BTT versus Familia

Olá pessoal! Vou diexar aqui tb minha situação.
Tenho um filhote de 18 meses, que já gosta de bikes. Para umas voltinhas pequenas levo-o comigo na cadeirinha da bike. Mas quando vou treinar deixo-o com a minha mãe ou com a minha sogra. Por sorte tenho estas peddoas perto que de bom grado ficam com ele.
Quando vou treinar para o mato, normalmente ao fim de semana, gosto de ir com o meu "moço" (mas o trabalho dele não nos deixa apreciar muito destas situações, por trabalha por turnos!)ou vou com o meu pessoal dos Duraizos.
E, enquanto o sol me deixar treinar, faço estrada das 17h (qd saiu do trabalho) às 18h30, às 3ª e 5ª feiras, antes de ir dar aula de ginástica de step e manutenção (das 19h às 20h). Nestes dias a minha mãe é que vai buscar o meu Alex ao infantário.
Requer muita força de vontade e alguns sacrifícios, mas é por uma boa causa!
 

anapaixao

New Member
Olá meninas,
Já a muito que não venho aqui.
Hoje vim ver o que se passa neste forum e não pode deixar passar este poste.
O ano passado andei muito de bike fiz algumas provas, mas no inicio deste ano todo modou. O meu filho de 8 anos adoenceu....e passei praticamente 7 meses entre a casa e o hospital.Embora ainda continue resentemente foi a um passeio ATV torres vedras 15km dei conta do recado mas vi que parada tanto tempo da empeno....Tenho pena de não poder pedalar mais mas para me devertir não para sofrer.Sozinha é dificil....Meu filho-te diz que quer uma para andar comigo....espero que ele fique bom rápidamente para poder ter companhia :mrgreen:
fica aqui o indereço do blog dele caso queiram cuscar.
www.tiagoalle.blogspot.com
 

Skyforger

New Member
Minhas senhoras, peço desculpa pela invasã do vosso espaço mas não resisti em contribuir para este tópico. Fui pai há 2 meses e desde então a vida deu uma enorme reviravolta, até maior do que estaria à espera. Entre outras coisas, deixei de ter tempo para o BTT, e quando digo BTT refiro-me a uns meros treinos que fazia 2 vezes por semana ou a umas provas esporádicas em que participava. Desde que o rebento nasceu se andar duas vezes por mês já me dou por bastante satisfeito. Já por duas vezes estive inscrito em provas e não consegui ir...enfim...entre fraldas, biberons, birras, brincadeiras, banhos, passeios, trabalho doméstico e tudo o que se acumula relativamente ao emprego pouco ou nada sobra para o BTT. Como lidaram com a situação? Haverá realmente alguma forma de lidar ou é uma questão de nos habituarmos à ideia de que as prioridades passam a ser outras? Dicas, desabafos ou simples solidariedade entre "pais que tentam ser bttistas" são bem vindos.

E agora vou aproveitar para tirar o pó à bike e a ferrugem às pernas, aproveitando que a sogra está por cá a passar o dia :lol:
 

Cleptomanicx

New Member
Desculpem também a minha intromissão neste tópico :mrgreen: mas só quero dizer que compreendo perfeitamente todos os pais/mães que aqui tem deixado os seus relatos e experiências, aproveitando para deixar tb o meu testemunho pessoal. Eu tenho um pequenito de 1 ano e 9 meses e como não tenho onde o deixar nas manhãs de Sábado e Domingo só posso mesmo ir pedalar á tarde (felizardos todos aqueles que tem os avós por perto para tomar conta dos netos :D). Isto porque a minha esposa trabalha ao f.d.s até ás 13h00 e tenho de ser eu a tomar conta do meu filho. Mesmo assim e por vezes torna-se dificil conciliar as minhas voltas com a vida familiar, mas sempre que posso tenho mesmo de ir porque resulta como um escape para mim :mrsock: por ter feito de babysiter de um "diabinho :twisted:" durante 4h a 5h. Assim liberto todo o stress acumulado durante a semana e fico revigorado para a próxima. Fiquem bem...e força nessas pernas :wink:.
 

