Bicicletas com quadros vitalicios

abelha2

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Sim geralmente trocam por um do modelo actual, pois não guardam quadros de modelos de anos anteriores, para garantias.

A meu ver não compensa pagar mais para a ter, mas se o preço for igual venha ela (se for util foi, senão paciencia). Se existir realmente um defeito de fabrico, os dois anos, são mais que suficientes para ele se revelar (no caso dos quadros, e na minha opinião), a partir daí, se a marca quiser, argumenta com mau uso, e consequente fadiga dos materiais etc, e não temos muitos meios legais para o exigir, pois certamente no contrato de garantia vitalicia feito por eles, já se protegeram bem.

Isto que escrevi é mais aplicado aos quadros e aluminio, os de carbono já é um pouco diferente, e não tenho conhecimentos para falar.
 

Medroso#78

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Boas caros camaradas do pedal :)

De um modo geral concordo com o nosso amigo "abelha2". Há apenas uma coisa, um betetista que ande pouco, um defeito de fabrico pode não surgir apenas com 2 anos de uso! De resto concordo com tudo que diz. Pois se não há um excelente relacionamento com o vendedor, Na hora de resolver um problema, bem que arrumam as responsabilidades. Por isso, mesmo com a dita garantia vitalicia, quem dera que os problemas não apareçam. Pois se aparecem certamente que irão dar dor de cabeça....


obs: Por outras palavras, dizem que as bikes "a cada saída" têm que ser vistas por um agente autorizado. Resumindo, se fossemos fazer tal como eles recomendam, ficaria mais caro ter/andar de bike, do ter/andar de carro!!!!!!!! :D

ps: tenho uma bike com garantia vitalicia, tem 5 anos, e por agora 0 stress. Que assim continue, pois se tenho uma azar haverá "guerra". Pois toda manutençaõ que tenho necessitado, tem sido feita por mim!!! :)
 

tfmc

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Amigo Medroso, ao que me parece o teu pensamento está mais que correcto, a garantia vitalícia vale o que vale...

É só lerem com atenção as garantias prestadas e as exclusões a cada situação para perceber que não valem de grande coisa. Passo a mostrar isso com um documento que pesquisei no google (tal como qualquer pessoa o pode fazer) sobre a garantia vitalícia da specialized:

http: / / cdn.specialized.com/OA_MEDIA/pdf/General%20Warranty.pdf (Retirar os espaços à excepção do OA_MEDIA que tem um traço e pode parecer um espaço)

O que dizer desta citação:

"The lifetime limited warranty is conditioned upon the bicycle being operated under normal conditions and use, and
properly maintained..."

Nunca definindo o que é as normais condições de utilização, ou seja fica um pouco ao critério de cada um.

Como devem de imaginar se forem para tribunal uma loja de bicicletas consegue provar mais facilmente, que qualquer um de nós, que houve má utilização do material (mesmo que não seja verdade), depois quero ver alguém conseguir provar o contrário.
Posto isto continuo a achar que a garantia vitalícia é mais uma forma de markting que uma verdadeira garantia. Nem vou falar de pessoal como eu e como muitos que fazem a própria manutenção para poupar uns €€€€'s ou por gosto próprio.

Posto isto parece-me que se existir vontade por parte da loja de resolver a situação ela é resolvida se não houver vontade (como se verifica em muitas situações) pode esquecer tribunais e tudo mais que vão lá apenas torrar o dinheiro da compra de um outro quadro.
 
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PedroTenreiro

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Deixem lá as declarações das marcas. Elas valem o que valem e servem apenas para estas fugirem com o rabo à seringa. Baseiem-se na lei que isso é que importa.
Tomemos como exemplo o caso do marreiros, relatado no tópico dele na secção WW.
Partiu um quadro specialized na escora, a fazer competição.
Ora a marca vem dizer que não lhe dá garantia daquele quadro pq, sendo usado em competição, isso coloca-o numa hipotese em que a garantia vitalicia não funciona.
Pergunto: parece-vos plausível então que as specialized XPTO que custam os olhos da cara, afinal não estão aptas a competir? Parece-vos aceitável dizer que "competição" é algo para o qual as specialized não se destinam? Gostava que me respondessem a esta questão.

