29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

cayto

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Armindo nao me digas que moras no Porto e trabalhas em Lisboa, e como as 29er rolam melhor esta feita a escolha! :mrgreen:
 

Annunaki

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Um video inspirador para a malta das 29er´s[video=youtube;l-vPkez8xkM]http://www.youtube.com/watch?v=l-vPkez8xkM[/video]! Limitações?!
 

Annunaki

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Gostava de salientar o que um "rider" de testes da bikerumor disse em relação as novas 29er de enduro, as quais muita gente afirma que tem muitas limitações!
Wheelsize shmeelsize. This is a debate that never gets old. Everyone has their favorite and likes to be a dick about it. But within the past year or so, two new 29ers have been introduced that have shaken my assumptions about what wagon wheels are capable of. This dynamic duo would be the Specialized Enduro 29er and the Niner WFO 9.
I have had the pleasure of riding many of the best bikes introduced this year, but these two in particular are game changers. So if I were a hardcore Enduro racer (or taller), the Niner WFO 9 would be at the very top of my list. It handles like a much smaller bike, plows through rocks, and is a terrific climber
 

Annunaki

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Sim, a altura do rider pode ser um factor de escolha! MAS é um factor muito pessoal e não universal. Há pessoal baixas que se sentem muito bem numa 29er, e fazem delas tudo o que faziam com uma 26(e eu conheço muitos casos) como pode haver pessoas que não se sintam tão à vontade nas 29er´s. Eu tenho 1,73m e sinto-me muito bem com a minha 29er, aliás nunca me senti tão bem!!
Como há pessoas que com uma bike de estrada fazem isto:
http://www.youtube.com/watch?v=HhabgvIIXik
 

Medroso#78

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Boas,

Há uma coisa que quem é contra as 29er não compreende que é, para mim (e muitos outros bêtêtistas que por aí andam), muito MAIS importante do que chegar 1 ponto à frente dos meus camaradas, ou em 1º numa maratona, é o gozo, o à vontade, confiança, que sente a pedalar nestas "motas" de rodas grandes.. ;)

...por ex: onde em tempos em que íamos todos de 26, em que eu seguia na roda de um camarada, e em certas zonas eles passavam "a arriscar tudo", e eu desmontava, hoje isso não acontece... meto a roda e siga... onde desmonto na 29er, já teria desmontado muito antes na 26.... com isto NUNCA quis dizer que na 26 não iria onde vou de 29er... mas não seria com a mesma confiança... disso já há muito que não tenho qualquer dúvida..
 

commendatore

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Vejo vantagens e desvantagens com todos vemos. Não há nada perfeito ;) A questão dessa confiança não se poderá prender também por teres evoluído a tua técnica e perícia?
É um conjunto de factores. É como saltar... só custa a primeira vez, depois ganha-se confiança, percebe-se o que está envolvido e melhora-se e depois é como andar de bicicleta... parece mais natural.

Testei a 29 de um amigo, uma cube, e nos kms iniciais era realmente diferente, estranho até.
Uns quantos kms mais à frente pequenos obstáculos ultrapassavam-se com relativa facilidade. A subir, em terra batida relativamente terraplanada senti que as perninhas não se iam habituar á primeira. Mas acredito que depois se estranha e depois se entranha.
Se pudesse talvez teria uma de cada. A minha 26 FS e uma rígida 29 consoante o que tivesse em mente para a saída de bicicleta.

Esses vídeos é que não podem na minha opinião constituir opiniões válidas pois a maioria deles senão a totalidade, são feitos com patrocínios ou atletas das marcas, logo dizerem que além das vantagens existem obviamente desvantagens, seria pouco rentável a esta tendência de impingir tudo menos as 26 aos potenciais compradores de bicicletas novas.
 

Medroso#78

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É assim, estamos sempre a aprender obviamente mas... Já ando nisto há uns bons anos, e sempre que hoje pego na "velhinha" a confiança não é a mesma.. Na 26 sempre tive guiador de 680mm (700mm na 29er) e pneus 2.0 da specialized, que representam uns 2.2 de qualquer outra marca...
....fiz muitos anos TT, QX e CC em moto4.. Sou do tempo em que os motores eram a 2 tempos... Entretanto apareceram os motores a 4tempos super rápidos.. "Ensinavam/ensinam a andar"... Então comparo as 29er a um motor a 4 tempos.. "O melhor para os campeões e o ideal para os trapalhões" lol..
 

