Cannondale F1 Team Replica 2007

i_mendes

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Bem, adquiri recentemente um quadro Cannondale F1 Team Replica de 2007. Não é recente, mas é raro ver, e o mais importante, gostei bastante dele. Sempre gostei assim deste tipo de quadro. Como os de titânio são muito upa upa (€€€), tipo Van Nicholas, etc., quando vi este babei-me logo todo.

A minha antiga bike era esta:

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Era um excelente quadro para xc puro e duro. Como era um 19,5" era pesadote (cerca de 1800g), mas também era algo grande para mim. Não que me sentisse mal nele. Nunca tive dores em parte alguma devido ao tamanho do quadro poder não ser o mais correcto para mim (meço 1,80m), mas sempre achei que era um quadro de grandes dimensões.
Nunca me deixou ficar mal, e passei muitos bons momentos com ele.

Mas passado 2 anos resolvi mudar para um quadro um pouco mais pequeno e mais alegre.

E assim, adquiri este:

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É feito à mão, e isso vê-se em pequenos detalhes e acabamentos. Por exemplo, as junções do quadro foram 'alisadas', e não se notam aqueles 'montinhos'. Fica quase (e digo quase, claro), como os quadro de carbono.

Como não vou usar Lefty nem Fatty, tive de mandar vir uma caixa de direcção FSA que reduz de 1,5 para 1 1/8, e assim usar as suspensões 'normais'

O quadro pesa 1600g (pesado por mim). Para ser mais correcto, pesou 1596g. Não é mau...

A única coisa que de facto tive de mudar em relação ao RochMachine foi a caixa de direcção e o espigão de selim, pois o diâmetro é diferente.

Vou montá-lo nos próximos dias, e vou deixando aqui as análises e depois os testes.

Até breve
 

grox

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Um quadro desses está mesmo a pedir uma fatty...ou uma lefty.
Ainda hoje vi um em segunda mão com uma fatty montada, é muito bonito com a cor do alumínio natural.
 

Caruma biker

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olha que uma Fatty ai era um mimo, e é um execelente suspensão, já testei uma, e fiquei maravilhado.
a minha bike já vem com uma :D :D :D

o unico senão é que é dificil arranjar uma em segunda mão e novas não são lá muito baratas.
 

NCF

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Olá,

Antes de mais parabens pelo novo quadro.

Ando à procura de um igual ou parecido para mim, onde é que compraste esse?

Abraços,
 

i_mendes

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Comprei este quadro a um utilizador aqui do fórum, que é uma presença constante da secção de Vendas. Tive sorte, pois o quadro é novo, nunca foi montado, ainda vinha com a etiqueta com os nºs de série, etc, todas as protecções, etc.

Quanto à montagem do quadro, já foi montada a caixa de direcção FSA para usar a minha suspensão (Reba ou Fox). Agora é sempre a andar (na montagem).

Vou ser sincero com o pessoal amante das Cannondale, com Lefty ou Fatty. Não coloco em causa o funcionamento das mesmas. Já ouvi dizer o melhor e o pior dessas suspensões. Depois, são demasiado caras, e parece que em termos de manutenção a coisa também não fica barata. Isto foi o que ouvi dizer. Mas para mim nem é essa a questão. É que não gosto mesmo do visual dessas suspensões montadas nas bikes. Com a Fatty a bike parece que tem uma triste forqueta rígida, e com a Lefty nem sei explicar bem. Fico sempre com a sensação que falta ali alguma coisa. E que num salto mais pronunciado a roda vai torcer toda.
Isto são apenas questões estéticas, claro. E provavelmente uma questão de habituação, mas à primeira vista é essa a sensação que tenho quando vejo uma.

Agora, sempre ouvi dizer de quem tem uma ou outra que o funcionamento é fantástico. Quem sabe lá mais para a frente... "nunca digas desta àgua não beberei."
 

grox

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Ando à procura de um igual ou parecido para mim, onde é que compraste esse?

Vi um montado com bom material por 1000 e poucos euros na bikezone de setúbal, passa por lá se fores de perto.
 

Marreiros

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Quanto a preços de fatty...

