Caminho Francês 2014

Ricast

Member
Boas companheiros/as do pedal

Em 2014 irei finalmente, fazer o Caminho Francês, com Inicio em Saint Jean Pied du Port. Como só tenho quinze dias de férias, quero fazer em 9 etapas, e no total com a Ida e Regresso, 11 dias.

A data escolhida para esta epopeia será de 02 a 12 de Junho. O tempo deve estar um pouco melhor, mas mesmo assim leva-se o impermeável.

Deixo-vos aqui o programa de viagem:
ck2m.jpg


:cheers:
 

BenTT

New Member
Boa Tarde Ricast

Tambem eu gostaria de fazer uma aventura dessas. Em 2014 conto fazer pela 1º vez o Caminho Portugues para Santiago (Tem vindo a ser adiado por falta de.... há sempre qualquer coisa!!!)
Pelo que vejo já tens experiencia neste tipo de aventuras e deixando de parte equipamento, gostaria de saber de que orçamento (+/-) necessito para por em pratica uma aventura como aquela que vais fazer ?
Quando tento convencer os amigos, acaba sempre por esbarrar em custos. A minha pouca experiencia em voltas de alguns dias, diz-me que funciona bem com 2,3 va lá 4 companheiros mas quando se tentam juntar mais, as coisas acabam sempre por "complicar". Vais fazer sozinho ?
 
Boas...sem duvida um caminho espetacular. Como é que vais de Henday para sjpdp? Sao 75klm que se fazem bem de bicicleta...
Nao entendo algumas etapas...como por exemplo a primeira, vais ficar em Roncevales pq? Tambem nao sei como estas fisicamente mas Portomarin-Santiago é muito acessivel.
 

CANSADO

New Member
Olá, fiz esse caminho em 2012 e de facto tambem esticava mais o primeiro dia para depois retirar alguns km's nas etapas maiores.
A serra não é nenhuma dificuldade desmesurada para passar. Eu apanhei muito mau tempo no 1º dia e mesmo assim fui ficar a ZUBIRI (+- 48km)
E quando digo mau tempo foi mesmo do pior, sendo que em condições normais dá para ir um pouco mais além. Isto sempre na optica de fazer o caminho
nas calmas, que me parece pelo teu planeamento que é essa a ideia. Eu fiz em 10 dias mas 9 é viável. A zona de Burgos com os seus infinitos campos de
cultivo dá para fazer a "andar" bem.
 

Ricast

Member
Boas BenTT

Respondendo às tuas questões, vou tentar.
Aqui nas Crónicas dos Caminhos de Santiago, encontras respostas para tudo ou quase. Mas vou tentar ajudar.
O valor que gastas tem muito haver com o que queres gastar, lógico.

Tudo é diferente de pessoa para pessoa e de caminho para caminho. Eu faço sempre uma pesquisa sobre o caminho que quero fazer, os albergues, porque para mim nao faz sentido fazer os Caminhos e pernoitar numa pensão ou hotel, eu tenho de ficar se der como é lógico, nos albergues municipais, sentir o ambiente dos peregrinos.

Exemplo, por dia, a contar com a dormida +/- 5€ por noite, mais alimentação, evitar restaurantes. Durante o caminho se achar necessário, faço uma refeição mais completa.

É tudo muito relativo, se fores com muitos amigos, podes ter dificuldade em ter lugar nos albergues. Por norma, há prioridades nos Albergues, 1º - Peregrinos; 2º Cavaleiros - não percebo porquê e por último, Nós, os bicigrinos.

O material a levar, consiste na necessidade de cada um.

Espero ter ajudado
 

Ricast

Member
Boas ArmindoCoutinho

Ok, deixa ver, de Hendaye para Saint Jean, vou de comboio.
E fico em Roncesvalles, porque quando chegar a Saint Jean, já vai ser um pouco tarde. O Albergue de Roncesvalles, é Mítico.

Como disse no inicio deste tópico, só tenho 15dias de férias, e este programa, já o fiz há dois anos e quero manter as etapas estipuladas.

Nessa ultima etapa nao me preocupa muito, mesmo que sejam 85 em vez de 67, só regresso a Portugal no dia seguinte, há tempo.

Mas qualquer das maneiras, vou pesquisar melhor essa ultima etapa, se calhar comi alguma coisa.

Respondendo ao BenTT, se vou sozinho ou não.
Eu postei isto, com intuito de encontrar alguém que tivesse a mesma ideia e disponibilidade. Este caminho tem um orçamento muito elevado, em relação aos outros caminhos.

