Bicicleta em segunda mão e a factura original

berlioz

New Member
Boas

Deixo aqui a questao aos membros deste forum.

No caso de alguem comprar uma bicicleta a um privado e ficar com a factura de compra (que terá o nome do primeiro dono), poderá acionar a garantia, não estando a factura de compra em seu nome????

Cumprimentos a todos
 

abelha2

Active Member
Se for dentro dos dois anos penso que sim. (tenho quase a certeza)

Se for as garantias vitalícias, depende dos casos, muitas marcas estabelecem que estas só se aplicam ao primeiro dono. Aí depois depende da tua sorte. (podem ou não perguntar como te chamas)
 

sfl

Member
A "garantia" vitalícia da Specialized, apenas se aplica ao 1º proprietário (nome na factura e registo online).
 

viriatodasilva

New Member
Boas

norma geral, e é umas das coisas que as empresas usam para invalidar a garantia, esta só pode ser ativada pelo titular da fatura original, pelo que muito cuidado com comprar algo e ter a fatura noutro nome.

quedas suaves,

Ricardo Silva
 

belhinho

Member
Ao apresentar a bicicleta (ou outro bem qualquer) para reparação ao abrigo da garantia alguém, alguma vez, pede a identificação da pessoa que entrega?!?! Obviamente que isso não é relevante: O importante é não haver dúvidas que a factura original é mesmo referente a essa bicicleta.
 

DJTB

New Member
Bem a meu ver deveriam de aceitar, mas é provavel que aproveitem para fugir ao prejuizo. Eu já troquei duas bikes e ainda tinham garantia do quadro e não me pediram a factura original e dei há troca numa loja, ou eles não ligam a isso ou a garantia não vale mesmo para o segundo proprietário...
 

sfl

Member
belinho:

Como referi atrás, no caso da Specialized: sim, pedem «a identificação da pessoa que entrega» e sim «é relevante».
 
Nos termos do disposto na lei de defesa do consumidor a garantia legal dos dois anos estende-se ao terceiro adquirente do bem. A partir desse período as marcas não são obrigadas a prolongar a garantia e se o fizerem são livres de estipular os termos e condições que bem entenderem e, designadamente, a limitação da garantia ao primeiro dono.
 

Alexrodrrr

New Member
Stumpjumper, o que você entende como "estende-se ao terceiro adquirente do bem"? Refere-se ao terceiro dono ou simplesmente ao comprador como terceira pessoa que é?
 
Terceiro adquirente é todo aquele que tiver adquirido legitimamente o bem e que não seja o seu primeiro dono. Ou seja: durante os dois primeiros anos a garantia é do bem em si mesmo e independentemente do número de vezes que tiver mudado de mãos; a partir daí é como as marcas entenderem (apenas para o primeiro dono; apenas para quem faça manutenções periódicas na marca, etc.)
 

berlioz

New Member
Boas

Acabei por comprar uma scott spark 70

E no site oficial da scott temos esta informação:

"the date of purchase of the Product and is limited to the first purchaser of the Product. Transfer of the Product from the first purchaser to another person terminates this limited warranty."

OU seja pelo menos para a scott apenas o primeiro dono tem direito á garantia.
 

abelha2

Active Member
Mas isso é ilegal nos primeiros dois anos. Deve ser uma situação idêntica à da apple que só dava um ano de garantia, mas era obrigada a dar dois.
 
Top