Caminho Frances de SanTiago

esquilas

Member
Boas

Eu jah fiz este caminho o ano passado no inicio de setembro, mas para ajudar mais (ou confundir :mrgreen: who knows?) o pessoal que pensa fazer este caminho resolvi fazer este post, mais um pro monte.

Estavamos para fazer o caminho completo desde frança mas como um dos meus colegas trabalha e nao tinha disponibilidade total optamos por fazer soh desde burgos, foi mesmo pena termos perdido a parte dos pirineus mas a vida nao eh soh o que queremos :s.

Decidimos fazer o caminho em autonomia total, porque para alem de nao termos outra hipotese :mrgreen:, eh sempre outros espirito percorre-lo com a trocha as costas.

Fizemos uma pesquisa em varios sites sobre o caminho e lemos varios relatos sobre o mesmo, pedimos opinioes a pessoal que jah tinha feito o caminho, para decidir varias duvidas sobre o que deviriamos fazer.

Deixo em anexo uma lista de material a levar, cedida pelo joao marinho, que muito me ajudou a planear esta viagem.

Como site acho que este resume o essencial, eh sem duvida o melhor que encontrei. Depois se quiserem um nivel de informaçao superior ha varios livros sobre o tema dos quais destaco este

Eu tal como os meus colegas optamos por uma combinaçao mochila + suporte daqueles que agarra no selim, variou foi as distribuiçoes de peso entre a mochila e o suporte. Eu optei por levar o maior na mochila (levei uma mochila de 24l) e no suporte apenas umas sapatilhas e umas ferramentas pa bike, os meus colegas optaram por concentrar o peso aquase todo no suporte, levando as costas apenas agua, ferramentas e umas barritas.

FotosCaminhoSantiago2006-Tig024.jpg

Aspecto geral da minha bike

Em relaçao ah escolha de forma de transportar o equipamento acho que foi razoavel, porque apesar de levar apenas 1,5kg no suporte (incluindo o peso do proprio suporte) a bike perdia muita estabilidade a descer e a minha agilidade em cima da bike tambem perdia bastante. Conclusao: para a proxima levo unicamente uma mochila, apesar de ser mais massacrante para as costas (mas ninguem disse que era pa ser facil) a bike continua como estavel e agil.

Em relaçao ah bike, como tenho uma posiçao muito racing, coloquei um guiador elevado a substituir o recto que tenho normalmente e comprei um selim mais confortavel porque o flite dava-me cabo dos tintins. De resto uma revisao feita por mim de cima a baixo e siga pra bingo.

Como meio de transporte para burgos optamos por ir de camiao ah boleia com um colega nosso das bikes, logo aqui poupamos muito dinheiro mas em contrapartida a cama no camiao eh desconfortavel para 2 pessoas :shock: mas foi uma viagem espectacular super divertida. Saimos de coimbra por volta das 4h e chegamos a burgos as 16h, demorou um bocado porque o camionista tem de parar de tantas em tantas horas para descançar (por lei :twisted:)

FotosCaminhoSantiago2006-Tig004.jpg

O nosso condutor, To Raposo e um dos nossos herois :wink:

Dia 1: Chegados a burgos, toca a montar os suportes na bike e tentar colocar o material lah. Ah nos seguravamos os sacos aos suportes com elasticos daqueles de atar os carroços as motorizadas, pelo menos lah na terrinha eh para isso que servem :mrgreen:. E fomos ah procura da catedral para o nosso 1º carimbo. Nao eh muito dificil de encontrar a catedral dada a enormidade que eh. Chegamos lah entao, carimbamos e aproveitamos para ir fazer uma visita a catedral e depois mais umas fotos po hi5 e lah arrancamos nos virados a santiago :wink:. Isto era por voltas das 17h.

037_37.jpg

Os tres que iam fazer esta aventura em burgos: o joao, eu (aka luis tiago) e o pedro. Pai e filho e o penetra do costume (leia-se: eu)

Tinhamos mais ao menos um plano das etapas, mas acabamos por parar onde dava ou onde tinha pinta para ficar, foi um bocado ao "bota lume e logo se ve".

O 1º dia eramos para ir ateh fromista, mas devido ao sol que jah se ia a esconder, as imensas fotos tiradas (algumas das quais brutais :mrgreen:), ah conice (qualquer tasco aberto lah paravamos nos) e a um furo acabamos por ficar numa pequena povoaçao, boadilla del camino, que tem uma igreja enorme e dois albergues, mas como a plebe anda sempre ah rasca de nota lah acabamos por ficar no publico.

