Cannondale Flash Carbon 29'er 3, é esta a base na minha nova máquina.
Após cerca de 600Km e 30h a pedalar, já consigo ter uma opinião relativamente fundamentada da Flash 29er...e é muito bom
Não vou entrar na discusão das 26" vs 29er agora até já se fala das 650b, mas sempre que faço comparações são relativas à minha Specialized Epic S-Works 26" que ainda mantenho e foi a minha única bicicleta de BTT no último ano.
Algumas imagens iniciais:
Os componentes actuais:
Quadro: Flash 29'er, BallisTec Carbon, SPEED SAVE, BB30 1.5 Si head tube
Susp/Forqueta: Lefty 29'er PBR, 90mm, OPI, Solo Air
Caixa direcção: Cannondale HeadShok Si
Avanço: Cannondale OPI adjustable, -15 degree, 31.8
Guiador: Ritchey WCS UD Carbon Flat 10° 31.8 MTB
Punhos: ESI Grips Chunky White
Travões: Avid Elixir 9, 180/160mm
Desviador dianteiro: SRAM X7, direct mount
Desviador traseiro: Shimano XT caixa longa
Manípulos mudanças: Shimano XT
Cassete: SRAM PG-1030, 11-36, 10-speed
Corrente: KMC X10SL, 10-speed
Pedaleiro: SRAM S1400, BB30, 39/26
Rodas: NoTubes ZTR Crest black 29er. Cubos DT 240s/Lefty disc. Raios Sapim CX-Ray
Pneu dianteiro: Schwalbe Racing Ralph Evo, 2.25" tubeless ready
Pneu traseiro: Schwalbe Racing Ralph Evo, 2.25" tubeless ready
Selim: Fizik Tundra 2 Carbon Saddle white/black
Espigão selim: Cannondale C2, 27.2x400mm
Pedais: Look Carbon Ti
As fotos actuais:
Peso inicial c/ pedais grades bidon e suporte Garmin: 10,550 Kg
Peso actual c/ pedais grades bidon e suporte Garmin: 9,700 Kg
Não sou de todo um "weight weenie", valorizo acima de tudo a resistência e a fiabilidade associadas sempre que possível a um peso baixo
As primeiras impressões:
Quadro: simplesmente impressionante! A minha primeira e enorme dúvida tinha a ver com o conforto, as HT 26" (inclusive a Flash) em qualquer prova com mais de 2/3 horas (faço maratonas e ultra/maratonas) eram um problema para as minhas costas, acima de tudo representavam um tipo de sofrimento que não aprecio... Estando eu perfeitamente adaptado à Epic S-Works pensava que tinha o auge do conforto e nada seria melhor!
No entanto estava semi enganado, passo a explicar: Não posso dizer que a Flash 29er é mais confortável que a Epic, porque não é. No entanto permite um tipo de condução completamente diferente que associada a um quadro que absorve por si grande parte das irregularidades do terreno com a melhor suspensão que experimentei até hoje permite 3/4 horas a fundo com muuuuito conforto. Já fiz inclusive um treino de 7 horas na Arrábida e cheguei ao fim sem uma única dor (sem contar com o natural empeno )
Suspensão:Que enoooooorme surpresa! Já tive 2 Fox e uma E100 da Specialized c/ brain e pensava que nada seria melhor que a sensibilidade das Fox's e a rigidez da E100. Confesso que sempre que surgiam alguns amigos com a conversa das Lefty's...isto é muito bom e tal, é muito rigido é o melhor aqui do bairro, é diferente etc... pensava "estes gajos lá porque tem uma suspensão que lhe falta uma bocado pensam que descobriram a pólvora"
No entanto faço aqui publicamente para a malta do Fórum um "mea culpa" porque tudo aquilo que diziam é irritantemente verdadeiro e admito que nunca experimentei uma suspensão que permitisse uma leitura do terreno tão perfeita, tão linear. Que tivesse uma rigidez simplesmente impressionante e já agora que tivesse uma peso tão baixo para 29er (1,400 Kg). Mas creio que esta é daquelas questões que só experimentando é que conseguimos ter uma noção perfeita do que é uma Lefty...
