Caminho Frances em autonomia sozinho 2013

hugix

New Member
boas a todos, já realizei durante dois anos o caminho português até Santiago, agora este ano vou realizar o Frances, mas a malta que me acompanha não pode vir este ano, por isso decidi ir sozinho, a data será 23 de Julho o incio e queria fazer o caminho em 8 dias, pelos relatos que ja vi, e tudo que investiguei dizem que é pouco tempo, mas acho que consigo a preparação não é problema pois treino todo o ano, o que queria que me ajudassem era se nesta altura do ano irei encontrar muita gente, e o calor se aguenta ou não? cumps e buen caminho...
 

pofa

New Member
no caminho frances encontras sempre gente todo o ano ... nos meses de primavera e verão aquilo parece uma romaria !
 

nfh

Member
Se não queres correr o risco de dormir na pensão estrela, aconselho reservares os albergues com antecedência. No Caminho Francês há albergues privados muito acessíveis.

Quanto aos 8 dias, eu sou sempre da opinião que o Caminho não é para se fazer a correr, caso contrário não dá tempo para o apreciar em condições. Eu fiz este caminho em 2011 (a partir de Saint Jean Pied de Port) em 11 dias e se fosse agora teria usado pelo menos 12 dias (não pelo esforço, mas sim pelo relaxe).
 

Aseda Masao

New Member
Uma pergunta para ver se alguem me pode ajudar, como vais ate Saint Jean Pied de Port? É algo k de facto ainda nao tenho muita informação pq pelos vistos de comboio é dificil!!!
 

hugix

New Member
caro nfh o meu problema com os dias é que não posso alongar muito mais porque infelizmente no tempo que estamos não da para correr esse risco, eztou limitado a poucos dias de ferias e como tal tenho por isso! E claro que se tivesse 22 dias ou mais de ferias é obvio que faria o caminho de outra forma! Ok obrigado pela dica dos albergues privados, pelo que vejo do caminho português, também achei que não será facil a dormida! Sobre a vaigem para SJPP como vou sozinho acho que vou optar pela viagem de bus, e depois apanhar comboio para SJPP, acho que será a op~ção mais viavel não acham!??
 

super.byke

New Member
boas, o nfh tem razão, quanto mais devagar se fizer o caminho mais podes apreciar... claro que sou da opinião que mais vale fazer a correr que não fazer :)

já que vais sozinho sugeria que fugisses dos meses Julho e Agosto, quer pelo calor quer pelo nº de peregrinos que vais encontrar... a probabilidade de não arranjares dormida nos albergues públicos é maior
Eu fiz em junho e cheguei a apanhar perto de 40ºC em algumas etapas... muito cuidado com a hidratação...
 

hugix

New Member
Pois e eu quero fazer este caminho, ja ando a preparar-me ja ha algum tempo, e este ano tem de ser. Sobre a altura, super.bike tem mesmo de ser na ultima semana de julho, sei vou encontrar muito calor provavelmente, mas tb sem sacrificio nada feito..:) quanto a dormida olha vai ser o que for possivel na altura! E o que recomendam alforges ou mochila, ou ambos!? cumps e boas pedaladas...
 

tarzan1964

New Member
Acho sinceramente pouco tempo,não só pelas razoes ja apontadas , mas tambem por outros factores , para mim existem outras questões a ter em conta , o vento ( eu apanhei sempre vento de frente) recuperação de um dia para o outro, etapas boas de fazer mas outras com muita dureza ( subidas dificeis) a começar logo pelo primeiro dia. E fazer esse caminho em 8 dias tem de começar bem cedo e chegar tarde com aos albergues que poderam estar cheios e terem de procurar outro. Mas cada um é que sabe.
 

super.byke

New Member
eu levei alforges + camelback... ao fim do 2º dia prendi o camelback no suporte e nunca mais meti nada às costas :)... usava um bidon para a água... ao 3º dia os alforges parece que já fazem parte da bike e só dás por eles nas subidas...
queres um conselho?
logo que possas carrega a mochila com o peso que vais levar e faz uma volta longa (+ de 6h) depois repete com alforges e tira as tua conclusões... foi o que eu fiz... fiz o caminho português com o peso que ia levar ao francês e no final decidi que não era a melhor opção para mim... usei alforges e não me arrependo :)
... mas como digo há quem faça o francês com mochila e não tem stress nenhum :)
 

hugix

New Member
caro tarzan, qut ao tempo são 8 dias que se podem transformar em 10, tenho dois dias de reserva por assim dizer! Sei que vou encontrar muito calor, e como disseste e bem não sei o que o cansaço e o chegar tarde ao descanso me ira provocar! Por isso tenho sempre essa segurança!
 

hugix

New Member
Eu fiz com mochila o caminho Português e não me senti mal, mas tb sei que será diferente o caminho, e acho que a opção alforges vai ser a adoptada para esta viagem! quanto a fazer o caminho sozinho, como dizem não irei sentir sozinho no caminho, mas dois é sempre melhor que um ou se tivessem na minha situação que não encontro ninguém para me acompanhar fariam na mesma fazer o caminho?
 

nfh

Member
Eu fiz o Francês todo (800 e tal km) e a Via de la Plata também toda (1000 e poucos km) sempre com mochila, sem alforges. A única coisa que levava presa na bicicleta eram as câmaras de ar suplentes (atadas com fitacola) e uma bolsa de guiador onde tinha as coisas que usava com mais frequência (telemóvel, carteira, gráficos da altimetria de cada etapa e acessórios da máquina fotográfica).
No meu caso as costas sofreram zero, ao contrário do que eu esperava. O rabo foi o mais fustigado, mas uma boa pomada ajuda a minorar o problema (usei uma boa pomada na Via de la Plata e foi quase como se não fosse nada :)).
 

nfh

Member
nfh e quanto peso levavas na mochila?? e ja agora qual o nome da pomada..:)

A pomada milagrosa é a Natusan Pomada :). Comprei-a numa farmácia espanhola, pelo que não sei se há alguma coisa equivalente por cá. Fez mesmo muita diferença!

