Bicicleta até 400 €

mack1

Active Member
Eu já estive para comprar o ano passado uma 29er, no entanto uma lesão obrigou me a suspender a compra. Se fores a uma Bikezone p.e. consegues negociar quer o preço final quer o financiamento ( 0% juros ), apesar do financiamento anular um possível bom desconto. O que tinha mais ou menos alinhado era a GT karakoran 3.0 hydr por +/-450€ com estas características:

izes: S, M, L, XL
Colors: Red, White
Frame: NEW 29" Hydroformed 6061 T6™ Aluminum Frame, w/ Triple Triangle™, Replaceable Derailleur Hanger, Disc Brake Mounts, and Zerostack 1 1/8" Head Tube
Fork: SR Suntour XCM-MLO w/ 100mm Travel, 29", Steel Stanchions, Aluminum Leg, Post Mount Disc Brake, Mechanical Lockout, QR
Chain: KMC Z99
Crank: SR Suntour XCM-T414, 44/32/22T
Bottom Bracket: Tange Sealed
Pedals: GT Slim Line Flat Pedal
Front Derailleur: Shimano Acera, FD-M390
Rear Derailleur: Shimano, Alivio, RD-M430
Shifters: Shimano Alivio, Sl-M430, Rapid Fire
Cog Set: Shimano CS-HG20-9, 11-34T, 9-Speed Cassette
Rims: Alex TD19, Double Wall, 32H
Tires: Maxxis Aspen 29X2.10"
Hubs: All Terra Alloy Disc, W/ Quick Release
Rear Hub: All Terra Alloy Cassette Disc, W/ Quick Release
Spokes: 14G Stainless
Nipples: BRASS
Brake: Tektro Htc-300 Hydraulic Disc, W/ 160mm Rotor
Brake Levers: Tektro HTC-300 Hydraulic
Handlebar: All Terra 6061 Aluminum Flat Top Riser, 690mm Width, 15mm Rise, 31.8mm Clamp
Stem: All Terra 1 1/8" Threadless, 3D Forged, 4-Bolt W/ CNC Face Plate, 5° Rise, 31.8mm Clamp
Grips: GT Slim Line Racing Wing W/ Waffle
Headset: Tange Seiki 1 1/8" Threadless, Zerostack
Saddle: All Terra Tacoma
Seat Post: All Terra Alloy Micro-Adjust, 30.9mm
Seat Clamp: All Terra Alloy QR
 

Joseelias

Well-Known Member
é que eu necessito de ter uma bike fiável, mais ou menos para cerca de 2 anos, e em que todo o sistema de transmissão seja fiável, e não me ande a saltar velocidades ou a nao entrar determinada velocidade quando necessito dela. E nao sei se terei isso na rockrider 5.3
Ainda por cima com travoes mecanicos

Para dois anos ou mais parece-me que a partir de uma transmissão Acera de 27v não te deixará ficar mal. E a verdade é que toda a gama Shimano, pelo menos a partir de Acera, funciona bem e sem diferenças abismais entre as gamas. Muitas das vezes a diferença é mais no peso, no design dos manípulos, ou então a oferta de mais velocidades nas gamas superiores. De resto são fiáveis e funcionam bem. A bicicleta da minha mulher tem Acera e nunca ouvi as mudanças a saltar ou a "moer" e depois de afinadas ainda não se mexeu nelas. Tenho LX na minha e acho que até funcionam pior às vezes...

De qualquer forma, tens que ter sempre em consideração que tipo de uso lhe vais dar, qual o teu andamento e exigência que tens com o material, e mesmo se costumas ter cuidado na manutenção da bicicleta. Se és um "cavalão" a andar, deixas a bike cheia de lama durante uma semana e esperas que seja a chuva e a água das ribeiras do próximo passeio a lavar a bicicleta então tens que procurar componentes superiores... :D

E por falar em água, este é um campo onde as gamas superiores se destacam em termos de cubos pois a selagem das esferas/rolamentos é muito melhor que nas gamas mais baixas. Se andares com cubos de gamas mais baixas tens que evitar mergulhar-los em água, ou então teres uma manutenção escrupulosa.

Quanto aos travões de disco mecânicos, mais uma vez tem muito a ver com o andamento que tens e onde andas. Se andares a fazer descidas a 40 ou 50kmh em terrenos complicados e fores um pouco pesado, pode acontecer não serem suficientes. É uma questão muito relativa.
 
Obrigado pelos conselhos
a minha utilização basicamente e fora de estrada, mas nada de muito técnico ou exigente. Com algumas incursões em estrada.
quanto aos meus cuidados, normalmente costumo lavar a máquina de 15 em 15 dias por óleo, etc, a manutenção básica eu faço
o meu tipo de treinos e cerca de 1 h dia sim dia noite e voltas mais longas ao domingo
seja verão ou inverno dia ou noite, por isso eu estar a escolher uma de btt em vez de estrada, para poder andar a noite pelos passeios, etc
 

Joseelias

Well-Known Member
que acham deste negocio por €500?
xxxx://afonsoeiro.*******/bicicleta-btt-scott-iid-447505799

Estou um bocado estupefacto. Assim à primeira vista parece-me ser um excelente negócio. A suspensão, pedaleira e selim novos custam o que está a ser pedido pela bicicleta completa senão mesmo mais. À excepção dos manípulos, e eventualmente a cassete e corrente, tem transmissão SLX em todos os componentes importantes.