Annunaki

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Concordo plenamente com o camarada "Medroso". Neste imenso universo do Btt há uma pequenina percentagem que anda em competição e que tem que se preocupar com performance e com pequenos detalhes que já foram aqui muitas vezes falados mas que na realidade não interessam à maioria e nós que praticamos este desporto por puro prazer. Atenção! Existe performance nas 29er e muito mais prazer!!
 

Annunaki

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Quanto ao "VIDEO". Apenas quis mostrar que obrigados ou não pelas marcas a usar este tamanho de rodas, elas andam em competição por esse mundo fora e pelos visos até co grandes resultados!
 

ernez

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Eu acho que a confiança a descer, terá a ver com a testa mais alta, que faz com que as 29 tenham o selim muito ao nível do guiador, por mim falo, possibilitando um melhor controlo em descida, a bicicleta parece menos inclinada no ataque a uma descida, a subir compensa com o tamanho da roda, ao ter mais tracção, possibilita que a subir a roda não levante, neste aspecto será mais equilibrada em relação à 26er, eu estive a analisar várias marcas de 29er, e quase todas dão para pessoal de 1,65m para cima, não deixando que a frente da bicicleta, fique mais de 2 a 3 cm acima do selim, mas o que isso importa para a maioria dos praticantes de btt! Nada, eu na 29 não tenho uma posição muito inclinada, até porque não tenho muita flexibilidade, e prefiro uma posição mais “direita”, tenho o guiador ao nivel do selim.
 
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Jocas22

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exite por aqui uma simplificação brutal e perigosa das regras de como se posicionar numa bike. Por exemplo o tamanho do guiador, deve em parte estar relacionado com o tamanho dos ombros, em certas disciplinas como o DH é uma necessidade e para mais o uso é diferente, numa maratona por exemplo onde tenha bastante piso para rolar a direito um guiador extremamente largo em alguem com menor distância entre ombros pode causar desconforto. É uma 29 o guiador tem de ser de 700 parece perigoso, afirmar isso. Logo o que se aplica a uns pode não se aplicar a outros e generalizar é perigoso.

O mesmo para a posição do selim, obedece a regras que não devem ter nada a ver com preferências, depende das dimensões do ciclista, da geometria do quadro,... e pedalar com o selim á altura do guiador trás vantagens e desvantagens.

Também me parece que não é o tamanho da roda que possibilita que a roda (imagino que se fale da da frente!) não levante ao subir, isso é influenciado por outros factores.
 

commendatore

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Mas assistimos a 29's com guiadores de 720! Ou é tudo grandes armários de ginásio de costas largas ou então foi a forma ( claro que é esta a razão) para que as 29's possam ser igualmente (ou tanto) manobráveis e "nervosas" como as 26. Aumenta-se o braço da força, aumenta-se o binário e diminui-se o esforço por efeito alavanca. Lembro-me de ter usado um guiador na minha Cinder Kone de 54cms que aquilo para pedalar sem mãos era uma maravilha. Estável como tudo. Se faço o mesmo na FS vou ao charco a baixa velocidade.
 

Reanimate

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O guiador de maiores dimensões é feito para contra-balançar a maior força centrifuga causada por uma roda maior. Aumenta-se o braço, aumenta-se o momento e diminui-se o esforço por efeito alavanca. Não ficam mais ágeis ou mais "nervosas" ou manobráveis por se ter um guiador maior. É só necessário fazer menos força a uma maior velocidade com uma roda maior.

 

Jocas22

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pois o pessoal leva a mal, mas quando penso nas 29 como sou um gaijo ponderado :cool: penso nestas coisas. Dores ou desconforto a pedalar comigo nem pensar, e como sou o que sou e não vou mudar tenho de pensar nas minhas medidas. Tendo já experimentado guiadores xl e guiadores 540mm sei bem a diferença que faz usar um e outro. Comprar uma 29 para depois ter de ter um guiador xl sem ter os ombros do shwarzeneger (nem sei como se escreve nem me apetece ir ver) ou ter de usar um mais pequeno e perder parte das tais tão afamadas vantagens.... dilemas.
Mas nem é só isso á trilhos que faço onde um guiador 720mm não entra ou se entrar é á bruta.
 
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