Booster (para que servem?)

Boas.

Ó pessoal para que servem os Booster (ferraduras Booster. acho que tambem se chamam assim) que se metem nos travões.

Desculpem la a ignorancia.
 

crencos

New Member
essas ferraduras servem para evitar que as escoras traseiras e as pernas das suspensões abram quando se trava, ou seja, quando o calço exerce força no aro, a escora ou a perna da suspensão tem tendência a mover-se para fora tirando potência à travagem, ora se unires os pivots dos vbrakes com uma peça unica aparafusada a ambos os travões, evitas que haja esse tal "abrir" das escoras e das pernas da suspensão, e melhoras o poder de travagem.

Se reparares os travões Magura que se montam no sitio dos vbrakes têm que ter obrigatóriamente essa ferradura porque, caso contrário, corres o risco de ao fim de algum tempo partir o quadro ou a suspensão.

Na altura dos quadros de cromoly, cheguei a montar un Magura HS33 sem ferradura para mostrar esse fenómeno do "abrir" do quadro a um cliente. Era abismal a flexão das escoras do quadro!! Quase que cabia lá um pneu 2.5!
 

pratoni

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crencos said:
essas ferraduras servem para evitar que as escoras traseiras e as pernas das suspensões abram quando se trava, ou seja, quando o calço exerce força no aro, a escora ou a perna da suspensão tem tendência a mover-se para fora tirando potência à travagem, ora se unires os pivots dos vbrakes com uma peça unica aparafusada a ambos os travões, evitas que haja esse tal "abrir" das escoras e das pernas da suspensão, e melhoras o poder de travagem.

Se reparares os travões Magura que se montam no sitio dos vbrakes têm que ter obrigatóriamente essa ferradura porque, caso contrário, corres o risco de ao fim de algum tempo partir o quadro ou a suspensão.

Na altura dos quadros de cromoly, cheguei a montar un Magura HS33 sem ferradura para mostrar esse fenómeno do "abrir" do quadro a um cliente. Era abismal a flexão das escoras do quadro!! Quase que cabia lá um pneu 2.5!

pela descrição isso também seria útil para os travões de disco, não? O pior seria onde colocar essa ferradura não?

ou então estou confudido....

Isso é aquilo que os avid sr(ou sl não sei...) têm?

Este fds um amigo meu mostrou os avid dele e tinha lá uma ferradura à lá magura, como eu chamei e penso que era isso, correcto?

Cumprimentos,
Pratoni
 

crencos

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sim, os avid têm essa ferradura e serve para o propósito que eu expliquei.
A utilização dessa ferradura com travões de disco não produz grande efeito visto que praticamente não existe grandes flexões da escora ou da perna da suspensão porque a força de travagem é exercida apenas num dos lados do quadro. Mesmo que houvesse flexão nessa zona, esta já está travada pelo eixo e o fecho rápido das rodas.

Os travões Avid de que falas são estes:
1182.jpg


Avid Arch Rival
 

P.M.

Member
+-....

Na realidade os travões de disco produzem muito mais tensões e maior flexão na suspenção. Mas como as forças neste caso são no final da perna, e o booster fica junto do arco da suspenção, o seu efeito é praticamente nenhum... Neste caso a melhor solução são os cubos de 20mm.

Pedro
 

tpereira

New Member
Neste caso a melhor solução são os cubos de 20mm.

Nao concordo, acho que isto nao resolve o problema da torsao durante a travagem, porque na travagem a torsao e longitudinal, o eixo de 20mm vai reduzir a torsao lateral.
Para ter menos torsao na travagem o melhor e ter bainha mais grossas...
 
Mas numa suspensão como esta:
Marzocchi_Trekking_Federgabel_TXC_2016MAZ216001_g.jpg
por exemplo ja não é preciso um Booster pois não? porque ja é curva junto aos travões. não é?

:wink:
 

pratoni

Active Member
crencos said:
sim, os avid têm essa ferradura e serve para o propósito que eu expliquei.
A utilização dessa ferradura com travões de disco não produz grande efeito visto que praticamente não existe grandes flexões da escora ou da perna da suspensão porque a força de travagem é exercida apenas num dos lados do quadro. Mesmo que houvesse flexão nessa zona, esta já está travada pelo eixo e o fecho rápido das rodas.

Os travões Avid de que falas são estes:
1182.jpg


Avid Arch Rival

pelo que vejo, isto não dá para aplicar nuns travões normais de forma a aumentar a rigidez dos mesmos e de todo o sistema?

eu tenho uns avid sd3...

Cumprimentos,
pratoni
 

pratoni

Active Member
pratoni said:
crencos said:
sim, os avid têm essa ferradura e serve para o propósito que eu expliquei.
A utilização dessa ferradura com travões de disco não produz grande efeito visto que praticamente não existe grandes flexões da escora ou da perna da suspensão porque a força de travagem é exercida apenas num dos lados do quadro. Mesmo que houvesse flexão nessa zona, esta já está travada pelo eixo e o fecho rápido das rodas.