055_55.jpg

a chegar a castrojeriz

FotosCaminhoSantiago2006-Tig011.jpg


FotosCaminhoSantiago2006-Tig007.jpg


FotosCaminhoSantiago2006055.jpg

no albergue onde ficamos o 1º dia

Dia 2: Isto para nao se tornar (ainda) mais maçador vou soh fazer uma breve descriçao do que aconteceu.
Fomos ateh leon, o caminho caracterizava-se por sempre aquase todo plano (onde deu para ver o enorme avanço que espanha tem em relaçao a portugal na agricultura) tivemos foi o azar de tar um calor brutal evento contra em todo o percurso, foi o dia mais dificil fisicamente e psicologicamente, alem disso apanhei um escaldao daqueles brutais mesmo. Conselho: Ponham creme varias vezes ao longo do dia, nao façam como o outro que soh meteu de manha e depois lixou-se :oops:

Leon eh uma cidade fantastica, eramos para ficar lah 2 dias mas como o horario era apertado foi soh um dia. A noite lah eh muito porreira mesmo aconselho vivamente a perderem algum tempo lah. Ficamos no albergue publico, para nao variar, que era enorme e com condiçoes muito boas, alias isso era uma constante em todos os que passamos.

086_86.jpg

na praça em frente ah catedral em burgos

FotosCaminhoSantiago2006-Tig034.jpg

grandes pormenores das portas da catedral

Dia 3: Um dos dias mais espectaculares. Passagem por astorga, cidade espectacular com muito para ver e a fantastica subida ah cruz de ferro, onde devem deixar uma pedra que devem levar de casa e deixar num monte de pedras que lah estah, nao tem nada que enganar e diz-se que quanto maior a pedra maior a sorte que voces teram (se nao eh assim eh qualquer coisa do genero :wink:). E depois de uma fantastica subida voces jah sabem, isso mesmo o descida do outro mundo (foi uma das vezes em que realmente me arrependi de ter levado suporte na bike :cry:) do melhor mesmo foi espectacular e ainda tive a oportunidade de ver dois espanholecos descer aquilo de semi-reboque foi porreiraço. Finda a descida passamos por uma terriola com rio e bota tomar banho pa lah, foi um bocado figura de urso (porque aquela hora tava toda a gente na esplanada a olhar para nos) mas ninguem nos conhecia e foi bastante refrescante :mrgreen:. Tavamos para ficar por ali mas decidamos andar mais um bocadito e ir ateh ponferrada. Onde destaco o barulho ensurdecedor de um caminheiro a ressonar, foi uma coisa doutro mundo, eu tive de vir para a rua que nao conseguia dormir.

FotosCaminhoSantiago2006068.jpg

em astorga onde conhecemos um senhor de santa comba dao que nos tirou a foto

FotosCaminhoSantiago2006083.jpg

cruz de ferro

FotosCaminhoSantiago2006095.jpg

descida alucinante do alto da cruz

FotosCaminhoSantiago2006-Tig063.jpg

sem comentarios

Dia 4: Arrancamos de ponferrada cedo, porque o albergue tem uns horarios e umas regras lixadas para gajos que gostam de dormir ateh lhe doer o corpo de tanto tar deitado :evil:, eh porreiro o albergue mas se quiserem sair ah noite e depois dormir ateh mais tarde, esqueçam 21h hora de recolher as 8h ou 9h tudo para fora.

Continuando, fomos ateh vilafranco del bierzo, com um espanhoel de ali ao peh de barrancos, que tinhamos conhecido quando tavamos a fazer figura de urso, ai em vilafranco ha 2 opcoes de caminho, uma para totos inteligentes e que nao se querem cansar muito que vai sempre no fundo de um vale e outra pa burros tipos nos que nao sabem o que fazer as energias que tem no corpo e foram enganados por um padre. Nos claro estah fomos enganados e fomos pela segunda que começava com uma subida brutal, mas quando eu digo brutal era mesmo brutal, em alcatrao e depois passava a terra, resumindo varios km's com a bike as costas :| Para compensar tinha uma descida porreira. Depois de volta ao vale, passamos por um albergue de brasileiros onde aproveitamos para ser ultra mega xulados (no resto do caminho somos bem xulados, mas ali abusaram. Eh que os preços na zona do caminho aumentao prai 50% no minimo) antes de enfrentar uma mega subida ateh ao cebreiro onde estava um colega nosso para se juntar ah gente. Depois do bigode de manha optamos pelo caminho por estrada (havia outro por terra mas jah nem quisemos arriscar) que durou cerca de 1h a fazer as 13h, foi 16km durissimos. Chegamos a cebreiro e ainda tivemos tempo para percorrer a aldeia enquanto o nosso colega nos espetava o 2º bigode do dia (4h ah espera), aldeia muito porreira, aconselho. Depois quando ele chegou decidimos continuar e mais uma mega descida ateh triacastela onde dormimos.

