Bianchi Methanol SL Team Replica sub 8 Kilos

Marin Eide

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Estes vídeos vão dar pano para mangas... por breves instantes lembrei-me dos nabos que andavam a comprar pulseiras do equilibrio e faziam essas demonstrações para os amigos não lhes chamarem cromos e eram enxovalhados...

Não quero ser mal compreendido, nem que ninguém se sinta insultado, mas o que o Stukas disse é necessário ter em conta... os gajos que estão a exercer força sobre o que não é da marca deles até se cospem todos para torcer as marcas que não lhes estão a pagar as contas, já nas marcas que lhes pagam.... não sei bem se fazem força sequer ;)

Entendem onde quero chegar? eles não são isentos como nós seriamos.... ;)
 

nogueira.nuno

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Sim aquilo que o Stuka disse e bem verdade infelizmente e tens razao Marin Eide, cada um(Marca) puxa a brasa a sua sardinha e acerca dos videos o unico que acredito ter mesmo mais rigidez e o da Lefty e tem logica por isso mesmo (Mecanico do paladar), porque sao rolamentos de agulhas e o contra depois e quando ganham corrosao ou lixo nas pistas e simplesmente a suspensao bloqueia!
Acho mesmo ser o grande problema das Lefty, o a manutencao e cuidado extra a se ter(o pessoal das Lefty e mais defensor das mesmas e digo isto para nao me virem aqui bater mais) e um dos poucos que me disse e tambem foi sincero na sua experiencia nas Leftys foi o Ricardo Melo(o homem das 24H).



Fox por acaso nunca tive Conguito mas pode ser que um dia...
So que tenho visto e que as Fox ou muitas ao fim de um tempo aquele tratamento(especialmente o antigo) vai a vida num instante nao sei de mau uso ou do material mesmo e talvez dai agora terem este novo (kashima) em que ate achei giro e mandei a boca antes que dizem que funciona melhor(teste que estava no Festibike) e notava-se era logo que o setting de uma suspensao era diferente da outra fazendo com isto claro que a nova com Kashima funcionasse muito melhor ou com menos friccao!
Mas nao Fox nao posso opininar do funcionamento, so a nivel das que vejo abertas.



Por isso disse que talvez as Rock Shox sejam talvez as mais duraveis, fiaveis e num geral melhores, isto porque ainda se vem muitas mesmo a fazer muito Km e com muitos anos!!
(tenho agora algumas(10) e com 20 anos de media e uma delas ainda me custou quase tanto como uma SID actual).


Ainda ontem atraves de uma PM com um Amigo ele disse que e das poucas coisas que lhe interessa e a rigidez da suspensao e de certo acaba por ser um pouco verdade, porque se se quisesse rigidez a serio de certo uma forqueta rigida seria o ideial, zero manutencao, 100% dureza total!! :)
 

Nozes

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Ainda sobre o carbono...
Se tu próprio estás mais por dentro do assunto,como é que simplificas tanto a coisa dizendo que o carbono é mais rígido que o alumínio ou magnésio? Deverias no mínimo explicar que "o carbono pode ser trabalhado para,com o mesmo peso,uma peça ficar mais rígida que outra de outro material"...isto leva muita gente a ficar com as ideias baralhadas,sem necessidade.

Videos de gajos a fazerem "macacadas" a vergar/partir supensões ou outros componentes,nem perco tempo a vê-los,porque é pouco mais que marketing e parvoíce. Tragam-me os testes da Bike alemã,com telemetria e feitos em condições controladas,com maquinaria própria,e aí ainda dou uma olhadela.

De resto,tenho muita pena nunca ter tido vida para experimentar tudo o que é bom no mercado,só nos últimos anos é que pude aceder à "prateleira de cima",antes disso podia comparar era RST's com Rock Shox's das baratas. Estou super contente com a minha Magura Durin e não pretendo trocá-la,acredito ser a suspensão ideal para mim.
Se um dia enveredar por um projecto destinado a bater recordes,a DT Swiss ou a Lefty estarão no topo da lista,certamente.
 

PenduluM

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Eu percebo o que o colega nogueira.nuno disse, de todas as suspensões a unica mencionada que nunca experimentei foi a lefty. Já tive Rock Shox, Magura e andei com uma fox numa bike de treino/serviço.

A suspensão que ando agora é um SID de 32mm que em comparação é bastante mais rigida do que a de 28mm que tenho encostada (essa sim nota-se a vergar por todo o lado mas nunca partiu e nunca foi aberta...).

Tive uma Magura, que nem sequer o topo de gama era (Menja 85xc) porem era mais rigida do que a SID de 32mm o unico problema é que requria muito mais manutenção do que as Rock Shox, em termos de sensibilidade nao tem comparação sequer, outro planeta em termos de leitura do terreno.

A Fox tinha muita sensibilidade mas perde na relação peso/preço e o pior para mim é que nunca consegui uma afinação que me satisfizesse, ou era muiiiittooo esponjosa ou era como uma mola.