Embora não veja marcas de uso nem mau trato, a menos que aquilo esteja tudo "queimado" e em pouco tempo tenhas que substituir material, ou seja roubada (atenção a este ponto) é muito bom.

Tem atenção ao tamanho que é um L e para esse tamanho de quadro tens que ter pelo menos 1,80m, mais coisa menos coisa.
 

Joseelias

Well-Known Member
sim, o individuo diz que só a suspensão(2012) e a pedaleira(2013) custam mais de 350€ e tem facturas de tudo.

Se o material estiver em condições, o que parece pelas fotos pois tem muitos poucos ou nenhuns riscos no quadro e componentes, e não tem marcas de chain-sucks na escora o que indica que a transmissão é nova e nunca andou em situações de muita lama, e for o teu tamanho é um excelente negócio.

Mas tem atenção ao tamanho do quadro. Compra apenas se for do teu tamanho. Tenho lido neste forum alguns comentários de pessoal que comprou bicicletas com tamanhos desadequados apenas porque era um "bom negócio" e depois arrependeram-se seriamente. E olha bem para o quadro para veres se não há marcas de material a rachar como na zona da caixa de direcção, nomeadamente no tubo por baixo e nas escoras junto da roda. Tenta também ver a bike durante o dia com boa luz.

E pede as facturas juntamente com a bike se a comprares, e compara os números de série se houver menção delas na factura com o material montado. É que anda por aí muito material roubado.

Por 550€ não encontras nada novo remotamente próximo do que essa bicicleta tem.
 

Joseelias

Well-Known Member
Obrigado pela ajuda e conselhos.
Após pesquisa intensa, a escolha vai recair entre estas duas.
Agradecia pff e para finalizar, qual a melhor em termos de equipamento


Obrigado desde já pela paciência


http://www.sportzone.pt/store/despo...s/montanha/berg-cycles-trailrock-ltd-7er-2014


http://www.decathlon.pt/bicicleta-rockrider-53-2012-id_8206682.html


Antes de comentar os componentes tenho que mencionar que a Berg é uma roda 27.5 que é o tamanho de roda que as marcas começaram a apostar em grande, e que a Rockrider é a tradicional roda 26 que as marcas estão a descontinuar.

Embora a roda 26 esteja a ser descontinuada continuará a ter muito material no futuro, fruto dos biliões de bicicletas produzidas e que continuarão a ser usadas. Claro que se evoluíres as rodas ou suspensão estas não poderão passar para um quadro 27.5 ou 29 se vieres a comprar um no futuro. Com a Berg será mais fácil fazer esta passagem de componentes.

Dito isto, a RR é superior em termos de componentes. Na suspensão tens na Berg uma XCT que a base da gama XC da Suntour sem bloqueio, e na RR uma XCR que é o topo da mesma gama com bloqueio na perna que é útli para percursos em estrada, estradões pouco acidentados e subidas pouco técnicas onde se pedala em pé. Nas mudanças tens 8v na Berg e 9v na RR e os desviadores são superiores na RR.

Segundo o site da Decathlon os cubos da RR são de rolamentos estanques o que é muito bom em termos de resistência a infiltrações de água e manutenção. Na Berg isso não é mencionado mas devem de ser dos mais básicos.

E considerando que ambas têm o mesmo peso, mas que as rodas e quadro 27.5 serão mais pesadas que uns 26 da mesma gama, e que a Berg ainda é mais barata que a RR (30€ nesta gama fazem muita diferença), leva-me a suspeitar que o material da Berg será menos resistente.

Mas a Berg tem travões hidráulicos, apesar de os travões mecânicos da RR serem da reputada Hayes. Não posso comparar em termos de funcionamento, mas a à qualidade do tacto dos hidráulicos podes contrapor a simplicidade, economia e facilidade de manutenção dos mecânicos.

Resumindo, a RR é superior em termos de componentes sem qualquer dúvida excepto (talvez) nos travões e será a escolha acertada.

A única questão que tens que decidir por ti é a do tamanho da roda. Se queres uma bicicleta que tem um tamanho de roda/quadro que te permitirá comprar rodas e suspensão superiores com mais variedade de oferta no futuro, e que possas passar para um quadro superior que venhas a comprar daqui a uns anos. Ou se queres uma bicicleta superior desde já, que podes evoluir na mesma em termos de componentes mas que se vieres a ter um quadro de rodas diferentes (27.5/29) no futuro não poderás passar para lá rodas e suspensão apesar de poderes pôr tudo o resto.

Resta relembrar que a roda 26 já existe à 40 anos, e que não é por agora as marcas estarem a tentar impor um novo tamanho para obrigar à compra de novas bikes a todos os que já têm uma, que deixaram de ser boas. Apesar de as 27.5 serem publicitadas como o tamanho "perfeito", duvido que toda a gente tenha andado estúpida e enganada durante 40 anos...

