Bikes Roubadas

Camalogui

New Member
Isso de enviar os números de séries dos componentes das bikes roubadas para as provas e oficinas/lojas pode ser boa ideia mas imaginem o seguinte:

Alguém está à procura de um material/componente ou mesmo bike completa e compra na net (usado). Como nem toda a gente tem acesso àlista de material roubado (por desconhecimento ou mesmo por essa mesma lista estar MUITO incompleta) compra material roubado. Essa mesma pessoa vai na sua boa vontade a uma prova/passeio e detecta-se que a bike foi roubada... o que fazer? Tira-se do novo proprietário e entrega-se ao antigo? Vai-se atrás de quem vendeu (por vezes isso é impossível)? Ou seja, alguém na sua boa vontade e disponibilidade monetária recorreu ao mercado de usados para dar as suas voltas e vais passar uma grande vergonha!

Isto é muito complicado!


Boa sorte na recuperação das vossas montadas :)
 

ernez

Active Member
Pois é um risco, inerente aos compradores da net, se é roubado, é claro que se deve devolver ao proprietário legitimo, é evidente, é a minha opinião.
 

nlconcept

New Member
Acho muito bem que deveria haver um sistema nacional de dados de bicicletas... Tal como existe para os veículos automóveis, porque razão não deveria haver para as bikes? Contudo, acho que não deveria estar disponivel às lojas e oficinas de bikes... Quem deveria ter eram as forças de segurança...

Aproveito também para dar a minha opinião em relação ao que o user Camalogui disse. Tal como acontece quando compramos um carro ou outra coisa qualquer, devemos sempre verificar se os dados fornecidos pelo vendedor correspondem à verdade... Ou seja, eu não vou comprar um carro usado sem que antes verifique que o numero de chassi corresponde ao número do livrete.
O mesmo deveria acontecer em relação à compra e venda de bicicletas... Mas uma pessoa tende a desvalorizar este tipo de negócios pois custa mais dar 10000€ por um carro usado do que 1000€ por uma bike usada. Contudo, se fizermos a proporção, deveríamos ter muito mais atenção quando compramos uma bike...
 

afpereira

New Member
concordo com isto tudo e a conclusão que chego é que devia haver um registo nacional das bikes como dos carros e quando se comprava as bikes usadas devia-se fazer transferência de propriedade... assim era mais fácil recuperar a bikes roubadas...
 
facil, como se faz num carro... um papel assinado por quem vende e compra, esse papel inserido na base de dados em anexo (PDF).
Claro que dava para aldrabar...mas, o que não dá hoje em dia?!
 

ruipiu

Member
Pois é um risco, inerente aos compradores da net, se é roubado, é claro que se deve devolver ao proprietário legitimo, é evidente, é a minha opinião.

Não é assim tão liquido na minha opinião! Eu tenho uma bike que comprei em 2ª mão, que por acaso foi informado que já seria "3ª mão", se o 1º não entregou a factura ao 2º por razões de conhecimento ou confiança, eu fui buscar a minha a uma loja que estava a fazer o favor de concretizar ao actual proprietário, se o 1º agora lhe dá na cabeça de dizer que foi roubado!?

Já me subtraíram uma Specialized da garagem que também comprei em 2ª mão e numa loja, deixei a factura da minha GT avalanche, mas a que comprei não me deram factura dado que havia sido adquirida nessa loja à alguns anos, sempre fez lá a manutenção e quem a vendeu levou uma nova! É só um exemplo, sem a existência de um registo e transmissão de propriedade é muito difícil provar a propriedade, só quando a policia apanha os gajos e a malta consegue recuperar o material. Mas isto é só a minha opinião.
 

jopedru

New Member
Depois queixam-se que elas desaparecem da garagem! Valha-me santa ignorancia.

http://www.imagetolink.com/i/274be67a96a5f7f03b72a9f68ae0f081

274be67a96a5f7f03b72a9f68ae0f081


http://portocity. olx .pt/vendo-scott-rc-2011-toda-equipada-como-nova-iid-391076838
 
Last edited:

jopedru

New Member
Está lá a morada direitinha para quem a quiser ir buscar, a forma como a trás pode é não envolver negociação com o actual proprietario.

É curioso que em criminologia há uma discicplina que é "vitimologia", uma das questões abordadas é que na maioria dos casos é a vitima a responsável pelo delito/crime, este é o exemplo perfeito.
 

tfmc

New Member
não quero ser do contra mas essa bike só será roubada para o mês que vem???????

"roubada a dia 10 de julho de 2012..."

Eheheh
 

chicos112

New Member
Boas, eu conheço o Joel(o amigo do dono) foi ele que fez esse "cartaz" ele enganou-se ao escrever a pressa...

Partilhem por favor...

Cumps
Chicos112
 

RuiBH

New Member
Partilhado. Infelizmente a vida vai para os amigos do alheio que sabem que estão sempre a vontade pois mesmo que descobertos nada lhes acontece.
 

RCPedro

New Member
Ora bem,

Venho aqui contar-vos uma situação que aconteceu no meu prédio esta noite.. Vivo num prédio em que tem garagem (comum para todos, não tem nada de boxes nem do genero) e os larápios conseguiram entrar pela porta do prédio.. foram até a garagem, abriram o portão por dentro e entrou uma carrinha para a garagem.. tudo o que foi bicicletas foi varrido... haviam algumas bicicletas nos espaços a porta de casa, também foram varridas e levadas pelos elevadores para a garagem (haviam marcas dos pneus nos espelhos)... resultado foram cerca de 10 bicicletas a vida.... Umas 4 de criança e cerca de 6 de adulto...

Polícia? Não vai fazer nada! Entre as portas das casas dizem que não está dentro da propriedade... Na garagem, não há provas de nada e as imagens das cameras da entrada do prédio é complicado usar devido à proteção de dados...

Por acaso, ontem quando cheguei estava para a deixar na garagem, mas fiz algum esforço e deixei a minha dentro de casa...

Enfim...
 

AlbertoD

New Member
Meu caro amigo, no meu prédio já foram para aí umas 10 também. Há dois anos foi uma corrida de bicicletas para estes lados. Agora e depois de algumas soluções adoptadas nunca mais se passou nada.
 
Top