Quanto à lefty só andei mesmo para experimentar e não tirei nenhuma conclusão, podem ser as com mais rigidez lateral, mas tambem são as que transmitem mais esforço á roda e aos raios por isso se vê muito mais rodas de lefty feitas num 8 do que rodas com cubos "normais".

Vou comprar uma DT Swiss XRC na proxima semana por isso vou puder dar uma opinião acerca de outra marca.

No competo geral concordo com o que foi dito, Rock Shox é montar e esquecer, são talvez as com melhor relação preço/peso, porem nao se espere muito delas em termos de sensibilidade.

Quanto a suspensões partidas, se calhar as que vergam mais são as que partem menos, e por isso mesmo é que se viu duas ou tres DT Swiss com coroa em carbono partidas.
 

nogueira.nuno

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Nozes, simplifico as coisas porque por vezes é o mais facil e por vezes quando se fala como que demais a maior parte das vezes é-se ou acaba-se por ser mal interpretado porque há pessoas por vezes tal como esta historia das suspensões em que quando se diz algo elas entendem logo de outra maneira e levam as coisas para outro lado que não o tentarem perceber ou até perguntar qual a razão de eu dizer o que disse.
Não tenho a ideia que sou melhor que os outros, nem sei mais ou melhor que os outros porque infelizmente estou sempre a aprender e gosto, mas como disse aprendi aqui e infelizmente que o melhor mesmo é dizer o basico e o que se tem para dizer quando preciso e como tu disseste e bem não acabar por me justificar falando demais.
Já vi muitas vezes em que uma pessoa tenta corrigir alguém no que disseram ou até ensinar e depois é como que gozado ou tem como que provar o que disse e não estou para lidar aqui com pessoas que pensam que sabem tudo ou até mais que os outros(pelo menos na cabeça delas ou de outras) percebes?


Eu tento então explicar um pouco acerca dos carbonos.
O Carbono(fibra de carbono trabalhada com resina) simplesmente é mais rigido que esses metais devido a testes efectuados especialmente entre o aluminio e não sei valores de cabeça mas de certo é facil encontrar e claro versus o peso que acaba por ser também importante.
Ainda mais quando em acabamento UD mas como é logico o UD tem apenas um sentido e neste caso acaba por partir facilmente no sentido aposto daí o haver as telas em que se cruza a fibra UD em 1K, 3K, 6K, 12K etc ficando 3K vezes 3K que é o acabamento mais apreciado visualmente.(K é o numero de fibras por fio e depois depende do tipo de fibra e até do tipo de tratamento termico que levou para poder ficar High-Modulus ou não)
Este jogo de sentidos de fibras é que vai como que dar a flexiblidade e depois ainda há a quantidade de sobreposição das telas umas nas outras, o seu sentido na sobreposição e o tipo/qualidade de resina usado, a qualidade do vacuo(porque o que interessa mais é a fibra e não a resina em quantidade e ausência de Ar) e o aquecimento para lhe dar como que a consistência/rigidez final.

E acima de tudo e isto é muito importante e refiro muitas vezes isto que é a maneira com que se trabalha o carbono é que vai importar na qualidade do componente porque qualquer um ou pessoa pode inventar com carbono mas até chegar a um nivel de qualidade de trabalho/rigidez/fiablidade como disse na questão da qualidade da fibra de Carbono(que até já se vende por aí misturada com fibra de vidro), a qualidade e metodos de vacuo e tempos de aquecimento/secagem/endurecimento ainda vai um longo caminho para muitos componentes/Marcas que se vê por aí á venda e em utilização.

Um espigão de selim por fora pode ser UD mas de certo por dentro levou esse jogo de fibras para poder haver flexiblidade ou não porque claro tem que ter um limite e nesse limite simplesmente parte e daí o aluminio por vezes ser melhor para certos casos ou "acidentes" em que uma elasticidade do material é bem vinda.
Não só o tipo de trabalho com a fibra conta mas sim como disse quem o fabricou porque se não há este conjunto de qualidade de construção versus o que se pretende especialmente na qualidade do nivel actual de fabricação de carbono por certas empresas ou Marcas há flexiblidade e neste caso pode não ser uma flexiblidade programada mas sim uma flexiblidade de falta de qualidade e daí o por vezes e tanto se falar nos produtos "Made in China" ou sabe-se lá donde.


Espero não ter confundido mais no que disse mas terei todo o gosto em tentar resumir ou exemplificar que é mais facil de certo ;)


Ahh, acerca da fabricação das pernas em magnesio claro que é muito mais facil/barato de fabricar/trabalhar o Magnesio e claro em molde do que maquinar o aluminio e daí a escolha das pernas em Magnesio.
Comparar o Magnesio com o aluminio depende do tipo de alumino com que se queira trabalhar ;)
 

MJCT

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De uma forma geral o que o Nuno disse acerca do carbono ta correcto.
De facto a rigidez de uma peça de “carbono” depende de muitos factores. Por exemplo se é de alto modulo ou de ultra alto módulo vai ser mais rígido e mais leve mas também mais quebradiço. Se levar fibra de vidro ou kevlar vai ser mais flexível. As resinas de epoxy, poliéster ou vinilester também têm diferentes características e mesmo dentro das epoxy que são as mais utilizadas em peças de topo, pode haver variações entre tipos e marcas diferentes.