O mais certo é que em termos de comportamento no terreno não notarás diferença alguma entre 26 e 27.5. Notarás sim diferença na transmissão, especialmente das 8v para a as 9v pois estas últimas têm menos discrepâncias na força pedida entre cada mudança.
 

Cascai

New Member
Como diz o Joseelias, excepto no que se refere aos travões a RR é em tudo superior à Berg, como se isso por si só não bastasse, tens ainda o facto de nesta brincadeira das bicicletas não existir melhor serviço pós venda que o da Decathlon, ali se algo não funcionar não te enrolam , não inventam desculpas, não funciona é para trocar troca-se e pronto, a garantia do quadro é vitalícia, depois eu tenho precisamente esse modelo vai fazer um ano, já tem bastantes Kms muita lama, sempre 5 *, nunca me deixou ficar mal , tem óptima relação qualidade preço, eu sou fã e se decidires por ela não te vais arrepender, Boas voltas...
 

mack1

Active Member
Nunovascolopes, já viste as novidades no site da sportzone? Há lá duas novas bicicletas que parecem ser porreiras, a Berg trail 10 7er e a trailrock hd 29er, ambas a 399€. Enquadra-se no valor que queres gastar. Já agora as bicicletas que estão a 299€ ( a trailrock LTD 7er e 9er ) termina hoje o folheto, se quiseres é o último dia

Já agora aproveito também para dizer que se certa forma fiquei desiludido com as Rockrider 2014. Não há oferta em 27.5 e a 29er mais barata vai para os ~1000€ ao passo que nas de 2013 havia 2 modelos de valor inferior a 500€
 

balkaum

Member
Eu não dei os 120€ de diferença à 6 meses e menos ainda dava os 170 agora, (entretanto já gastei na bicicleta muito mais que esse valor, por opção, não necessidade)
 

Joseelias

Well-Known Member
Bom dia pessoal da pedalada, gostaria de de uma ajuda se possivel.
Estou inclinado em comprar uma destas duas bikes, a RR 5.3 ou a RR 8.0, sei que a 8.0 é superior mas a questão é se vale 170 euros a mais que a 5.3.
Agradeço a ajuda.
RR5.3 329 euros em promoção
http://www.decathlon.pt/bicicleta-rockrider-53-2012-id_8206682.html

RR 8.0 499 euros
http://www.decathlon.pt/bicicleta-rockrider-80-id_8206681.html

Obrigado desde já pela ajuda.

À primeira vista a maior diferença é que a 8.0 tem travões hidráulicos e pesa menos 500g que a 5.3.

O quadro também é diferente na forma dos tubos o que significa que a tubagem tem uma origem diferente da 5.3 e não são a mesma bicicleta apenas com cores e componentes diferentes. Aqui pode estar parte da origem da diferença de peso. Mas a 5.3 tem a possibilidade de se montar porta-bagagens e alforges o que é relevante se se quiser ter a possibilidade de viajar de bicicleta ou usa-la para deslocações diárias.

De resto parece-me que são iguais em quase tudo inclusive a suspensão.

Se considerarmos que com +-170€ se conseguem comprar umas boas rodas como as Mavic CrossRide (que cheguei a ver à venda num site de confiança por 120€) possivelmente consegue-se reduzir mais que as 500g que a 8.0 tem de vantagem e ficar com um excelente componente e onde é mais importante.

Ou então comprar uma suspensão de qualidade muitíssimo superior e reduzir mais de 500g na 5.3. Novamente, num componente muito importante fica-se com algo muito bom e a milhas do que ambas as bicicletas oferecem. E ainda se pode depois vender as peças substituídas para recuperar algum dinheiro.

Em termos de comportamento não me parece que notes grandes diferenças entre as duas excepto no tacto dos travões. Na qualidade da travagem não sei se haverá grande diferença pelo que não posso dizer nada sobre isso.

Isto é, considerando que as bicicletas são muito semelhantes, e se com os 170€ que te sobram com a 5.3 investires em determinados componentes acabas por ficar com uma bicicleta muito superior à 8.0. Não sei se a 8.0 vale a pena tendo em consideração o que podes comprar (ou poupar) com 170€.
 

balkaum

Member
Tenho uma 5.3 e uma 8.0 em casa, tirando os travões as únicas diferenças perceptíveis são o apoio do cabo/tubo de travão traseiro no quadro e as soldaduras menos toscas do quadro da 8.0
 

Evaristo Frois

New Member
Muito obrigado pelas resposta até agora, estou a ficar esclarecido.
Eu estou com intenção de comprar a bike para fazer btt, ao fim de semana e também algumas provas de BTT, acham que as bikes servem para isso e não ficarei a pé após alguns kilometros.
O ano passado fiz cerca de 10 provas de btt e andava cerca de 3 vezes por semana, mas com uma bike emprestada e superior ás duas anteriormente descritas. Quem me emprestva a bike voltou a andar e necessita dela.
A questão é se com uma ou outra fico melhor servido para me divertir e competir comigo mesmo.
Obrigado
 
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