P.S.: quem diz specialized diz outra marca qualquer.
 

abelha2

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tfmc, discordo apenas de uma coisa do que disseste, em relação à manutenção em casa. O quadro a meu ver não tem manutenção, excepto a limpeza. Se o quadro partir a meio, não creio que seja por falta de manutenção.

Outra das marcas com garantia vitalicia é a cannondale. Apesar de gostar da marca, não valorizo minimamente a garantia vitalicia deles, pois já a obrigatória sabe "Deus" como aquilo é demorado....

PedroTenreiro: li o que escreveram sobre a lei das garantias. Como referi, cada marca, cria "regulamentos" para as suas garantias, de forma a evitar o mais possivel as despesas. Garantias vitalicias é uma forma de vender mais umas bikes nada mais. Ninguem dá quadros novos a ninguem, só porque lhe apetece...

Aconselho as pessoas a lerem os termos das garantias vitalícias antes de comprarem, e a pesquisarem sobre as resoluções de problemas com garantias.

Por exemplo, desde puto que sempre adorei as cannondale, quer pelas suas cores, e pelas lefty, mas se hoje fosse comprar uma bike:

Cannondale - Garantía vitalicia - pesquisa forumbtt -> verifica-se que existem pessoas a esperar quase um ano por quadros da garantia, mesmo nos primeiros 2 anos.

Canyon - Garantia de 4 ou 6 anos para o quadro (nao sei ao certo) - pesquisa forumbtt -> Único caso de graves problemas com a garantia aqui relatado, na minha opinião trata-se de mau uso.

São apenas dois exemplos à sorte, não tenho nenhuma cannondale nem canyon, apenas acho, que mais que a garantia vitalicia, importa ter uma boa resolução dos problemas na garantia legal.
 
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PedroTenreiro

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Abelha é óbvio que não se dá quadros novos a ninguém porque apetece. Dá-se quadros novos pq há uma obrigação assumida pela marca nesse sentido em certas ocasiões.
Mas os "regulamentos" das marcas pouco ou nada valem perante a lei. É uma questão de alguém se querer "chatear" e levar a coisa a tribunal. Agora, e como bem referem neste post, é uma questão de prova. Mas mesmo aí, existe uma presunção legal presente no DL 84/2008 que favorece o consumidor invertendo o ónus da prova ao fazer incumbir à marca o "dever" (ónus, na verdade) de provar que certo dano ocorrido se deveu a uma prática para a qual o produto não estava desenhado. Como por ex. o que eu referi acerca de fazer DH com um quadro de XC.
Agora, refugiarem-se, como acontece com o marreiros, no argumento de competição XC para se obviarem a assumir responsabilidades, isso é que não.

Além disso, têm de fazer jus à publicidade que exteriorizam e que serve para ganharem quota de mercado. Se é vitalícia a garantia, apenas pode ser negada em casos muito contados. Eu só vejo aquele a que me refiro.
 

klaser

Well-Known Member
Vou dar meus 5 cents,sem querer criar discus,sões...

@abelha- talvez os quadros rígidos não tenham manutenção por aí além,mas acho que os de suspensão talvez tenham,ao nível dos rolamentos,pivots,não sei,nunca tive um,tenho vários colegas que têm e ganham folgas,se deixar andar..sei lá,tou sou a dizer e a perguntar ao mesmo tempo...

2-Também concordo que a princípo um quadro que não der defeitos de FABRICO em 2 anos dificilmente dará defeito nos anos seguintes e além do mais as marcas (e cada vez mais)alegam cousas externas e recusam garantia.Houve bons tempos que havia menos discussões,partiam-se quadros e mesmo não tendo muitas vezes o cliente "razão",a marca por manobra de marketing,não sei,dava um novo sem fazer muito barulho..

3-Concordo em absoluto na questão dos "dois pesos e duas medidas" que acontece nas garantias...Esses tempos partiu um conhecido da loja que frequento um quadro BH,foi enviado para garantia.A mesma recusou pq se tratou de uma queda (verdade).O dono da loja mandou mail ao fabricante,não a mentir sobre a quebra,mas a dizer que era um cliente "rico",que já tinha comprado várias bikes da marca,que tinha comprado uma bike de estrada top,etc...Adivinhem,lá recebeu um quadro novo...
 

Medroso#78

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....Esse á parte de as bikes que andam em competição, ficam esentas de garantia, tem muito que se lhe diga. No fundo é uma palhaçada. Pois num passeio/maratona, uma bike sofre o mesmo que sofre numa prova federada/amadora. Isto baseando nos nos nossos trilhos. Pois se olhar mos para uma taça do mundo, aí sim as bikes levam porrada.