Só fiquei com uma dúvida acerca da forma como as jarras em metal são feitas. Serão extrudidas ou maquinadas? Será que se utiliza o magnésio porque é mais fácil de trabalhar ou porque é ainda mais leve do que o alumínio?

Quanto ao vídeo da torção das jarras, atenção que as que levam o insert de alumínio dentro da união das jarras são da dt swiss mas não são as de carbono, são as de magnésio.
 

Marin Eide

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acerca das fox tens razão, pelo menos das antigas.... eu tive e sempre fui cuidadoso e as baínhas íam á vida em 2 tempos... tive uma durante 2 anos e meio e revista de meio em meio ano e chapéu.... e para quê? amigos meus tiveram a mesma sorte com cuidados semelhantes.... enfim, muito bonitas, muito suaves, mas as baínhas, Kaput......
 

Antonio73

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A grande dificuldade não é pagar o almoço ao Nuno, mas sim arranjar uma data para o fazer, uma vez que o homem tá sempre fora. Mas fica prometido se ganhar tb pago.:cool:
 
Boas

Hoje vi este video que achei muito interessante e lembrei-me que andava por aqui uma discussão offtopiqueira de carbono vs ligas metálicas, por isso aqui o deixo, espero que o Nuno não se importe. http://www.pinkbike.com/video/243228/
Em relação às pseudo-rigidezes(não sei se o pretotuges está correto) o que me fez começar a ser um weight weenie foi quando ainda tinha uma coisa com rodas e pedais de alguns 15kg e quis começar a fazer uns upgrades e na altura como agora uns dizem que a marca y é melhor a outra é mais rígida e etc, mas o unico parâmetro que arranjei à prova de subjetividade foi o peso e foi por ai que comecei a fazer as minhas escolhas, pode-se andar aqui a vida toda a discutir coisas de dependem da sensibilidade de cada um, do resto da montagem que tem, mais n variáveis que não se conseguem contabilizar, mas quanto ao peso não há discussão é aquele e pronto.

cumps
 

mariosimas

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um videozinho do kulhavy onde se vê os gripshifts 10V com uns punhos branquinhos :)

[video=youtube;NIcvrkGs-no]http://www.youtube.com/watch?v=NIcvrkGs-no&context=C3bcfa79ADOEgsToPDskKh1MFpRcfpClAe1WORG Dik[/video]
 

nogueira.nuno

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Pois, infelizmente os gajos ainda não disseram os resultados do sorteio e verdade, nem sempre ando por aí disponivel :)
Mas tem que ser porque tenho uns ricos Pais e não uns Pais ricos!! ;)

JK_alentejano, pois infelizmente não consigo ver o video mas acerca das rigidez do cabono versus o metal lembrei-me de outro exemplo, sei que já uma vez ou por aí o disse e foi dos melhores videos que vi a nivel de explicação e que basicamente é um bom exemplo, que é a razão de de usarem eixos de carbono em F1 e não eixos em metal porque claro o mais importante é o Peso e isso é uma grande verdade e outra é que versus os eixos antigos em que eles fizeram um teste de destruição a ambos em que os eixos novos de carbono partem/destroiem-se a um torque quase 5 vezes, sim 5 vezes superior aos eixos antigos!! Querem melhor exemplo que este para a explicação a nivel de rigidez?



Video Fixe Mario, pois, uns quaisquer EsiGrips e tens o mesmo efeito ;)
Sem duvida uma rica vida, claro que mesmo treinando 6 horas por dia ou mais nem todos lá chegam mas que é fixe e duro é!



Sim, os Grip Shift só em inicio de Abril se tudo correr bem!
Só falta paga-los!!
 
No meu pc o link funciona, o video está alojado no pinkbike e vai de encontro ao que tu estás a dizer e mostra o laboratório de testes da Santa Cruz onde testam o quadro em carbono versus o equivalente em aluminio, os quadros em carbono já rodaram e no entanto partem com muito mais peso em cima que os de aluminio. O teste final foi baterem com o quadro contra cimento e ninguém o conseguiu partir assim!

Ps: esqueci-me de te agradecer pelo link do concurso.
 

nogueira.nuno

Active Member
;)

Bem, de qualquer maneira os gajos da Sram pelo que eu vi ainda não disseram nada acerca do vencedor do sorteio dos Grip Shift XX mas OK, já falta pouco!!



De qualquer das maneiras já andava a prometer á já algum tempo e hoje foi!!

:)

 

landsix6

Member
boas...

grande guiador companheiro...andei tentado entre esse, um Schmolke e um AX. Acabei por optar por um MSC Ultralight Line pk custou metade do valor :D.

parabéns pela escolha.

bons rides.

cumps
 
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