FotosCaminhoSantiago2006115.jpg

em villafranco com uma italiana que estava a solo

FotosCaminhoSantiago2006122.jpg

no albergue dos brasileiros

FotosCaminhoSantiago2006139.jpg

no alto das cruzes do cebreiro

FotosCaminhoSantiago2006142.jpg

dormindo a sesta lah em cima

FotosCaminhoSantiago2006-Tig120.jpg

descida do cebreiro, agora com mais um elemento: o xoina

FotosCaminhoSantiago2006144.jpg

num dos pontos mais altos desta viagem

Dia 5: Entramos na galiza e a paisagem caracteristica dela os desniveis ficam mais suaves, pa descansar mesmo o nosso colega ando pouco por isso o ritmo de andamento reduziu muito. De salientar que a m**** do meu suporte partiu, tive de colocar o saco atado ao guiador e ao inspeccionar os vimos que outro estava jah rachados e o 3º que levava mais peso impecavel (devia ter levado uma pedra maior :s) tivemos de deixar um saco num hotel para depois voltar a vir busca-lo porque os correios lah soh estavam abertos de manha. Ainda deu para ir para uma piscina exibir os nosso bronzes fenomenais :mrgreen:. Fomos depois ateh palas de rei onde ficamos, mais uma noite.

FotosCaminhoSantiago2006-Tig163.jpg

galiza naturalmente

FotosCaminhoSantiago2006-Tig139.jpg

km 100 pa chegada com uma alema tambem a solo

FotosCaminhoSantiago2006-Tig141.jpg

suporte foi cus caes, 15kg o caraças

FotosCaminhoSantiago2006-HMiguel093.jpg

na piscina a mostrar o bronze, nao se ve na foto mas foi um sucesso entre as mulheres o meu bronze

Dia 6: e ultimo tinhamos muito poucos quilometros para fazer deu ainda pa ver a final do campeonato do mundo de basket com os espanhois numa tasca e comer o maior bocadillo de todo o caminho encontramo-nos depois com a nossa comitiva que estavam a almoçar numa quinta de turismo rural e convinamos como iria ser em compostela. Chegamos a compostela passado pouco tempo mas ainda deu para um furo jah na cidade e um malho perto do aeroporto protagonizados pelo suspeito do costume, o pedro. Chegamos cedo deu para dar umas voltas pela cidade e ir buscar os certificados de chegada :wink:

FotosCaminhoSantiago2006-HMiguel078.jpg

num mosteiro nao sei bem onde

FotosCaminhoSantiago2006-Tig167.jpg

ganda bocadillo enquanto viamos o jogo

FotosCaminhoSantiago2006-HMiguel055.jpg

com o pessoal

FotosCaminhoSantiago2006-Tig179.jpg

o famoso monte do gozo

FotosCaminhoSantiago2006017.jpg

a chegada

FotosCaminhoSantiago2006-HMiguel109.jpg

o descanço

Dia 7: Foi passado toda na cidade, alguns foram ah missa do peregrino outros ficaram pela esplanada atras da catedral. Depois ah tarde ala para sul virados a casa

E foi assim, se tiverem algumas duvidas sobre a planificaçao da viagem ou outra coisa qualquer apitem :wink:
 

root

New Member
Parabéns pela grande Aventura :yeah:

Talvez seja já para o próximo ano a minha vez de fazer o mesmo caminho


um abraço

root
 

carlos_cavaco

New Member
Esquilas, sem palavras parabéns pela tua aventura e obrigado pelo relato. Vim desenterrar este tópico passado 4 anos por acaso, porque em 2007 já vinha regularmente ao forúm e por acaso não vi este post, uma pena, mas mais vale tarde do que nunca. É pena aventuras como está terem poucas respostas e tendo em conta que ainda dá algum trabalho um post desta natureza, isto realmente é que é o espirito de andar de bicicleta e aventura. Só um pequeno reparo, sei que tens um problema no teclado daí os abundantes "h"s, no entanto para uma crónica desta natureza podias ter pelo menos pedido um teclado emprestado eheh
Brincadeiras à parte espero fazer esse caminho no futuro.
 

esquilas

Member
Ui este topico jah tem uns anitos, mas continua a trazer boas recordaçoes

Escrevi isto na altura porque acho que soh havia um topico sobre o caminho e acho que deu para ajudar o pessoal e nao me importo nada com as respostas porque normalmente nao trazem nada de util ao tema do topico

Entretanto jah fiz outras aventuras como a transportugal mas como jah ha alguma informaçao sobre o tema achei que nao valia a pena um novo topico

O problema dos h's realmente tornou-se um problema porque como normalmente escrevo correctamente, no final tenho sempre de vir atras tirar os acentos :lol:

Tenho uma imagem de marca a defender :lol:
 
Top