Os travões Avid de que falas são estes:
1182.jpg


Avid Arch Rival

pelo que vejo, isto não dá para aplicar nuns travões normais de forma a aumentar a rigidez dos mesmos e de todo o sistema?

eu tenho uns avid sd3...

Cumprimentos,
pratoni

estes travões foram descontinuados? Estive a ver o site da avid e travões de aro só existem os single digit e os cantilevers e este não aparecem...

Se for aos manuais já aparece este modelo... :s :s

até achei bastante interessante este modelo...

Cumprimentos,
pratoni
 

sniper_pt

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Essas "ferraduras" dos avid arch rival não servem para dar mais potência.
São para funcionar como paralelogramos, como têm os vbrakes xt e xtr da shimano.

As ferraduras são necessárias em quadro com pouca rigidez nas escoras.
Um bom quadro não necessita, penso eu.
 

crencos

New Member
sniper_pt said:
Essas "ferraduras" dos avid arch rival não servem para dar mais potência.
São para funcionar como paralelogramos, como têm os vbrakes xt e xtr da shimano.

As ferraduras são necessárias em quadro com pouca rigidez nas escoras.
Um bom quadro não necessita, penso eu.

Num quadro em aluminio quase que não é preciso, mas num quadro de cromoly é de pensar em colocar.
Se os travões forem os HS33 da Magura é obrigatório montar a ferradura qualquer que seja o quadro.
 

Bravellir

New Member
Não depende apenas da rigidez do quadro, tb depende do peso e da força do bttista. No quadro da Kona Blast 2004, eu apertava o v-brake de trás sem grande esforço e as escoras afastavam-se do pneu um bom meio cm de cada lado.
Se fores leve, é preciso muito menos força para bloquear a roda pelo que provavelmente o booster não fará muita diferença a não ser em termos de precisão.
Se fores mais pesado pode fazer toda a diferença do mundo. A partir de certo ponto se continuas a aplicar força aos v-brakes, se nao arrebentar um cabo o que aconteçe é que a força á transferida pas escoras em vez de para o aro, ou seja a roda não bloqueia. ( Entenda-se que a máxima potência de um travão é no momento exato antes do bloqueio. Não queremos que bloqueie mas se o conseguimos é porque estamos a aproveitar toda a energia do travão)) Por isso é que se chama booster, embora não aumente a potência de um travão, faz com que ela seja toda aplicada ao aro em vez de desperdiçada nas escoras.
 

100do

New Member
Por eu saber para que servem, sei que preciso de uma ferradura destas para a minha burra.
É a trek 6500 e notei pouca força de travagem. Pensei que fosse falta de qualidade dos calços (que se gastaram muito com a agua) mas ontem reparei que o quadro abre quando travo. O aluminio é flexivel e precisa da dita cuja.
Sabem-me indicar um sitio on-line para comprar? Só encontrei uma na bikezone mas é de carbono - cara.
 

warp_ds

New Member
experiemta procurar na sportzone, ou naquelas lojas mais antigas. ou até podes por na secção de compras. pode ser que alguem tenha. eu por acaso tive uma parada prai 1 ano
 

100do

New Member
Pois, é isso que estou a tentar e entretanto já apareceu um membro que tem uma, mas só no Carnaval é que a poderá vender.
Quanto a lojas, vou se ficar em caminho. Se não a ferradura fica cara. Já passei em 3 lojas, nenhuma tinha, embora todas tenham tido e saibam o que é. Segundo um deles, não tem porque os quadros novos já vêm reforçados.
O trek 6500 não me parece que venha assim muito reforçado. Noto o quadro a abrir quando travo com mais força e isso leva à falta de eficiência. Penso que com a ferradura vai ficar a travar muito melhor.
 

tlages

Member
Já usei V-Brake durante uns anos e o quadro (atrás) abria sempre cerca de 0,5 cms para cada lado. Apesar disso a potência de travagem foi sempre brutal (os travões foram os primeiros V-Brakes que a Shimano fez).
Acredito que a falta de potência que tens se deva principalmente às pastilhas, pois das que usei enquanto tive V-Brake, sentia bastantes diferenças entre umas e outras. Mas uma ferradura é sempre bem aplicada, pois de qualquer das formas reforça aquela zona no quadro. Apesar de menos vulgar já vi acontecer a um colega do pedal, o V-Brake com o desgaste, fragilizou de tal forma o aro que o partiu.
A culpa também pode ser das manetes dos travões. Já vi algumas que vergam tanto ao apertar que faz perder força na travagem.

Boas pedaladas
Tiago Lages
 

100do

New Member
Se calhar é mais uma mania minha, dizer que são pouco eficientes. Eles travam bem, eu é que estava habituado a que bloqueassem mais facilmente.
Penso que os travões não têm culpa (são Avid). Já as pastilhas, que vieram com os travões, não têm lá marca nenhuma, por isso não sei.
Já as troquei por umas da shimano que tinha, mas vou tentar comprar a ferradura, se der certo no carnaval.
 
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