Bicicleta, 100% ecológica?

Boas.
Para já e informando, utilizo bicicleta para ir para o trabalho, tratar de algum assunto em que não quero levar carro ou ir de transportes ou então por lazer e exercício. Constatei que ao fim de algum tempo, e em termos monetários e físicos estava melhor do que andava de carro ou até mesmo de transportes.
Mas a questão que levanto mais concretamente é, até que ponto é que será mesmo ecológica?
Ao trocar componentes como por exemplo, pratos, correntes ou pneus, o que acontece com essas peças? Entregam em alguma loja? Alguém aceita?
Ao mudar óleo da suspensão (senão for necessário mudar, digam, pois sou um noob nisto) o que se faz a este óleo usado? Deitam fora?
Ao circularem no mato existe alguma preocupação da vossa parte para evitar um impacto menos "forte" no meio ambiente (lembro-me de ver uma foto por cá de um passeio num dia de chuva com o pessoal a lavar as "meninas" num grande charco)?
Existe alguma estratégia para tornar a bicicleta mais amiga do ambiente?

Se escrevi alguma barbaridade façam o favor de dizer.
Cumps.
 

INTERCEPTOR

New Member
(lembro-me de ver uma foto por cá de um passeio num dia de chuva com o pessoal a lavar as "meninas" num grande charco)

Confesso que o teu post deixou-me a pensar, especialmente a frase acima citada.
A princípio não vi onde estava o mal de lavar a lama da bicicleta num charco, mas pensando bem ao lavar a bicicleta estamos a contaminar o charco com os óleos da lubrificação das correntes, por exemplo.
Quanto á troca de componentes, essas existem em qualquer meio de transporte e a bicicleta é talvez o que apresenta peças de menores dimensões.
Falando em óleos, na mesma proporção que os componentes, o importante é a consciência da pessoa que faz a manutenção.

A bicicleta é um objecto inanimado, logo sem vida.
Todos os factores a que te referes estão directamente implicados ao utilizador da bicicleta e não á bicicleta.

E tu, és 100% ecológico :confused: ;)
 
Last edited:

Neo Procreator

New Member
Bem posso dizer que tal como já atrás a alguém aconteceu o teu post me fez refletir um pouco! Na verdade a bicicleta é ecológica mas por vezes o pessoal abusa um pouco. Principalmente em passeios e provas. Há imenso lixo que é largado e por lá fica pois ninguém o vai apanhar decerteza! Mas sim pode concluir-se que substituir o uso do automóvel por o uso da bicicleta em certas circunstâncias é muito vantajoso quer para o próprio quer para a nossa MÃE Natureza !

Bom tópico!:wink:
 

MSoares

Member
Acho que esta é uma questão que não tem grande discussão. 100% ecológico??? Nem que nos deslocasse-mos de burro como no século passado. Os detritos provocados directamente pelo uso da bicicleta são claramente insignificantes comparados com qualquer veículo motorizado
 
Acho que esta é uma questão que não tem grande discussão. 100% ecológico??? Nem que nos deslocasse-mos de burro como no século passado. Os detritos provocados directamente pelo uso da bicicleta são claramente insignificantes comparados com qualquer veículo motorizado
Pode não ter grande discussão mas repara nisto, nunca te questionaste sobre o que fazes com os resíduos produzidos por andares de bicicleta (peças, lubrificantes, etc.)?
Claro que andar de carro provoca mais poluição, mais danos ao meio ambiente mas a bicicleta, mais cedo ou mais tarde, também produz "lixo".
E nunca serão insignificantes em comparação a qualquer veículo motorizado pois existem. Este tipo de questão surgiu depois de ver um tópico sobre quadros partidos e fez-me pensar sobre o que se faz com material deste.
 
Top