cannondale -o fim de um mito ...

zanetti

New Member
Pois e ... a noticia que muitos entusiastas da marca nao queriam ouvir ,a cannondale ja a partir de 2010 deixa de fabricar os seus quadros "handmade in usa " e deslocaliza toda a sua produçao para taiwan ,o mito do handmade in usa acaba ,manter se a a qualidade nos quadros de aluminio bem como em alguns dos quadros em carbono feitos nos usa ? "This news isn’t all that surprising: Cannondale announced it will be moving all its frame manufacturing operations from Bedford, PA to Taiwan by 2010. The move will affect all the Dorel Industries bike lines including Cannondale, GT, Schwinn, and Mongoose.

Dorel’s Pennsylvania facility will lay off about 2/3 of its work force but will keep the remaining workers employed on final assembly, quality control, distribution, and warranty repair. Customer support and andministration will also remain at the Bedford facility.

Mountain bike frames have been manufactured in Asia since the early days - Specialized was doing it in the early 1980s - and today it’s tough to find companies fabricating in the US beyond the small boutique frame builders. For some materials like carbon fiber the best technology actually exists outside the US making it tough to justify domestic production.

Sounds like when it comes to mountain bikes, buying American is about to get even tougher…" fonte : singletrack.com
 

Ze Gomes

New Member
A partir do momento que a DOREL comprou a Cannondale este seria o desfecho esperado. Acabou o mito, tem toda a razão. O capitalismo, as vendas, a concorrência, o números fazem isto mesmo. Uma empresa junta uma série de marcas e os accionistas querem números, principalmente os que têm a ver com lucros. Reduzem-se os custos de produção e temos uma marca igual a tantas outras!
 

patriota

New Member
Pessoalmente, nunca associei "Nade in USA" a Qualidade.
Confio mais em fornecedores Coreanos ou da Formosa. Europeus e Japoneses são outro campeonato...
Penso que a Cannondale só ganhará com isso e que elimine finalmente os ditos problemas da suspensão.
 

crencos

New Member
Mas não pensem que lá por mudarem a produção para Taiwan que o preço das bikes irá descer. O mais certo é manter-se ou mesmo subir. É sempre a mesma treta.
 

RPires

Member
patriota said:
Pessoalmente, nunca associei "Nade in USA" a Qualidade.
Confio mais em fornecedores Coreanos ou da Formosa. Europeus e Japoneses são outro campeonato...
Penso que a Cannondale só ganhará com isso e que elimine finalmente os ditos problemas da suspensão.

Ora nem mais, o "made in usa" é um mito que só come quem quer e o "handmade" pode ser feito em qq lado...
A maior parte das grandes marcas de bikes já há muito que operam em Taiwan.
A Cannondale é inovadora em muito sentido e apresenta produtos finais de reconhecida qualidade, mas como qualquer outra marca, também tem alguns problemas de qualidade que se tem agravado nos últimos tempos. Taiwan é dos maiores centros de produção de bikes e a estratégia de produção futura da Cannondale só terá a ganhar.

Quanto aos EUA, certamente terão muita coisa boa mas nem tudo é bom... eu trabalho numa multinacional americana e o meu departamento fabrica um produto em que a produção é dividida ou seja, fabrica-se o mesmo produto em Portugal e nos States e posso-lhes adiantar que o "nosso" terá tanto ou mais qualidade e se compararmos o modo como este é produzido, digo-lhes que nós estamos muito à frente...
 

tkul

Utilizador Banido
Penso que o problema não é ser made in TW / CHINA / whatever!

O problema passa pela:

1- Não descida dos valores de venda dos produtos (margens muito maiores / divisão cada vez menor da riqueza)
2- A máquina que fabrica para a marca x, fabrica para a Y, a Z, a W, a R... etc! Não acredito que "amor e carinho" seja dado a qualquer coisa dessas. Isso nota-se a andar? Não! Mas é sinto-me bem, quando penso que há outros do outro lado do mundo, que trabalham a fabricar bikes, recebem um ordenado razoável e acima de tudo, normalmente andam de bike.
3- A qualidade pode descer por um motivo, só se controla o produto final. Para quem nunca trabalhou em fabricação/produção, não percebo o que digo, mas fazendo uma longa história curta: quando se fabrica, o estado final pode mascarar muitos defeitos. Defeitos que são detectáveis e prontamente recusadas as peças quando a produção passa do nosso lado. Ao passarmos a produção para outro (subcontratação), esse homem vai ganhar menos um quadro, e neste mundo de tubarões, não acredito que sejam dados como quadros não capazes. Quando a MBUK foi à fabrica da Merlin, lembro-me que tinham um palheiro com milhares de quadros que estavam ali... recusados por defeito, todos acorrentados! Um visão tentadora... mas deu bem para ver o quão sério levam o negócio.
4- Know-How sai dos paises desenvolvidos! Isto para mim é uma facada e tanto! Para os patrões é óptimo. Reduzem os custos, as margens aumentam brutalmente e não tem crise alguma com o pessoal cá de baixo...
5- Se começarmos a subcontratar tudo (como temos visto) para fora, quem irá comprar os produtos nos paises desenvolvidos? Hoje sou muito ponderado a coisas made in china/TW/whatever, e com grande dificuldade compro as minhas coisas.
Desde do simples sapatos...passando por outras coisas.

O Mundo só pensa nos números... nas percentagens... mas no fim, o que conta não será o número de "pontos" que adicionamos.


PS - A Santa Cruz também já faz os seus quadros em TW!
 

Caruma biker

New Member
ainda vou ter Handmade in USA na minha cannondale... agora so falta cá chegar...
motivo produção suspensa por motivos de defeito de fabrico...
mas cannondale sera sempre connodale ate que se prove o contrario :)
 

zanetti

New Member
"ainda vou ter Handmade in USA na minha cannondale... agora so falta cá chegar...
motivo produção suspensa por motivos de defeito de fabrico..."


pode se saber de que modelo falas e motivo em concreto ?
 

Caruma biker

New Member
modelo em causa é a Taurine

o motivo em concreto é que os quadro estava a estalar nas zonas que ligavam as escoras ao tubo do selim. (falhas não criticas)
a minha fonte - o proprio vendedor da cannondale para portugal.

fiquei preocupado com isto? minimamente quando o material é bom, é mesmo bom e se uma marca se sujeita a suspender a produção de um produto por defeito, é porque tem o intresse que este seja da melhor qualidade possivel.

Por isso estou deserto de andar montado na minha tão deseja Cannondale - 11 anos depois de ter iniciado o sonho. :D
 
Top