Vou citar uma situação curiosa a esse respeito. Na altura em que comprei a minha bike, numa loja qualquer da marca, vendiam me uma igual, "de serviço" fizeram dela o que quiseram, (sei bem que tinham um betetista que corria com ela) e vendiam ma com fatura de nova......... ou seja, com garantia vitalicia. Por isso, mandemo los todos à fava!!!!!!

Por isso digo, as lojas para quem eles querem, arranjam tudo. Mas comigo não se safam, não tenho vida para andar lá "todas as semanas" em manutenções/revisões. A minha é uma fsr (FS) e quando precisa de rolamentos nos pontos móveis (ainda não precisou) sentem se as folgas. O que exigem, é tudo uma forma de faturarem.......... Quando elas precisam de algo a gente dá fé (que ninguém me diga o contrário)!!!!!!!!!!!!!!!!

obs: Não citei marcas, (mas em todas elas com garantia vitalícia funcionam +/- da mesma forma). Pelo meu avatar, ve se que marca uso. Atenção que adoro a bike. Não tenho até agora nada contra a marca (muito pelo contrário). Mas sim, tenho consciencia das coisas. E sei que na hora "H" por vezes as coisas não funcionam como deveriam!

Quero comprar uma 29, e por certo será da mesma marca. Mas nem é pela tal dita garantia vitalícia, mas sim porque gosto do seu funcionamento (brain´s) e design/material de construção dos quadros....
 
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leoeagle

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Boas,

A Orbea também tem garantia vitalicia... embora tenha uma Orbea não foi pela garantia vitalicia que optei por esta marca pois 2 anos de garantia é mais do que suficiente para descobrir eventuais problemas.
 

Mach 4

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Isso dos 2 anos darem mais do que tempo para se descobrirem os problemas pode ser muito relativo...
Eu posso comprar hoje uma btt e em dois anos só ter andado meia-dúzia de vezes com ela. O resto do tempo pode estar paradinha na garagem.

É como vender/comprar carros usados onde também tudo pode ser muito relativo. Hoje o valor de um carro é analisado pela data da matricula e não pelos Km percorridos, ou seja, eu posso ter um carro de 2002, que já é considerado um carro "velho" (10 anos), e o seu conta-Km registar apenas 10.000km.
No final, tanto na compra como na venda, podemos estar a comprar um carro "velho"/novo ao mesmo tempo, .

Quanto ao mau uso das bikes/quadros sei que, tal como se passa com os seguros automovéis, também as lojas podem pedir para se fazer uma peritagem para chegarem a conclusões mais coerentes e realistas sobre o uso indevido (ou não) dos quadros pelos seus clientes.

De resto acho que quem quiser comprar uma bike com garantia vitalícia do quadro convém sempre pedir POR ESCRITO as condições dessa mesma garantia, e ter á mão um dicionário para traduzir todas aquelas palavras que podem ser muuiiitttooo vagas assim como certos adjectivos traiçoeiros. Um(a) amigo(a) advogado pode sempre dar uma vista de olhos e ajudar nessa análise.

Mas para mim não á nada como falar abertamente com o responsável da loja/vendedor e ver se podemos ter fé e confiança nas suas palavras, mas nunca se esqueçam que nisto da confiança tem de ser respeitada pelos dois lados pois também existem aqueles que usam e abusam das bikes (com saltos por ex.) e consequentemente podem, de má fé, abusar dessa mesma confiança. É aqui que as lojas/marcas podem querer salvaguardar o seu lado.

Relativamente a garantias/marcas/lojas/modelos de bikes acho que cada caso é um caso, e tanto se podem encontrar bons feedbacks como maus, mas se na "hora da verdade" a loja/marca tiverem a arranjar as famosas desculpas esfarrapadas vocês nem precisam de falar em advogados e tribunais...digam antes que hoje em dia a internet é uma ferramenta poderosa e com recurso ás redes sociais vocês tanto podem dignificar como arrasar uma marca. Todos nós conhecemos casos em que muitos que recorreram á justiça só perderam tempo e dinheiro, mas quando ligaram para um certo canal da TV e o seu caso se tornou público viram-no rápidamente a ser resolvido.
 
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