Deixo aqui mais algumas reflexões, escritas agora:
- Há uns três anos, muitas maratonas tinham percursos de 80-90 km, em trilhos vários e equilibrados, em que o vencedor fazia um tempo entre 3h00m e 4h00m!
- Hoje, muitas maratonas têm percursos de 60-70 km, em que o vencedor continua a ganhar com um tempo entre 3h00m e 4h00m! A diferença é que o percursos hoje são muito mais extremos e espatifam bastante mais o material!
- Quando vou a uma maratona (hoje vou muito menos vezes), vou para concluir, divertir-me e praticar desporto, com segurança e procurando conservar o material (barato, pesado e de gama baixa), gastando normalmente mais duas horas para concluir a prova, depois do vencedor. :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
- Nem todas as pessoas se podem dar ao luxo de gastar centenas ou milhares de euros por ano, em material novo e reparações da bicicleta!
- Alguns troços em descida dessas maratonas são muito perigosos (até para descer apeado), por quem apenas tem um capacete simples para protecção e segurança. No Downhill, as protecções obrigatórias incluem capacete integral, joelheiras, cotoveleiras e em alguns casos protecções para a coluna vertebral!
- Já vi fotografias de alguns troços muito perigosos em algumas provas portuguesas (single-tracks rápidos e estreitos, com perigo de quedas em altura ou afogamento), que duvido que existam muitos similares em provas internacionais! Penso que nesses países, essas organizações serão mais cuidadosas, por questões legais e para evitar problemas judiciais!
- Penso que o que torna essas maratonas internacionais mais duras em relação às nacionais, são as maiores distâncias e acumulados de altimetria! Também não se esqueçam que os vencedores dessas provas costumam ser
Atletas Profissionais a tempo inteiro, com melhores condições de preparação e acesso a material de topo! Os poucos atletas portugueses que lá vão são
Amadores ou Semi-Profissionais, que obviamente não concorrem nas mesmas condições!
- Não tenho nada contra "single tracks" em subidas, plano ou descidas ligeiras!
- Numa descida perigosa em "single-track" com 10 ou 20 cm de largura para os pneus, se algo correr mal não existe margem de manobra para corrigir trajectórias! Numa descida perigosa em estradão com 2 ou 3 metros de largura, essa margem de manobra existe!
- No downhill só está um concorrente na pista durante um determinado período de tempo! Numa maratona, estão muitos concorrentes ao mesmo tempo! Muitas quedas perigosas são provocadas por toques, abalroamentos ou atropelamentos entre concorrentes!
The end... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:
!