BIONICON bikes - inovação (wow)

andrextr

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BIONICON - DO DOWNHILL AO CROSS COUNTRY :twisted:

Para além do Vacalouca, já mais alguém ouviu falar nesta marca - BIONICON ?
Eu nunca tinha ouvido, e pelas :pesquisa: aqui no forum, acho que ainda não se falou dela!
Poranto, acho que este assunto merece um post :mrgreen:


Ora aqui vão uns 12,7Kg de Bike... com 70-140mm variavéis :shock:

BIONICON GOLDEN WILLOW
siteos.servlet.ImageServlet



Para verem a tecnologia da coisa, vejam estes videos:
http://www.youtube.com/watch_video?v=08DlDKjx2xw http://www.youtube.com/watch_video?v=-vTGLILbGXs
http://www.youtube.com/watch?v=08DlDKjx2xw http://www.youtube.com/watch?v=-vTGLILbGXs


BIONICON EDISON LTD
siteos.servlet.ImageServlet


Este modelo (que aparece nos videos), segundo a marca, só pesa 12,9Kg ....Com 70-150mm de curso reguláveis!! Upa-upa!! :twisted: :twisted:
Pelo que percebi é uma marca alemã (mais uma parente da Canyon?)..
Os preços, dos modelos topo de gama, pelo que vi, andam a volta dos 4.000€ ... Mas deve haver mais barato.. Há que investigar! :D
Ao que parece os nossos vizinhos espanhois já importam esta marca...

SITE OFICIAL: http://www.bionicon.com/index2.html?SID=1180018271_eb2e000001faf6866c83

Aqui ficam uns links dumas Reviews a esta marca (agradeçam ao Vacalouca):
http://www.bionicon.com/servlet/siteos.servlet.BinaryServlet?id=47
http://www.bionicon.com/servlet/siteos.servlet.BinaryServlet?id=48
http://www.bionicon.com/standard.xml?vpID=483&SID=1180013801_3c6900000000fb81241a
 

andrextr

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OBiklas said:
isto sim, já é algo diferente :yeah:
agora era só arranjar uma para testar... :roll:

Fogo atão não é? Basta um gajo carregar num botãozinho maravilha e em vez de uma bike de "XC mega racing" passa a ter uma bike de "DH" assim como por magia :mrgreen: :mrgreen:

Isto sim é polivalência!! Não me admirava nada que o futuro das FS pasasse por este sistema!... As Hardtails que se cuidem :lol: :lol:
 

Alf

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Já conhecia. Os ingleses andam em pulgas por causa delas...

Anyway, André, será que não sabes respeitar as escolhas dos outros? Não há um post que faças que não diga mal das hardtails... :roll: :roll:
 

card050

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uhmm... tudo muito bonito... no entanto e se percebi bem... Quando nos inclinamos para a frente o curso traseiro aumenta o que será pior para a pedalada pois vai bombear mais certo??
e quando nos inclinamos para trás... ficamos com um angulo mais relaxado mas também com menor curso traseiro o que será pior para saltos e descidas certo??

ou será que percebi mal e quando nos inclinamos para a frente o amortecedor traseiro fica mais duro devido a deslocação de ar? :shock: :shock:
não estou a perceber muito bem... xD
mas se isso funcionar como deve ser... BEEEM! grandes máquinas, eu mandava-me para uma dessas :mrgreen:
 

andrextr

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Alf, tem calma tá bem? Foi só uma piadinha inocente.

card050 said:
uhmm... tudo muito bonito... no entanto e se percebi bem... Quando nos inclinamos para a frente o curso traseiro aumenta o que será pior para a pedalada pois vai bombear mais certo??
e quando nos inclinamos para trás... ficamos com um angulo mais relaxado mas também com menor curso traseiro o que será pior para saltos e descidas certo??

ou será que percebi mal e quando nos inclinamos para a frente o amortecedor traseiro fica mais duro devido a deslocação de ar? :shock: :shock:
não estou a perceber muito bem... xD
mas se isso funcionar como deve ser... BEEEM! grandes máquinas, eu mandava-me para uma dessas :mrgreen:

Card050, acho que o amortecedor não altera o seu funcionamento, é independente do sistema.
Eu também tive essa duvida, mas o que altera na bike é o ponto de apoio do amortecedor! Se reparares o amortecedor está ligado aquela peça adaptadora. Essa peça adaptadora é que varia de tamanho. Isso não tem nada a ver com o amortecedor. A pressão de ar no amortecedor é sempre a mesma, o curso também, só o ponto de fixação é que varia.

