Caminhos - de 26 FS ou 29 HT

NemSei

New Member
Viva,
Daqui a umas semanas vou fazer os caminhos de Santiago a partir do Porto. Tenho duas bikes, uma 29 semi-rigida e uma 26 suspensão total.
A minha dúvida é qual delas devo levar? Opiniões?
Obg
 

huppy

Member
Na minha opiniao, travessias fazem-se sempre de rigida!
Que a meu ver, levar carga e um amortecedor não me convence....
 

PeDaIs

New Member
Boas...

Fiz o Caminho de Santiago três vezes: Porto - Santiago em 2008; Vouzela - Santiago - Finisterra em 2010; Saint Jeant Pied Port - Santiago em 2012. Fiz também em 2011 a rota das aldeias históricas (+- 540 kms). Sempre de suspensão total e com alforges. Nunca tive problemas. Agora não tenho a suspensão total, arrisquei numa 29 rigida.... e está a custar a habituar.... :)
Mas se tivesse as duas, para travessias.... SUSPENSÃO TOTAL.... :)
Claro que é a minha opinião.
No fundo o que importa é que se vá...
Abraço e Bom Caminho.
 

tpfernandes

New Member
Esperem lá, travessias = vários dias = requer conforto e... "fazem-se sempre de rígida"... :S

Há aqui qualquer coisa que não encaixa..

26 FS sem sombra de dúvida!
 

nfh

Member
Se a minha opinião contar para alguma coisa, uma suspensão total será sempre a minha preferência.

Creio que a única situação em que uma semi rígida pode ser mais adequada para uma travessia é se houver necessidade de transportar muita carga, onde os alforges que apertam no espigão do selim não são suficientes para essa mesma carga. De resto, não vejo nenhuma vantagem nas semi rígidas.

Há quem também diga que uma FS numa travessia pode trazer algum dissabor porque é mais uma peça mecânica que pode avariar. Na minha honesta opinião, acho que é seguro dizer que um amortecedor hoje em dia é fiável o suficiente para lhe confiarmos várias centenas de quilómetros.

Nos 3 Caminhos de Santiago que já fiz usei sempre suspensão total. Quero juntar mais umas dezenas de Caminhos ao meu CV :) e a intenção é fazê-lo sempre com suspensão total.
 

juba

Member
Olá

Eu em dois Caminhos Porto - Santiago fiz com rigida, mas levei muita porrada nas costas. Sem duvida suspensão total.

Abraços
 

jota

Member
Qualquer uma delas serve! Pessoalmente, tendo em conta o traçado, uma rígida chega muito bem. Não ganhas nada em levar mais um amortecedor.
 

RTC

Super Moderador
Se tiveres uma FS com um sistema (tipo monolink) e um amortecedor fiável, então uma FS.
Ou então uma rigida em aço ou titânio :D
 

Hmbrites

New Member
Eu fiz numa Ht e posso te dizer que as calçadas são uma constante, a vibração nas costas tambem! Nada que não se faça mas o conforto deve ser outro!
 

Ricast

Member
Boas, em dois anos consecutivos fiz os dois caminhos portugueses
1º - Desde do Porto até Finisterra por Múxia, e este ano de Santa Comba Dão até Santiago por Laza, tudo de FS. Se queres conforto, vai com 26FS!
Abraço e bom camino
 

NemSei

New Member
Muito obrigado a todos pelas sugestões. Já fiz os caminhos e levei a 26FS, o que me pareceu a decisão mais acertada dados os kms de calçada, com irregularidades acentuadas, que se fazem. Todavia, ter levado a 29er não teria sido nenhuma tragédia, pois esta teria tido a vantagem de rolar muito melhor nos kms e kms de locais para rolar.
A quem ainda não fez os caminhos, naturalmente, é uma aventura a não perder.
Abraço
 
Top