JNR

New Member
Pois, eu ainda não sou pai, mas falta pouco :lol:
tenho andado a redescobrir o prazer do btt quando em fevereiro ultimo a maria e eu compramos bicicletas.
desde que ela engravidou :lol: que não pode andar de bicicleta (ordens do médico :mrsock:) e o que ela sofre ao ver-me sair ao sabado ou ao domingo :| e ela nunca foi de grandes ritmos, a onda dela são mais pequenos passeio pelo jamor (não, não é na encosta :mrgreen:) ou pela expo, guincho...
Eu estou a voltar è forma, pois estou assim um pouco para o pesado (razão pela a qual não invisto em upgrades leves para a burra :rotfl:) mas sei bem que, pelo menos ao inicio, vai ser muito complicada a logistica de ir ou irmos darmos as nossas voltas, é que nenhum dos avós está perto :( o mais perto é o meu irmão e a esse peguei-lhe o bichinho do btt, comprou agora uma burra só para ele :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: pois o "tanque de guerra" que lhe dei já era mau demais :twisted:... ou seja, admiro muito que já postou aqui e refere que "apesar" dos deveres familiares tudo se consegue organizar
eu só espero que assim o consiga, pois o btt, ou qualquer outro desporto ou hobby, não podem sempre ser encarados como luxo pois para mim são um escape e uma forma de relaxar de todo o stress provocado por este mundo em que vivemos, e já agora, uma questão de saude (e segundo a minha mulher de bem estar para ela 8), pois fico mais magro, fico mais bem disposto e tirando a troca de material da burra até gasto menos dinheiro nos lanches :hehe:)
 

*sun*

New Member
Parece que nem só as mulheres sentem dificuldade em arranjar tempo e disponibilidade para praticar desporto, neste caso BTT. E ainda se complica mais quando ambos gostam de pedalar...
Não haja a menor dúvida que ter uma avó por perto dá imenso jeito. :wink:
 

amelia

New Member
desculpem-me. fui longe de mais... encontrei esta imagem num contexto de selins e suposta perda de sensibilidade genital... daí o ridiculo da situação.
 

nikas

New Member
a Vida é dura ... por vezes o mais fácil parece ser o caminho desistir: qdo chove, sempre que troveja... mas por detrás das nuvens negras da tempestade o Sol continua a existir e a brilhar.. Muita FORÇA, CORAGEM mas sobretudo MUITA PAZ para enfrentarem as tempestades da vida. O Tiago prova-nos isso!!! :wink:
 

hmoreno

New Member
Olá

Gostei muito de dar a minha vista de olhos por este tópico, só não concordo muito com o nome.
Passo a explicar: o versus entre Btt e Família sugere um pouco a ideia de "ou uma coisa ou outra"... a necessidade de fazer escolha entre..
Pelo que aqui vejo (e com muito agrado) constato que o pessoal não interpreta a leitura do título tão à letra como eu (e ainda bem) e por outro lado, muitos nem sequer colocam em questão que a Família está sempre em primeiro lugar e o Btt só surge mesmo quando se abre uma brecha de oportunidade no tempo para o ir praticando. Ainda bem que assim é..
Ora, no meu caso tenho o btt (e o ciclismo em geral) como um marco importantíssimo na minha vida familiar, chegando a ser um dos pilares de sustentação da sensatez, serenidade e discernimento que são obrigatórios para o bom funcionamento de qualquer família.
Acontece que uns 6 meses após casar-me, depois de uns bons 11 anos de vida boémia em que o desporto mais exigente que praticava era a corridinha para o carro em dias de chuva, a minha esposa me convenceu a juntar-me a um grupo de amigos que dava umas voltas de BTT.
Vai uma bike de btt para a garagem e descubro que vou ser papá ! Ainda assim, 2 meses antes do parto lá investi numa de estrada... a coisa estava a pegar vício.
Desde então, nunca deixei de estar presente na vida da minha filhota (agora com 2 anitos), nem na da minha esposa, nem na vida ciclistica, e não descurei o meu profissionalismo.
Como? Claro que não é simples nem fácil. Mas claro está que as prioridades têm de ser estabelecidas. E assim fiz.. porque prefiro estabelecer prioridades, em vez de optar pelo mais fácil e simplesmente escolher.. uma coisa ou outra... ou outra...