Em relação à mochila, tinha cerca de 10.5KG, já contando com 2 litros de água. Tendo em conta que pelo menos 1KG era tralha de gadgets, é fácil reduzir um pouco o peso.
Digo-te que não quero outra coisa, este ano já estou a planear o Caminho do Norte (onde vou provavelmente - e finalmente - incluir o trajeto Santiago->Muxia->Fisterra e também o regresso a Portugal também em bicicleta) e a mochila vai ser a minha opção incondicional.

Já agora, quanto a fazer o caminho a solo ou com algum companheiro. Como te disseram atrás, o Caminho Francês está repleto de pessoas. Vai ser difícil fazeres alguma parte do caminho sem veres gente. Por isso, a não ser que te metas por algum caminho duvidoso ou tiveres a intenção de fazer o caminho à noite, vais ter sempre companheiros. O mais provável até é encontrares algum grupo ou outro bicigrino com o qual ganhes amizade e acabes por te juntar a ele(s).
 
Last edited:

hugix

New Member
caro nfh muito obrigado pelas dicas e pela pomada milagrosa..:) vou fazer o teste que dizes sobre a mochila, vou fazer no dia 7,8,9,10 Junho caminho da Costa desde Porto até Finisterra passando por Santiago claro, e vou levar a mochila com o que devo levar para o caminho Francês e tiro as minhas ultimas duvidas, embora me tenha dado muito bem com a mochila no ultimo ano no caminho central português! E já agora qual foi a maior dificuldade que encontras-te no caminho que não estavas a espera!? cumps e boas pedaladas...
 

nfh

Member
O Caminho Francês não tem nenhum ponto especial que ofereça grande resistência ou que seja problemático. Em termos físicos, a subida ao Cebreiro, bem como a subida até à Cruz de Ferro, devem ter sido os troços mais exigentes.
Há também umas etapas intermédias (já não me recordo muito bem onde) que são muito aborrecidas. São uns 250km de estradões que, embora não sejam difíceis (até são relativamente planos), a um dado momento tornam-se monótonos.
De resto, excluindo a taxa de ocupação dos albergues (que era praticamente de 100% nos albergues onde ficámos), não vejo grandes dificuldades.

Eu fiz relatos diários no final de cada dia durante a viagem que podes ler aqui: http://www.rumoasantiago.com/frances/category/blog/durante-a-viagem/ . Como isto foi escrito no telemóvel e muitas vezes com sono, é capaz de haver por lá uma gralha ou outra :), mas acho que dá para ter uma ideia do que foi a viagem.
 

super.byke

New Member
hugix, se não tiveres companhia vai na mesma!!! dificilmente não encontrarás pessoal durante todo o dia ;)

Para mim as partes mais difíceis foram a saída de SJPP, apesar de ser grande parte em alcatrão, sobe bastante...a outra foi o Cebreiro que também sobe bem... a Cruz de Ferro para mim foi uma desilusão, ia com medo mas afinal não é nada de especial... achei mais difícil a subida do monte dos Perdões... e a subida à saída de Castrogeriz

O Caminho pode ser mais ou menos difícil se optares por seguir pelo "trilho dos peregrinos a pé" ou pelas alternativas que aparecem para as bikes (a subida do Cebreiro é um exemplo, tem indicações específicas para quem vai a pé e para bicigrinos, eu fui sempre por onde se ia a pé).

As etapas monótonas são entre Burgos e Leon...

E realmente o peso da mochila sempre são mais uns 7 a 10 kg a somar ao nosso peso para massacrar o rabo diariamente... mas é tudo uma questão de testar :D
 

hugix

New Member
Sim sem duvida super.bike que irei fazer o caminho, ja estou a preparar a viagem e nunca mais chega o dia para arrancar!:) quantos as dicas estou a recolher tudo que me estão a dizer e espero fazer a escolha acertada!! quanto ao teu relato da viagem nfh esta muito bom, ja li e deu uma ajuda! uma das coisas que mais me preocupa é mesmo a viagem para lá se irei optar por bus ou comboio! pelos relatos que li o comboio sozinho devido ao custo não será a melhor opção! mas o bus tb será muito cansativo para depois começar a viagem!? Quem já fez a viagem o que me aconselham?? cumps e boas pedalas!!
 

ferrazz

Member
o meu pai foi com um amigo em 8 dias completaram o percurso :) e já tem 58 :p optaram pelos custos de pedir a um amigo que os levou lá de carro para ir de bus tens de acondicionar a bike e no comboio portugues que sai de coimbra pagas a bike eles como já disse optaram por um amigo vê lá se arranjas um amigo ou casal amigo quequeira ir passar um ou uns dias a sjpp ;-)
 
Top