talvez mais um ou 2 mesinhos. :)
 
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