Encaro a coisa assim: embora goste muito do que faço, só tenho uma profissão porque preciso de dinheiro para sobreviver... assim, não dou mais à profissão do que ela me dá a mim. Para tornar a sobrevivência mais agradável (e assim passar de mera sobrevivência para agradável vivência) constituí (e mantive a restante) Família que prezo e estimo. Sem ela não sou nada. Acontece que para estimá-la, curti-la e por vezes até "aguentá-la", preciso de muita força e serenidade... as minhas voltas de bike dão-me isso.... dão-me paz de espírito, dão-me saúde e genica para prolongar os meus dias o suficiente para ter tempo para tudo e todos (aquilo e aqueles que interessam).
Todos os dias dedico entre 9 a 10 horas ao meu trabalho, consigo brincar com a minha filhota pelo menos uma hora (aos fins de semana pelo menos umas 5 horas/dia), treinar e curtir de bicicleta umas 3 ou 4 vezes por semana, estar com a minha querida esposa pelo menos uma hora por dia.. e ainda encontro tempo para a restante família e alguns amigos.
Não perco tempo com idas/estadias em cafés, eventos sociais meramente de fachada e ostentação, e em tudo o resto que faço, junto sempre as coisas que amo e quero. Por exemplo, no passado Dia de Natal, acordei, passei tempo de qualidade com a esposa e filha, desloquei-me com elas para casa de familiares (a cerca de 80kms) para o tradicional almoço. Findo este, em vez de ficar a abusar na bebida ou empanturrar-me com doces e fritos, tirei a bicla do carro e fiz-me ao caminho.

Na chegada já me aguardava a minha filhota que fez uma bela sesta durante o caminho de carro com a mamã, cheia de genica para ajudar o papá a derreter as forças que ainda lhe restavam .
Estou feliz assim.

Não faço escolhas.
Estabeleço prioridades e dedico o meu tempo àquilo que realmente interessa e amo.

Desculpem este meu "testamento" mas não resisti pois achei o assunto mesmo muito interessante.

Boas Festas a todos.

Sejam Felizes
 

*sun*

New Member
Obrigado pelo teu testemunho!!!

E nem tudo o que parece é alias...como pudeste comprovar...Este titulo nada tem a ver com escolha!!! :wink:

Boas entradas para ti e para a tua familia,
e muitas pedaladas,

Beta
 

nmb

Member
Sou mais um a intrometer-se na zona das meninas mas penso que por uma boa causa.

quando o meu mais velho nasceu (tem agora quase 12 anos) parei de andar de BTT porque as prioridades mudaram e o tempo era muito pouco. o tempo foi passando e sinceramente poderia ter voltado às voltas mais cedo mas por uma razão ou outra não o fiz. nasceu o meu segundo filhote em 2006 mas nessa altura a maturidade de ambos era outra e as coisas conseguiam ser mais controladas além da esposa passar a ficar em casa o que ajuda muito e trabalho não falta.

voltei a andar no inicio de 2007 e desde então o bichinho pegou forte. nesta altura o mais velho anda mas com pouca vontade e só com alguma idade consegui que ele aprendesse andar de bina já com roda 24". nada como uma rampa de muito pouca inclinação e obriga-los a pedalar e nós com apoio no selim. é num instante. o pequenito que agora tem quase 4 anitos adora a bina com rodinhas mas assim que o tempo melhorar quero pegar numa das que ele tem e sacar-lhe por completo a pedaleira. já vi que é a melhor maneira deles sozinhos aprenderem a andar. pena que as binas especificas para isso sejam estupidamente caras e nem se encontram em segunda mão. as just like a bike ou kokua custam para cima de 150 euros. que exagero. no inicio andava sempre comigo na cadeirinha e as voltinhas na expo com a família toda aos sábados eram das coisas que mais gostava de fazer. agora antes deste tempo de inverno ainda fomos mas ele levava a das rodinhas e a esposa aproveitava para caminhar.

o mais velho anda a namorar as binas melhores mas só se verificar que o gosto é para ficar. de qualquer modo o gosto por binas é da familia toda e adoro os momentos que passamos todos juntos a pedalar.
 