Transmissão: Shimano, SRAM...todos nós já experimentamos a maioria destas transmissões. Já há uns anos que usava SRAM com grip shift, no entanto a sensibilidade e funcionamento dos shifters Shimano XT estão a ser uma surpresa agradável...para já é para manter. A pedaleira é o elo mais fraco essencialmente porque é muito pesada, vamos ver se a troika deixa pensar no assunto
Travões: Sobejamente conhecidos, já tive uns Avid Elixir CR que foram muitos potentes mas poucos fiáveis. Estes Elixir 9 mantém a potência (o disco de 180mm na frente faz sentido), vamos ver a fiabilidade.
Rodas/pneus: As rodas que vinham montadas de origem (Sun Rigle EQ25) são razoáveis, resistentes mas muito pesadas (2 Kg aprox.) e com rigidez relativa...vou mantê-las porque ainda não conheco bem a fiabilidade das ZTR.
As ZTR Crest tem cerca de 130Km, 65Km em competição e as primeiras impressões são boas: Super rolantes (sempre quis ter uns cubos DT Swiss 240 e são fantásticos), muito rígidas e francamente leves (1,450 Kg s/ fita e válvulas).
Os pneus Schwalbe Racing Ralph 2,25 TR, apesar do enorme balão (parecem pneus de tractor) são muito rolantes e ao contrário do que pensava, nestes 600 Km que incluiram vários tipos de piso tiveram zero furos!
Fica portanto uma primeira opinião sobre a Cannondale Flash Carbon 29er que irá ser enriquecida naturalmente com os Km's e com os empenos que tenho agendados e vão ser uns quantos
Ps: quem tiver máquinas destas que se manifeste, porque até agora só conheço a minha e a "mota" do Gamito!
Ps2: Apesar de todo este entusiasmo continuo a achar que as 26" tem o seu lugar e o ideal é ter uma de cada!
Boas voltas,
RA
Após cerca de 600Km e 30h a pedalar, já consigo ter uma opinião relativamente fundamentada da Flash 29er...e é muito bom
Não vou entrar na discusão das 26" vs 29er agora até já se fala das 650b, mas sempre que faço comparações são relativas à minha Specialized Epic S-Works 26" que ainda mantenho e foi a minha única bicicleta de BTT no último ano.
Algumas imagens iniciais:
Os componentes actuais:
Quadro: Flash 29'er, BallisTec Carbon, SPEED SAVE, BB30 1.5 Si head tube
Susp/Forqueta: Lefty 29'er PBR, 90mm, OPI, Solo Air
Caixa direcção: Cannondale HeadShok Si
Avanço: Cannondale OPI adjustable, -15 degree, 31.8
Guiador: Ritchey WCS UD Carbon Flat 10° 31.8 MTB
Punhos: ESI Grips Chunky White
Travões: Avid Elixir 9, 180/160mm
Desviador dianteiro: SRAM X7, direct mount
Desviador traseiro: Shimano XT caixa longa
Manípulos mudanças: Shimano XT
Cassete: SRAM PG-1030, 11-36, 10-speed
Corrente: KMC X10SL, 10-speed
Pedaleiro: SRAM S1400, BB30, 39/26
Rodas: NoTubes ZTR Crest black 29er. Cubos DT 240s/Lefty disc. Raios Sapim CX-Ray
Pneu dianteiro: Schwalbe Racing Ralph Evo, 2.25" tubeless ready
Pneu traseiro: Schwalbe Racing Ralph Evo, 2.25" tubeless ready
Selim: Fizik Tundra 2 Carbon Saddle white/black
Espigão selim: Cannondale C2, 27.2x400mm
Pedais: Look Carbon Ti
As fotos actuais:
Peso inicial c/ pedais grades bidon e suporte Garmin: 10,550 Kg
Peso actual c/ pedais grades bidon e suporte Garmin: 9,700 Kg
Não sou de todo um "weight weenie", valorizo acima de tudo a resistência e a fiabilidade associadas sempre que possível a um peso baixo
As primeiras impressões:
Quadro: simplesmente impressionante! A minha primeira e enorme dúvida tinha a ver com o conforto, as HT 26" (inclusive a Flash) em qualquer prova com mais de 2/3 horas (faço maratonas e ultra/maratonas) eram um problema para as minhas costas, acima de tudo representavam um tipo de sofrimento que não aprecio... Estando eu perfeitamente adaptado à Epic S-Works pensava que tinha o auge do conforto e nada seria melhor!