FATTY, ULTRA DLR-CANTI - 649 euros
FATTY, ULTRA DLR-DISC - 599 euros

Para uma suspensão de 1,29 kgs não acho muito cara. Contudo se não gostas deverás escolher algo mesmo a teu gosto.
Eu pessoalmente acho que dá um aspecto exclusivo à bike. Tive uma Fatty de 60mm numa C'dale CAAD4 e aquilo era um show.

Boa montagem e disfruta dessa máquina. :wink:
 

i_mendes

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O quadro está quase montado. Só me deparei com um problema, que me impediu de o montar todo ontem, e que tem a ver com as bichas dos cabos das mudanças. Pelo que vi este quadro usa bichas integrais. Pelo menos para o desviado de trás. O desviador da frente pode não usar, e não vai usar mesmo uma bicha integral, pois o ultimo suporte que está no tubo onde se encaixa o espigão, numa extremidade (de onde vem o cabo do manípulo), entra um terminal da bicha, e no outro sai apenas o cabo de aço.
Já o desviador de trás vai ter mesmo de usar uma bicha integral. Como não tinha esse material em casa (pensava que podia aproveitar os do quadro antigo), tive de parar.

Mesmo assim os suportes para as bichas são demasiados largos, pelo menos para as bichas que eu uso. Das duas uma, ou consigo encontrar bichas mais grossas, ou tenho de colocar fita isoladora preta para engrossar a bicha, para que esta fique presa no encaixe.

Mesmo o cabo do travão de trás, embora já fique preso, descai um pouco, pelo que aqui vou ter mesmo de colocar um pouso dessa fita.
 

desmo13

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A Cannondale tem umas peças que servem para colocar nos suportes da cabos e bichas, de certeza que se passares numa loja Cannondale encontras isso.


 

i_mendes

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Bem, aqui está um amostra do quadro quase, quase montado.

Falta ainda a pedaleira, a corrente e a cassete. Tudo isto está de 'molho' para limpeza. A roda de trás também não tem aquele pneu, foi só mesmo para colocar em 'pé'.

Vou ver ainda se consigo comprar o kit que o user desmo13 me indicou (obrigado).

A ver se este fim de semana já a experimento, e coloco aqui umas fotos com ela toda montada como deve de ser.

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Componentes:

- Quadro Cannondale F1 Team Replica 2007
- Rodas Mavic Crossride 2008
- Espigão de selim Thomson Elite 31,8 410mm
- Selim BBB AnatomicDesign
- Volante Ritchey WCS 31,8
- Avanço Ritchrey WCS 31,8 100mm
- Travões de disco Shimano XT 2008
- Cassete XT 11-32
- Corrente XT
- Pedaleira XT 2008
- Manípulos XT 2008
- Desviador frente LX
- Desviador trás XT
- Aperto das rodas Mavic (vinham com as rodas)
- Aperto do espigão de selim vinha com o quadro (Cannondale)
- Caixa de direcção redutora de 1,5 para 1 1/8 FSA
- Suspensão Reba SL 2007

Ainda antes do fim de semana já é capaz de receber um 'miminho'. A ver vamos...
 

i_mendes

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E aqui está ela montada.

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Aqui está o tal 'miminho'. Um aperto de espigão KCNC:
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Fui dar hoje a primeira volta, para ver qual a diferença entre este quadro e o meu anterior, e a primeira coisa que notei foi que a traseira não é tão saltitante, e parece que absorve melhor os pequenos impactos. Não sei... pode ser apenas impressão.

Tive alguns problemas em afinar o desviador LX da frente, já é velhote. Um dia destes faço o upgrade para um XT. Assim fica tudo XT.

Outra diferença é que este quadro é mais 'nervoso', principalmente ao curvar. É mais rápido. Também é mais pequeno. Embora seja um M, é um M grande. É um 18,5", pelo que a diferença de tamanho para o RockMachine não é assim tão grande. Levanta-se mais uns centímetros o espigão e já está.
O selim também ficou como estavam, ou seja, o mais chegado à frente possível.