Skyforger

New Member
hmoreno, excelente tópico! Revejo-me em muito daquilo que mencionaste :wink:
Há tempos deixei aqui um tópico com um tom algo desesperado por não conseguir praticamente pensar em BTT desde que tinha sido pai. Pois bem, isso foi quando o rebento nem tinha 2 meses. Actualmente já fez 4 meses e ou ele está mais calmo ou eu e a mãe (pais de primeira viagem) lá nos vamos adaptando à nova condição e conseguimos levar melhor as coisas. O que é certo é que neste momento consigo arranjar tempo para tudo, desde que, e como o hmoreno disse e muito bem, se estabeleçam prioridades. Obviamente que não coloco o BTT acima da familia, para mim a familia é prioridade absoluta, quer em termos de tempo e atenção dispendida, quer em termos de dinheiro empregue. Nunca iria cortar no que quer que fosse que influenciasse o bem estar da minha mulher e do meu filhote em prol de um qualquer componente para a bicicleta ou mesmo de uma bicicleta nova, e atenção que até ando a pensar comprar uma de estrada. Simplesmente há que haver consciência e que imperar o bom senso. Dessa forma irão respeitar mais facilmente a nossa pancada/vício/paixão pelo BTT e pelo ciclismo, iremos conseguir conciliar tudo de uma forma muito mais natural e saudável. Tal como o hmoreno, desde que fui pai reformulei as minhas prioridades, passei a valorizar outro tipo de ocasiões, sentimentos e estados de espírito e a guiar-me pelo que realmente me dá incondicional prazer. Também eu deixei simplesmente perder tempo em coisas desnecessárias como ir para o café, para uma qualquer discoteca da moda, para um gigantesco centro comercial ou sentar-me a estupidificar em frente à TV. Nada me dá mais prazer do que passar tempo com o o meu filhote, acompanhar cada passo do seu crescimento, ficar por casa a ocupar-me das coisas que realmente me dão prazer, concentrar-me no emprego e, nos tempos livres, pegar na bicicleta, descomprimir e ganhar novo fôlego. Já me tenho perguntado se estarei a ficar velho, se isto foi fruto da paternidade ou simplesmente da maturidade!! Julgo que um misto de tudo isso, levando a que tenha conseguido distinguir o que realmente era supérfluo na minha vida daquilo que realmente é importante, tendo encontrado um agradável equilibrio entre aquilo que gosto e aqueles de quem gosto!
 

Kota2wheels

New Member
Não me levam a mal por participar/infiltrar-me também?
Somos 4, 2 ladies e 2 homes. Pai, mãe, filho e filha. Todos andamos de bicicleta, ao fim-de-semana, quando não chove.
Gostava de ir iniciar-me em BTT com o meu filho (12 anos), porque a mamã quer ficar com a nossa rabina, de 8 anos.
Ela alinha mas cansa-se; as bikes para a idade deles são de ferro bruto, pesadas de mais para eles, mas é o que há.
Para já fazemos 10 a 15 Km, todos juntos, pelo paredão de Oeiras a Paço-de-Arcos.
Um dia teremos mais estaleca e poderemos praticar todos juntos BTT em qualquer lado, quem sabe, convosco?
Considero que o prazer de andar livremente pela natureza é do melhor que pode haver. Por isso, iremos continuar.
 
Ora Boas..

Embora seja de sexo 'masculino' devo dizer que vos compreendo e muito bem, tenho uma filha de 2 aninhos ... e a mulher tb gosta de andar de bike, mas com o trabalho, e a lida da casa (coisa que ajudo a limpar e só saio para me divertir qd estiver tudo arranjadinho... hã e faço quase sempre o comer... e não, não é batatas fritas com bife :p...) a verdade é que quando chega para andar a minha mulher já está desgastada, bem tento convencer.la.. e espero eu que neste domingo ela vá fazer um treininho.. que eu já lhe chateei a cabeça para ir .. q eu fico com a bebé.

Devo louvar todas as mulheres casadas, e seus maridos que ajudam e tudo façam para que ambos possam usufruir deste divertimento comum...

BTT.

Abraço aos Homens e Beijinhos para as meninas :D
 

bttpc

New Member
BTT-versus-Familia

:venia: Bem eu sou casado e tenho uma filha de quase 14 que esta sempre disposta

acompanhar-me e a esposa igualmente o que e muitíssimo bom:exacto:
 

Tekas

New Member
Que bom, assim é que é pedaladas em familia,cá vos espero no PedalaDelas a Caminho do Verão. :)
Até lá divirtam-se muito a pedalar.;)
Beijok@s
 
Top