No entanto estava semi enganado, passo a explicar: Não posso dizer que a Flash 29er é mais confortável que a Epic, porque não é. No entanto permite um tipo de condução completamente diferente que associada a um quadro que absorve por si grande parte das irregularidades do terreno com a melhor suspensão que experimentei até hoje permite 3/4 horas a fundo com muuuuito conforto. Já fiz inclusive um treino de 7 horas na Arrábida e cheguei ao fim sem uma única dor (sem contar com o natural empeno )
Suspensão:Que enoooooorme surpresa! Já tive 2 Fox e uma E100 da Specialized c/ brain e pensava que nada seria melhor que a sensibilidade das Fox's e a rigidez da E100. Confesso que sempre que surgiam alguns amigos com a conversa das Lefty's...isto é muito bom e tal, é muito rigido é o melhor aqui do bairro, é diferente etc... pensava "estes gajos lá porque tem uma suspensão que lhe falta uma bocado pensam que descobriram a pólvora"
No entanto faço aqui publicamente para a malta do Fórum um "mea culpa" porque tudo aquilo que diziam é irritantemente verdadeiro e admito que nunca experimentei uma suspensão que permitisse uma leitura do terreno tão perfeita, tão linear. Que tivesse uma rigidez simplesmente impressionante e já agora que tivesse uma peso tão baixo para 29er (1,400 Kg). Mas creio que esta é daquelas questões que só experimentando é que conseguimos ter uma noção perfeita do que é uma Lefty...
Transmissão: Shimano, SRAM...todos nós já experimentamos a maioria destas transmissões. Já há uns anos que usava SRAM com grip shift, no entanto a sensibilidade e funcionamento dos shifters Shimano XT estão a ser uma surpresa agradável...para já é para manter. A pedaleira é o elo mais fraco essencialmente porque é muito pesada, vamos ver se a troika deixa pensar no assunto
Travões: Sobejamente conhecidos, já tive uns Avid Elixir CR que foram muitos potentes mas poucos fiáveis. Estes Elixir 9 mantém a potência (o disco de 180mm na frente faz sentido), vamos ver a fiabilidade.
Rodas/pneus: As rodas que vinham montadas de origem (Sun Rigle EQ25) são razoáveis, resistentes mas muito pesadas (2 Kg aprox.) e com rigidez relativa...vou mantê-las porque ainda não conheco bem a fiabilidade das ZTR.
As ZTR Crest tem cerca de 130Km, 65Km em competição e as primeiras impressões são boas: Super rolantes (sempre quis ter uns cubos DT Swiss 240 e são fantásticos), muito rígidas e francamente leves (1,450 Kg s/ fita e válvulas).
Os pneus Schwalbe Racing Ralph 2,25 TR, apesar do enorme balão (parecem pneus de tractor) são muito rolantes e ao contrário do que pensava, nestes 600 Km que incluiram vários tipos de piso tiveram zero furos!
Fica portanto uma primeira opinião sobre a Cannondale Flash Carbon 29er que irá ser enriquecida naturalmente com os Km's e com os empenos que tenho agendados e vão ser uns quantos
Ps: quem tiver máquinas destas que se manifeste, porque até agora só conheço a minha e a "mota" do Gamito!
Ps2: Apesar de todo este entusiasmo continuo a achar que as 26" tem o seu lugar e o ideal é ter uma de cada!
Boas voltas,
RA