Eu penso que seja assim, caso contrário acontece o que tas a dizer, e isso não fazia sentido de facto.


Agora a suspensão da frente é que varia de curso de facto. Quando te chegas para a frente a suspensão deve ficar com uns 70mm e o adaptador do amortecedor sobe (laranja), aumentando a traseira. Quanto te chegas para trás, a suspensão da frente sobe, e o adaptador baixa até ao minimo, ficando só o pistão do amortecedor (vermelho).
bioniconjv8.jpg


Portanto, pelo que vi, a ideologia do sistema parece estar "perfeita" ou quase perfeita. Ao alterar a geometria da bike, altera o curso da suspensão da frente, altera a altura do selim, e nunca baixa a altura do eixo pedaleiro! Agora só falta saber quanto €€€ e se o sistema não dá problema. Mas pronto, é um bom começo para as FS do futuro. E o sistema também não é assim tão complexo. É so uma bicha pneumática, um adaptador e um reservatorio de ar... Pode ser que as outras marcas peguem numa ideia parecida... Mas pelos menos 13kg para 140mm totalmente polivalentes :shock: :shock:

Segundo a marca, o próximo passo é incluir a opção de bloqueio nas suspensões... Vamos lá ver o que vai sair daí :mrgreen:
 

card050

Member
tem toda a lógica sim senhora, eu é que entendi que o curso traseiro também alterava!!! xD
Se isso tiver alguma plataforma para os sprints e talz... tá aí uma bruta bike :D
 

andrextr

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Sim, eu ao inicio também achava o mesmo, mas NÃO é preciso Gravity Dropper!!

Isto porque quando metes a bike em posição de Downhill, se reparares o selim automaticamente que baixa!! Ahahah :shock:
Mas pronto, uma coisa dessas ainda baixava mais, mas isso implicaria mais um botão no guiador... Qualquer dia um gajo tem tantos botões que quando quer bloquear a suspensão engana-se no botão e liga o rádio.
 

Amukinado

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Pois... Porque se a distância entre olhais do amortecedor aumenta, a bike ficará mais alta e consequentemente a distância entre o selim e o eixo pedaleiro também vai aumentar. :D

Ó André... isso até me parece ser giro. Mas primeiro quero ver umas em andamento. :p
 

jonypaul

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Cockpit na bike! Espetáculo :lol:
Se me derem uma eu testo o sistema para voces se sentirem mais à vontade! :mrgreen:
 

P.M.

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Sistema curioso...
Muito similar ao conceito do ETA da Marzocchi e da IT (infinite travel) da Manitou, mas com a diferença de que a distância entre olhais do amortecedor é variável e altera o angulo do espigão de selim e mantêm constante a altura ao solo...

Porque se a distância entre olhais do amortecedor aumenta, a bike ficará mais alta e consequentemente a distância entre o selim e o eixo pedaleiro também vai aumentar.

Não é exactamente isso... essa distância mantêm-se. O que varia é o angulo do espigão de selim...
 

BigFoot

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Muito interessante.. mas parece me um projecto que ainda tem muita evolução pela frente.. junta se mais alguma tecnologia como o sistema de 2X2 da Christini.. e quase que ja temos um bicicleta para andar na lua :mrgreen:


Cumps.

Bruno Atalaia
 

andrextr

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Pelas criticas que se lê nos sites estrangueiros, a coisa acho que está a aprovar!
Em relação ao 2x2 , isso já é mais discutivel, uma vez que mete engrenagens à mistura (ai a lama...)...
Este sistema é mais "limpo" é so um tubo e um reservatorio de ar e pouco mais...

Mas pronto, é uma inovação que requer continuação!!

Encontrei este site, com preços:
http://www.bikerstreff.de/Bikes/Bionicon/Bionicon1.htm

Pelos vistos estas maquinas variam entre os 2.400€ até aos 3.700€ sendo o Quadro+Suspensão (em separado) 1700 a 2000€
Um "pouco" mais caras que a Canyon... :s
 

Amukinado

New Member
P.M. said:
Porque se a distância entre olhais do amortecedor aumenta, a bike ficará mais alta e consequentemente a distância entre o selim e o eixo pedaleiro também vai aumentar.

Não é exactamente isso... essa distância mantêm-se. O que varia é o angulo do espigão de selim...

É verdade... tens razão. :oops:

Talvez num sistema i-drive isso acontecesse...
 
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