A Reba SL faz o seu trabalho, e embora não absorva tão bem os pequenos impactos como a Fox F100 RLC, serve perfeitamente. A única desvantagem é que se a colocarmos mais 'macia', sacrificamos um pouco do curso. Na próxima revisão, se calhar aumento-lhe o curso para 115mm. Sempre posso perder os 15mm de curso, torná-la mais suave, e ficar sempre com os 100mm.

Lá mais para a frente penso nas 'mariquices'. Sabem como é.... como o aperto de espigão.

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cassete.jpg
 

alxm

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Este quadro de facto transpira personalidade. Parabéns !
Algumas criticas ;
1) Tubo de direcção fica horrivel com esse tamanho. Pesno que tens 3 espaçadores de 10mm...30mm fica realmenmte feio.
2) Outra questão é relativa ao angulo de montagem das manetes de travão. se foi só para a foto tudo bem mas se andas com eles assim os teus punhos devem sofrer um bocado e a travagem não deve ser muito intuitiva.
3) O ângulo dos bar-ends tb está demasiado negativo.
4) A KCNC devia ser de parafuso. Neste tipo de quadro penso que não se justifica ter uma quick-release. Sempre eram menos umas gramas.
5) Espero por uma SID2009 branca nessa frente...
 

i_mendes

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Bem, de facto existem algumas anilhas a mais, que não ficam muito bem, mas tem de ser. Sou relativamente alto (1,80m), e tenho as pernas compridas. O espigão está muito alto, e se baixo ainda mais a frente, fico com o tronco muito baixo, e depois lá vêm as dores no pescoço. A Reba está ali mesmo por causa disso. Tem o tubo mais comprido. Tenho uma Fox F100 RLC, e como tem tubo mais curto, ao princípio não me dei bem com ela (com o RockMachine). Mas é um facto que dantes andava com um guiador elevado, e depois mudei para o actual Ritchey flat, e ao princípio fez-me um bocado de confusão, mas depois habituei-me. Qualquer dia monto de novo a Fox para ver se me aguento. De qualquer maneira, posso sempre colocar uma anilha por cima do avanço.

As manetes dos travões ainda não estavam apertadas nesta altura, apertei-as depois na rua conforme ia afinando as coisas.

Quanto aos bar-ends, é uma questão de gosto. Há quem os coloque mais para cima. Outros colocam-nos na horizontal (o meu caso), e até já vi quem os colocasse mais baixos. No meu caso, dá-me jeito nas subidas.

Quanto ao aperto, é verdade, podia colocar ali um aperto só de parafuso, até porque nunca mexo na altura do espigão, mas este comprei-o a um bom preço, e estava novo, pelo que não pensei duas vezes. Estamos a falar de 3, 4 ou 5 gr. Não me preocupo demasiado com essas questões de peso.

Quanto à SID... pois... também eu queria ver ali uma branca com os autocolantes em laranja, como já vi uma. Mas não tenho tempo ( €€€) para essas coisas. Pelo menos por enquanto.
 

nuno faia

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vi umas hoje na kompedal que ficavam ai a matar:cubos hope laranja,aros ztr olympic no tubes e nipples tb em laranja,nao sei dizer o preço,mas posso perguntar e amanha digo-te
 

i_mendes

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Pois, de facto a única coisa que ainda não está à altura, relativamente a todos os outros componentes, são as rodas. Embora estas Crossride nunca me tenham deixado ficado mal, e não serem assim tão pesadas, gostaria de colocar umas rodas de gama superior.

Pensei nas Fulcrum 3, ou nas Mavic SLR. Destas últimas li algures neste fórum um user a dizer que de repente os raios começaram a roçar uns nos outros, provocando um ruído incómodo. Nunca tive esse problema com as Crossride. Será defeito?

Faia, sabes-me dizer o preço dessas rodas ZTR Olympic com cubos hope?
 

grox

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Os cubos Hope, apesar de serem bons, fazem uma barulheira infernal.
Mas ficas bem servido, se não te incomodar o barulho, com esses ou com os Dt Swiss 240, com uns raios Sapim CX Ray e os ZTR Olympic.
Isto, claro, se não fores muito pesado...
 
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