Aqui nada pode falhar, pelo menos na minha gestão... Se tiver que ir sozinho, irei!!!

:cheers:
 

Ricast

Member
Bem, esta ultima etapa, até dá mais que 85km

33ct.jpg


Tenho de rever tudo, mas há muito tempo... Obrigado pela chamada de atenção
 

CANSADO

New Member
Bom dia Ricast, pelo que percebo, fazes o 1º troço até Roncesvalles no dia em que chegas.
Nesse caso ok. Já não te resta assim tanto tempo. Eu optei por ficar em Saint Jeant e partir
só no dia seguinte. Daí ter dito que fiz uma etapa maior. É certo que ainda estamos a algum tempo
da data para a aventura, mas começa a ser uma forte possibilidade fazer-te companhia.
O espírito com que encaras o Caminho e as datas parecem-me nesta altura compativeis comigo.
Vou-te enviar MP.
 

Zekosta

New Member
Estou a pensar em fazer esta viagem em abril, saída de Portugal no sud express no dia 22/04 e início da viagem sain jean na manhã de 24/04. Por acaso há alguém a efetuar a viagem nestas datas?
 

NC0sta

Member
Boa noite companheiro,
vais embarcar numa aventura fantástica. Fiz o caminho Francês este ano em maio. Havia já muita gente e como sabes os peregrinos a pé tem prioridade sobre os da bicicleta, por isso vai mentalizado para ter a hipótese de ficar em alguns hotéis ou pensões conforme te fores aproximando de Santiago.
Fiz o caminho até Santiago em 9 dias e meio porque é chato chegar a Saint Jean Pied de Port ao fim da tarde é arriscar ir até Roncesvalles nesse mesmo dia.
Nos continuamos de Santiago até Finisterra (mais 93kms) o que deu mais um dia de viagem, num total de 10 dias e meio.
Tenho agendado o Caminho do Norte para 2015, pois com os cortes não dá pra fazer isto todos os anos.
Os votos de um Buen Camiño.
 
Olá amigos, venho aqui deixar-vos a nossa experiência vivida este ano. Faz precisamente 1 ano no dia 25 deste mês de Dezembro que durante a ceia de natal lancei o desafio ao meu irmão. Realizámos a travessia entre Saint-Jean-Pied-de-Port e Santiago de Compostela, com uma etapa extra, terminando assim no Cabo Finisterra e junto ao mar, quase 900km depois em... 9 dias.

Como pessoalmente também tive de pesquisar bastante antes de me meter ao caminho, venho dar a um incentivo a todos quantos pretendam realizar este Caminho Francês e igualmente deixar algumas passagens para recordar aos que já o fizeram.

Infelizmente ainda não temos o rescaldo completo em textos e fotos (demorou menos tempo fazer a travessia), mas a logística e também 6 das 9 etapas já estão reportadas no nosso blogue onde podem desde já sacar informações, links, tracks... basta clicar aqui.

Uma outra coisa que não é fácil de encontrar é um vídeo resumido dos trilhos, paisagens, gentes, casas... por onde temos o privilégio de passar ao realizar este Caminho tão especial. Por isso lancei-me o desafio de tentar fazer algo que pudesse servir de ajuda a todos aqueles que ficam a imaginar como serão os caminhos que irão encontrar, mesmo quando ouvem os outros explicar, pois por vezes não conseguimos exactamente perceber do que falam e ficamos só a imaginar pelas fotos que vamos vendo aqui e ali na net.

Deixo-vos então aqui o vídeo e já agora aproveito para vos convidar a subscrever no youtube o Canal Zona 55. Espero que gostem tanto de ver como eu gostei cada momento que vivi.

Cumprimentos a todos, Bon Camino e BOAS FESTAS. João Valério

[video=youtube_share;R-ehgve9tfE]http://youtu.be/R-ehgve9tfE[/video]​
 

Ricast

Member
Boas, claro que sim.
Neste momento somos dois, penso que ainda haja lugar para mais um.
Como ainda falta algum tempo, dá para programar bem as coisas.
Neste Caminho, sei que existe duas alternativas de Caminho, Bike e dos Peregrinos, eu tenciono e dou prioridade ao Caminho dos Peregrinos, nem que tenha de levar a bike às costas, é este espírito do Caminho.

brunors, enviei-te uma MP, envia-me uma sms, para combinarmos um café e falarmos melhor da viagem, Abraço a todos, e obrigado à Zona 55 pelo testemunho, com tempo irei ler os relatos do Caminho
 
Top